SóProvas



Questões de Transmissão de Dados


ID
2272
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
TRE-RJ
Ano
2001
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma comunicação digital bidirecional, cujas transmissões e recepções não podem ocorrer simultaneamente é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Half-Duplex - Ou envia ou recebe, mas não ambos.
    Full-Duplex - Transmite e envia ao mesmo tempo.

    Dica:
    Half = meio;
    Full = Completo.

    Letra A.

    Deus nos abençoe!
  • Apesar do comentário acima ajudar a resolver a questão, a resposta mencionada está errada !
  • Gabarito B

    Duplex é um sistema de comunicação composto por dois interlocutores que podem comunicar entre si em ambas direções. Diz-se, portanto, bidirecional. Note-se, contudo, que um sistema composto por mais de dois interlocutores, ainda que suporte bidirecionalidade entre cada um deles, não se diz duplex.

    Existem sistemas que não necessitam desta característica bidirecional, como sistemas de broadcast (multidifusão): uma estação emissora transmite e o(s) receptor(es) apenas escutam o sinal. Para além da televisão tradicional, existem também várias sondas espaciais que, perdendo a capacidade de receber quaisquer comandos ou pela forma como foram concebidas (p.e. Sputnik 1), continuam a enviar sinal através destas antenas - um sistema duplex que se tornou simplex, portanto. Já no caso dos rovers de exploração espacial não faria muito sentido enviá-los para o espaço sem um sistema de comunicação duplex que permitisse enviar comandos aos robôs para contornar situações inesperadas.

    Uma comunicação é dita half-duplex (também chamada semi-duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém não simultaneamente, a transmissão tem sentido bidirecional. Durante uma transmissão half-duplex, em determinado instante um dispositivo A será transmissor e o outro B será receptor, em outro instante os papéis podem se inverter. Por exemplo, o dispositivo A poderia transmitir dados que B receberia; em seguida, o sentido da transmissão seria invertido e B transmitiria para A a informação se os dados foram corretamente recebidos ou se foram detectados erros de transmissão. A operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos é chamada de turn-around e o tempo necessário para os dispositivos chavearem entre as funções de transmissor e receptor é chamado de turn-around time.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  •  

    HALF DUPLEX: Bidirecional Não Simultânea. EX: Walkie Talkie, rádio amador.

     


ID
7348
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A função de comutação em uma rede de comunicação de dados refere-se à alocação dos recursos da rede para a transmissão pelos diversos dispositivos conectados. Com relação à comunicação via comutação é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Essencialmente, uma comunicação via comutação de circuitos entre duas estações se subdivide em três etapas: o estabelecimento do circuito, a conversação e a desconexão do circuito.Na primeira etapa, uma rota fixa entre as estações envolvidas é estabelecida para que elas possam se comunicar. Entre uma ponta e outra da comunicação, é determinada e alocada uma conexão bidirecional (isto é, um circuito), contendo um canal dedicado para cada estação transceptora até o término da comunicação.Em seguida, as estações envolvidas podem trocar informações entre si, transmitindo e recebendo dados através do circuito já estabelecido. Esta transferência de dados corresponde a segunda etapa da comutação de circuitos.Após um período indeterminado, a conexão é finalmente encerrada, quase sempre pela ação de uma das estações comunicantes. Nesta última etapa, todos os nós intermediários do circuito precisam ser desalocados de modo a serem reutilizados, conforme necessário, para formar novos circuitos entre quaisquer estações pertencentes à rede. Para tanto, sinais de controle são transmitidos para estes nós, liberando recursos para outras conexões.Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comuta%C3%A7%C3%A3o_de_circuitos
  •  Letra b estaria correta se a comunicação fosse via comutação DE CIRCUITOS.

  • Concordo com o comentário anterior!!
    Letra B é inapropriada para esta questão, pois nada fala em comutação de circuitos, o que justificaria a resposta de caminho dedicado mencionado na letra B.
    Na minha opinião a letra B esta errada para o enunciado proposto.
  • Concordo com o Joílson. Caberia recurso.
  • Galera essa questão tá certa em relação as outras! o ponto chave tá na palavra  "pressupõe" que quer dizer que também existe  esta possibilidade. 

    Comutação por circuito.

    comutação por pacote.

    comutação por mensagem.

  • Acho que A e C refere-se a Pacote então deduzi que era por circuito e fui com a B.


ID
7351
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relativas às técnicas de detecção de erros na transmissão de dados:

I. A Paridade, forma mais simples de redundância para detecção de erros, consiste na inserção de um bit de paridade ao final de cada caractere de um quadro.

II. No método CRC um quadro de K bits é representado por um polinômio em X, de ordem K-1.

III. Com o método CRC, o polinômio de ordem K-1 é dividido, em aritmética módulo 8 (um byte), por um polinômio gerador de ordem 2, tendo como resultado um quociente e um resultado de ordem k-1.

IV. Os métodos de detecção de erros CRC e Paridade mantêm inalterada a quantidade de bits da informação a ser transmitida, não necessitando da inserção de um bit extra na informação transmitida como ocorre na maioria dos outros métodos.

Estão corretos os itens:

Alternativas
Comentários
  • A verificação de paridade é um dos mecanismos mais simples para detecção de erros (“parity check”): a cada caractere transmitido é acrescentado um bit de tal modo que o total de bits 1 seja par (“even parity”) ou impar (“odd parity”). É habitual a utilização de paridade par para comunicações assíncronas e a paridade impar para comunicações síncronas.Exemplo: usando a paridade par, ao transmitir o byte 01100111, será acrescentado um bit com o valor 1 (para tornar par, o número de bits 1). Quando a informação chega ao receptor este verifica se o número de bits 1 é par e assim saberá se existe algum erro.A verificação de paridade funciona quando, devido à ocorrência de erros, um número impar de bits é invertido, se esse número é par então o erro não é detectado. Esta situação é vulgar quando existem picos de ruído na linha, que frequentemente induzem erros em vários bits consecutivos.Outro mecanismo mais eficiente é o CRC (“Cyclic Redundancy Check”). O CRC não utiliza bits de paridade, os frames transportam uma sequência de bits conhecida por FCS (“Frame Check Sequence”). O FCS é calculado pelo emissor de tal modo que quando concatenado aos bits de dados, o resultado final seja divisível por um número pré-determinado.Cálculo do FCS: um quadro de k bits é representado por um polinômio P em X de ordem k-1 (exemplo: 11100010 -> 1X7 + 1X6 + 1X5 + 0X4 + 0X3 + 0X2 + 1X1 + 0X0 );o transmissor divide o polinômio P de ordem k-1 por um polinômiogerador G de ordem n, resultando$ um polinômio resto Rt de ordem n-1;são transmitidos os k bits originais e os n bits do polinômioRt (FCS – Frame Check Sequence).
  • Um quadro de k bits é considerado como a lista de coeficientes para um polinômio com k termos, variando de xk−1 a x0 . Dizemos que tal polinômio é de grau k – 1.

    Tanenbaum


ID
7441
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O IRC é um sistema de conferência em tempo real, multiusuário, baseado em texto. Os usuários executam programas cliente IRC para se conectar com servidores IRC. Com relação às características de filtragem de pacotes do IRC é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Direct Client Connection (DCC)

    Now, if you've gotten the hang of some of the of the ways of communicating, there is one other area that can assist in communicating, as well as in file transfers via IRC.
    Direct Client Connection (DCC) has 3 basic uses for most IRC users: Chatting, Sending files, and Retrieving files.
    As the name implies, DCC is a direct link between two clients. In other words, there is no server that the connection goes through. Let's say for instance I have a DCC connection between myself and we'll say Quake. This means things I send over a DCC connection, it goes directly through my computer to his system, without any servers coming into play. Here are the three Main DCC options:


    DCC SEND: It's a way to send files out from your computer to another person.

    Format: /DCC SEND [nick] [filename]
    Example: /DCC SEND Kaite MyScript.IRC

    This is the way that a lot of Warez (illegally copied software) gets around on IRC, and is partly responsible for some of the negative publicity about IRC. However, for transferring scripts, bots, jpegs, gifs, text files, documents, it is a very easy way of doing it (you can sit and chat with the person you're sending to WHILE it is being sent).


    DCC GET: How you receive the files that other people send to you.

    Format: /DCC GET [nick] [filename]
    Example: /DCC GET Edge MyScript.IRC


    DCC CHAT: Possibly one of the most intriguing commands, simply due to the fact that it works similar to the old "talk functions", except you can establish many of them and still be on IRC, making it a much nicer prospect. Think of it as being able to send msgs directly to the other person's machine. So, if my server is lagging from yours, but I have a DCC chat connection to you, I can msg you without any more of a delay then if we were on the same server, and in many occasions, as fast as being on the same system.

    Format: /DCC CHAT [nick]
    Example: /DCC CHAT Vampiress
  • alguém que conhece bem a língua inglesa poderia traduzir? hehehe
  • Letra C. O IRC, que no final da década de 90 era popular com o pIRC e mIRC, possibilita o bate-papo entre vários usuários conectados em uma sala (canal de IRC). O DCC é o precursor da 'vídeo conferência', porque estabelece uma conexão entre os usuários para conversas privadas. É 'a sala de bate papo reservada' que existe no UOL, por exemplo.

ID
10522
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A comunicação via comutação de circuitos envolve as fases de

Alternativas
Comentários
  • A comunicação via comutação de circuitos entre duas estações se subdivide em três etapas:
    - Estabelecimento do circuito;
    - Conversação;
    - Desconexão do circuito.

    Entre uma ponta e outra da comunicação, é determinada e alocada uma conexão bidirecional (isto é, um circuito), contendo um canal dedicado para cada estação transceptora até o término da comunicação.

    Em seguida, as estações envolvidas podem trocar informações entre si, transmitindo e recebendo dados através do circuito já estabelecido.

    Após um período indeterminado, a conexão é finalmente encerrada, quase sempre pela ação de uma das estações comunicantes.

    Deus nos abençoe!

ID
10528
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas a protocolos, tipos e meios de transmissão, modos de operação e gerenciamento em redes de computadores:

I. O protocolo Frame Relay provê um serviço orientado a conexão através de circuitos que permitem definir velocidades diferentes de transmissão em cada direção.

II. Em uma rede Frame Relay o roteador do usuário é responsável por construir os quadros, inserir os identificadores necessários e entregar os quadros para transmissão.

III. No tráfego de pacotes TCP/IP em redes Frame Relay os identificadores DLCIs e o roteamento Frame Relay são substituídos, no início da transmissão, pelas características TCP/IP que passam a se responsabilizar pelo comportamento da rede.

IV. Em uma rede Frame Relay o roteamento dos quadros é de responsabilidade do protocolo IP da família de protocolos TCP/IP.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • I. O protocolo Frame Relay provê um serviço orientado a conexão através de circuitos que permitem definir velocidades diferentes de transmissão em cada direção.
    - Correto. Uma das características do protocolo Frame Relay é ser full duplex e ter circuitos virtuais bidirecionais

    II. Em uma rede Frame Relay o roteador do usuário é responsável por construir os quadros, inserir os identificadores necessários e entregar os quadros para transmissão.
    - Correto. Isso é realmente a função do roteador, após ele se comunica com o primeiro switch FR através do protocolo LMI

    III. No tráfego de pacotes TCP/IP em redes Frame Relay os identificadores DLCIs e o roteamento Frame Relay são substituídos, no início da transmissão, pelas características TCP/IP que passam a se responsabilizar pelo comportamento da rede.
    - Incorreto. Os identificadores DLCI não são substituidos pelas características TCP/IP

    IV. Em uma rede Frame Relay o roteamento dos quadros é de responsabilidade do protocolo IP da família de protocolos TCP/IP.
    - Incorreto. O roteamento no Frame Relay é feito na camada de enlace (camada 2)

  • Eu acertei, mas achei a II meio forçada....dizer que o roteador constroi o frame...acho que quem faz isso é a placa de rede do usuário.


ID
15814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos meios de transmissão, julgue os itens subseqüentes.

As redes que usam sinalização digital são redes banda base (baseband). Nessas redes, os dados transmitidos podem ser codificados para torná-los menos sujeitos a ruídos e possibilitar a sincronização entre as máquinas envolvidas na comunicação. São técnicas para a codificação nas redes banda base: non return to zero (NRZ), Manchester e differential-Manchester.

Alternativas
Comentários
  • Explicar essas codificações algo longo. Recomendo a todos darem uma lida para entenderem como elas funcionam. Para auxiliá-los, segue abaixo um link de um simulador onde vocês poderão ver como cada codificação funciona

    http://www.frontiernet.net/~prof_tcarr/Encodings/Encodings.html

    Basicamente, estas codificações existem para permitir às partes envolvidas na comunicação identificarem as mudanças de voltagem (que representam para nós 0 e 1). Por exemplo, como que você enviaria uma sequência de 00000 para o destino? Deixaria a linha com voltagem=0 ? E como você diferenciaria uma perda total de comunicação de um envio de sinal proposital de 00000? Não dá. Iríamos interpretar tudo da mesma forma! Isso prejudicaria a reconstrução do sinal na outra ponta. Por isso usa-se codificações para deixar claro quando é transmitido 0 e quando é transmitido 1, e, principalmente, quando ocorre transição entre estes estados.

  • Transmissão em Baseband - é uma transmissão em que o sinal utiliza toda a largura de banda do canal para uma única transmissão.
    Transmissão em Broadband - é uma transmissão em que a largura de banda pode ser utilizada para várias transmissões em simultâneo (multiplexação).
  • As técnicas de transmissão estão diretamente relacionadas com as técnicas de multiplexação. Podem ser: sinalização em banda básica (baseband) e a sinalização em banda larga(broadband). 
    Na sinalização em banda básica o sinal é simplesmente colocado na rede sem se usar qualquer tipo de modulação, aparecendo diretamente na rede e não como deslocamentos de frequência, fase ou amplitude de uma portadora de alta frequência. A sinalização em banda básica também é chamada sinalização digital.
    sinalização em banda larga realiza a multiplexação em frequência (FDM). Com essa multiplexação o espectro de frequência é dividido em vários canais, cada um podendo suportar diferentes tráfegos. A sinalização em banda larga também é chamada sinalização analógica.

    Fonte: Redes de Computadores - Luiz Fernando Gomes Soares
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    Transmissão em Baseband - é uma transmissão em que o sinal utiliza toda a largura de banda do canal para uma única transmissão.
    Transmissão em Broadband - é uma transmissão em que a largura de banda pode ser utilizada para várias transmissões em simultâneo (multiplexação).

  • A questão ilustrou corretamente os conceitos e as várias técnicas de comunicação.

    Resposta: Certo

  • CERTO

    CODIFICAÇÃO - REDES BANDA BASE

    Unipolar = NRZ (sem retorno a zero) -> 1 nível de tensão (sinal)

    Polar = NRZ-L / NRZ-I, RZ, Manchester e Manchester diferencial -> 2 níveis de tensão (sinal)

    Bipolar = AMI e Pseudoternário -> 3 níveis de tensão (sinal)

  • Para Tanembaum (p. 78) , "O processo de conversão entre bits e sinais que os representam é chamado modulação digital".

    Os métodos de codificação de linha possuem, para Forouzan (p. 104), até certo ponto, capacidade de: detecção de erros durante a transmissão e imunidade a ruídos e interferências.

  • gab certo.

    Definição de modulação digital.

    Está faltando RZ, porém para o cespe, o incompleto só esta errado se ele restringir na afirmaçao, usando um "somente"" por exemplo.

  • gab c!

    NRZ:

    Tensão negativa para zero

    Tensão positiva para um

    NRZ INVERTED

    Mantem tensão ao entrar no zero

    Muda tensão ao entrar no um

    Retorn to Zero:

    Tensão negativa para zero

    Metade positiva e metade negativa para Um.

    Manchester:

    Zero: Metade negativa, metade positiva

    Um metade positiva, metade negativa

    Bipolar AMI:

    zero é neutro

    um altera entre positivo e negativo.

  • ME PAGUEM UM AÇAI DEPOIS, RS

    Unipolar: Nesse método, existe apenas 1 nível de tensão para representar um numero binário. Esse método também não elimina a componente DC do sinal, o que gera distorções e consequentemente erros na saída. Nesse esquema também é possível verificar a existência de problemas de sincronismo para cadeias longas. NRZ 

    Polar: Nesse esquema, utiliza-se 2 níveis de tensão (bifásica- positiva ou negativa) para representar os dados. Desse modo, elimina-se o problema de ruído da componente DC. Os principais esquemas de codificação polar são: NRZ-L NRZ- I, RZ, Manchester (padrão nas redes ethernets) e Manchester Diferencial (token king)

    MAIOR LARGURA DE BANDA: MANCHESTER > RZ > NRZ  

    Bipolar: Nesse esquema, utiliza-se 3 niveis de tensão para representar dados. A tensão em 0, representa o 0 binário e a tensão em +1 ou -1 representa o 1 binário. Um exemplo, é a codificação AMI    


ID
16927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às técnicas de modulação e de multiplexação, que são
empregadas para permitir a utilização mais eficaz dos meios de
comunicação, julgue os itens seguintes.

Um esquema de modulação PSK (phase shift keying) com
quatro possíveis valores para os graus de defasagem,
espaçados em intervalos uniformes, permite transmitir dois
bits de informação a cada troca de fase.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    modulação por deslocamento de fase (ou PSK do inglês Phase Shift Keying) é um esquema de modulação digital onde a fase da portadora é variada de modo a representar os níveis 0 e 1, sendo que, durante a cada intervalo de bit, esta permanece constante. A amplitude e a frequência permanecem sempre inalteradas.

    Exemplo: uma fase 0 graus representa o binário 0, enquanto uma fase 180 graus representa 1. Isto representa o método 2-PSK, porque temos duas representações de fases diferentes

    A modulação PSK não é susceptível a degradações por ruídos que tanto afetam a técnica ASK ou tem as exigências de banda da técnica FSK.

    Neste tipo de modulação, a característica da onda portadora que vai variar é a fase, deixando a amplitude e a freqüência constantes. Esta modulação também é conhecida como BPSK (Binary Phase Shift Keying).

    Da mesma forma que na modulação ASK, a primeira coisa a ser feita é o estabelecimento de um padrão entre transmissor e receptor, para que a comunicação possa ser efetuada e haja entendimento entre eles.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Para entender o assunto!

    Nós temos algo que se chama Modulação Digital, em suma, se trata da arte de fazer sinais elétricos ou ondas de rádio carregarem bits 1 e 0, além de fazer os receptores compreenderem.

    Ela é tratada através e dois grandes eixos: Banda Base e Banda Passante.

    No enunciado em questão, estamos tratando da transmissão em Banda Passante, usualmente utilizada tanto para meios guiados quanto para não guiados (mas preferencialmente para os meios não guiados).

    Pense na onda de rádio e aquilo que estudamos em física no ensino médio, a onda normalmente pode ter vários tipos de variação.

    1- Amplitude (ASK)

    Quando as ondas ficam "mais pertinho" ou "mais longe" no eixo horizontal (pensando como se fosse um gráfico).

    Pense no mar, existem ondas mais altas e ondas mais baixas.

    2- Frequência (FSK)

    Quando as ondas ficam "mais pertinho" ou "mais longe" no eixo vertical.

    Lembre de um monitor cardíaco e a icônica cena dele diminuindo quando alguém morre, isso é uma variação de frequência.

    3- Fase (PSK) *Phase

    BSK (envia um bit)

    QPSK (envia dois bits)

    QAM (envia muitos bits)

    Opa, a Fase a gente pode imaginar que são desenhos espelhados em um plano cartesiano.

    -> / <- (exemplo de BSK)

    Ou seja, a cada dois símbolos nós podemos representar um bit.

    123 / 321

    213 / 232 (supondo uma representação de QPSK, eu sei que não está perfeita mas espero que entendam)

    No enunciado a questão pergunta se podem ser representados dois bits com 4 possível valores, vamos ver: 123 = 00 / 321 = 01 / 213 = 10 / 232 = 11

    Resposta: CORRETO


ID
16930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às técnicas de modulação e de multiplexação, que são
empregadas para permitir a utilização mais eficaz dos meios de
comunicação, julgue os itens seguintes.

Uma das técnicas para aumentar a taxa de transmissão de
bits dos modems consiste em utilizar uma combinação das
técnicas de modulação por chaveamento em amplitude e
chaveamento em fase para transmitir múltiplos bits por baud.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Segundo Tanenbaum (2011, p. 79),"Chamamos a taxa em que o sinal muda de taxa de símbolos,[...].[...] Um nome mais antigo para a taxa de símbolos, principalmente no contexto de dispositivos chamados modems de telefone que transmitem dados digitais pelas linha telefônicas, é a taxa baud."

    Segundo Tanenbaum (2011, p. 82),"Podemos combinar esses esquemas e usar mais níveis para transmitir mais bits por símbolo. [...] Em geral, amplitude e fase são moduladas em combinação."

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

ID
16933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às técnicas de modulação e de multiplexação, que são
empregadas para permitir a utilização mais eficaz dos meios de
comunicação, julgue os itens seguintes.

O padrão ANSI T1 tem base na utilização de uma técnica de
multiplexação por divisão em freqüência.

Alternativas
Comentários
  • errado! TDM. multiplexação por divisão de tempo!
  • ERRADO. 
    Complementando o colega acima.
    Senhores me baseei neste trecho do tanenbaum para matar a questão. 

    Segundo Tanenbaum (2011,p.97),"A multiplexação por divisão de tempo permite que várias portadoras T1 sejam multiplexadas em portadoras de ordem mais alta."


    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

ID
16936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às técnicas de modulação e de multiplexação, que são
empregadas para permitir a utilização mais eficaz dos meios de
comunicação, julgue os itens seguintes.

A técnica PCM (pulse code modulation) para multiplexação
de canais de telefonia tem base na amostragem de um canal
de 4 kHz de banda passante a uma taxa de amostragem de
8.000 amostras por segundo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Segundo Tanenbaum (2011,p.96),"O codec cria 8.000 amostras por segundo (125 us/amostra), pois o teorema de Nyquist diz que isso é suficiente para captar todas as informações de largura de banda do canal telefônico de 4 kHZ.[...] Essa técnica é chamada modulação por código de pulso, ou PCM (Pulse Code Modulation). Ela forma o núcleo do sistema telefônico moderno."

    O.b.s: questão difícil da bexiga!

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
  • Complementando, o teorema de nyquist ( que não considera ruído no cancal ) provê uma regra para intervalo de frequência ideal para que um sinal seja recuperado sem perda de informação: "a frequência de amostragem deve ser NO MÍNIMO o dobro da maior frequência contida no sinal". Canal telefônico 4 khz -> dobro -> 8.000 amostras por segundo.


ID
17920
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Suponha uma rede 802.11g com 3 estações conectadas por meio de um ponto de acesso (access point). A esse respeito, observe os textos abaixo.

I - Para transmitir, uma estação aguarda o meio ficar livre e permanece escutando o meio até o fim da transmissão do quadro para garantir que qualquer colisão seja detectada. Uma vez que o transmissor receba dados diferentes do que enviou (colisão detectada), a transmissão é interrompida e um quadro especial é enviado para garantir que todas as estações detectem a colisão.
II - A subcamada LLC dessa rede sem fio é a mesma utilizada em uma rede 802.3 (Ethernet).
III - Essa rede pode atingir, teoricamente, a velocidade de transmissão de 56623104 bits por segundo.

Está(ão) correto(s) o(s) texto(s):

Alternativas
Comentários
  • I) ERRADO: o que foi explicado aqui foi o CSMA/CD utilizado em Ethernet por redes cabeadas.  Na rede sem fio utiliza-se o protocolo CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidance ou Sensor de Portadora de Múltiplo Acesso com Prevenção de Colisão)  que é um pouco diferente, na verdade ele tenta prevenir as colisões emitindo um tempo "previsto"  para envio do pacote.

    II) CORRETO

    III) ERRADO:  velocidade da 802.11 g é de 54 Mb/s (megabits por segundo)  transformando teremos:

    54x1000= 54000000 bits por seg.

     

  • III - Não  estaria correta?? Seria 54x1024x1024 = 56623104
  • Edgard,

    Quando se trata de largura de banda a base é 10 e não 2. Assim uma rede de 100Mbps transfere 100*106 bits por segundo. E um arquivo de 100Mb corresponde a 100*220 logo para transferir esse arquivo por uma rede de 100Mbps (sem considerar overhead e outros) são necessários 104857600/100000000 segundos. Espero ter ajudado.
  • I - Para transmitir, uma estação ouve o meio e caso esteja ocupado aguarda, por um periodo aleatório, que o meio fique livre. Antes de transmitir os terminais enviam um quadro RTS (Request to Send) para o AP, especificando o tempo que precisam para transmitir seus pacotes, o AP por sua vez responde com um quadro CTS (Clear to Send) informando a todos os terminais qual terminal terá permissão e quanto tempo os outros devem silenciar. Pode ocorrer de 2 terminais ocultos (um não enxerga o outro mas ambos enxergam o AP) ou acidentalmente (quando ambos esperam tempos aleatórios identicos ou próximos) enviarem ao mesmo tempo quadros RTSs, neste caso haverá colisão, mas nenhuma reação é tomada pelos terminais (não há detecção de colisão) e o AP não envia o CTS para nenhum deles, então os terminais aguardam por um tempo aleatório para mandarem novos RTSs.

ID
17953
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Suponha que a taxa de perda de pacotes de um determinado fluxo RTP (Real-Time Transport Protocol) seja de 10%. É correto afirmar que a(o)

Alternativas
Comentários
  • Campo "Sequence Number" do RTP (16 bits):-----------------------------------------O "sequence number" é incrementado em um para cada pacote RTP enviado, e é usado pelo destino para detectar perda de pacotes e para restaurar a sequencia correta. O protocolo RTP não toma nenhuma atitude quando detecta perda de pacotes, sendo necessário deixar por conta da aplicação o que fazer. Por exemplo, aplicações de vídeo podem executar o último frame conhecido no lugar do frame perdido. De acordo com a RFC 3550, o valor inicial do número de sequência deve ser aleatório para dificultar problemas de segurança com encriptação de texto conhecido. O RTP não dá garantia de entrega, mas a presença do número de sequencia possibilita a detecção de pacotes faltantes.
  • Suponha que um homem tenha pulado de um prédio. É correto afirmar que o homem usava relógio.

  • RTP não possui: Controle de fluxo (TCP), Controle de erros, Confirmação de Recebimento, Retransmissão.

    Daí:

     

    A) Fala de retransmissão (Não existe no RTP)

     

    B) Correção de Erro (RTP apenas Detecta)

     

    D) Não existe controle de fluxo (RTP usa UDP para transporte)

     

    E) Não existe controle de fluxo (RTP usa UDP para transporte)

     

    No geral RTP não é orientado à conexão.

     

    A única coisa que o RTP faz com relação a QoS é incrementar o protocolo UDP, auxiliando com os campos do cabeçalho: NÚMERO DE SEQUENCIAMENTO e ESTAMPA DE TEMPO. Isso ajuda na DETECÇÃO de erro ou duplicação de pacotes.

  • O formato RTP contém vários recursos para auxiliar os receptores a trabalhar com informações multimídia. Cada pacote enviado em um fluxo RTP recebe um número uma unidade maior que seu predecessor. Essa numeração permite ao destino descobrir se algum pacote está faltando.

    Tanenbaum

    C


ID
19123
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em um sistema de comunicação Internet, os sinais analógicos gerados pelo modem passam pelo sistema telefônico em direção ao provedor. Esses sinais são transferidos para o

Alternativas
Comentários
  • Chegando ao POP (Point of Presence) do ISP (Internet Service Provider) os dados serão enviados por sistema digital.
  • Se teve que explicar o que era esse POP para não confundir com POP3, é pq era essa a alternativa.


ID
27796
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Segundo o Teorema de Nyquist, a taxa de transmissão T, expressa em bps, de um canal livre de ruídos, transmitindo em largura de banda W com K diferentes níveis, é:

Alternativas

ID
28963
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O link Internet de uma determinada empresa está sobrecarregado, especificamente o tráfego de entrada, que é caracterizado, em uma sua maioria, por resultados de solicitações HTTP para um pequeno grupo de sites. Uma ação válida para aliviar consideravelmente tal sobrecarga é

Alternativas
Comentários
  • Habilitando um servidor proxy, há uma grande redução no número de requisições HTTP e uma grande redução no tempo de resposta.
  • Um dos motivos para a utilização de um proxy reverso é exatamente aliviar a carga de servidores web cacheando o conteúdo estático como figuras, e outros gráficos.
  • O servidor proxy Squid tem como função principa ser proxy http e cache.


ID
28984
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um determinado host Y está recebendo dados de um host X em uma taxa mais alta do que pode processar. Que mensagem ICMP Y pode enviar a X para que a taxa de transmissão seja reduzida?

Alternativas
Comentários
  • Source Quench
    Técnica de controle de congestionamento através da qual uma máquina experimentando congestionamento envia uma mensagem de volta para a origem dos pacotes pedindo que a fonte pare de tranmitir. Em uma rede TCP/IP, os roteadores usam source quench ICMP para parar ou reduzir a transmissão de datagramas IP.

    Fonte: http://www.redes.usp.br/Glossario.asp?key=S
  •  Mensagens de informação de destruição de pacotes:  Não recebe pacote devido a falta de espaço no seu buffer de recepção, este descarta o pacote e envia uma mensagem ICMP Source Quench à estação que originou esse pacote.

    Resposta: Letra A
  • LETRA A.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.291-292),"A mensagem SOURCE QUENCH há muito tempo era usada para restringir os hosts que estavam enviando pacotes em demasia. Quando um host recebia essa mensagem,ele deveria desacelerar. Ela raramente continua a ser usada porque,quando ocorre congestionamento,esses pacotes tendem a acrescentar mais combustível ao fogo, e não é correto responder a eles. O controle de congestionamento na Internet agora é feito em grande parte tomando ação na camada de transporte, usando perdas de pacotes como um sinal de congestionamento."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.


ID
47029
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A técnica de enfileiramento que ordena o fluxo de pacotes em diversas filas lógicas, com prioridades associadas, é:

Alternativas
Comentários
  • Item correto Letra D

    O algoritmo de enfileiramento FIFO, também chamado FCFS (First Come, First Served – primeiro a chegar, primeiro atendido), simplesmente transmite os pacotes na ordem em que foram recebidos. Enfileiramento Justo (Fair Queuing (FQ)-Este algoritmo aproxima-se de PS emulando uma política de serviço Round Robin Bit a Bit (BRR). A cada célula é atribuída um tempo de serviço limite, que é o tempo no qual a célula deveria abandonar a fila se fosse servida usando um esquema BRR. As células são servidas segundo a ordem crescente de seus tempos de serviço limites. Enfileiramento Baseado em Classe (CBQ - "Class Based Queueing") é um algoritmo de enfileiramento que divide a largura de banda entre múltiplas filas ou classes. Cada fila então recebe a atribuição de tráfego com base no endereço de origem ou destino, número de porta, protocolo, etc. Uma fila pode opcionalmente ser configurada para emprestar largura de banda de sua fila pai, caso esta não esteja utilizando sua largura total. As filas também recebem uma prioridade, de modo que as que contêm tráfego interativo, como SSH, podem ter seus pacotes processados antes de filas que contêm tráfego intenso, como FTP. Enfileiramento Justo e Balanceado -WFQ (Weighted Fair Queueing) é uma implementação Cisco na qual é possível ponderar determinados tipos de fluxo. O algoritmo escalona o tráfego prioritário na frente da fila, reduzindo o tempo de resposta. Ao mesmo tempo, compartilha o restante da banda com os outros tipos de fluxo de uma forma justa. O WFQ é dinâmico e se adapta automaticamente às mudanças das 2Mbps.

ID
81619
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação à multiplexação, modulação e transmissão de sinais, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A: Errada, pois as companhias de TV a cabo usam um meio dedicado para transmissão de vídeo. Diferentemente da ADSL que concorre com a voz na linha telefônica.B: Correta, conforme a seguinte definição de Baseband - Transmissão em banda básica. - Também chamada de sinalização digital - O sinal é colocado no meio sem utilizar qualquer tipo de modulação. Todo o espectro (banda) de freqüência é utilizado para produzir o sinal.C: Errada, conforme a seguinte definição de banda larga.Broadband - Transmissão em banda larga - Também chamada de sinalização analógica - Realiza a multiplexação em freqüência (FDM). - O espectro de freqüência do meio é dividido em vários canais, cada qual podendo suportar diferentes tráfegos.D: Errada, pois uma das características da modulação por chaveamento é a baixa imunidade a ruídos.E: Errada, pois modulação por chaveamento de freqüência apresenta como principal características a boa imunidade a ruídos.
  • É comum a FCC colocar questões descaradamente repetidas dessa forma em concursos diferentes?

ID
104725
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quando um pacote atravessa um nó de comutação de pacotes ele sofre uma desvantagem que não existe na comutação de circuitos, que é

Alternativas
Comentários
  • Em rede de comutação de circuito o atraso não é um problema, uma vez que há uma reserva de banda passante.
  • Na comutacao de pacotes, a cada roteador, o pacote "para" para processamento por parte do roteador. Este, extrai e insere algumas informacoes no pacote para q este possa seguir seu destino. Dai, ha um atraso.
    Isso nao ocorre na comut de circuitos, pois o circuito eh criado em banda passante antes mesmo do envio da informacao.

ID
104731
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Divisão na frequência, divisão no tempo e divisão de comprimento de onda são tipos que classificam

Alternativas
Comentários
  • FDM - Frequency Division Multiplexing ou Multiplexação por Divisão de Frequência;

    TDM - Time Division Multiplexing ou Multiplexação por Divisão de Tempo;

    WDM - Wavelength Division Multiplexing ou Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda.

  • A multiplexação consiste na operação de transmitir várias comunicações diferentes ao mesmo tempo através de um único canal físico. Existem diferentes modos de efectuar a multiplexação: FDM (na frequência), TDM (no tempo) e WDM (no coprimento de onda).
  • Essa foi fundo, nem lembrava mais deste assunto.
    Bacana.
    Me fez lembrar da tecnologia IEEE802.11n que possui o sistema MIMO com multiplexação espacial. É um assunto muito interessante.
  • Técnicas de Multiplexação:

    • FDM

    • TDM

    • WDM


ID
104734
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um método primário (mais antigo) de detecção de erros de transmissão de dados baseado na quantidade de números um (1) em cada byte transmitido, e que pode definir a existência de um erro, mas não identifica o bit errado, é o de

Alternativas
Comentários
  • Verificação de paridadeA detecção mais simples de erros talvez seja usando um único bit de paridade. Suponha que a informação a ser enviada tenha bits, em um esquema de paridade par, o remetente inclui um bit adicional e escolhe o valor desse bit de modo que o número total de ‘1’ nos d + 1 bits seja par. No esquema de paridade ímpar, o valor do bit é escolhido de modo que haja um número ímpar de ‘1’.
     

  • A verificação de paridade é uma das formas mais simples de detecção de erros.

    Resposta: C

  • alternativa C: como sabemos a verificação de paridade é uma das formas mais simples de detecção de erros.

  • O método de paridade é considerado ineficiente, porém é o mais utilizado na detecção de erros. Ele consiste em ser adicionado, pelo transmissor, um bit de redundância (bit de paridade) após ou antes da seqüência de bits que pertence à mensagem. Esse bit adicionado segue a seguinte regra:

    • caso apareça o bit “1” número ímpar de vezes é adicionado 1, exemplo: 0100101 paridade = 1;
    • caso apareça o bit “1” número par de vezes é adicionado 0, exemplo: 010101010010100, paridade = 0;

    Vamos aqui dar um exemplo que dê certo. O caractere H na mensagem “Hello world” é dado em bits por: 1000001. Em seguida, o bit de paridade é calculado e depois enviado: 1000001x, ou seja, existem dois bit “1” então seu bit de paridade é par, adicionando bit de paridade “0”, sendo enviado: 10000010. No receptor, esse calcula a paridade da mensagem enviada com o bit de paridade x adicionado, observa que x = paridade então determina mensagem correta.

    Em caso de erro, vamos citar um exemplo. Há o envio do bit “00101”, sendo primeiro “0” como o bit de paridade, porém o receptor recebe o seguinte código: “00001”, ou seja, o circuito de verificação de paridade percebe que há apenas um único “1”, isto é impar, então é detectado o erro.

    fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Detec%C3%A7%C3%A3o_e_corre%C3%A7%C3%A3o_de_erros


ID
110431
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um filtro de pacotes é incapaz de

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETOPhishing é o ato de atrair alguém para um website falso. Um método comum é mandar um e-mail que aparenta ter sido enviado de uma fonte segura, mas que contém um link para um site malicioso. O site malicioso é projetado para aparentar o site legítimo no esforço de enganar você a revelar informação pessoal ou fazer o dowlnoad de um vírus.

ID
110440
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na comunicação de dados, os pacotes são individualmente encaminhados entre nós da rede de computadores, por meio de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós. Tais pacotes são também denominados

Alternativas
Comentários
  • DATAGRAMA 

  • Pacote/Datagrama = PDU da camada de Rede


ID
118075
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2002
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A interface de transmissão V.35 para um computador PC foi desenvolvida para transmissões em linha a uma velocidade de

Alternativas
Comentários
  • O V.35 é um padrão internacional para transmissão de dados. A designação oficial é "Transmissão de Dados em 48 Kbps Utilizando Circuitos Group Band de 60-108 KHz." Ele é comumente usado para DTE's e DCE's que fazem a interface com uma portadora digital de alta velocidade, tal como AT&T Dataphone Digital Service (DDS).Fonte: wikipédia
  • Típica questão que não avaliação conhecimento, apenas um decoreba inútil para o cotidiano.

     


ID
118900
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na transmissão de sinais em banda básica

Alternativas
Comentários
  • Banda base é frequentemente utilizada para a transmissão digital de dados, um único canal utiliza a largura de banda total disponível.

    1. Termo que especifica a faixa de freqüências de um determinado sinal antes que ele sofra qualquer tipo de modulação.

    2. Área de freqüência original de um sinal antes de sua conversão em outra mais alta e eficiente.

    Termo muito utilizado quando se fala em cabeamento de rede locais Ethernet.

  • Para mim a questão deve ser resolvida analisando o que é Banda Básica: Largura da frequencia original de um sinal, ANTES de sua conversão em outra mais adequada ao sinal, ou seja, Antes de passar pela modulação e fora na letra B, todos os outros casos passaram por MODULAÇÃO

ID
126586
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para os protocolos utilizados em redes de computadores, analise as afirmativas a seguir.

I - Um determinado host A está recebendo dados de um host B em uma taxa mais alta do que pode processar, e para reduzir a taxa de transmissão, o host A pode enviar para o host B uma mensagem ICMP source quench.
II - Para um host determinar um endereço Ethernet, a partir de um endereço IP, deve enviar uma mensagem ARP Request.
III - No protocolo SNMP, a MIB é um componente de hardware independente utilizado para realizar funções complexas de gerenciamento de rede.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Protocolo ARP
    o Em uma rede local, permite a descoberta de endereço
    físico (endereço ethernet) de um outro equipamento da mesma rede local a partir de seu endereço IP.
    o Na arquitetura TCP/IP a identificação da máquina
    parceira da comunicação é realizada através do
    endereço IP. Em uma rede local, o pacote IP é
    transportado em um pacote ethernet que utiliza um
    outro tipo de endereçamento (endereço Ethernet)
    RARP
    ARP
    Endereço IP
    Endereço Físico

  • Funcionamento
    X Quando a camada Ethernet recebe um pacote com um endereço
    IP para ser transmitido, é necessário traduzir este endereço IP
    para endereço físico.
    X Para descobrir o endereço físico associado a um endereço IP é
    enviado um pacote de broadcast ARP
    X Todos os equipamentos que possuirem a informação devem
    enviar a resposta
    X Assim que tiver uma resposta (uma tradução) é possível
    realizar o envio do pacote ethernet

  • I certa devido:
    Mensagens de informação de destruição de pacotes
    
    Não recebe pacote devido a falta de espaço no seu 
    buffer
    de 
    recepção, este descarta o pacote e envia uma mensagem 
    ICMP 
    Source Quench
    à estação que originou esse pacote

ID
126592
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O processo de traceroute consiste em obter o caminho que um pacote atravessa por uma rede de computadores até chegar ao destinatário. O traceroute também ajuda a detectar onde ocorrem os congestionamentos na rede, já que é dado, no relatório, o(a)

Alternativas
Comentários
  • Traceroute é uma ferramenta que permite descobrir o caminho feito pelos pacotes desde a sua origem até o seu destino. Ele é usado para testes, medidas e gerenciamento da rede. O traceroute pode ser utilizado para detectar falhas como, por exemplo, gateways intermediários que descartam pacotes ou rotas que excedem a capacidade de um datagrama IP. Com esta ferramenta, o atraso da "viagem" do pacote entre a origem e gateways intermediários são reportados, permitindo determinar a contribuição de cada gateway para o atraso total da "viagem" do pacote desde a origem até o seu destino. Versões melhoradas do traceroute permitem a especificação de "rotas livres da origem" para os datagramas. Isto permite investigar qual o caminho de retorno que as máquinas remotas fazem até o host local.


     Screenshot - traceroute.jpg



    Portanto, letra D está correta.
  • Gabarito: Letra D

    O traceroute ajuda a detectar onde ocorrem os congestionamentos na rede, já que é dada, no relatório, a latência até a cada máquina interveniente.

  • d-

    In computing, traceroute and tracert are computer network diagnostic commands for displaying possible routes (paths) and measuring transit delays of packets across an Internet Protocol (IP) network. The history of the route is recorded as the round-trip times of the packets received from each successive host (remote node) in the route (path); the sum of the mean times in each hop is a measure of the total time spent to establish the connection.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Traceroute


ID
128740
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma técnica que permite combinar logicamente diversas interfaces digitais de baixa velocidade (portas secundárias) em uma interface digital de alta velocidade (porta principal) é

Alternativas
Comentários
  • A multiplexação consiste na operação de transmitir várias comunicações diferentes ao mesmo tempo através de um único canal físico. O dispositivo que afecta este tipo de operação chama-se multiplexador (multiplexer ou apenas mux).
    Fonte: 
    http://esmf.drealentejo.pt/pgescola/g2t10/html/cartip/multip/multip.HTM acessado dia 07/08/2013 as 15h
                      http://pt.wikipedia.org/wiki/Multiplexador acessado dia 07/08/2013 as 15:06h
  • Sempre que a banda passante de um meio físico for maior ou igual à banda passante necessária para um sinal, podemos utilizar este meio para a transmissão do sinal.


ID
128749
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na comunicação de dados, jitter significa

Alternativas
Comentários
  • Uma sequência de pacotes desde uma origem até um destino é chamada fluxo. As necessidades de cada fluxo podem ser caractarizadas por quatro parâmetros: Confiabilidade, Retardo, Flutuação e Largura de banda. Juntos, eles definem a QoS (Qualidade de Serviço) que o fluxo exige.

    Confiabilidade: garantia de transmissão ininterrupta de dados.

    Retardo: atraso na transmissão dos pacotes de dados.

    Flutação ou Jitter: desvio-padrão nos tempos de chegada de pacotes de informações.

    Largura de banda: taxa na qual os dados são transmitidos pela rede.

  • Complementando... para retardo, vemos com muita frequência o seu equivalente em inglês, delay.


ID
137158
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Casa da Moeda
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O manual de um software de comunicação de voz indica que o produto é half-duplex e funciona em redes TCP/IP. Com base nessas características, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Para Half-Duplex, lembre-se do Walkie-Talkie, um fala e o outro escuta, só podendo falar depois que o outro terminar, ou seja, bidirecional, ambas as partes podem emitir uma mensagem, porém não ao mesmo tempo (não simultâneas).


ID
140374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando os conceitos de tecnologias WAN, comutação, protocolos ATM, frame relay, PPP e HDLC, julgue os seguintes itens.

O HDLC (high level data link protocol) utiliza transmissão síncrona. Sua operação inclui três fases: inicialização, intercâmbio e finalização. As informações de controle de fluxo e controle de erro são trocadas entre emissor e receptor na fase de inicialização.

Alternativas
Comentários
  •  HDLC pode utilizar transmissão assincrona ou sincrona, só com isso a questão já está errada

  • Cuidado pessoal. Em momento algum ele restringiu o HDLC a transmissão síncrona. Ele simplesmente disse que ele utiliza esse tipo de transmissão, o que é verdade. Acostumem com as meias verdades do CESPE. Elas não invalidam questões!

    As informações de controle de fluxo e controle de erro são trocadas são trocadas APÓS a inicialização, no intercâmbio. Este é o erro da questão.

  • Quanto ao modo de transferencia o HDLC pode ser Sincronoe assincrono.
    NRM- Normal response mode, simplex, o nó slave precisa de permissao do master
    ARM- async response mode, simples, o nó slave pode iniciar transmissao sem  permissão do Master
    ABM- async balanced mode, duplex, pode excitar a transmissao

    quanto as fases de transmissão:
    initialization
    data transfer
    disconnect

    o frame hdlc tem um campo chamado de controle, nele residem 3 tipos de quadros.
    I-FRAME
    S-FRAME
    U-FRAME
  • Complementando:

    I-Frame (Information Frames) = usado para carregar dados de usuário da camada de rede. Pode dar "carona" para dados de controle de erro. Ou seja, dados de controle de erro podem ser carregados nesse quadro.
    S-Frame (Supervisory Frames) = Exclusivamente dados de controle de erro. São adequados em situações em que não é oportuno carregar dados de controle de erro nos I-Frames, ou não há dados de informaçao para serem enviados, ou seja, não é necessário enviar um I-Frame. Os S-Frames não carregam informação de usuário, não há espaço para isso.
    U-Frame (Unnumbered Frames) = usado para vários propósitos, como carregar dados de gerenciamento. Podem conter um campo para informação dependendo do tipo.
  • O HDLC (high level data link protocol) utiliza transmissão síncrona - (ERRADO), também tem a possibilidade de trabalhar no modo aasíncrono, como o colega já comentou..

    Sua operação inclui três fases: inicialização, intercâmbio e finalização. (CERTO), já foi comentada.

    As informações de controle de fluxo e controle de erro são trocadas entre emissor e receptor na fase de inicialização. (ERRADO), Ocorre nas três fases.

  • HDLC (High-Level Data Link Control) é um protocolo orientado a bit para comunicação de dados utilizando links ponto a ponto ou multiponto. Ele implementa o mecanismo ARQ.

    O HDLC provê dois modos de transferência que podem ser usados em diferentes configurações: o NRM (normal response mode — modo de resposta normal) e o ABM (asynchronous balanced mode — modo assíncrono balanceado).

    Consultei os 4 principais autores da área de redes(Tanenbaum, Kurose, Comer e Forouzan), e o único que se aprofunda um pouco no HDLC é o Kurose. O Tanenbaum cita-o rapidamente, e os outros autores nem o mencionam.


ID
140437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de convergência de redes, julgue os itens subsequentes.

Os pacotes RTP e RTCP são geralmente transportados sobre UDP. Para começar uma sessão RTP, a aplicação define um par particular de endereços de transporte (endereço IP e porta UDP) de destino. Em uma sessão multimídia, cada mídia é transportada sobre uma sessão RTP diferente, para a qual são emitidos pacotes de controle RTCP. Assim, o áudio e o vídeo são transportados sobre sessões diferentes, o que permite ao usuário final escolher a mídia que deseja receber.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    O RTP permite a gestão dos fluxos multimídia (voz e vídeo) em IP. O RTP funciona em UDP. O cabeçalho RTP comporta informações de sincronização e numeração. A codificação dos dados dependerá do tipo de compressão utilizado. O RFCxxxx especifica o RTP e a adaptação de um método de compressão ao RTP será descrita em um RFC específico. 

    Um canal RTP é empregado por tipo de fluxo: um para o áudio e outro para o vídeo. O campo xxx é empregado para a sincronização. O RTP oferece um serviço do começo ao fim. Ele acrescenta um cabeçalho que fornece as informações de timing necessárias para a sincronização de fluxos de tempo real do tipo som e vídeo. O RTP (Real-time Transport Protocol) e o RTCP (Real-time Transport Control Protocol) permitem, respectivamente, transportar e controlar ondas de dados que têm propriedades de tempo real. 

    O RTP e o RTCP são protocolos que se situam no aplicativo e utilizam os protocolos subjacentes de transporte TCP ou UDP. Porém, a utilização do RTP/RTCP é feita, geralmente, com base no UDP. O RTP e o RTCP podem utilizar o modo Unicast (ponto a ponto) bem como o modo Multicast (multiponto). Cada um deles utiliza uma porta separada: o RTP utiliza a porta par e o RTCP a porta ímpar, imediatamente superior. 

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Eu realmente fiquei em dúvida nessa questão: como assim "o usuário final pode escolher a mídia que deseja receber."?

    Quer dizer q o usuario final pode pausar um video do Youtube e ouvir apenas o audio? Ou o contrario, não escutar audio e ver apenas o video?

    Pelo navegador, acho q não dá pra fazer isso, mas existem programas q extraem apenas o audio de um video, ou apenas video do conjunto multimidia.

  • Pra quem fez a prova da PF, na questão que fala que os dados são enviados juntos em formato de contêiner e ficou com dúvida aqui.

    Lembre que o RTP e o RTCP são protocolos de tempo real, aqui é usado o modo de transporte por fluxo contínuo e não o modo blocado (seriam os conteiners).

  • Não entendi esse final ("o usuário final pode escolher a mídia que deseja receber.").

    O resto tá mais perfeito que os canceladores do twitter (eles nunca erraram).

    Diferentes tipos de mídia serão enviados em sessões RTP diferentes msm que sejam da msm comunicação (ex: áudio em uma sessão e imagem em outra).


ID
145360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Até recentemente, os administradores de redes de comunicação preocupavam-se apenas com o tráfego de dados, e questões como qualidade de serviço e variação de atraso ainda não eram tão críticas. Com a convergência de dados e mídia (voz e vídeo), o cenário mudou bastante e essas questões tornaram-se de suma importância. No que se refere a esse assunto, e à convergência de serviços, de protocolos e de aplicações, julgue os itens subsequentes.

Os codecs G.711 e G723 utilizam o mecanismo CS-ACELP (conjugate structure algebraic code-excited linear prediction).

Alternativas
Comentários
  • G.711 - descreve a técnica de codificação de voz pcm de 64 kbps.

    G.723-1 utiliza MP-MLQ e CELP

    Referência:
    Fundamentos de VoIP.

     

  • Apenas o G.723 utiliza o mecanismo CS-ACELP (na verdade, usa o CS-ACELP, com tamanho de quadro de 159bits) e MP-MLQ(com 189 bits); [1]

    O G.711 não usa nenhum deles, pois ele é uma recomendação da ITU para representações da telefonia--padrão para um único canal de voz como 64 kbps de áudio digital (8 mil amostras de 8 bits por segundo). [2]

    Fonte:

    [1] Forouzan

    [2] Tanenbaum


ID
145375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Até recentemente, os administradores de redes de comunicação preocupavam-se apenas com o tráfego de dados, e questões como qualidade de serviço e variação de atraso ainda não eram tão críticas. Com a convergência de dados e mídia (voz e vídeo), o cenário mudou bastante e essas questões tornaram-se de suma importância. No que se refere a esse assunto, e à convergência de serviços, de protocolos e de aplicações, julgue os itens subsequentes.

A versão 3 do IGMP define três tipos de mensagens: membership query, membership report e membership join.e

Alternativas
Comentários
  • No que concerne aos hosts, existem dois tipos de mensagens IGMP: 

    Host Membership Query Host Membership Report fonte: http://www.rnp.br/newsgen/9801/mbone3.html
  • O  IGMP  possui três tipos de mensagens:

    MEMBERSHIP_QUERY
    MEMBERSHIP_REPORT
    LEAVE_GROUP: opcional

  • membership_query, membership_report, leave_group

  • Atenção, atenção, antenção...

    CORTA PRA CÁ!!!

    IGMP Message Types

    There are only four(quatro!!!) IGMP messages defined in RFC 2236, two of which were previously defined for IGMPv1. The message types are listed in Table 4-5.

    Membership Query: Used by IGMPv1 and IGMPv2 multicast routers to locate the multicast groups in use by hosts on the local network.

    v1 Membership Report: Identifies this message as an IGMPv1 Membership Report.

    v2 Membership Report: Identifies this message as an IGMPv2 Membership Report.

    v2 Leave Report: Used by IGMPv2 hosts to announce that they are leaving a multicast group.

    Portanto, não são 2 ou 3, como uns e outros aí estão falando, mas 4!!!

    FOUR = QUATRO!!!

    4!!!

    !!!

    Fonte:

    [1] Internet Core Protocols: The Definitive Guide, Help for Network Administrators, Eric Hall · 2000


ID
148828
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O equipamento que proporciona a montagem e desmontagem de pacotes entre redes de transmissão assíncrona e de comutação de pacotes é o

Alternativas
Comentários
  • PAD = Packet Assembler Disassembler
    O comportamento do PAD é regido pelas recomendaçoes X.3, X.28 e X.29. A definiçao dos parametros e o significado operacional associado a cada valor é descrito pela recomendaçao X.3. A consulta e alteraçao dos parametros do PAD é realizada mediante a utilizaçao de comandos especificados na recomendaçao X.28. Os parametros também podem ser alterados pelo ETD (equipamento terminal de dados) remoto, utilizando pacotes de dados com o bit de qualificaçao ligado e cujo conteúdo obedece a recomendaçao X.29 (o ETD remoto opera de acordo com a recomendaçao X.25).


ID
150229
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O circuito de comunicação que possibilita uma transmissão de dados no sentido bidirecional é do tipo

Alternativas
Comentários
  • O sentido da comunicação é deferente da maneira como pode se dar esta comunicação. Deves prestar atenção que nos tipos half-duplex e full-duplex o transmissor pode virar receptor e vice-versa, formando um sentido BIdirecional. Ja no sentido simplex o transmissor não poderá virar receptor na mesma conexão, valendo o mesmo para o receptor, que não poderá virar transmissor na mesma conexão.
  • Uma conexão que permite o tráfego apenas em um sentido é chamada simplex. Uma rua de mão única é simplex. Outro exemplo de uma conexão simplex é uma fibra óptica com um laser em uma extremidade e um detector de luz na outra extremidade. Uma última analogia é a transmissão de TV de sinal aberto, na qual o receptor apenas recebe o sinal.

     

    Uma conexão que permite o tráfego nos dois sentidos, mas apenas em um sentido de cada vez, é chamada half-duplex. Uma estrada de ferro única é half-duplex. Um par de walkie-talkies estabelece uma conexão halfduplex.

     

    Uma conexão que permite tráfego em ambos os sentidos simultaneamente é chamada full-duplex. Uma estrada de duas pistas é full-duplex. O padrão Ethernet permite a comunicação full-duplex.

  • HALF DUPLEX: Bidirecional Não Simultânea. EX: Walkie Talkie, rádio amador.

    FULL DUPLEX: Bidirecional Simultânea. EX: telefonia fixa, telefonia móvel.


ID
150238
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na transmissão de dados por uma rede de computadores NÃO se trata de um efeito indesejado na rede:

Alternativas
Comentários
  • A) Atenuação. Esse problema é consequencia da perda de potência do sinal transmitido, na medida em que o sinal percorre o canal de comunicação até atingir o destino. Problemas de atenuação podem ser resolvidos utilizando-se equipamentos especiais que recuperam a potência original do sinal. No caso de sinais analógicos utilizam-se amplificadores, enquanto em sinais digitais utilizam-se regeneradores ou repetidores.
    B) Distorção. A distorção pode ser definida como uma ação que modifica os componentes (freqência, fase e amplitude) originais de uma sinal. A distorção pode ser causada por ruídos, atenuação...
    C) Portadora. Em redes de computadores, a portadora é um sinal analógico em forma de onda. É usada para facilitar a transmissão do sinal através dos meios físicos e adequar as frequências aos sistemas de comunicação.
    D) Interferência. A interferência consiste na alteração de alguma das características do sinal transmitido por efeito de um outro sinal exterior ao sistema de transmissão. 
    E) Ruído. O problema de ruído é consequência de interferências eletromagnéticas indesejadas que provocam distorções nos sinais transmitidos e alteram o seu significado. Existem diferentes tipos de ruídos: (1) Ruído térmico ou ruído branco - Tipo que está presente na maioria dos canais de comunicação e é consequência do aquecimento do meio em função da movimentação dos elétrons. (2) Ruído de intermodulação - Ocorre em canais que utilizam a técnica FDM (Frequency Division Multiplexing). A multiplexação por divisão por frequência (FDM) permite que a largura de banda do canal seja dividida em faixas e cada uma possa ser utilizada para a transmissão de dados de forma independente. Nesse caso, essas faixas adjacentes podem interferir uma nas outras, causando esse tipo de ruído na transmissão. (3) Crosstalk - É consequência da proximidade física de cabos e antenas. É o famoso "linha cruzada" do telefone sabe? Quando ficamos ouvindo a conversa alheia hehehe. (4) Ruído impulsivo - Enquanto o ruídos térmicos, de intermodulação e crosstalk são previsíveis e podem ser tratados de modo a não comprometer o sistemas de comunicação, o ruído impulsivo é imprevisível quanto a sua ocorrência e intensidade. É considerado o maior problema na transmissão de dados. Esse tipo de ruído pode ser causado por raios, grandes descargas elétricas ou mau funcionamento de um dispositivo de comunicação

    (Mais informações: Abusar.ORG

ID
150241
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma rede de computadores, no sistema de transferência de dados serial síncrona os bits são transmitidos

Alternativas
Comentários
  • Na transmissão serial síncrona um caractere é enviado imediatamente após o outro, bit a bit. Sem os bits de start e stop, usados apenas na transmissão serial assíncrona para delimitar o ínicio e o fim do caractere. Assim, a transmissão serial sincrona utiliza apenas bits de sincronização no ínicio e no fim da trasmissão, entre o transmissor e o receptor, permitindo que um conjunto de caracteres (bloco) que formam uma mensagem seja inteiramente transmitido. Portanto, a resposta correta é a alternativa a).


    http://www.netlinks.com.br
  • Na transmissão serial, os dados fluem rapidamente por um canal bit a bit, em série, “um atrás do outro”.

    Transmissão Síncrona: este mecanismo de sincronização é um relógio (clock) determina de quantas em quantas unidades de tempo é que o fluxo de bits recebidos deve ser segmentado,

    Bons estudos.

ID
153463
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No processo de transmissão de redes locais, foi observado que, para o caso da ocorrência de codificações binárias do tipo 01111110 ou 1000001, com grande seqüência de 0s ou 1s, o ponto de recepção apresentava dificuldades no reconhecimento da informação e, em conseqüência, ocorria um elevado índice de erros. Assim, foram criados métodos de codificação, denominados Manchester e Manchester Diferencial, como solução ao problema. A título de exemplificação, para um "bit stream" 10000101111 referente a uma informação, as representações Manchester e Manchester Diferencial correspondentes, são, respectivamente:

Alternativas

ID
154000
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise os itens a seguir:

I. No passado, as empresas usavam um único tipo de rede para trafegar dados e voz.

II. Graças à contínua desregulamentação das telecomunicações e a inovação nas tecnologias da informação, as redes de computadores e telefones foram pouco a pouco se fundindo em uma única rede digital, que usa os mesmos equipamentos e padrões baseados em Internet.

III. O acesso de banda larga sem fio para comunicação de dados e voz é a forma de acesso à Internet de crescimento mais lento atualmente.

IV. A infraestrutura de rede corporativa é hoje um conjunto de muitas redes diferentes: desde a rede de telefonia comutada pública até a Internet e as redes locais corporativas que conectam grupos de trabalho, departamentos ou escritórios.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • "Graças à contínua desregulamentação das telecomunicações" ?
    Achei estranha essa frase.
  • "contínua desregulamentação das telecomunicações"

    WHAT?!?!?!?!?!
    Isso está realmente certo?
  • Pois é. O que eu sabia é que a internet só é o que é hoje por causa das regulamentação. No início cada fabricante tinha seu padrão, o que tornava tudo muito caro, e a interoperabilidade muito difícil...
  • Contínua desregulamentação das telecomunicações...Péssimo  !!!   Poderia ter usado algo similar a  mudanças na legislação...

  • Fcc e suas viagens.... 


ID
154003
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes ópticas podem transmitir todos os tipos de tráfego (voz, dados e vídeo) por cabos ópticos e prover a maciça largura de banda necessária para os novos tipos de serviços e softwares. Essas redes têm sua capacidade aumentada quando permitem que um único canal de comunicação transporte transmissões simultâneas de dados oriundas de múltiplas fontes pela utilização de

Alternativas
Comentários
  • TDM(Time Division Multiplexing):O canal é dividido em períodos de tempo.Para cada um é alocado todo o canal por um período.Periodicamente tem a largura da banda inteira.Ex.Bluetooth. Utilizada em circuitos digitais e analógicos(raramente).

    FDM(Frequency Division Multiplexing):O canal é dividido em frequências. Para cada um é definido uma frequência.Ex.ASDL utiliza de 0 a 4k para telefonia, 4k a 50k para upload e 50ka 1 M para download. Exige circuitos analógicos.

    WDM(Wave Division Multiplexing):Variação da FDM.Canais de fibra óptica sendo multiplexados em apenas um canal óptico.

    resposta (a)

  • O DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing - multiplexação densa por comprimento de onda) é uma tecnologia WDM. Segundo a ITU (International Telecommunications Union), os sistemas DWDM podem combinar até 64 canais em uma única fibra. No entanto, podemos encontrar, na prática, sistemas DWDM que podem multiplexar até 128 comprimentos de onda. Além disso, foram realizados alguns testes que provaram ser possível a multiplexação de até 206 canais.

    Fonte: 
    http://www.gta.ufrj.br/grad/04_1/wdm/dwdm.html

ID
155365
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No contexto dos tipos de tecnologias de transmissão nas redes de computadores, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Multicast é a entrega de informação para múltiplos destinatários simultaneamente usando a estratégia mais eficiente onde as mensagens só passam por um link uma única vez e somente são duplicadas quando o link para os destinatários se divide em duas direções. Em comparação com o Multicast, a entrega simples ponto-a-ponto é chamada de Unicast, e a entrega para todos os pontos de uma rede chama-se Broadcast.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Multicast

  • Gabarito: B.

     

    a) As redes de difusão caracterizam-se pela existência de apenas um canal de comunicação, compartilhado por todas as máquinas da rede.

     

    c) O modo de operação no qual o sistema de difusão admite a transmissão para um subconjunto específico de máquinas na rede é conhecido por multicasting.

     

    d) Muitas conexões entre pares de máquinas individuais é uma característica típica das redes ponto a ponto.

     

    e) A conexão sem fio entre um computador, o mouse, o teclado e uma impressora pode ser classificada com uma rede de comunicação.

  • Letra B.

    As demais foram bem corrigidas pelo Sávio.

    Apenas para complementar, quanto à letra E, temos o caso de uma rede Ad hoc, que são redes sem fio que dispensam o uso de um ponto de acesso (AP).


ID
155734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos fundamentos de comunicação de dados, julgue
os itens a seguir.

Na transmissão de dados na forma de sinais digitais, é dispensável o uso de amplificadores para compensar a atenuação do sinal causada pelo canal, devido ao fato de sinais digitais serem robustos a esse tipo de atenuação.

Alternativas
Comentários
  • A atenuação ocorre com qualquer sinal, tanto digital quanto analógico, transmitido através de cabos. Quanto maior for o comprimento do cabo, maior é a atenuação, até o ponto do sinal tornar-se fraco a ponto de não ser mais entendido pelo destinatário. De uma forma geral, os sinais analógicos podem ser transmitidos a distâncias mais altas que os digitais, pois utilizam uma grande gama de frequências, enquanto os sinais digitais trabalham apenas com dois sinais distintos (os bits 1 e 0, representados por diferentes tensões elétricas). Isso explica por que nas redes Ethernet, onde são usados cabos próprios para redes a distância máxima é de 100 metros (usando cabos de par trançado) ou 185 metros (usando cabos coaxiais) enquanto em tecnologias como o ADSL, onde os sinais são modulados e transmitidos na forma de um sinal analógico é possível atingir distâncias de vários quilômetros, mesmo usando fios telefônicos comuns, de qualidade muito mais baixa que os cabos de rede.

    Em compensação, o ADSL é uma tecnologia muito mais cara que o padrão Ethernet e a velocidade de transmissão é de apenas 8 megabits a até 300 metros ou 2 megabits a até 3 KM, enquanto as redes Ethernet já ensaiam a migração do Gigabit para o 10 Gigabit Ethernet

    Errado

     

    http://www.hardware.com.br/termos/atenuacao-de-sinal


ID
155737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos fundamentos de comunicação de dados, julgue
os itens a seguir.

Em um sistema de comunicação de dados na forma de sinais digitais, o equipamento denominado DTE (data terminal equipment) é responsável por gerar e receber sinais digitais.

Alternativas
Comentários
  • Os equipamentos processadores (geram e recebem os dados) são conhecidos por DTE (“Data Terminal Equipment”) os equipamentos que se encarregam de codificar ou modular os dados de uma forma adequada às condições do meio de transmissão são conhecidos por DCE (“Data Circuit-terminating Equipment”).

    http://www.dei.isep.ipp.pt/~andre/documentos/dte.html
  • Questão estilo CESPE. Ele não especificou que tipos de sinais. Algum sinal do DTE gera e recebe, afinal de contas ele faz parte do canal de comunicação. Se fosse sinal de clock, estaria errado, pois a sincronização do canal é feita pelo DCE. No caso, ele se referiu a sinais de dados. Grande parte dos dados originam-se de equipamentos DTEs e são encaminhados para equiapmentos DCE. Por isso, podemos dizer que a afirmação está correta.

     

    DTE - Data Terminal Equipment - Este é um dispositivo ligado a uma rede que funciona como fonte de dados, destino de dados ou ambos. É ligado a uma rede de computadores através dum DCE (por exemplo um Modem), e normalmente usa sinais de clock gerados pelo DCE. Exemplos de DTEs são: computadores, dispositivos tradutores de protocolo (ex. routers para linha alugada) e distribuidores de sinal em rede.

    DCE - Data Circuit-Terminating Equipment - É constituído por dispositivos e ligações físicas a uma rede de comunicações. Fornece portanto a ligação física da rede, reecaminha e reenvia tráfego de rede e gera sinais de clock que são usados para sincronizar a transmissão de dados entre ele próprio e dispositivos DTE. (Ex: Modem, Switch, etc...)

    (Ora pois...)

  • Da mesma forma que a questão anterior Pela palavra "terminal"é onde se distribui (recebendo/gerando).

ID
155740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos fundamentos de comunicação de dados, julgue
os itens a seguir.

Entre as funções típicas de um DCE (data circuitterminating equipment), encontram-se a de codificar informação e a de modular sinais digitais, adequando esses sinais às condições do meio de transmissão.

Alternativas
Comentários
  • Os equipamentos processadores (geram e recebem os dados) são conhecidos por DTE (“Data Terminal Equipment”) os equipamentos que se encarregam de codificar ou modular os dados de uma forma adequada às condições do meio de transmissão são conhecidos por DCE (“Data Circuit-terminating Equipment”).

     

     

    http://www.dei.isep.ipp.pt/~andre/documentos/dte.html

  • Pela palavra "circuitterminating" descobri que é onde temos um ponto final a ser trabalhado e adequado.

ID
155743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos fundamentos de comunicação de dados, julgue
os itens a seguir.

Em uma comunicação do tipo full duplex, a transmissão dos dados é feita em ambos os sentidos, porém em momentos diferentes.

Alternativas
Comentários
  • Comunicação simplex - quando há um dispositivo emissor e outro dispositivo receptor, sendo que este papel não se inverte no período de transmissão. A transmissão tem sentido unidirecional, não havendo retorno do receptor;

    Comunicação full-duplex (ou duplex)- quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional);

    Comunicação half-duplex (ou semi-duplex)- quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém não simultaneamente, a transmissão tem sentido bidirecional também.
  • Full-duplex
    Neste modo, ambas estações podem transmitir e receber simultaneamente. Sinais em direções opostas compartilham a capacidade do link ou canal.

    QUESTÃO ERRADA

  • Tipos de enlaces de transmissão:

    SIMPLEX - Unidirecional - Ex.: TV

    DUPLEX - Bidirecional - Ex.: Celular ,ou seja, transmissão do tipo

    Full Duplex feita simultaneamente(mesmo momento) - Telefone e o tipo

    Half Duplex (Transmissão é alternada) Ex.: Rádio Waltalk.

  • gab e. Na comunicação Full, os envios são simultâneos e para todas direções.


ID
155782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que diz respeito a tecnologias e padrões para interligação de
redes locais e de longa distância, julgue os itens a seguir.

A tecnologia frame relay é capaz de detectar erros na transmissão de dados, mas não os corrige.

Alternativas
Comentários
  • Frame Relay é um serviço de comutação de pacotesde circuitos virtuais SEM controle de erros e SEM controle de fluxo.

    Quando um comutador Frame Relay detecta um erro em um pacote, ele descarta os dados. Correção de erros fica a cargo dos endpoints

    Resposta: Certa

     

  • Frame Relay:
    - Apresenta detecção de erros apenas na camada de enlace, porém, não tem controle de erros e nem de fluxo;  não há sequer política de retransmissão, caso o quadro sofra danos(eh descartado em silêncio).
    - Possui circuito virtual permanente(são caras, pois eh pago mesmo sem uso; e tem uma unica conexão para cada destino) e o circuito virtual comutado(cria conexão curta e temporaria, apenas durante a transferencia de dados).


ID
157069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a redes de computadores, transmissão de informação, meios de transmissão, julgue os itens a seguir.

A largura de banda de um canal de comunicação é a diferença entre a maior e a menor freqüência que pode ser utilizada por esse canal. Essa limitação pode ser física, devido ao tipo de meio físico utilizado, ou imposta por meio de filtros.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. Esta medida representa a quantidade de sinais que podem ser transportados por um canal. Nas comunicações analógicas, o seu valor é a diferença entre a freqüência mais alta e baixa que pode ser transportada por um canal. Quanto maior a faixa de freqüências, mais intervalos de freqüência podem ser alocados para representar dados.

  • LARGURA DE BANDA = MEDIDA EM BITS.


ID
158017
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nos sistemas multimídia,

Alternativas
Comentários
  •  Streaming ou fluxo de mídia é uma forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes. Ela é frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimídia através da Internet.

  • Nos sistemas multimídia podemos ter as mídias discretas (ou estáticas) e as midias contínuas (ou dinâmicas).

    Mídias discretas (estáticas): são compostas por itens de informação com dimensões unicamente espaciais, independentes do tempo. O tempo não faz parte da semântica da informação (os itens podem ser agrupados em qualquer ordem temporal). Como exemplos temos os textos, as imagens e os gráficos.

    Mídias contínuas (dinâmicas): são compostas por itens de informação que dependem do tempo, ou seja, existe a dimensão temporal. O tempo faz parte da semântica da informação (os itens deve ser agrupados na ordem temporal, ou o significado da informação pode ser alterado). Como exemplos temos os áudios, os vídeos e as animações).

    As mídias capturadas são os áudios, vídeos e fotografias retirados diretamente do mundo real.

    As mídias sintetizadas são representações baseadas em informações do mundo real, como textos, gráficos e animações.

    Com isso já podemos nos certificar que a  alternativa correta é a B.

  • Nobres Amigos,

       Postei no meu blog alguns comentários sobre esta questão. Espero que possa ajudá-los. Favor acessar: http://www.questoesdeconcurso.net/2012/08/streaming.html

       Muito Obrigado!

ID
159076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a transmissão de dados, julgue os itens a seguir.

A largura de banda de um canal corresponde à freqüência máxima que este pode transmitir.

Alternativas
Comentários
  • A largura de banda corresponde a frequencia máxima - frequencia mínima do meio em questão.

  • LARGURA DE BANDA -

    A faixa de freqüências disponível para envio de informação; a diferença entre a maior e a menor freqüência da banda é media em Hertz.

  • A largura de banda de um canal de comunicação representa a frequência máxima que é possível usar nesse canal mantendo um conjunto de condições predefinidas, nomeadamente quanto à atenuação de sinal.

    QUESTÃO ERRADA

  • Largura de banda é a medida da faixa de freqüência, em hertz, de um sistema ou sinal. (wikipedia)

    Todo sistema de transmissão possui uma faixa limitada de freqüências analógicas, chamada largura de banda ou banda passante. (Anderson Kohl).

  • A largura de banda de um canal de comunicação é a diferença entre a maior e a menor freqüência que pode ser utilizada por esse canal. Essa limitação pode ser física, devido ao tipo de meio físico utilizado, ou imposta por meio de filtros.  

    "Ctrl c + Ctrl v" da questão Q52354 (CESPE)

ID
159079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a transmissão de dados, julgue os itens a seguir.

A capacidade de um canal com largura de banda de 4 kHz e relação sinal ruído de 30 dB é inferior a 20 kbps.

Alternativas
Comentários
  • Pelo teorema de Shannon, temos
     C =  B \log_2 \left( 1+\frac{S}{N} \right)
    Onde, B=4000hz; S/N=30. Colocando na calculadora temos 19816,79 ou 19,816 Kbps. Portanto a resposta é certa, na minha opinião.
  • Tá ERRADO mesmo. Veja:

    A equação é:

    Capacidade = Frequencia * lg(1+s/n)

    Frequencia = 4KHz

    e esse logarítmo maluco? Simples:

    30db = 10*log (1+s/n)

    logo
    1+s/n = 1000

    voltando na equacao inicial, lg(1+s/n) é igual a lg(1000) que pode ser arredondado para lg(1024) que é 10 (pois 2^10= 1024)

    Então temos,

    Capacidade = 4khz * 10 = 40Kbps que é > 20, ao contrário do que informa a questão.
  • Pela Lei de Shannon, temos:

    C = W log2 (1+S/N)

    C = Capacidade do sinal ; W = Largura de Banda ; S/N = relação sinal-ruído.

    Utilizando as propriedades de logarítimos, podemos simplificar a expressão acima para:

    C = W (SNR/3) ; (SNR: relação sinal ruído - Db) [vale a pena decorar essa expressão da Lei de Shannon simplificada]

    Assim, podemos resolver a questão facilmente:
    C = 4 x (30/3) = 4 x 10 = 40Kbps.

    Item errado.

  • De onde veio esse dividido por 3?
  • A equação de Shannon é C = F * log2(1 + S/N). O problema é que esse S/N é em watts, e não em decibéis, então tem que fazer uma conversão: SNR(em dB) = 10 * log10(S/N)

  • Em 1944, Claude Shannon introduziu uma fórmula, chamada capacidade de Shannon,para determinar a taxa de dados teórica máxima para um canal com ruído. A capacidade é dada pela formula a seguir:

    Capacidade = largura de banda × log2 (1 + SNR)

    Nessa fórmula, a largura de banda é a largura de banda do canal, SNR refere-se à relação sinal/ruído e capacidade é a capacidade do canal em bits por segundo.

    Vamos à questão: "A capacidade de um canal com largura de banda de 4 kHz e relação sinal ruído de 30 dB é inferior a 20 kbps", tendo como exemplo o calculo deste autor[1],

    SNR dB = 10 log10 SNR, #ou relaçaõ sinal ruido por db

    SNR = 10^SNRdb/10, substituindo, fica SNR = 10^(30/10) = 10^3 = 1000

    Como informado no início, a capacidade é calculada como segue[1]

    Capacidade = largura de banda × log2 (1 + SNR)

    Substituindo-se pelos dados da questão, tem-se que:

    C = 3000log2 (1 + 1000)

    C= 3000 × 9,96722...

    C= 29901,68bps

    Como a questão pede o calculo em kbps, devemos dividir por 1024 para obtermos o valor exato em kbps, que vai dar o seguinte:

    C= 29.2kbps

    Isso significa que a taxa de transferência mais alta para esta canal é de 29.2kbps. Se quisermos enviar dados de forma mais rápida que essa, podemos aumentar a largura de banda da linha ou então melhorar a relação sinal/ruído.

    Atenção, moçada, eu fiz o cálculo acima com base nas explicações deste autor[1]

    Fonte:

    [1] Forouzan, Comunicacao de Dados


ID
159082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a transmissão de dados, julgue os itens a seguir.

De acordo com a teoria de Shannon, é possível, desde que seja empregada codificação de canal adequada, que seja transmitido sinal com taxa, em bps, infinita em largura de banda, em Hz, nula.

Alternativas
Comentários
  • Equação de Shannon:

    Capacidade do canal = Frequencia * lg(1+s/n)

    Se a frequencia em Hz for nula, a capacidade do canal será nula.
  • Correção:

    De acordo com a teoria de Shannon, é possível, desde que seja empregada codificação de canal adequada, que seja transmitido sinal com taxa, em bps, infinita QUANDO O RUÍDO for nulo.

     

     

    C=B*log2(1+s/N) =B*log2(1+s/0) = B*log2(1+INF) = B*log2(INF) = B*INF = Infinito

    Ou seja, segundo shannon, quando N=0, a capacidade do canal é infinita


ID
159085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a transmissão de dados, julgue os itens a seguir.

A atenuação do sinal em um meio de transmissão diz respeito à redução de intensidade do sinal à medida que ele percorre o meio.

Alternativas
Comentários
  • A atenuação consiste numa redução da potência do sinal ao longo do meio de transmissão. A atenuação resulta da perda de energia do sinal por absorção ou por fuga de energia. Nos meios de transmissão não guiados (espaço livre), a dispersão da energia pelo espaço pode também ser vista como uma forma de atenuação, uma vez que a potência do sinal que atinge o receptor é menor que a potência emitida.

    QUESTÃO CERTA

  • Atenuação corresponde a diminuição gradativa da amplitude de um sinal que se propaga num meio de transmissão.

     

    Componentes:

    - Absorção: é a drenagem de energia do sinal por parte do meio de transmissão.

    - Dispersão: A dispersão é o fenômeno da separação das várias componentes espectrais de uma onda ao longo do percurso por causa da dependência da velocidade da onda com sua frequência

  • A atenuação do sinal diz respeito à perda da energia de um sinal em virtude da resistência do meio de transmissão.

    A atenuação depende do meio de transmissão que é utilizado para a transmissão do sinal, por exemplo, nos cabos coaxiais a atenuação é muito MAIOR do que em cabos de par trançado. 


ID
159088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a transmissão de dados, julgue os itens a seguir.

As fibras ópticas do tipo monomodo têm núcleo com diâmetro inferior ao das fibras do tipo multimodo, e permitem a transmissão de maiores taxas de dados a distâncias mais longas.

Alternativas
Comentários
  • FIBRAS MULTIMODO
    As fibras Multimodo têm núcleos maiores (aproximadamente 62,5 micrómetros de diâmetro) e transmitem luz infravermelha (comprimento de onda de 850 a 1300 nm) a partir de díodos emissores de luz (LEDs).

    FIBRAS MONOMODO
    As fibras de modo simples têm núcleos pequenos (aproximadamente 9 micrómetros de diâmetro) e transmitem luz laser infravermelha (comprimento de onda de 1300 a 1550 nanómetros). Neste tipo de fibras o diâmetro do núcleo é tão pequeno que não há mais do que um modo de propagação. Logo, não existe dispersão inter modal. A largura de banda utilizável é maior do que em qualquer dos tipos de fibra multimodo.

    Multimodo 850nm & 1300nm
    Loss Budget @ 13dB
    Distancias até 4km

    Monomodo 1310nm & 1550nm
    Loss Budget @ 19dB
    Distancias até 50km

    QUESTÃO CERTA

  • Tipos de Fibras:
    MULTIMODO
    : têm núcleos maiores e transmitem luz infravermelha a partir de díodos emissores de luz (LEDs). Sao de dois tipos:
    Step Índex: o índice de refração do núcleo é constante. Isso limita sua aplicação a curtas distâncias e a uma largura de banda inferior à de outros tipos.
    Graded Index: o índice de refracção do núcleo tem uma variação parabólica. A largura de banda utilizável é superior à da fibra Step index.

    MONOMODO: núcleos tao pequenos, que so ha um modo de propagação; transmitem luz laser infravermelha.Largura de banda maior q na multimodo.
  • Comentário copiado do colega Felipe AlfaPapaFox de outra questão:

     

    "Galera, vamos lá... comentários objetivos e eficientes !

    Multimodo = Mais barata, menos potente, menor distância ! utiliza-se de LED. 

    Monomodo= Mais cara, mais potente, distância maiores ! Utiliza-se de Laser ! " (sic passimGrifei)

     

    Qualquer crítica, chamar no chat. Tmj!

  • ✿ Cabo de Fibra Óptica

    Consiste em uma Casca e um Núcleo (de vidro) para transmissão de luz. Possui capacidade de transmissão virtualmente infinita, é imune a interferências eletromagnéticas e consegue ligar distâncias maiores sem a necessidade de repetidores. Como desvantagens, podemos dizer que é

    incapaz de fazer curvas acentuadas, além de ter um custo de instalação e manutenção muito alto em relação ao par trançado. Entendido? Há dois tipos de fibra: Monomodo e Multimodo.

    A Fibra Multimodo leva o feixe de luz por vários modos ou caminhos, por uma distância menor, com menores taxas de transmissão, mais imprecisa, diâmetro maior e alto índice de refração e atenuação, mas possui construção mais simples, é mais barata e utilizada em LANs.

    A Fibra Monomodo leva o feixe de luz por um único modo ou caminho, por uma distância maior, com maiores taxas de transmissão, mais precisa, diâmetro menor e baixo índice de refração e atenuação, mas possui construção mais complexa, é mais cara e utilizada em WANs.

    Fonte: Prof. Diogo Carvalho – Estratégia Concursos

  • As fibras ópticas do tipo monomodo têm núcleo com diâmetro de aproximadamente 7 mícrons, ao passo que as fibras do tipo multimodo têm núcleo entre 50 a 100 mícrons. Além disso, as fibras ópticas monomodo permitem a transmissão de maiores taxas de dados a distâncias mais longas, por exemplo, nos cabos ópticos submarinos que cruzam os oceanos com elevadíssimas taxas de dados.

    Nas fibras ópticas do tipo monomodo a propagação da luz ocorre praticamente na horizontal, com retardo desprezível e com pequena distorção do sinal.

  • MONOMODO = -ARROMBADO

    MULTIMODO = +ARROMBADO


ID
162223
Banca
FCC
Órgão
TCE-AL
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No âmbito específico da transmissão de voz e vídeo por uma rede de computadores, é fundamental na construção de uma rede robusta para videoconferência com H.323, o

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, por favor denunciem como inapropriado os comentários que são apenas a transcrição da resposta."Não é um comentário, e sim a cópia da alternativa correta. Logo, não agrega valor valor aos colaboradores do questoesdeconcursos.com.br"
  • Gatekeepers
    Componentes mais importantes. Atuam como ponto central para todas as chamadas dentro de sua zona (Zona é oconjunto de todos terminais, gateways e MCUs gerenciados por um único gatekeeper. Uma zona deve incluir, pelo menos, um terminal e pode incluir segmentos de LAN conectados usando roteadores) e provêem serviços de controle de chamada para registrar participantes. Dentre outras coisas, são também responsáveis pelo gerenciamento da largura de banda em conferências H.323.

  • O padrão H.323 especifica quatro tipos de componentes que, juntos, possibilitam a comunicação multimídia [2]. São eles:

    • Terminais
      São os computadores pessoais utilizados na rede, a qual provê comunicação em tempo real. Todos os terminais devem suportar voz. O suporte à vídeo e dados é opcional.
    • Gateways
      São elementos opcionais em conferências H.323, que têm como função prover a comunicação de terminais H.323 com outros terminais de padrões diferentes (H.310, H.321, H.322).
    • Gatekeepers
      Componentes mais importantes. Atuam como ponto central para todas as chamadas dentro de sua zona (Zona é oconjunto de todos terminais, gateways e MCUs gerenciados por um único gatekeeper. Uma zona deve incluir, pelo menos, um terminal e pode incluir segmentos de LAN conectados usando roteadores) e provêem serviços de controle de chamada para registrar participantes. Dentre outras coisas, são também responsáveis pelo gerenciamento da largura de banda em conferências H.323.
    • Multipoint Control Units (MCUs)
      Suporta conferências entre três ou mais participantes. Sob H.323, um MCU consiste de um Multipoint Controller (MC) e zero ou mais Multipoint Processors (MP). O MC manipula as negociações entre todos os terminais para determinar capacidades comuns para processamento de áudio e vídeo. Já o MP é o responsável por mesclar, chavear e processar os bits de áudio, vídeo e/ou dados.

    Um sistema que utiliza o padrão H.323 e as recomendações ITU-T associadas provê uma forma útil e flexível para comunicação multimídia, e o fato de ser executado sobre diversas plataformas o torna escalável. As recomendações relacionadas ao padrão H.323 continuam a evoluir e a serem adaptadas a novas situações através de um esforço contínuo do grupo de estudo da ITU-T [6]. Muitas dificuldades que surgem na utilização do H.323 são decorrentes de outros problemas relacionados, como por exemplo, a garantia de qualidade de serviço durante toda a sessão.

  • LETRA A.

    Segundo a Teleco(2014),"

    Gatekeepers

    O padrão H.323 define o gatekeeper, em um serviço multimídia, como um servidor de nível de administração, o qual provê serviços para os endpoints (um endpoint pode ser um terminal, um gateway ou mesmo uma Unidade de Controle multiponto). Os serviços providos pelos gatekeepers compreendem:

    • Resolução de endereços;
    • Controle de admissão;
    • Gerenciamento de banda;
    • Gerenciamento de zona
    "

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialh323xsip/pagina_2.asp


  • Questão para anular. O Gatekeeper não é obrigatório, e mesmo assim o responsável para o tratamento de mídia em videconferência é o Multipoint Control Units (MCUs). Eu entraria de sola para anular.

    Gabarito LETRA A


ID
180559
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em função de sua lógica de funcionamento, o protocolo CSMA/CD pode assumir um de três estados:

Alternativas
Comentários
  • Durante o curso da execução, o método de acesso CSMA/CD (CSMA com detecção de colisão) pode assumir um dos três estados a seguir: contenção (disputa), ocioso (inatividade) ou transmissão

  • O CSMA/CD pode estar em um destes três estados: disputa, transmissão ou inatividade. (Tanenbaum 5°ed, pág 169)

  • a-

    CSMA/CD can be in one of three states: contention, transmission, or idle.


ID
197530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a comunicação de dados, redes e conectividade,
julgue os seguintes itens.

Na time division multiplexing (TDM), os usuários revezam, em um esquema circular, e cada um periodicamente obtém a largura de banda inteira por determinado período de tempo. A multiplexação estática é embasada em demanda de várias origens de dados por um enlace ou canal compartilhado.

Alternativas
Comentários
  • TDM (Time division multiplexing) - O canal é dividido em períodos de tempo. Para cada um é alocado todo o canal por um período. Periodicamente tem a largura de banda inteira. Ex: Bluetooth. Utilizada em circuitos digitais e analógicos (raramente).


    FDM (Frequency Division Multiplexing) - O canal é dividido em freqüências. Para cada um é definido uma frequência. Ex: ADSL utiliza 0k a 4k para telefonia, 4k a 50k para upload e 50k a 1M para download. Exige circuitos analógicos.


    WDM (Wavelength Division Multiplexing) – Variação da FDM. Canais de fibra óptica sendo multiplexados em apenas um canal óptico.

  • Erro de digitação da questão, onde está estático deveria ser estatístico. Existe TDM síncrono e estatístico (ou assíncrono).

    [Forouzan p. 169]

     

  • No TDM Síncrono o Tempo é dividido em frames, que por sua vez são divididos em slots. Já no TDM ESTATÍSTICO, que é sinônimo de Assíncrono, não existe o conceito de fixação frame.

    Gab. C

  • Obrien se houve erro de digitação da questao, não foi do QC. Fui olhar a prova e lá tá exatamente como postado aqui. Ou seja, questão deveria, no mínimo, ser considerada errada.

    Segundo[1], a TDM "é um processo digital que permite que várias conexões compartilhem um link de maior largura de banda. Em vez de compartilhar parte da largura de banda, como acontece no FDM, o que é compartilhado aqui é o tempo. Podemos dividir o TDM em dois tipos distintos: síncrono e estatístico".

    Sem mimimi e na lata, questão errada!!!!

    Fonte:

    [1] Forouzan, CDRC


ID
197533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a comunicação de dados, redes e conectividade,
julgue os seguintes itens.

As linhas de transmissão possuem problemas de atenuação, distorção de retardo e ruído. Na modulação por fase BPSK, a onda portadora é deslocada em fase de forma sistemática e cada deslocamento de fase transmite 8 bits de informação.

Alternativas
Comentários
  • Binary phase-shift keying (BPSK), conforme o próprio nome diz, transfere apenas 1 bit (binário). É forma mais simples do método de transferência por descolamento de fase (PSK).

    As ondas são defasadas em 180 graus. Portanto, só existem duas representações possíveis.

    Esse modelo é mais robusto (pois o demodulador raramente errará pensando que 180 é na verdade -180) porém transmite poucas informações,  não sendo adequado para transferências que enviem altos volumes de dados

    E como vocês já devem imaginar, existem outras formas de transmissão que permitem enviar mais bits, como 4bits (QPSK)

  • No BPSK temos apenas dois elementos de sinal, um com fase 0 graus e o outro com fase 180 graus. O bit 1 (tensão positiva) é representado por uma fase iniciando em 0 grau; o bit 0 (tensão negativa) é representado por uma fase iniciando em 180 graus.

    No mais, me parece um escândalo q tal questão tenha caido pra Analista de Sistemas (ainda mais do DETRAN)...será q é pros cara q desenvolvem sistemas pra radares??? Se for, tudo bem!!!

    Fonte:

    [1] CDRC, Forouzan


ID
201430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação a redes de computadores, julgue os itens seguintes.

No modo half-duplex, cada estação de uma rede de computadores pode transmitir e receber, desde que não simultaneamente. Entretanto, a capacidade total do canal tem de ser dividida entre os dois sentidos de transmissão.

Alternativas
Comentários
  • A primeira afirmativa: "No modo half-duplex, cada estação de uma rede de computadores pode transmitir e receber, desde que não simultaneamente" está correta. Já a segunda: "Entretanto, a capacidade total do canal tem de ser dividida entre os dois sentidos de transmissão" está errada, pois como as transmissões ocorrem em momento distinto não a existe a necessidade de dividir o canal entre os dois sentidos da transmissão.

  • Nem mesmo no modo full-duplex isso ocorre (os dois canais não podem ser somados para apenas enviar ou apenas receber).

  • Gabarito = errado

    Primeira parte da questão está perfeita, todavia não haverá divisão , já que que tanto o recebimento quanto o envio não ocorre simultâneamente.


ID
201445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede Fast Ethernet é compatível com as versões anteriores da tecnologia Ethernet e, nessa rede, é possível a transmissão de dados a uma taxa de 100 Mbps.

Alternativas
Comentários
  •  Surgindo da necessidade de uma upgrade da tecnologia já existente(10Mbit), em a IEEE lançou a norma 802.3u definindo o padrão 100BASE-T, ou seja, a Ethernet com 100Mbit/s de transferência, porém, mantendo a compatibilidade e características básicas do antigo padrão Ethernet 10Mbit/s, tais como:

    - o formato do frame (quadro)
    - a quantidade de dados que um frame pode carregar, e
    - o mecanismo de controle de acesso chamado de CSMA/CD,

    A diferença do padrão original é representada apenas pela taxa de transmissão de pacotes, o padrão 100BASE-T pode trafegar 10 vezes mais dados do que o formato original. A Fast Ethernet vem se tornando a tecnologia com melhor custo/benefício e economicamente mais viável de rede de computadores por garantir compatibilidade com as redes mais existentes e pelo custo do cabo.

    Alguns exemplos do padrão Fast Ethernet são: 100BASE-TX, 100BASE-T4, 100BASE-FX, 100BASE-SX, 100BASE-BX.

  • Complementando o comentário do colega, segue a fonte na qual foi retirada a questão:

     

    O Fast Ethernet (Ethernet-rápida) foi desenvolvido para concorrer com outros protocolos de LAN, tais como o FDDI (ou Fiber Channel, como às vezes é denominado). O IEEE criou o Fast Ethernet sob a padronização 802.3u. O Fast Ethernet é compatível com as versões anteriores da Ethernet-padrão, mas é capaz de transmitir dados dez vezes mais rápido, a uma velocidade de 100 Mbps.
     

    Fonte: Comunicação de Dados e Redes de Computadores - Behrouz A. Forouzan - 4ª edição

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Ethernet: 10Mbps

    Fast-Ethernet: 100Mbps

    Gigabit-Ethernet: 1000Mbps ou 1Gbps

    10Gigabit-Ethernet: 10000Mbps ou 10Gbps

  • essa compatibilidade com outras versões é chamada de auto negociação

    qualquer erro, avisem !


ID
204736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às redes de computadores, julgue os itens a seguir.

Comparadas às redes de longa distância, as redes locais se caracterizam por taxas de erros mais baixas e taxas de transmissão mais altas.

Alternativas
Comentários
  • LAN tem hots ligados diretamente nela, alta taxa de transmissão (100 Mbps ou mais), baixa taxa de erro, vários tipos de protocolos de transporte (tcp/ip, netbeui e ipx/spx) e de Propriedade privada (dentro dos limites da empresa ou casa) e atende a área geográfica relativamente pequena.


    http://todostutoriaisweb.blogspot.com.br/2013/04/redes-de-computadores-qestionario.html


ID
210088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de tecnologias e protocolos de rede sem fio, julgue os
itens subsequentes.

A técnica de frequency hopping spread spectrum (FHSS) permite o envio de dados simultaneamente, desde que por meio de frequency-division multiplexing (FDM).

Alternativas
Comentários
  • Frequency-hopping spread spectrum (FHSS) é um método de transmissão de sinais de rádio através da rápida troca uma transportadora entre muitos canais de freqüência, usando uma seqüência pseudo conhecido pelo transmissor e receptor. É utilizada como um método de acesso múltiplo no acesso freqüência-hopping code division multiple (FH-CDMA) regime.

  • FHSS e FDM são técnicas de modulação de sinal para envio de dados em rede sem fio. São independentes entre si. Por esse motivo, a questão está errada.

  • São técnicas diferentes, e uma não faz parte da outra. Segundo[1], "no FDM, cada estação usa 1/M da largura de banda, mas a alocação é fixa; no FHSS, cada estação usa 1/M da largura de banda; entretanto, a alocação muda de salto em salto".

    Fonte:

    [1] Forouzan


ID
210376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à infraestrutura Ethernet, julgue os próximos itens.

A implementação 100BASE-TX emprega comunicação halfduplex, o que significa que as estações não podem transmitir e receber dados ao mesmo tempo.

Alternativas
Comentários
  • Na comunicação half-duplex a transmissão (envio/recebimento) pode ocorrer simultaneamente.

  • Em sua configuração típica, 100BASE-TX, usa um par de fios trançados em cada direção, provendo 100 Mbit/s de throughput em cada direção (full-duplex). 

  • Emprega a comunicação Full duplex com switches
  • A implementação 100BASE-TX emprega comunicação halfduplex full-duplex, o que significa que as estações não podem transmitir e receber dados ao mesmo tempo.
  • Como é o negócio homi??? Comunicação halfduplex full-duplex??? Que isso rapaz...
    O erro da questão é dizer que o 100BASE-TX emprega comunicação halfduplex e que dessa forma poderá transmitir e receber dados ao mesmo tempo.
    Essa é a definição de full-duplex. Só isso, OK?

    Abraços,

  • Um cabo do tipo 100BASE-TX é caracterizado por utilizar 2 pares de fios de cobre (1-2 e 3-6). Desses dois pares, um é utilizado para o envio dos dados e o outro par para o recebimento. Dessa forma, é perfeitamente possível utilizar a operação fullduplex. Já um cabo do tipo 100BASE-T utiliza os mesmos 2 pares, porém, os dois pares são utilizados simultaneamente para o envio ou para o recebimento. Por conta disso, sua eletrônica é mais complexa. Esse tipo de cabo também pode utilizar full-duplex, apesar de não ser tão comum.
  • A implementação 100BASE-TX pode empregar tanto comunicação half-duplex quanto full-duplex. Tudo vai depender dos ativos de rede envolvidos e como eles estão interligados. Portanto não há nada de errado na afirmação.
    Na minha opinião, gabarito CORRETO.
  • Em sua configuração típica, 100BASE-TX, usa um par de fios trançados em cada direção, provendo 100 Mbit/s de throughput em cada direção (full-duplex).

    Entretanto, também poderá ser em modo hal-duplex.

    Acho que a questão está correta.
  • ERRADO, pois 100Base-TX é full-duplex, e não half-duplex como menciona a questão.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.183),"O sistema 100Base-TX é full-duplex; as estações podem transmitir a 100 Mbps em um par trançado e recebem em 100 Mbps em outro par trançado ao mesmo tempo."

    CORREÇÃO

    **A implementação 100BASE-TX emprega comunicação FULL-DUPLEX, o que significa que as estações PODEM transmitir e receber dados ao mesmo tempo.

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.


  • Também concordo com amigo, ele pode operar tanto em half como Full, se tiver operando em halt à questão está correta.

  • Questão bem polêmica, pois pode gerar duas interpretações...

     

    Levando em consideração que o padrão 100BASE-TX pode empregar tanto half-duplex quanto full-duplex...

    Interpretação 1: A segunda oração explica corretamente o conceito de half-duplex citado anteriormente, o que tornaria a questão CORRETA

    Interpretação 2: A segunda oração restringe o padrão como se operasse apenas em half-duplex, desconsiderando o modo full-duplex que não foi citado, o que tornaria a questão ERRADA

     

    Vivo errando essa questão, pois acabo tendo a primeira interpretação.

     

     

    Segue abaixo uma fonte que cita que o padrão 100BASE-TX suporta transmissões a half-duplex ou full-duplex

     

    Fast Ethernet


    O padrão 100 Base-T de Ethernet a 100Mbit/s mantém as principais características do padrão Ethernet 10Mbit/s, tais como o formato do frame, a quantidade de dados que um frame pode carregar, e o mecanismo de controle de acesso ao meio, diferenciando do padrão original apenas na velocidade de transmissão dos pacotes, que no padrão 100 Base-T é 10 vezes maior que no original.

    Há três meios que foram especificados para transmitir sinais Ethernet a 100Mbit/s: 100BaseT4, 100BaseTX e 100BaseFX. É sempre bom lembrar que "100" indica que a velocidade do meio é de 100Mbit/s, e "Base", significa que o tipo de sinalização é a banda básica, ou seja, apenas sinais Ethernet são transmitidos no meio. Já T4, TX e FX identificam o meio físico utilizado.

    o tipo T4 utiliza quatro canais de par trançado tipo telephone grade (UTP - Categoria 3), suportando somente transmissões half-duplex
    o TX utiliza dois cabos de par trançado tipo data grade (UTP ou STP Categoria 5), suportando transmissões a half-duplex ou full-duplex
    já o FX utiliza fibra ótica, com transmissão a half-duplex ou full-duplex. Os padrões TX e FX são coletivamente conhecidos como 100Base-X.

     

    Fonte: Redes de Computadores - Julio Ross - 2008

     

     

    Segue também outra questão...

     

    Ano: 2013 Banca: CESGRANRIO Órgão: BNDES Prova: Profissional Básico - Análise de Sistemas - Suporte

    O padrão IEEE 802.3 prevê, ao longo de seu e texto e das várias opções especificadas, dois modos de operação: o half-duplex e o full-duplex
    As opções de interface 100BASE-T, 1000BASE-T, 10GBASE-T, 10GBASE-LX preveem, respectivamente, o uso dos modos

    a) tanto half-duplex como full-duplex para todas as opções

    b) tanto half-duplex como full-duplex para as três primeiras opções e apenas full-duplex para a quarta opção

    c) tanto half-duplex como full-duplex para as duas primeiras opções e apenas full-duplex para as outras duas opções

    d) apenas half-duplex para a primeira opção, tanto half- duplex como full-duplex para a segunda opção e apenas full-duplex para a terceira e quarta opções.

    e) apenas half-duplex para a primeira opção, tanto half-duplex como full-duplex para a segunda e terceira opções, e apenas full duplex para a quarta opção.

     

    Resposta: C

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    100Base-TX: UTP de dois fios fast ethernet.

  • [1]

    100Base-TX Par trançado 100 m Full-duplex a 100 Mbps (UTP da Categoria 5)

    100Base-FX Fibra óptica 2.000 m Full-duplex a 100 Mbps; grandes distâncias

    [2]

    No modo simplex, a comunicação é unidirecional; apenas um dos dois dispositivos em um link pode transmitir; o outro pode apenas receber(Ex.: Teclados e monitores). O modo simplex pode usar toda a capacidade do canal para enviar dados em uma única direção.

    No modo half-duplex, cada estação pode transmitir, assim como receber, mas não ao mesmo tempo. Quando um dispositivo está transmitindo, o outro pode apenas receber e vice-versa(Ex.: Walkie-talkies e rádios CB)

    No modo full-duplex (também chamado duplex), ambas as estações podem transmitir e receber simultaneamente(Ex.: rede telefônica)

    [3]

    T4 usa half-duplex; TX, full duplex

    Citadas as fontes, vamos aos erros dos comentários:

    Mauricio Lago, lê o comentário do HPTP;

    Mamede tá redondamento enganado. Mamede, Releia a questao (não dá pra explicar uma coisa q vc sequer leu!!!)

    Thiago Nuno tbm tá errado!!!, veja o q eu postei acima[2].

    Fossa, essa sua teoria só se aplica na hora de elaborar um recurso...pensar dessa forma na hora de resolver uma prova...vc vai levar um "tombo daqueles"

    Danilo, meu Nobre, o erro q vc apontou não existe. Dê uma lida no meu comentário[2] acima!!!

    Fernanda Rigormorte, e se eu usar uma conexão direta(crossover) sem switch envolvido na parada??? Hem???

    Por fim, cuidado com o q vcs fazem quando ngm tá olhando(estudando por fontes babinhas). Essa[3], por exemplo, aparentemente de peso, diz q o TX pode funcionar em modo half-duplex, o q é um erro, segundo eu apurei de uns autores PG ai de baixo!!!

    Fonte:

    [1] Tanenbaum, 5ed

    [2] Forouzan, CDRC

    [3] http://penta2.ufrgs.br/rc952/trab2/fe21.html

    [4] Redes De Computadores Descomplicadas, Sócrates Arantes Teixeira Filho · 2019


ID
223318
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que diz respeito à comunicação de dados, a modalidade de comunicação full-duplex é caracterizada por transmissão e recepção:

Alternativas
Comentários
  • Isso está na página 137 do livro de Tanenbaum, quarta edição em português

    "Uma  conexão que permite tráfego em ambos os sentidos simutâneamente é chamada full-duplex (Usando frequências diferentes para sentidos diferentes)"

    A parte de frequências distintas faz sentido. Na divisão do canal por frequência, por exemplo, é preciso até mesmo uma faixa de frequência guarda entre uma divisão e outra, que não é utilizada, para impedir que uma frequência alcance o limite da outra. Então não teria como transmitir nos dois sentidos na mesma frequência.

    Não entendi muito essa parte de  linha já que podemos utilizar divisão de frequência em uma mesma linha para transmitir dois sinais, ou não? Então, por que não a (e)? Alguém sabe?
  • Uma comunicação é dita full duplex (também chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos), uma linha full-duplex pode transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmissão de dados.
    Boa analogia é pensar numa via pública com duplo sentido para circulação de veículos. Os sentidos de trânsito da via serão contrários, 
    simuntâneos e independentes.
     
  • Esta questão deveria ser anulada, pois existe o full-duplex em canais diferentes (por exemplo ethernet 100), em frequencias diferentes (por exemplo ADSL), e ainda NO MESMO CANAL E NA MESMA FREQUENCIA, como na gigabit ethernet!
  • Saber inglês ajuda a resolver questões de informática, pela literalidade das palavras:

    Full = todo, cheio

    Duplex = duplo, bidirecional


ID
230941
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

NÃO faz parte dos principais objetivos de um plano de transmissão:

Alternativas

ID
230944
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Umsinal modulado, cuja frequência central de portadora é de 10 kHz, ocupa uma banda de frequências igual, também, a 10 kHz. Deseja-se converter o sinal para a forma discreta no tempo por meio de um processo de amostragem, de modo que a reconstrução do sinal original seja possível. Qual é a menor taxa de amostragem, expressa em amostras por segundo, que pode ser empregada?

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar porque a resposta é a letra B e não a letra C?
  • Frequencia da portadora 10kHz
    Largura de banda de 10kHz
    Assim o sinal no dominio da frequencia varia de kHz5 a 15 kHz, centrado em10kHz.

    Nyquist fala que a frequencia de amostragem deve ser no minimo duas vezes maior que maior frequencia do sinal a ser amostrado

    Logo 2 x 15KHz = 30KHz

    Fonte: https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/timasters/conversations/topics/77675?var=1


ID
230947
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Umsinal codificado por meio de Modulação por Código de Pulso (PCM) binário é transmitido diretamente através de uma linha digital a uma taxa de 32 kbps. Analise as opções a seguir e indique aquela cuja combinação entre frequência de amostragem e número de níveis de quantização é válida.

Alternativas
Comentários
  • 1 - Pelo teorema de Nyquist a frequância de amostragem é 2Fmax.
    2 - Para dois níveis (0 e 1) temos 1 bit, quatro níveis (0,1, 2 e 3) temos 2 bits .... para 16 níveis (0 a 15) 4 bits. 

    Para encontrarmos a frequência teríamos que dividir por 2 e para chegarmos ao número de bits necessários para a quantização teríamos que fazer a conta dos 0s e 1s, neste caso 1111 = 15 (16 níveis). A conta fica 4 khz e 4 bits = 8 khz e 16 níveis letra d.
  • RESPOSTA: D

    Segundo Nyquist, a Tx de transmissão é dada por:
     C: 2B.log(2)M em bps

    Onde B é a largura de banda do sinal e 2B a frequencia de amostragem. E ainda, Log(2)M se refere a quantidade de símbolos por segundo, advindo do total de níveis (M) empregados no processo.

    Na questão proposta, C é igual a 32Kbps. O comando da questão pede para indicar qual a combinação possível para se chegar a taxa de 32 Kbps.

    SOLUÇÃO:

            i) Será necessário encontrar dois números, X e Y, que multiplicados resultem em 32!! ( X . Y=32)
           ii) X corresponde a frequencia de amostragem dada por 2B;
          iii) Y diz respeito ao resultado de log(2)M.

            # Analisando as alternativas:

                       a) 2B = 4 kHz e M= 8      ---------------------   C= 4 . log(2) 8 = 4 . 3 = 12 kbps        ERRADO
                       b) 2B = 4 kHz e M= 32      -------------------   C= 4 . log(2) 32 = 4 . 5 = 20 kbps        ERRADO
                       c) 2B = 8 kHz e M= 32      -------------------   C= 8 . log(2) 32 = 8 . 5 = 40 kbps        ERRADO

                       d) 2B = 8 kHz e M= 16      -------------------   C= 8 . log(2) 16 = 8 . 4 = 32 kbps        RESPOSTA CERTA

                       e) 2B = 16 kHz e M= 16      -----------------   C= 16 . log(2) 16 = 16 . 4 = 64 kbps        ERRADO


    "Estudar até sair sangue do olho"

ID
230950
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os canais de televisão têm 6 MHz. Quantos bits/seg poderão ser enviados, se forem usados sinais digitais de quatro níveis num canal sem ruído?

Alternativas
Comentários
  • To go to higher and higher speeds, it is not possible to just keep increasing the sampling rate. The Nyquist theorem says that even with a perfect 3000-Hz line (which a dial-up telephone is decidedly not), there is no point in sampling faster than 6000 Hz. In practice, most modems sample 2400 times/sec and focus on getting more bits per sample.

    The number of samples per second is measured in baud. During each baud, one symbol is sent. Thus, an n-baud line transmits n symbols/sec. For example, a 2400-baud line sends one symbol about every 416.667 µsec. If the symbol consists of 0 volts for a logical 0 and 1 volt for a logical 1, the bit rate is 2400 bps. If, however, the voltages 0, 1, 2, and 3 volts are used, every symbol consists of 2 bits, so a 2400-baud line can transmit 2400 symbols/sec at a data rate of 4800 bps. Similarly, with four possible phase shifts, there are also 2 bits/symbol, so again here the bit rate is twice the baud rate. The latter technique is widely used and called QPSK (Quadrature Phase Shift Keying).

    -- Tannenbaum

     

     

    Portanto, temos uma linha de 6MHz. O teorema de Nyquist diz que não faz sentido usar uma amostragem maior que 12.000.000 Hz (12 milhões de amostragens por segundo) ou 12Mbps (bauds/seg).

    O sinal digital da questão tem 4 níveis (2 bits) que nos dá uma taxa teórica de envio de 2*12Mbps = 24Mbps

     

  • Aplicação direta da fórmula de Nyquist:

    Taxa máxima de dados = 2 W log2 N
    Onde:
    W = largura de banda
    N = nº de níveis da modulação


    Temos: 2*6.000.000*2 = 24.000.000 bits/s = 24Mbps

ID
230980
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um sistema de TV digital emprega um esquema de detecção e correção de erros composto por um código de bloco concatenado com um código convolucional. No transmissor a sequência de entrada de vídeo, recebida a uma taxa de bit de 12 Mbps, é agrupada regularmente em blocos de 180 bytes. A cada bloco o codificador adiciona 20 bytes de redundância e, em seguida, os dados resultantes são encaminhados ao codificador convolucional, cuja taxa de codificação é igual a 2/3. Portanto, a taxa de transmissão total do sistema deTV digital é igual a:

Alternativas

ID
230983
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma das técnicas mais comuns para a detecção de erros de transmissão é o CRC (cyclic redundancy check). Sobre o CRCé correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Questão muito mal elaborada, exige capacidades de adivinhação do candidato. Explicação para o item: a questão não trata do CRC, mas do campo FCS do Ethernet. O FCS no Ethernet utiliza um CRC de 32 bits, por isso adiciona 32 bits de redundância para um quadro de até 1500 bytes (tamanho padrão do payload ethernet).
    A questão só dá para resolver por eliminação, então vamos aos problemas. O CRC apenas detecta erro, não faz correção. É um verificador fraco, pois é fácil que ocorram erros que não sejam detectados, por exemplo, se dois bits inverterem em palavras diferentes, fazendo que um bit 'corrija' o outro. Os bits são chamados de redundantes justamente porque não adicionam informação. O CRC-32 divide a informação que vai ser verificada em blocos de 32 bits e gera um verificador de tamanho fixo (de 32 bits) para a informação inteira, e não um bit por bloco.

ID
233071
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os meios de transmissão de dados variam de acordo com a necessidade e a viabilidade de implantação. Os meios de transmissão mais utilizados são os cabos de par trançado, as fibras óticas e os sistemas de rádio enlace. Outros meios de transmissão são estudados, como, por exemplo, o uso das redes elétricas para conexão de redes de computadores. Assinale a alternativa que apresenta o nome dado às redes de transmissão de dados via rede elétrica.

Alternativas
Comentários
  • PLC (Power Line Communications) é a tecnologia que utiliza uma das redes mais utilizadas em todo o mundo: a rede de energia eléctrica. A ideia desta tecnologia não é nova. Ela consiste em transmitir dados e voz em banda larga pela rede de energia eléctrica. Como utiliza uma infra-estrutura já disponível, não necessita de obras numa edificação para ser implantada.
    A PLC trabalha na camada 2 do modelo ISO/OSI, ou seja, na camada de enlace. Sendo assim, pode ser agregada a uma rede TCP/IP (camada 3) já existente, além de poder trabalhar em conjunto com outras tecnologias de camada 2.


ID
233086
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para a transmissão de dados são utilizados vários tipos de sinais - elétricos, óticos ou de ondas eletromagnéticas - de acordo com o meio utilizado para a comunicação. Em sua maioria, esses sinais têm sido transmitidos na forma digital, em substituição a antigas técnicas de transmissão analógica. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de transmissão que ainda há predominância de uso de sinais na forma analógica.

Alternativas
Comentários
  • a) Errado. "Backbones com links em fibra óptica". Fibras ópticas trafegam luz, não sinais analógicos.;
    b) Errado. Memórias e CPUs precisam trafegar informações em alta velocidade, e para isso utilizam barramentos, não meios de transmissão analógicos;
    c) Errado. As redes de computadores atuais, normalmente utilizam par trançado e meios sem fio, e ainda as mais rápidas fibras ópticas;
    d) Errado. As TV a cabo possuem sinal digital, logo, não trafegam sinais analógicos;
    a) Certo. As transmissões de rádio são realizadas com sinal analógico;
  • e-

     AM/FM sao exemplos de FDM (divisao por frequencia), usando tecnica simplex para transmissao


ID
233098
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para a transmissão de um sinal digital por um meio físico que utiliza ondas eletromagnéticas - como linhas telefônicas ou links de rádio - são utilizadas técnicas de modulação. Qual o nome do equipamento usado para realizar a modulação do sinal digital em transmissões que usam links do tipo Serviço por Linha Dedicada para Sinais Digitais (SLDD)?

Alternativas
Comentários
  • Letra B, Modem.

    MoDem, vem das palavras Modulator/Demodulator, é o equipamento que traduz sinais digitais em analógicos e vive-versa.

ID
239680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens de 96 a 104, a respeito dos conceitos de rede
local.

Em uma rede de comunicação operando no modo half duplex ou semiduplex, ocorre a transmissão simultânea do sinal da origem para o destino e vice-versa.

Alternativas
Comentários
  • Semiduplex ou Halfduplex, não realiza transmissão simultânea em ambas as direções.

  •  

    Simplex - transmissão em apenas uma direção.

    Haf duplex - em ambas as direções, porem não simultaneamente. Ex:  Walk Talk

    full duplex - em ambas as direções simultaneamente

  • Gabarito Errado

    Simplex

    Uma comunicação é dita simplex quando há um transmissor e um receptor, sendo que este papel não se inverte nunca no período de transmissão.

    A transmissão tem sentido unidireccional.

     

    Half Duplex

    Uma comunicação é dita half duplex quando temos um Transmissor e um Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém nunca simultaneamente, a transmissão tem de sentido bidireccional.

     

    Full Duplex

    Uma comunicação é chamada full duplex (ou simplesmente duplex) quando temos o Transmissor e o Receptor, podendo os dois transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (transmissão bidireccional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos), uma linha full-duplex tem a possibilidade de transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmissão de dados.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Prezados,

    Para que ocorresse a transmissão simultânea a comunicação teria que ser full duplex, e não half duplex.

    Portanto a questão está errada.
  • Em uma rede de comunicação operando no modo full duplex, ocorre a transmissão simultânea do sinal da origem para o destino e vice-versa.

    Já na transmissão half-duplex cada estação pode transmitir dados, assim como receber, mas não ao mesmo tempo.

    • Simplex (simples)
    • uma única direção (unidirecional)
    • Um transmissor para um receptor (nunca inverte)
    • Half duplex
    • sentido bidirecional (inverte) – transmissor para receptor e receptor para transmissor
    • comunicação de rádio (ex. trabalho policial)
    • não simultânea (espera terminar para poder responder)
    • Full duplex
    • sentido bidirecional (inverte) – transmissor para receptor e receptor para transmissor
    • comunicação simultânea
    • ex. celular (telefones)

    ERRADA

    NÃO É HALF DUPLEX QUE É SIMULTÂNEA MAS SIM FULL DUPLEX


ID
241801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos meios de transmissão, protocolos e modelos de redes de
comunicação, julgue os itens a seguir.

As LAN sem fio que usam sinal infravermelho têm sido utilizadas para a interligação de pontos sem obstáculos, por exemplo, em substituição à instalação de cabos subterrâneos, reduzindo custos e disponibilizando taxas de transmissão que podem variar de 1 Mbps a 100 Mbps de velocidade ou mais.

Alternativas
Comentários
  • A questao esta errada visto que em pesquisas, a rede com infravermelho tem taxas de transferencia maxima de 4Mbps. Mas o CESPE considerou correta.
  • Na realidade a questão está certa e existe sim rede infravermelho a 100 mbps: http://www.vivasemfio.com/blog/category/infravermelho/
  • Extraindo da fonte citada pelo nosso amigo:

    O padrão IrDA é dividido em dois tipos: IrDA Data e o IrDA Control.

    IrDA Data: utilizados em dispositivos que interagem para a troca de dados. A taxa de transferência varia conforme uma classificação: SIR (Serial Infrared) com 115,2 kbps, MIR (Medium Infrared) com 1,152 Mbps, FIR (Fast Infrared) com 4 Mbps, VFIR (Very Fast Infrared) com 16 Mbps e o UFIR (Ultra Fast Infrared) com 100 Mbps.

    Fonte: http://www.vivasemfio.com/blog/category/1_tecnologias/i_q_tecnologias/infravermelho/
  • Sinal infravermelho usado para SUBSTITUIR cabos subterrâneos??? De onde o Cesp tirou isso??
    Infravermelho alcança POUCOS metros e não atravessa objetos opcas, como pode ser usado em baixo da terra??
    Essa questão esta errada.
  • Essa questaõ tá errada. Senão, vejamos:

    Segundo[1], "As tecnologias de comunicação por infravermelhos são as mais adequadas para o uso em ambientes fechados, em situações em que o caminho entre 0 emissor e o receptor seja curto e livre de obstáculos.

    A tecnologia de infravermelhos mais comumente utilizada destina-se a ligar um computador a um periférico que está nas proximidades, tal como uma impressora. Se os dois dispositivos estiverem alinhados, cada um pode receber o sinal do outro. A Figura 7.8 lista as três tecnologias de infravermelho mais comumente usadas e a taxa de bits que cada uma suporta.

    NOME EXPANSAO VELOCIDADE

    irDA-SIR, Infravermelho de velocidade baixa, 0.115 Mbit/s

    IrDA-MIR, Infravermelho de velocidade média, 1.150 Mbit/s

    IrDA-FIR, Infravermelho de velocidade alta, 4.000 Mbit's

    Fonte:

    [1] Redes de Computadores e Internet - 6.ed., Douglas E. Comer

  • tA DE FULERAGEM CESPE. Infravermelho presta pra nada e o comentário do CQN explica.


ID
241837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto aos protocolos de comunicação utilizados em redes, julgue
os itens subsequentes.

Em uma rede Ethernet, a tecnologia CSMA/CD permite detectar se, em uma placa de rede, o cabo está livre para iniciar a transmissão de dados.

Alternativas
Comentários
  • No CSMA/CD temos:
    CS (Carrier Sense):
     Capacidade de identificar se está ocorrendo transmissão, ou seja, o primeiro passo na transmissao de dados em um rede Ethernet é verificar se o cabo está livre.
    MA (Multiple Access).
    CD (Collision Detection).
  • CSMA - Método de acesso que, quando deseja transmitir, a estação "ouve" antes o meio para saber se existe alguma transmissão em progresso. Se ninguém está utilizando o meio, a estação pode transmitir. As variações desse método são para tratar as colisões, caso ocorram.

    CSMA/CD - Método de acesso que, após a transmissão conforme o CSMA, a estação fica ouvindo o meio. Se ela detectar que ocorreu uma colisão, ela para de transmitir e espera um tempo aleatório para tentar transmitir novamente. Este é o método utilizado nas redes Ethernet.

    CSMA/CA - Método de acesso que procura "evitar" colisões. Depois de cada transmisão com ou sem colisão, a rede entra em um modo onde as estações só podem começar a transmitir em intervalos de tempo a elas pré-alocados. A estação alocada ao primeiro intervalo tem o direito de transmitir sem probalbilidade de colisão. Se todas as estações não utilizam o seu pedaço de tempo, a rede volta a utilizar o CSMA comum.
  • "permite detectar se, em uma placa de rede, o cabo está livre para iniciar a transmissão de dados"

    Pra mim isso está mais próximo da definição de CSMA/CA.
  • A questão está correta. Ambos (CSMA/CD e CSMA/CA) ouvem o canal antes de transmitir. A diferença é que, durante o envio, o CSMA/CD continua ouvindo o canal e, caso detecte uma colisão, para a transmissão e espera um tempo aleatório até tentar enviar novamente.

    O CSMA/CD é mais utilizado em Ethernet, pois a probabilidade de ocorrência de colisões é menor. Então, vale a pena usar o CSMA/CD nesse caso.

    Em redes WiFi, onde o meio é o vácuo, a prob de ocorrência de colisões é maior, então usa-se o CSMA/CA.
  • Interpretei que a questão estava falando que o cabo que iniciava a transmissão de dados e marquei errado ¬¬

  • Gabarito Certo

    CSMA/CA é o Colidion Avoidance (evita colisão) enquanto que o CSMA/CD é o Colision Detection (detecta a colisão).

    CSMA/CD é usado em redes Ethernet, enquanto que o CSMA/CA é usado em redes Wi-fi.

    O CSMA/CA "escuta" o meio (ao contrário do CSMA/CD que transmite sem escutar e caso detecte a colisão, ele retransmite), e se este estiver livre por determinado tempo (DIFS), transmite. Senão, backoff. O tempo de backoff é randômico pra poder evitar colisões.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • CERTO

     

    CSMA/CD -Carrier Sense Multiple Access/ Collision Detection
    Mecanismo de acesso ao meio
    – Dispositivos prontos para transmitir dados primeiro vasculham o canal em busca de uma portadora.
    – Se nenhuma portadora é detectada para um período de tempo específico, uma estação pode transmitir.
    – Se duas estações transmitem ao mesmo tempo, uma colisão é detectada.
    – Se houver colisão, as máquinas param de transmitir, espera-se um tempo aleatóriopara se voltar a transmitir

  • Isso mesmo. A grande sacada deste protocolo é que ele escuta a portadora – verifica se o canal está livre ou não. 

    Resposta: Certo

  • Atenção, corta pra cá!!!

    Ao contrário do q um pessoal anda dizendo por ai, tanto o csma/cd quanto o csma/ca ouvem o canal. Ocorre isso, segundo[1]:

    "CSMA/CA: Uma característica do hardware de rede que opera permitindo que várias estações disputem o acesso a um meio de transmissão escutando para ver se o meio está desocupado, e enviando uma breve mensagem de reserva para informar outras estações antes de transmitir dados. As redes sem fio 802.11 utilizam o CSMA/CA.

    CSMA/CD: Uma característica do hardware de rede que opera permitindo que várias estações disputem o acesso a um meio de transmissão escutando para ver se o meio está desocupado, e um mecanismo que permite que o hardware detecte quando duas estações tentam transmissão"

    Fonte:

    [1] Douglas Comer,

  • Atenção, corta pra cá!!!

    Ao contrário do q um pessoal anda dizendo por ai, tanto o csma/cd quanto o csma/ca ouvem o canal. Ocorre isso, segundo[1]:

    "CSMA/CA: Uma característica do hardware de rede que opera permitindo que várias estações disputem o acesso a um meio de transmissão escutando para ver se o meio está desocupado, e enviando uma breve mensagem de reserva para informar outras estações antes de transmitir dados. As redes sem fio 802.11 utilizam o CSMA/CA.

    CSMA/CD: Uma característica do hardware de rede que opera permitindo que várias estações disputem o acesso a um meio de transmissão escutando para ver se o meio está desocupado, e um mecanismo que permite que o hardware detecte quando duas estações tentam transmissão"

    Fonte:

    [1] IRTCP/IP. Douglas Comer,

  • Bizu:

    IEEE 802.11 - CSMA/CA - Collision Avoidance "Rede sem fio"

    IEEE 802.3 - CSMA/CD - Collision Detection "Rede Ethernet"

  • gab c

    fonte, prof v. dalton

    3 CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection)

    Usado na 802.3 ethernet, topologia barramento. (MEIO CABEADO)

    Premissa I ''Ouvir o meio para ver se está livre, para não haver colisão''. Entretanto, as vezes dois dispositivos veem que está livre e enviam. Então, ocorre colisão. Diante disso, ambos irão aguardar intervalos de tempo diferentes para ouvir o canal e tentar enviar a transmissão novamente – evitando, assim, outra colisão. Para tanto, eles utilizam o backoff – um algoritmo de recuo. ''aguardar'' PS. ele é half duplex. ps 2( Rede de 10 g / topologia estrela,não é usado CSMACD. )

    Portanto, sintetizando, o objetivo do CSMA/CD é ouvir o canal e detectar colisões.

    4 CSMA/CA Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidance

    É mais sofisticado que o CSMA/CD, pois além de escutar o canal e detectar as colisões, ele também tenta evitar as colisões. É muito útil principalmente para transmissões sem fio.

    Como o WI-FI também é uma topologia barramento, ocorrem muitas colisões:nó oculto e nó esposto.

    A tentativa de evitar colisões se da pelo request to send (requisição para enviar), livre para enviar (clear to send),

  • CORRETO

    Lembrando que na transmissão sentido full duplex o uso de CSMA/CD (Ethernet) ou CSMA/A (Wi-fi) não é necessário.


ID
242854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Determinada empresa pretende adquirir computadores para
alguns dos seus funcionários e recebeu oferta de notebooks com as
seguintes especificações: processador Intel® Celeron 900 (2.2 GHz,
1 MB L2 cache, 800 MHz FSB); memória RAM de 2 GB DDR2
800 MHz (2 × 1 GB); gravador de DVD/CD dual layer; rede sem
fio padrão 802.11g, de 2,4 GHz; placa de rede integrada 10/100
Ethernet; sistema operacional Linux de 64 bits.

Considerando as informações acima, julgue os itens que se seguem.

A placa de rede integrada 10/100 Ethernet opera com taxa de transmissão de até 10 Mbps, caso o notebook em que ela esteja instalada seja conectado a um hub 10Base-T; se for um hub 100Base-T, então ela opera com taxa de transmissão de até 100 Mbps.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    Uma placa ethernet 10/100, funciona com velocidade de até 100 Mbps, mas se adapta a situação, assim, caso esteja conectada a uma rede de menor velocidade reduzirá sua até o limite da rede.


ID
246985
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale entre as opções abaixo, utilizadas em sistemas de comunicação, qual apresenta duas técnicas de detecção de erros de transmissão, baseadas na geração de bits de redundância.

Alternativas
Comentários
  • O método de CRC é usado para verificação de arquivos compactados como RAR e ZIP (basta clicar duas vezes em um arquivo compactado para vê-lo). Como a transmissão de dados desde a implementação V90 compacta antes de transmitir, este método CRC pode ser uma forma de conferência dos dados transmitidos. Ele confere toda a transmissão.
    O método de paridade é realizado pacote por pacote, e também em pequenos dados localmente.

    A diferença prática entre os dois é:
    - CRC - se houver erro, só descobrimos no final da transmissão, sendo necessário baixar tudo novamente.
    - paridade - se houver erro, a transmissão é suspensa, e aguarda um novo pacote íntegro
  • Complementando o colega:

    TDM (Multiplexação por divisão de tempo), é uma técnica de multiplexação, ou seja, é uma técnica que consiste na combinação de dois ou mais canais de informação por apenas um meio de transmissão usando um dispositivo chamado multiplexador.

    Dentre suas principais características do TDM – é o compartilhamento de tempo, onde o sinal passa por um PCM (Modulação por código de pulso) digitaliza o sinal e então ele é decomposto.

    Logo, eliminei as demais alternativas, por não se tratar de uma técnica de detecção de erros.

    Fonte :https://ugfredes.wordpress.com/2010/10/20/resumo-multiplexacao-fdm-tdm/

     

  • Gabarito B

    PARIDADE

    O método de paridade também é considerado ineficiente, porém é o mais utilizado na detecção de erros.

    Este método não tem segredo algum, é fácil de entender. Ele consiste em ser adicionado, pelo transmissor, um bit de redundância (bit de paridade) após ou antes da seqüência de bits que pertence à mensagem. Esse bit adicionado segue a seguinte regra:

    caso apareça o bit “1” número impar de vezes é adicionado 1, exemplo: 0100101 paridade = 1;

    caso apareça o bit “1” número par de vezes é adicionado 0, exemplo: 010101010010100, paridade = 0;

    Vamos aqui dar um exemplo que dê certo. O caractere H na mensagem “Hello world” é dado em bits por: 1000001. Em seguida, o bit de paridade é calculado e depois enviado: 1000001x, ou seja, existem dois bit “1” então seu bit de paridade é par, adicionando bit de paridade “0”, sendo enviado: 10000010. No receptor, esse calcula a paridade da mensagem enviada com o bit de paridade x adicionado, observa que x = paridade então determina mensagem correta.

    Em caso de erro, vamos citar um exemplo. Há o envio do bit “00101”, sendo primeiro “0” como o bit de paridade, porém o receptor recebe o seguinte código: “00001”, ou seja, o circuito de verificação de paridade percebe que há apenas um único “1”, isto é impar, então é detectado o erro.

    CRC

    Caracterizado por ser de boa eficiência, que funciona basicamente em cima de uma concordância polinomial gerador “G(x)”, que quanto maior o grau deste G, maior a eficiência desse método para detectar um erro. Deixamos claro aqui que o neste polinômio, o bit de maior e menor ordem devem obrigatoriamente ser iguais a 1.

    Seguindo o exemplo: palavra inicial: 10110001, o polinômio p(x) é igual aos bits da palavra inicial somada com bits de paridade, além disso, deve ser divisível pelo polinômio gerador G(x), ou seja, deve ter resto “0”, caso contrário houve erro.

    Ocorrendo erro, para detectar, este método faz com que o receptor receba T(x)+E(x) em vez de receber o polinômio T(x) apenas, destacando que cada bit “1” em E(x) corresponde um bit inverso e,pegando T(x) e dividir por G(x) o resultado será sempre “0”.

    Observando o exemplo: tendo a mensagem com bits 10111011, é calculado o polinômio do gerador, utilizando a fórmula: G(x) = x4 + x + 1 resultando em 10011, conforme a mensagem já citada e, para enviar ao receptor é adicionado nessa mensagem ainda a quantidade de zeros determinado pela equivalência do grau do gerador G(x), ficando como: 10111011 0000. Logo em seguida é feita a divisão da mensagem original sem os zeros do gerador com o polinômio gerador utilizando a operação XOR, ou seja: 101110110000 / 10011

    No fim desta divisão sobra resto 01111, que é adicionado à mensagem original ficando: 101110111111, e é aqui com este código a mais que se detecta se houver erro, pois no receptor é novamente calculado este mesmo resto e caso não de o mesmo resultado é detectado e avisado o erro.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • CRC: redundância cíclica para detecção de erros.

    TDM: é uma multiplexação, na qual um canal inteiro é utilizado para uma só comunicação.

    Paridade: adiciona bits (redundância) de paridade para detecção de erros.

    ALOHA: protocolo para utilização de um canal, opera na subcamada MAC.

    A questão quer dois exemplos que utilizam bits de redundância para detecção de erros.

    Resposta: B

  • Alternativa B

    CRC: redundância cíclica para detecção de erros.

    TDM: é uma multiplexação, na qual um canal inteiro é utilizado para uma só comunicação.

    Paridade: adiciona bits (redundância) de paridade para detecção de erros.

    ALOHA: protocolo para utilização de um canal, opera na subcamada MAC.

    A questão quer dois exemplos que utilizam bits de redundância para detecção de erros.

  • No fim das contas, se você sabe o que é TDM, acerta a questão.


ID
249502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de princípios, métodos, processos, técnicas e ferramentas
empregados em redes de comunicação, julgue os itens de 95 a 108.

É possível transmitir um arquivo de 12 MB por uma linha de comunicação de 64K ISDN (a uma taxa de transmissão de 64.000 bps) em um tempo inferior a 1 hora.

Alternativas
Comentários
  • Só corrigindo..
    São 3600 segundos em uma hora e não 360, daí o resultado 28.800 Kbytes
    Só lembrando também que 1 MB não são 1000000 bytes, e, sim, 1024x1024=1048576 bytes 
    Então, a capacidade de transmissão é de 28800000/1048576=27,466
    Como é possível transmitir 27,466 MB em uma hora, logicamente é possível transmitir os 12 MB da questão

  • Para cálculos em redes se usa 1k = 1000 e não 1024 que é usado para endereçamento de memória, etc...

  • Velocidade = 64000Bps = 64Kbps = 8KB/s

    Tamanho do arquivo: 12MB = 12000KB

    K S

    8 1

    12000 X

    X = 12000/8

    X = 1500s

    Ou seja, a 64Kbps eu consigo transportar 12MB em 1500 segundos, ou 25 minutos.

    Pra ocupar uma hora de transmissao, seriam necessarios 28800 KM, ou 28MB aproximados.


ID
249505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de princípios, métodos, processos, técnicas e ferramentas
empregados em redes de comunicação, julgue os itens de 95 a 108.

Se a transmissão de um fluxo de bits for feita utilizando-se o esquema de modulação 32-QAM, 5 bits serão transmitidos em cada símbolo, e a largura, em Hz, da banda de transmissão requerida será menor que a da banda requerida para se realizar a transmissão utilizando-se o esquema 16-QAM.

Alternativas
Comentários
  • 16-QAM temos 4 bits por símbolo
    32-QAM temos 5 bits por símbolo

    Na questão eu entendi que para uma mesma transmissão ele diz que a banda para o esquema 32-QAM é menor que a banda para o esquema 16-QAM.
    Isso é verdade, pois estaremos usando menos símbolos para o esquema 32-QAM.

    Exemplo: uma transmissão de 100.000 bits
    Para 16-QAM - 25.000 símbolos
    Para 32-QAM - 20.000 símbolos
    Portanto, a banda para 32-QAM será menor.
  • Certo.

    a largura de banda para modulação QAM é: 

    B = 2*Rb/LogM

    Log na base 2.

    logo imaginando uma taxa de bits RB igual para ambos os casos quanto maior o M, menor a largura de banda.

  • Se a transmissão de um fluxo de bits for feita utilizando-se o esquema de modulação 32-QAM, 5 bits serão transmitidos em cada símbolo, e a largura, em Hz, da banda de transmissão requerida será menor que a da banda requerida para se realizar a transmissão utilizando-se o esquema 16-QAM.

    A vantagem da modulação QAM é que ela pode transportar mais bits por simbolo, ou seja, aumenta o índice de modulação. Aumentando, portanto, a taxa de transmissäão do equipamento transmissor. A relação é a seguinte, conforme[1]:

    Modulação | Bits por símbolo | Taxa por simbolo

    16 QAM, 4, 1/4x taxa de bit

    32 QAM, 5, 1/5 x taxa de bit

    64 QAM, 6, 1/6 x taxa de bit

    Repaque q, são 5 bits para cada baud transmitido. Para se transmitir a mesma quantidade de bits por segundo em um esquema 16-QAM, que transmite 4 bits por baud, seria necessário transmitir em uma largura de banda 25% maior que a usada pelo 32-QAM.

    Ainda tem dúvida? Vamos na prática:

    Exemplo: uma transmissão de 100.000 bits

    Para 16-QAM - 100000 x 1/4 = 25.000 símbolos

    Para 32-QAM - 100000 x 1/5 = 20.000 símbolos

    Portanto, a banda para 32-QAM será menor, pois quanto maior a quantidade de bits/símbolo, maior a banda.

    Fonte:

    [1] Redes De Computadores Descomplicadas, Sócrates Arantes Teixeira Filho


ID
260185
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Fornece enlace de alta taxa de transmissão de dados sobre o par trançado comum. É uma tecnologia alternativa sem repetidores para disponibilização de serviços T1. Opera Full-Duplex através de cada par de fios em cabos de 2 pares. Seus dados são enviados com a metade da velocidade do T1 normal. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • O HDSL (High-Bit-Rate digital Subscriber Line) foi desenvolvido como uma tecnologia alternativa sem repetidores para disponibilização de serviços T1. HDSL opera Full-duplex através de cada par de fios em cabos de 2 pares. Isto é conhecido como Dual-duplex. Cada par de fios carrega 784 Kbps - metade de 1544 Kbps da largura de banda do T1 - mais um pequeno montante de overhead. Pelo fato de seus dados serem enviados com a metade da velocidade do T1 normal, você consegue duas vezes a distância. Em virtude de o HDSL usar dois pares de fio, você ainda consegue a taxa de transferência do T1.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/HDSL

  • questao literal do wikipedia
    o problema é que nao se utiliza T1 no brasil o padrão é E1, o padrao europeu e não o americano.
    caberia recurso por conta disso, se o T1 nao foi explicitamente cobrado no edital, dificilmente o candidato saberia disso
  • HDSL

    Trata-se de uma especificação que surgiu como opção na transmissão de dados em linhas telefônicas digitais dos tipos T1 e E1, sendo este último um padrão europeu também utilizado no Brasil. Entre as suas principais características estão o modo de operação full duplex (envio e recebimento de dados ao mesmo tempo) e transmissão simétrica: 784 Kb/s para downstream e outros 784 Kb/s para upstream, totalizando pouco mais de 1,5 Mb/s. Em linhas E1, este total pode chegar a 2 Mb/s. Em todos os casos, a distância máxima considerada é de aproximadamente 5 quilômetros.


ID
263683
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O infravermelho é um sistema que transmite em half- duplex e, a exemplo da luz, o sinal não consegue penetrar objetos opacos. É predominantemente utilizado em redes sem fio do tipo

Alternativas
Comentários
  • Com o sinal infravermelho, pode-se generalizar dizendo que a distância máxima para emissão ou recepção do sinal está em torno de 4,5 m. Existem mouses, teclados scanners, impressoras, relógios, videogames, calculadoras e redes, entre outros dispositivos que podem transmitir dados via “Infrared”.

    Wireless LAN ou WLAN (Wireless Local Area Network) é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos.

    WWAN (Wireless Wide Area Network - Rede de longa distância sem-fio) é uma tecnologia que as operadoras de celulares utilizam para criar a sua rede de transmissão (CDMA, GSM, etc).

    WPAN (Wireless PAN, Wireless Personal Area Network) está normalmente associada ao Bluetooth (antigamente ao IR). Pode ser vista com a interacção entre os dispositivos móveis de um utilizador. A WPAN é projectada para pequenas distâncias, baixo custo e baixas taxas de transferência

    WMAN - Wireless Metropolitan Area Network - Redes Metropolitanas Sem Fio; Os MAN (Metropolitan Area Network, redes metropolitanas) interligam vários LAN geograficamente próximos (no máximo, a algumas dezenas de quilómetros) com débitos importantes. Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local; Um MAN é formado por comutadores ou switchs interligados por relações de elevado débito (em geral, em fibra óptica).

    O WiMAX especifica uma interface sem fio para redes metropolitanas (WMAN). Foi atribuído a este padrão, o nome WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas). Tem como objetivo promover a compatibilidade e inter-operabilidade entre equipamentos baseados no padrão IEEE 802.16. Este padrão é similar ao padrão Wi-Fi (IEEE 802.11), que já é bastante difundido, porém agrega conhecimentos e recursos mais recentes, visando a um melhor desempenho de comunicação.
  • WPAN: Wireless Personal Area Network ou rede pessoal sem fio. Normalmente utilizada para interligar dispositivos eletrônicos fisicamente próximos, os quais não se quer que sejam detectados a distância. Este tipo de rede é ideal para eliminar os cabos usualmente utilizados para interligar teclados, impressoras, telefones móveis, agendas eletrônicas, computadores de mão, câmeras fotográficas digitais, mouses e outros.

    Nos equipamentos mais recentes é utilizado o padrão Bluetooth para estabelecer esta comunicação, mas também é empregado raio infravermelho (semelhante ao utilizado nos controles remotos de televisores).

    Letra C


ID
273463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de transmissão de informação, meios de transmissão e
ligações ao meio, julgue os itens subsequentes.

Os cabos STP (pares trançados com blindagem) foram concebidos para propiciar maior proteção contra ruídos, especialmente para reduzir o efeito de crosstalk.

Alternativas
Comentários
  • Quando um dado é enviado através de um fio, este fio cria um campo eletromagnético ao seu redor e este campo pode gerar um
    ruído capaz de comrromper os dados que estejam circulando em um fio vizinho. Este fenômeno, em Inglês, é conhecido como crosstalk.
  • Complementando meu amigo Black Soul.
    Se os fios fossem simplesmente paralelos então os campos eletromagnéticos dos fios iriam interferir um no outro. Já os fios sendo trançados então os campos magnéticos entre eles tendem a se cancelar, diminuíndo os ruídos.
    Quando maior a quantidade de giros (tranças), maior é a proteção contra ruídos.
    Essa blindagem do cabo STP é feita com uma malha metálica, a mesmo raciocínio das malhas metálicos nos presídios federais para a bandidagem não usar o celular.

    Esses cabos podem ser usados para transmissões analógicas ou digitais.


     
  • UTP - (Unshielded Twisted Pair, "cabo de par trançado sem blindagem")
     
    FTP: (Foiled Twisted Pair) – par trançado laminado
    --Fina folha de aço ou de liga de alumínio envolve todos os pares do cabo;
    --Proteção contra interferência externa;
    --Não protege contra crosstalk;(interferência que um par causa em outro par)
     
    STP: (Shielded Twisted Pair) – par trançado blindado
    --Blindagem individual para cada par de cabos;
    --Reduz o crosstalk;
     
    SSTP: (Screened Shielded Twisted Pair)
    --Blindagem individual para cada par de cabos;
    --Segunda blindagem envolvendo todos os pares;
    --Especialmente resistentes a interferências externas;
  • pra mim q só pelo fato de ser trançado já zjuda reduzir crosstalk
  • CERTO

     

    Complementanto:

    Ruído de “crosstalk”: quando diversos sinais circulam em cabos eléctricos próximos uns dos outros, existe a tendência para que os sinais passem de uns cabos para os outros, este fenómeno é tanto mais intenso quanto maior for a frequência dos sinais.

  • Gabarito: CERTO

    Perfeito! Crosstalk é o ruído que se tem na transmissão dos dados em virtude da proximidade dos cabos. Desse modo, os cabos com blindagem (STP) tentam reduzir esse ruído envolvendo os fios em uma capa metálica.

    Quer saber mais sobre informática para concursos, me segue lá no Instagram: @juniorgaucho_

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    CABOS PAR TRANÇADO (TWISTED PAIR):

     

    SÃO DIVIDIDOS EM 4 CATEGORIAS:

     

    UTP - CABOS SEM BLINDAGEM. DISTÂNCIA MÁXIMA 100 METROS.

    FTP - BLINDAGEM SIMPLES - PARA REDUZIR INTERFERÊNCIAS EXTERNA. NÃO TRATA "CROSSTALK".

    STP - POSSUI APENAS BLINDAGEM - PARA REDUZIR O "CROSSTALK".

    SSTP - UNIFICA AS DUAS CATEGORIAS ACIMA, COM BLINDAGEM EXTERNA E ENTRE OS PARES.

  • É só lembrar do macete pela ordem alfabética PQR ----> Pares trançados 'Q'rosstalk Ruídos.

  • Efeito crosstalk ocorre quando diversos sinais circulam em cabos eléctricos próximos uns dos outros. Existe a tendência para que os sinais passem de uns cabos para os outros, este fenômeno é tão mais intenso quanto maior for a frequência dos sinais. Essa questão é complementada pela necessidade de os pares serem em formato helicoidal, pois cabos paralelos criam uma antena simples. Por exemplo, como nos ensina Tanenbaum: 

    "Retornando ao par trançado, os cabos Cat 5 substituíram os cabos Categoria 3 mais antigos com um cabo semelhante que usa o mesmo conector, mas com mais voltas por metro. Mais voltas resultam em menos interferências e em um sinal de melhor qualidade por distâncias maiores, tornando os cabos mais adequados para a comunicação de computador de alta velocidade, especialmente LANs Ethernet de 100 Mbps e 1 Gbps".

    Fonte: Projeto Caveira.

  • Gabarito:CERTO!

    O efeito crosstalk é uma interferência que ocorre na comunicação; utiliza-se cabo de par trançado para evitar e minimizar esse tipo de interferência.

    Os cabos de par trançado podem ser do tipo:

    UTP (sem blindagem)

    FTP(blindagem parcial)

    STP (blindagem total) * o STP possui maior proteção contra ruídos


ID
273466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de transmissão de informação, meios de transmissão e
ligações ao meio, julgue os itens subsequentes.

Se a taxa de transmissão máxima suportada por um canal é igual a 10 bauds, então, por esse canal, pode-se transmitir, no máximo, 10 bits por segundo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO por um motivo elementar: para transmitir bits em um meio é preciso definir uma codificacao. Não basta dizer que 5volts é bit=1  e 0volts é bit=0. Neste equivocado esquema simplista, como diferenciaríamos vários bits 0 (00000) de uma condição de ausência de bits (000000) ?

    Por isso, existem as codificações de transmissão. São várias. Algumas dizem, por exemplo: se baixar de 5v para 0v, registre bit=0. Se subir de 0v ara 5v registre bit=1.

    Por causa destes bits disperdiçados na codificação, não podemos dizer que 10 bauds=10 bits.

    Vale a pena estudar sobre as diferentes codificações existentes. Cai muito em prova!! Codificação Manchester, Manchester diferencial, NRZ, 4B5T, etc

    Bons estudos.
  • O erro está em afirmar que 10 bauds = 10 bits p/ segundo e essa relação depende da modulação, por exemplo no 32-QAM envia 5 bits/por baud
  • [1]

    "Chamamos a taxa em que o sinal muda de taxa de símbolos, para distingui-la da taxa de bits. Esta é a taxa de símbolos multiplicada pelo número de bits por símbolo.

    Um nome mais antigo para a taxa de símbolos, principalmente no contexto de dispositivos chamados modems de telefone que transmitem dados digitais pelas linhas telefônicas, é taxa baud. Na literatura, os termos ‘taxa de bits’ e ‘taxa baud’ ormalmente são usados de modo incorreto.

    Observe que o número de níveis de sinal não precisa ser uma potência de dois. Normalmente ele não é, com alguns dos níveis usados para proteção contra erros e simplificação do projeto do receptor".

    Os trechos em verdes justificam a questão. Taxa de símbolos não usa potência de 2, como os bits e, naturalmente, não vai dar o mesmo valor (1 bit = 1 baud)

    Fonte:

    [1] RC, Tanenbaum


ID
309748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos conceitos de rede de dados, julgue os itens de 14 a
16.

O padrão IEEE 802.11 especifica o CSMA/CA para controlar a transmissão no canal de dados em uma faixa de 2,4 GHz, de uso público. Nessa faixa de frequência, pode-se usar os métodos FHSS (frequency hopping spread spectrum) e DSSS (direct sequence spread spectrum), com mudança de canal aleatória e sequencial, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • O gênio que elaborou essa questão se baseou no padrão IEEE 802.11 de 1997 que é chamado de 802.11 (legacy mode). Nesse padrão são especificadas taxas de transmissão de 1 e 2 Mbps, faixa de frequência de 2.4 Ghz e modulação DSSS/FHSS.
    A revisão atual do padrão é a IEEE STD 802.11-2007, nesse padrão a assertiva está incorreta.
    OBS: Quase todas as questões de rede dessa prova foram mal elaboradas!
  • Complementando o comentário do nosso amigo Thiago, segue os conceitos de DSSS e DHSS

    DSSS

    DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum) é a sequência direta de espalhamento do espectro.

    A técnica da modulação do espectro de propagação é usada extensamente em aplicações militares. Fornece uma densidade espectral da potência muito baixa espalhando a potência do sinal sobre uma faixa de freqüência muito larga. Este tipo de modulação requer, conseqüentemente, uma largura de faixa muito grande para transmitir diversos Mbits/s.

    Como a largura de faixa disponível é limitada, esta técnica é ideal para transmitir taxas de dados mais baixas nos cabos de energia eletrica

    Esta técnica é igualmente utilizada nas redes locais sem fios WiFi 802.11b, 802.11a e 802.11g e na telefonia móvel de 3ª geração W-CDMA, Wideband Code Division Multiple Access. Ela proporciona criptografia por salto pseudo aleatório de frequência, uma resistência ao ruído e um número de utilizadores/equipamentos mais elevado do que as soluções TDMA, Time Division Multiple Access.
     

    FHSS

    FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum) é também chamada de Salto de Frequencia. Possui 79 canais em 20 pulos, sendo que cada canal tem 1 MHz. O objetivo desta tecnologia é transmitir dados sempre em um canal diferente, tendo um tempo de mudança de canais, que é o Hop-time, e um tempo de transmissão nos canais, que é o Dwell-time. Sendo assim, a informação é transmitida em um espectro de frequencia amplo permitindo que menos interferências ocorram.
  • de acordo com o gabarito definitivo do cespe

    gabarito:C

  • Mal elaborada por estar em desacordo com o padrao atual e tb pq pelo enunciado a questão do canal ficou com interpretação dúbia: se eu coloco meu AP para transmitir no canal 5, por exemplo, ele não vai ficar mudando de canal a toda hora, por mais interferência que ocorra.

    Pelo enunciado da questão, dá a entender(pelo menos para mim) que eu coloco o AP para operar no canal 1, por exemplo, e depois de um tempo ele está transmitindo no canal 8, o que não é verdade...

  • O padrão IEEE 802.11 (legacy) especifica o CSMA/CA (no modo Distributed Coordination Function -DCF) para controlar a transmissão no canal de dados em uma faixa de 2,4 GHz, de uso público (Instrumental Scientific and Medical - ISM). Nessa faixa de frequência, pode-se usar os métodos FHSS (frequency hopping spread spectrum) com mudança de canal aleatória e DSSS (direct sequence spread spectrum) na qual a troca dos canais é feita de uma forma sequencial.


ID
315694
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Fragmentação de um circuito físico de comunicação de alta velocidade em vários circuitos lógicos de velocidade mais baixa, de forma que muitos dispositivos diferentes possam utilizá-lo simultaneamente, mas ainda entendam que possuem seus próprios circuitos separados. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Alguns conceitos adiconais sobre multiplexação que já foram cobrados pela FCC:

    a) Multiplexar (ascendente) e juntar todas as solicitações das aplicações em um único IP. Neste caso TCP usa portas para saber qual aplicação solicitou o quê.
    Demultiplexar é o sentido inverso.

    b) Multiplexação descendente é quando uma aplicação:porta dispara requisições usando diferentes IPs (NICs). Veja figura B abaixo. Usado, por exemplo, no paralelismo de requisições.

  • Multiplexação é a transmissão simutânea de vários sinais por um único canal, assim pode-se utilizar melhor os recursos e economizar em suporte, manutenção, instalação, etc.

    Se fosse possível, poderiamos multiplexar a entrega de água portável e a coleta de esgotos no mesmo cano. Aquela água potável junto com aquele monte de cocô... Então teríamos um desmultiplexador para separar.




    As principais técnicas de multiplexação são:

    FDM ( Divisão de Frequência ):
    A largura de banda é divida entre várias faixas de frequência, tendo algumas faixas de frequência guarda entre elas para que não haja sobreposição.

    TDM (Divisão de Tempo):
    Cada sinal ocupa o canal por um instante t de tempo. Só pode ser empregado em sinais digitais.

    WDM (Multiplexação por comprimento de onda)
    Divisão em faixas de comprimento de onda. Utilizada em fibras óticas.
  • Renegado, cara, nunca mais vou esquecer esse exemplo (esgoto e agua potavel), ótima técnica de memorização! rsrsr
    valeu..
  • Complemento nas palavras de Tanenbaum

    Segundo Tanenbaum(2011,p.78),"Os canais normalmente são compartilhados por vários sinais. Afinal, é muito mais conveniente usar um único fio para transportar vários sinais do que instalar um fio para cada sinal. Esse tipo de compartilhamento é chamado MULTIPLEXAÇÃO. Ele pode ser realizado de diversas maneiras. Apresentaremos métodos para multiplexação por divisão de tempo, frequência e código."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.



ID
315703
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:

I. Velocidade para iniciar a transmissão de dados pela não necessidade de montagem de um circuito virtual.

II. Velocidade para rotear os pacotes de dados por usar sempre o mesmo caminho já configurado nos roteadores presentes na rota a ser usada.

III. Velocidade na transmissão de pacotes de dados em função do menor tamanho dos pacotes.

Representa vantagem (maior velocidade) da comutação por pacotes em relação à comutação por circuitos, o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Apenas a afirmativa I é correta. Basicamente a comunicação por comutação de circuito demora mais para iniciar e encerrar um circuito, mas uma vez um circuito estando montado, a transmissão é bem ligerinha porque a largura e a velocidade do link fica conhecida e garantida.
  • + pode fragmentar o pacote no item 3 e circuitos nao

  • Sobre o item:

    III. Velocidade na transmissão de pacotes de dados em função do menor tamanho dos pacotes. 

    O tamanho do pacote não influencia na velocidade de transmissão? 


ID
319051
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação à comunicação de dados, considere:

Todas as formas de informação podem ser representadas por sinais eletromagnéticos, constituídos por diferentes frequências e respectivos tamanhos de faixa para constituir o sinal. Dessa forma, um sistema de comunicações precisa considerar que a ocupação do espectro eletromagnético é limitada pelo meio de transmissão e pela necessidade de evitar interferência com outros sinais. Assim, essa ocupação requer taxas de transmissão de dados adequadamente dimensionadas, quer seja no modo de transmissão em que o usuário, em qualquer instante de tempo, pode apenas transmitir ou receber informação, quer seja no modo em que é possível a comunicação em apenas um sentido.

É correto afirmar que no texto acima os fragmentos em negrito, referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    A ocupação do espectro eletromagnético está relacionado à largura de banda (que poderá ser diferente no termo se aplicado a fibra ótica), as taxas de transmissão de dados adequadamente dimensionadas está relacionada à maximização da taxa de transmissão (configurável no switch através de portas auto-negociáveis), em qualquer instante de tempo pode apenas transmitir ou receber informação são os modeos de transmissão half-duplex (existem o simplex - unidirecional, half-duplex - direcional em cada instante, e full-duplex - bi-direcional simultâneo), é possível a comunicação em apenas um sentido é o modo simplex, como comentado.
  • O ultimo termo mata a questao. "(..) no modo em que é possível a comunicação em apenas um sentido."
    A comunicacao em apenas um sentido pode ser apenas half duplex(em ambos os sentidos, mas de cada vez) ou simplex(em apenas um sentido.
  • ocupação do espectro eletromagnético = Característica de largura de banda

    taxas de transmissão de dados adequadamente dimensionadas = Maximizar a taxa de transmissão
    em qualquer instante de tempo, pode apenas transmitir ou receber informação = Half-Duplex, enquanto um fala o outro escuta
    é possível a comunicação em apenas um sentido = Simplex, como na TV a cabo.
  • ".... half-duplex ou simplex" .. só esse fim já mata a questão. Se tivessem colocado dois ou três itens com esse final seria uma questão bem desafiadora.

     


ID
319054
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Potência de transmissão e mínima distorção na propagação do sinal são condições que devem ser mantidas dentro de parâmetros suficientes para garantir a integridade dos dados no meio de transmissão em que o sinal já é digital na saída do transmissor. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Sinceramente, não entendi a questão...

    Potência na transmissão e distorção mínima, são caracteristicas que se deseja para todo e qualquer tipo de transmissão.
    Em alguns meios isso é mais facilmente obtido (e.g. Fibra óptica), já em outros mais difícil (e.g. rádio enlace).

    Em qualquer meio de tranmissão se não houver potencia suficiente ou distoção alem do aceital a comunicação não se realizará.

    Tem alguma pegadinha na questão que ainda não entendi?
  • Foi copia e cola daqui:

    http://penta2.ufrgs.br/Eunice/r_enlac.html

    Adicionalmente acredito que o rádio enlace  é o único acima em que o sinal já é digital na saída do transmissor conforme abaixo:

    As principais aplicações de enlaces rádio digital ponto a ponto são:

    • Rede de transporte das operadoras de telefonia fixa e celular. São muito utilizados pelas operadoras de celular na interligação de ERBs com as CCCs.
    • Redes de dados para atendimento de clientes corporativos, principalmente na implantação do acesso.
    • Redes de distribuição de sinais de TV.
    • Provedores de internet.

    Em um enlace rádio digital a informação (voz, dados ou imagens) está em formato digital e é transportada em canais padronizados (PDH ou SDH).

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrdig/pagina_1.asp


ID
319060
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No contexto da qualidade de serviço (QoS), o princípio básico: “a qualidade de serviço é garantida através de mecanismos de priorização de pacotes na rede” é uma propriedade da alternativa técnica

Alternativas
Comentários
  • DiffServ ou serviços diferenciados é um método utilizado na tentativa de conseguir qualidade de serviço em grandes redes, como a Internet. O método DiffServ opera sobre grandes volumes de dados em oposição a fluxos ou reservas individuais. Isto implica uma negociação para todos os pacotes de, por exemplo, um ISP, ou universidade. Os acordos resultantes destas negociações são designados de "acordos de nível de serviço" (Service Level Agreements), e envolvem inevitavelmente um preço monetário. Estes acordos especificam que classes de tráfego serão servidas, que garantias são necessárias para cada classe, e qual o volume de dados para cada classe.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/DiffServ
  • Differentiated services or DiffServ é uma arquitetura de computer networking (ip networks) que consiste em um mecanismo para classificar e gerenciar network traffic e fornecer quality of service (QoS). DiffServ pode fornecer baixa latência para tráfico crítico como VoIP e streaming media assim como best-effort para serviços não-críticos como   web traffic & file transfers.

    DiffServ usa 6-bit Differentiated Services Code Point (DSCP) ou Ponto de código para serviços diferenciados no cabeçalho do IP packet (Ip header).
  • a) SBM (Subnet Bandwidth Management).  Protocolo(rfc2814). é uma técnica de sinalização utilizada para gerenciar os recursos da rede (largura de banda). Gerencia os recursos de rede e usa os serviços de controle de admissão (ACS) para tomar decisões de fluxo do tráfego. 

    b) CORRETO

    c) MPLS é um mecanismo de transporte de dados pertencente à família das redes de comutação de pacotes. O MPLS é padronizado pelo IETF - Internet Engineering Task Force através da RFC-3031 e opera numa camada OSI intermediária às definições tradicionais do Layer 2 (Enlace) e Layer 3 (Rede), pelo que se tornou recorrente ser referido como um protocolo de "Layer 2,5"

    d)
    O IntServ ou Serviços Integrados é um modelo de implementação do QoS desenvolvido para garantir a qualidade do serviço para fluxos individuais de trafego utilizando para tanto a sinalização fim-a-fim e a reserva de recursos por toda a rede, dos roteadores intermediários até o roteador de destino.

    e)RSVP Protocolo de QoS 
    empregado para fazer reservas utilizado pelo IntServ por exemplo.

ID
320803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às transmissões PLC (Power Line Communications) e às redes sem fio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) inverteu os conceitos

    b) na verdade CSMA/CD e PCF sao dois metodos para acesso a camada MAC.

    c) pt.wikipedia.org/wiki/PLC#Equipamentos

    d) en.wikipedia.org/wiki/Bluetooth . Sete dispositivos

    e) pt.wikipedia.org/wiki/PLC . Trabalha na camada 2
  • A tecnologia Power Line Communication (PLC) permite transmissões de sinais por onda portadora em redes de distribuição de energia. É mais uma opção de conectividade em banda larga, além dos sistemas wireless, de satélite e cabos coaxiais das operadoras de TV por assinatura.
    O PLC transforma a rede elétrica de prédios e residências em uma LAN, convertendo cada tomada de energia também em pontos de voz e dados. Roteadores são instalados junto aos transformadores de energia das ruas e, na entrada dos prédios, um decodificador, semelhante aos modens, separa a corrente elétrica dos sinais de voz, dados e Internet. As taxas de transmissão podem chegar a 14 Mbps dependendo da quantidade de usuários conectados.

    A tecnologia PLC oferece um largo espectro de aplicações, desde acesso à Internet em Banda Larga, telefonia, tele-controle, serviços de controle de eletrodomésticos, serviços audiovisuais, segurança predial. Devido as capacidade da tecnologia no transporte e capilaridade já instalada de rede, também estão surgindo propostas de evolução de serviços atuais utilizando exatamente estes diferenciais.
    Existem dois tipos de rede PLC:
    A primeira é a interior (indoor), onde a transmissão é conduzida usando a rede elétrica interna de um apartamento ou de um prédio;
    A segunda é o exterior (outdoor), onde a transmissão é conduzida usando a rede pública exterior de energia elétrica.
    A PLC trabalha na camada 2 do modelo ISO/OSI, ou seja, na camada de enlace. Sendo assim, pode ser agregada a uma rede TCP/IP (camada 3) já existente, além de poder trabalhar em conjunto com outras tecnologias de camada 2.
    A tecnologia também possibilita a conexão de aparelhos de som e vários outros eletroeletrônicos em rede. A Internet sob PLC possui velocidade não assíncrona, ou seja, você tem o mesmo desempenho no recebimento ou envio de dados.
  • As LANs sem fio (padrão 802.11) podem operar em duas configurações: com e sem uma estação-base (Access Point - AP).
    Os dois modos de operação são:
    DCF (Distributed Coordination Function - função de coordenação distribuída), também chamada "Ad Hoc" - não usa nenhum controle central, nesse caso, para tratar as colisões, é utilizado o protocolo CSMA/CA.
    PCF (Point Coordination Point - função de coordenação de ponto) também chamada "rede de infraestrutura"- a estação-base efetua o polling das outras estações, perguntando se elas têm algum quadro a enviar. A ordem de transmissão é totalmente controlada pela estação-base. Não ocorre nenhuma colisão.
    Fonte: Redes de Computadores - Andrew S. Tanembaum - 4ª edição - páginas 315 a 318.
  • Complementando os comentários sobre a alternativa "a":

    BSS (Basic Service Set) é uma rede sem fio com access point e computadores, da forma como conhecemos;
    IBSS (Independent Basic Service Set) é uma rede sem fio ad-hoc (sem um acess point central);
    ESS (Extended Service Set) é uma rede com um ou mais BSS interligados aparentando para os clientes como se todo o conjunto fosse uma única rede. Acontece quando pontos de acesso são configurados para operar em conjunto.

    Já respondi algumas questões por aí onde era necessário que o candidato soubesse desses importantes conceitos.
  • IBSS - Infraestruture Basic Service Set,  é somente uma BSS com modo de operação do ponto de acesso ligado a outra rede, exemplo internet.
  • Segundo Forouzan (p. 429) e Kurose (p. 403), o bluetooth admite até 8 dispositivos/estações.


ID
326569
Banca
IESES
Órgão
CRM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre os tipos de transmissão de dados é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Vamos as definições:



    Full-duplex = transmite dados simultaneamente, ou seja, pode enviar e receber ao mesmo tempo. (ERRADA, PODE SER BIDIRECIONAL)


    Half-Duplex: transmite tanto num sentido como no outro mas não simultaneamente, ou seja um de cada vez. (ERRADA, POIS TELEFONE NÃO TEM ESSA CARACTERÍSTICA)


    Half-Simplex: nem existe, pelo amor de Deus!!!


    Simplex: transmite só de forma unidirecional e sempre de um para o outro, exemplo a televisão tradicional, você só recebe as imagens. (CORRETA).


ID
328645
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Entre os meios de transmissão de sinais utilizados na comunicação de dados, destacam-se as fibras ópticas, os cabos de par trançado e os cabos coaxiais. Atualmente, discute-se o uso das redes elétricas como meio guiado de transmissão de dados. Assinale a alternativa que apresenta a tecnologia que utiliza a rede de energia elétrica para transmissão de sinais digitais.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra "e"

     

    Com o desenvolvimento da tecnologia PLC, que permite transmissões de sinais elétricos e de dados em redes de distribuição de energia, surge mais uma opção de conectividade em banda larga, além dos sistemas existentes, como wireless, de satélite e cabos coaxiais das operadoras de TV por assinatura.

     


ID
329242
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Marque a alternativa correta sobre as tecnologias de transmissão utilizadas por redes de computadores:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Redes ponto-a-ponto:       Compostas de uma ou diversas linhas de comunicação, com cada linha sendo associada à conexão de um par de estações.       Se duas estações querem se comunicar mas não há um compartilhamento de cabos, a comunicação é feita de modo indireto, através de uma terceira estação. Assim, quando uma mensagem é enviada de uma estação a outra de forma indireta, ela será recebida integralmente por cada estação e, uma vez que a linha de saída da estação esteja livre, retransmitida à estação seguinte.       Esta política de transmissão é também conhecida por “store and forward”. Praticamente todas as redes de longa distância são do tipo ponto-a-ponto.

    Algumas topologias das redes ponto-a-ponto (a) estrela; (b) anel; (c) árvore; (d) completa; (e) anéis que se interceptam; (f) irregular

    Redes de Difusão:       Também denominadas “broadcasting”.       São caracterizadas pelo compartilhamento, por todas as estações, de uma linha única de transmissão. Neste caso, as mensagens enviadas por uma estação são recebidas por todas as outras conectadas a rede, sendo que um campo de endereço contido na mensagem permite identificar o destinatário.       A maioria das redes locais e um pequeno número de redes de longa distância são deste tipo.       Neste tipo de rede há a possibilidade de se enviar uma mensagem para todas as estações ou para subgrupos de estações (multicasting).

    Redes de comunicação utilizando difusão: (a) barramento; (b) satélite ou rádio; (c) anel


ID
329245
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as afirmativas:

I. No modo de transmissão Simplex, um dispositivo é somente transmissor e o outro é somente receptor.

II. No modo de transmissão Half-duplex, um dispositivo pode ser transmissor e receptor, porém, não simultaneamente.

III. No modo de transmissão Full-duplex, a comunicação é bidirecional e simultânea.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • c-

    a transmissão Simplex é dispositivo que é sempre transmissor e outro sempre receptor, como rádio AM e FM, e TV aberta. Half-duplex transmite um d cada vez porque compartilham um mesmo canal como walkie-talkie e radioamador e alguns sistemas de comunicação de dados. Full-duplex é transmissão nos dois sentidos de forma simultânea como internet por ADSL ou Cable-Modem e TV a cabo.


ID
332857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às características e funções básicas de um sistema operacional, julgue os itens seguintes.

No que concerne aos fundamentos da comunicação de dados, meio físico, serviço de comunicação e topologia, julgue os itens subsequentes.

Uma placa de rede que utilize o modo de operação full duplex é capaz de se comunicar de forma bidirecional, ou seja, consegue enviar e receber dados não simultaneamente.

Alternativas
Comentários
  • Risos
    Essa me pegou, dei a resposta errada inicialmente.
    É tão fácil que fui direto ao pote. Não reparei o " não"simultaneamente
  • Uma comunicação é dita full duplex (também chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos), uma linha full-duplex pode transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmissão de dados.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Duplex

  • Uma placa de rede que utilize o modo de operação full duplex é capaz de se comunicar de forma bidirecional, ou seja, consegue enviar e receber dados não simultaneamente.
  • Sentidos de transmissão
     
    Simplex - Ocorre em apenas uma direção
    Half-Duplex - Ocorre em ambas as direções, mas um evento de cada vez
    Full Duplex - Recepção e envio ocorrem simultaneamente
  • como sempre, a cespe introduziu o conceito correto e negou no final uma explicação dada anteriormente, FICA LIGADO.

  • " Uma placa de rede que utilize o modo de operação full duplex é capaz de se comunicar de forma bidirecional, ou seja, consegue enviar e receber dados simultaneamente."

     

    Ao remover a palavra NÃO a assertiva se tornaria CORRETA.

    Como não foi feito assim, ERRADO.

    Transcrição correta no início.

  • Pegadinha fulera! "NÃO"
    CESPE do capeta!

     

  • Gabarito Errado

    Uma comunicação é dita full duplex (também chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos), uma linha full-duplex pode transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmissão de dados.

    Métodos de acesso a canais são utilizados em redes ponto-a-multiponto assim como em redes celulares para dividir canais de comunicação em envio e recepção, sobre o mesmo meio de comunicação física.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Sentidos de transmissão

     

    Simplex - Ocorre em apenas uma direção

    Half-Duplex - Ocorre em ambas as direções, mas um evento de cada vez

    Full Duplex - Recepção e envio ocorrem simultaneamente

  • Full-Duplex quer dizer que a placa consegue transmitir e enviar de forma simultânea.

  • Uma placa de rede (Network Interface Card – NIC) que utilize o modo de operação full duplex é capaz de se comunicar de forma bidirecional, ou seja, consegue enviar e receber dados SIMULTANEAMENTE.

     

    Já uma placa de rede que utilize o modo de operação half duplex é capaz de se comunicar de forma bidirecional, ou seja, consegue enviar e receber dados NÃO simultaneamente, ou seja, por alternância.

  • e anos depois cairia uma questão super parecida na PF 2018... A importância de conhecer as questões da banca!

  • MODOS DE TRANSMISSÃO

    → Duplex = Unidirecional.

    → Half-Duplex = Bidirecional. Um de cada vez. Capacidade NÃO dividia. Ex: Walk Talk

    → Full-Duplex = Bidirecional. Simultaneamente. Capacidade dividida. Ex: Telefone

  • GAB.: E

    Uma placa de rede que utilize o modo de operação full duplex é capaz de se comunicar de forma bidirecional, ou seja, consegue enviar e receber dados não simultaneamente.

    Simplex: o envio de dados é unidirecional.

    Half- duplex: o envio de dados é bidirecional, sendo uma direção de cada vez, não ao mesmo tempo.

    Full- duplex: o envio de dados é bidirecional, ocorrendo ao mesmo tempo.

  • o NÃO no final deixou a questão errada, no + ela está correta

  • IRMÃO, TU TEM QUE PARAR DE QUERER LER RÁPIDO.

  • Se ler rápido erra.

    Cuidado!!!

  • Uma placa de rede que utilize o modo de operação full duplex é capaz de se comunicar de forma bidirecional, ou seja, consegue enviar e receber dados não simultaneamente.

    half-duplex que não é simultâneo


ID
339928
Banca
COSEAC
Órgão
DATAPREV
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em redes do tipo MAN, a tecnologia que utiliza dois anéis de fibra óptica, primário e secundário, para transmitir dados, formando os anéis uma configuração física similar à arquitetura TOKEN-RING , e ainda todos os equipamentos se conectam ao anel primário, deixando o secundário disponível apenas para o caso de falha no primário, é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E


    A tecnologia LAN FDDI (Fiber Distributed Data Interface) é uma tecnologia de acesso à rede em linhas de tipo fibra óptica. Trata-se, com efeito, de um par de anéis (um é “primário”, o outro, permitindo recuperar os erros do primeiro, ou “secundário”). O FDDI é um anel de ficha de detecção e correcção de erros (é aí que o anel secundário tem a sua importância). 
    A ficha circula entre as máquinas a uma velocidade muito elevada. Se este não chegar à extremidade de certo prazo, a máquina considera que houve um erro na rede. 
    A topologia FDDI assemelha-se rigorosamente à de um token ring com a diferença de que um computador que faz parte de uma rede FDDI pode também ser ligado a um concentrador MAU de uma segunda rede. Fala-se então de sistema biconectado.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
345274
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma forma de classficar as transmissões de dados é sabendo-se como as informações são distribuídas para os membros de uma rede de telecomunicações. Nesse caso, a transmissão pode acontecer de três maneiras: Unicast, Multicast e Broadcast.

Considerando esses modos de transmissão de dados, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I – Uma transmissão broadcast, em uma rede de dados ethernet, sempre tem no endereço físico de destino todos os bits com o valor 1.
II – Uma transmissão unicast é caracterizada pela sua direção única, onde o transmissor continuamente envia sinais e o receptor somente os recebe.
III – Uma transmissão multicast é caracterizada pelo envio de múltiplos sinais simultâneos para um único destinatário, acelerando muito a transmissão de dados.

Está(ão) certo(s) o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • I - O endereço de destino broadcast é um caso especial do endereço multicast, no qual todos os bits são 1s.

    II - Acho que é simplex

    III = Envio de multiplo sinais para um grupo bem definido

    Forouzan

    GAB A.


ID
347047
Banca
MOVENS
Órgão
IMEP-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Ao utilizar um meio de transmissão, são conectados a ele equipamentos transmissores e receptores. A forma como essas conexões são efetuadas depende da topologia adotada e do próprio meio físico. A respeito das formas de conexões, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • b) ERRADO. Ligação ponto-a-ponto A conexão apresenta impedância igual a das características do meio de transmissão, de forma a evitar reflexões.

     

    Fonte: Análise De Sistemas Vol. 2. Por Flavia