SóProvas


ID
1159564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando o sistema gerenciador de banco de dados (SGBD), assinale a opção correta acerca de bancos de dados.

Alternativas
Comentários
  • A (errada)
    Linguagens para Manipulação de Dados

    O uso da linguagem DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados) é definido pelo nível conceitual e interno. Quando há uma separação do nível interno e conceitual que não é absorvido uma visão clara do usuário, o SGBD tem a ação de compilar o DDL, tendo como ação, a permissão de executar as declarações identificadas pelas suas descrições dos esquemas/níveis onde irá armazená-las no catálogo do SGBD.

    Nos casos que essa separação tem um entendimento do usuário utiliza-se a linguagem SDL (Storage Definition Language - Linguagem de Definição de Armazenamento) para a especificação do esquema/nível interno.

    Por final, quando o SGBD usa a arquitetura com os três níveis, é utilizado a linguagem VDL (Vision Definition Language) que serve para a deinição das visões (views) do banco.

    B (errada)• Catálogoo O SGBD mantém metadados (descritores, dados sobre os dados). 
    O catálogo contém todos os metadados sobre os esquemas, mapeamentos, restrições de segurança e de integridade, índices, usuários, relatórios, etc.
    (certa)
    D (errada) - Nível interno ou esquema interno - usa um modelo de dados que mostra a estrutura de armazenamento físico do banco de dados, os detalhes dos dados guardados e os caminhos de acesso.Nível conceitual ou esquema conceitual - efetua uma descrição total da estrutura do banco de dados mas não ofere detalhes dos dados guardados no banco de dados.Nível externo ou esquema de visão - descreve as visões do banco de dados para um grupo de usuários que mostra quais usuários terão acesso à esse banco.
    E (errada) - Independência de Dados

    Podemos dizer que é permitido efetuar alterações no esquema ou no nível de um banco de dados, sem alterar um nível superior. Apenas lembrando que esses níveis ou esquemas estão representados na Figura 1. Abaixo está representando dois tipos de independência de dados:

    Independência de dados lógica: permite alterar apenas o nível conceitual, não havendo nenhuma alteração no nível externo ou nas aplicações do usuário.Independência de dados física: permite alterar o nível interno sem ter que alterar o nível conceitual, nível externo ou as aplicações do usuário.

    Leia mais em: Arquitetura de um SGBD http://www.devmedia.com.br/arquitetura-de-um-sgbd/25007

  •  a) Enquanto a DDL (Data Definition Language) é utilizada para definir a estrutura do banco de dados, a SDL (Storage Definition Language) é utilizada para especificar o esquema conceitual e seus mapeamentos com o esquema interno. ERRADA. 

    DDL (comandos que criam, alteram ou removem objetos) - CREATE, ALTER, DROP.

    O uso da linguagem DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados) é definido pelo nível conceitual e interno. Quando há uma separação do nível interno e conceitual que não é absorvido uma visão clara do usuário, o SGBD tem a ação de compilar o DDL, tendo como ação, a permissão de executar as declarações identificadas pelas suas descrições dos esquemas/níveis onde irá armazená-las no catálogo do SGBD. Nos casos que essa separação tem um entendimento do usuário utiliza-se a linguagem SDL (Storage Definition Language - Linguagem de Definição de Armazenamento) para a especificação do esquema/nível interno.

     

     b) A informação armazenada no catálogo do SGBD é denominada metamodelo. ERRADA. METADADOS.

     

     c) Na independência de dados do programa, propriedade do SGBD, a estrutura dos arquivos de dados é armazenada no catálogo separadamente dos programas de acesso. CORRETA.

     

     d) Na arquitetura de três esquemas de um banco de dados, o nível conceitual é responsável por descrever de forma detalhada as estruturas de armazenamento físico, incluindo os relacionamentos entre as tabelas. ERRADA. Seria o nível FÍSICO, entretanto não detalha os relacioamentos entre as tabelas. O nível físico usa um modelo de dados que mostra a estrutura de armazenamento físico do banco de dados, os detalhes dos dados guardados e os caminhos de acesso.

     

     e) Na arquitetura de três esquemas, a capacidade de alterar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual consiste na independência lógica de dados. ERRADA. Independência FÍSICA de dados.

  • assertiva E)

    Pra ficar mais fácil de entender. Há duas independências, a lógica e a física e há três esquemas, interno, conceitual e externo, nesta sequência.

    Sempre coloque na cabeça que as independências estão em escadinha, físico está mais a abaixo e com isso ele vai chegar até o último, externo, passando pelo o do meio, conceitual.

    Portanto, físico: altera o esquema interno sem alterar o esquema conceitual e externo;

    Agora a independência lógica está na posição mediana, com isso ele tem apenas só mais um degrau a subir, externo.

    Portanto, Lógico: alterna o esquema conceitual sem alterar o esquema externo.