Grid - Computação em grade
O grid computacional tem o objetivo de compartilhar e agregar recursos; dessa forma, o tempo que um computador leva para processar uma grande quantidade de dados será reduzido se esse computador estiver associado a outros disponíveis no grid computacional.
As clouds e os grids compartilham visões similares,pois ambos reduzem os custos da computação,aumentando a flexibilidade e otimizando o uso dos recursos, mas apresentam inúmeras diferenças, passando pelo compartilhamento dos recursos(recursos não compartilhados na computação em nuvem vs recursos compartilhados no grid), o uso da virtualização(na computação de nuvem a virtualização é o elemento central, o que ainda não é uma realidade no grid),a forma de implementar a segurança(na computação de nuvem a segurança é obtida pela isolação e no grid pelas credenciais e consequente delegação) e o grau de centralização(grid apresenta o controle descentralizado, a nuvem centraliza o controle).
Fonte: Manoel Veras
Letra B
Gabarito: Letra B
Organização Virtual
O conceito de grid computing permite que diversas entidades disponibilizem seus recursos no âmbito de uma organização virtual, de forma a otimizar a sua utilização. Essa possibilidade permitiu a rentabilidade de projetos que, de outro modo, seriam inviáveis em termos financeiros ou de complexidade técnica. A computação em grid é uma forma de computação distribuída que permite a partilha e coordenação de recursos para a resolução de problemas complexos.
Uma Organização Virtual (OV) é uma agregação de organizações autônomas e independentes ligadas entre si por intermédio de uma rede de comunicação (possivelmente a Internet). A existência da Organização Virtual é limitada a um período temporal, correspondente ao tempo necessário à satisfação do seu propósito.
https://sites.google.com/site/proffdesiqsistemasdistribuidos/aulas/5---computacao-em-grade