SóProvas



Questões de Grid - Computação em Grade


ID
141304
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as seguintes afirmações sobre a computação em grade (grid):

I. Toda colaboração é realizada sob a forma de uma organização virtual.
II. A camada de conectividade deve compreender protocolos para a autenticação de usuários e recursos.
III. Os sistemas computacionais envolvidos têm um alto grau de heterogeneidade.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A III foi meio forçada:

    "Os recursos e os proprios utilizadores necessitam de ser autenticados e autorizados de forma segura entre as diversas entidades, que podem utilizar sistemas heterogeneos"
  • Também achei a III bem contestável como este alto grau de heterogeneidade.

  • Claro que são heterogêneos. Imagine uma GRID com milhares de computadores espalhados por todo o mundo, é bem provável que os hardwares serão diferentes, sistemmas operacionais diferentes, recursos diferentes... Em fim nada de homogeneidade.

  • Computação em GRID é quando, vc une vários computadores, que funcionam como se fosse 1, de forma a potencializar o desempenho de determinada atividade.

    Fonte: Guerreiro do QC


ID
319171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos conceitos básicos e modos de utilização da informática, julgue os itens a seguir

A computação em grade (grid computing) constitui solução para a interligação de servidores ou estações de trabalho para simular um único supercomputador formado por nodos.

Alternativas
Comentários
  • é um modelo computacional capaz de alcançar uma alta taxa de processamento dividindo as tarefas entre diversas máquinas, podendo ser em rede local ou rede de longa distância, que formam uma máquina virtual. Esses processos podem ser executados no momento em que as máquinas não estão sendo utilizadas pelo usuário, assim evitando o desperdício de processamento da máquina utilizada.
  • Diferenças entre GRID e Cluster:

    A idéia é a mesma: combinar o poder de processamento de vários computadores ligados em rede para conseguir executar tarefas que não seria possível (ou pelo menos não com um desempenho satisfatório) executar utilizando um único computador e ao mesmo tempo fazê-lo a um custo mais baixo de o de um supercomputador de potência semelhante.

    O CLUSTER de uma forma geral, é um algomerado de máquinas conectadas em umas mesma rede local ou dedicada. O cluster possui uma estrutura mais rígida onde é eleito um único controlador central na estrutura, as demais máquina são escravas do controlador central.

    O GRID possui uma estrutura mais flexível e democrática, onde é aproveitado tempo ocioso de processamento de diversas máquinas, que podem estar geograficamente distantes, para executar determinadas tarefas. Não existe um controlador central, a participação é voluntária.
  • A Computação em Grade surge com o intuito de oferecer recursos computacionais remotamente. Similar ao funcionamento das companhias elétricas, em que o usuário não sabe como funciona a infraestrutura, mas sabe que, para a utilização do recurso eletricidade, basta usar uma tomada, da mesma forma a Computação em Grade, com o passar dos anos, fundamenta sua infraestrutura, por intermédio de Globus toolkit, alcançando o patamar que possibilita uma realidade próxima ao conceito apresentado. Seu propósito basicamente está em aglomerar recursos geograficamente dispersos formando uma malha, um sistema distribuído onde o usuário pode se beneficiar de todos os serviços agregados à malha, assim como promovê-los.

    fonte:


    http://fatecsjc.edu.br/trabalhos-de-graduacao/wp-content/uploads/2012/04/BDR2RafaelUrias.pdf
  • nodos = nós

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Segundo a definição de Andrew Tanenbaum, a um sistema distribuído é uma "coleção de computadores independentes que se apresenta ao usuário como um sistema único e consistente." 


ID
320320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de computação em grid, cloud computing e balanceamento de carga, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Cloud Computing


    Muito tem sido escrito e falado sobre Cloud Computing e ainda existem muitas contradições relacionadas a utilização desse termo.
    Entretanto, apesar destas divergências e da inexistência de um consenso sobre o que realmente é Cloud Computing, a defnição de Foster [2] para o termo é bastante abrangente e pode ser tomada como referência:
    • “Cloud Computing é um paradigma de computação em larga escala que possui foco em proporcionar economia de escala, em que um conjunto abstrato, virtualizado, dinamicamente escalável de poder de processamento, armazenamento, plataformas e serviços são disponibilizados sob demanda para clientes externos através da Internet ”.
    • O interessante desta defnição é que ela abrange todos os tipos de serviço oferecidos por uma Cloud, os quais também podem ser obtidos através de um Grid.
    • Tomando como base a defnição de Foster para os dois paradigmas, pode-se observar que a diferença entre ambos está no foco em criar economia de escala e oferecer serviços para clientes externos, o que pode ser percebido com força nos ambientes Cloud, mas não é tão visível nos ambientes em Grid, que possuem foco na colaboração e partilha de recursos, inclusive em ambientes heterogêneos.

     

    Fonte: https://oer.avu.org/bitstream/handle/123456789/656/ITI%204304_PT%20Grid%20_%20Cloud%20Computing1.pdf?sequence=1&isAllowed=y

  • SKOL. A CERVEJA QUE DESCE REDONDO.


ID
444058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação as arquiteturas de grid utilizadas por alguns fabricantes de bancos de dados, julgue os itens subsequentes.

I As arquiteturas de grid utilizadas por alguns fabricantes de bancos de dados permitem que sejam agrupados um amplo número de servidores, armazenamento e redes em um recurso computacional flexível sob-demanda para as necessidades computacionais de uma organização.

II Em nível mais alto, a ideia de grid computing é a implementação de um utilitário em que o usuário não se preocupe onde os dados estão ou que computador executa uma requisição.

III Clustering é uma tecnologia utilizada para criar infraestruturas de grid. Os grids podem consistir de vários clusters.

IV Um grid presupõe que todos os servidores nele estão executando o mesmo conjunto de aplicações. As aplicações podem ser agendadas e migradas entre os diferentes servidores do grid.

V A utilização de grid para bancos de dados é possível em função de um banco de dados ter estruturas lógicas e estruturas físicas. Como ambos os tipos de estruturas são separadas, o armazenamento físico dos dados pode ser gerenciada sem afetar o acesso às estruturas de armazenamento lógico.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Também concordo que a IV é a que está errada!
  • A assertiva errada é a IV. a I esta perfeita, uma das grandes vantagens do GRid é justamente a computação sob demanda
  • Quando existe um compartilhamento de recursos gerenciado por um único sistema, temos um cluster. O grid, por definição, não deve ter um controle único centralizado.

    Para facilitar a análise, é possível citar alguns termos que permite diferenciar grid de cluster. Um grid pressupõe: a.) Heterogeneidade: o ambiente em que está o grid deve ser o mais amplo e heterogêneo possível. b.) Colaboração: todos os agentes de um grid devem permitir a colaboração entre seus recursos. c.) Coordenação: cada recurso deve manter uma estrutura independente de coordenação, mas integrados aos demais membros do grid e coodenados por um centralizador de operações. O ideal é que haja um pequeno número de grandes servidores. Desta forma, realocar os recursos dinamicamente é um trabalho mais fácil de se realizar do que manter diversos e pequenos servidores dispersos pela rede. d.) Compartilhamento de Recursos: os recursos do grid devem ser conhecidos e compartilhados na rede. Este compartilhamento deve seguir regras e padrões adotados no grid. Os recursos devem ser dinamicamente realocados atendendo às solicitações das aplicações. Isso quer dizer que, em caso de pico de utilização, os recursos devem ser dirigidos para atender as solicitações e, assim que esta necessidade for atendida e o processamento for concluído, estes mesmos recursos devem estar disponíveis para outras requisições. e.) Organizações Virtuais: são grupos de recursos e/ou pessoas que possuem um objetivo comum e podem se reunir em torno do grid para troca e complemento de informações. Isso faz com que haja uma quebra entre os recursos e suas aplicações

    http://www.ufrgs.br/niee/eventos/CBCOMP/2004/mini_curso/MiniCurso%2005.pdf

     

  • I-Correta

    II-Correta

    III-Correta

    Clustering é uma das tecnologias utilizadas para criar a infra-estrutura de grid. Os clusters simples possuem recursos estáticos usados para determinados aplicativos por determinados proprietários. Já as grids, que podem consistir em vários clusters, são pools de recursos dinâmicos que podem ser compartilhados por muitos aplicativos e usuários diferentes.

    IV-Errada

    Uma grid não pressupõe que todos os servidores estejam executando o mesmo conjunto de aplicativos. Os aplicativos podem ser programados e migrados entre os servidores da grid.

    V-Errada

    Um banco de dados Oracle tem uma estrutura física e lógica. Como essas estruturas no servidor são separadas, o armazenamento físico dos dados pode ser gerenciado sem afetar o acesso às estruturas lógicas de armazenamento.

     

    https://www.devmedia.com.br/artigo-sql-magazine-8-entrevista-elizabeth-de-almeida/5165

    profesores.cengage.com.br/downloadCapituloParcLivro.do;jsessionid...?id=103911


ID
771274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de arquiteturas computacionais para processamento de alto desempenho e alta disponibilidade, julgue os próximos itens.

No modelo de computação em grid, diversos nodos de processamento são coordenados para operarem como se fossem um único sistema, por meio de técnicas de compartilhamento de memória secundária.

Alternativas
Comentários
  • Quem compartilha memória secundária ou primária são sistemas fortemente acoplados. Grid é um sistema fracamente acoplado que troca mensagens, pacotes através da rede de computadores para um processamento muito grande.

  • Gabarito Errado

    Computação em GRIDcomputação em grade/grid, ou ainda, grelha de cálculo (em inglês, grid computing), é um modelo computacional capaz de alcançar uma alta taxa de processamento dividindo as tarefas entre diversas máquinas, podendo ser em rede local ou rede de longa distância, que formam uma máquina virtual.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • ERRADO!

    ISSO É CLUSTERING. COMPUTAÇÃO EM GRADE É GEOGRAFICAMENTE DISTRIBUÍDA.


ID
788698
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de conceitos básicos de computação em aglomerados (Cluster) e de computação em grades (Grids), considere as afirmações a seguir.

I - Computação em grade (Grid Computing) é um modelo computacional capaz de alcançar uma alta taxa de processamento dividindo as tarefas entre diversas máquinas que formam uma máquina virtual.
II - Computadores de baixo custo podem ser agrupados em clusters, gerando maior poder computacional.
III - É adequado construir um cluster de forma distribuída com seus nós situados em várias e diferentes localidades.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O III está errado, pois clusters geralmente são agrupamentos de máquinas próximas, enquanto as grids são agrupamentos de máquinas distribuídos e potencialmente distintas (em termos de hardware) entre si.
  • Para quem imaginou, assim como eu, que o item I estava errado por causa de "...formam uma máquina virtual", segue abaixo uma fonte.

     

    O módulo “Grid Computing” sugere o debate sobre os principais aspectos de uso desse modelo computacional, bem como suas potencialidades e restrições.
    Trata-se de um modelo capaz de lidar com uma alta taxa de processamento, dividida em diversas máquinas que formam uma única máquina virtual, podendo ser em rede local ou rede de longa distância. Tais processos são executados quando as máquinas não estão em uso, evitando dessa forma o desperdício de processamento.

     

    Fonte: https://sites.google.com/site/proffdesiqsistemasdistribuidos/aulas/5---computacao-em-grade

  • Letra D

     

    Complementando, quanto ao erro da III:

     

    Cluster: são fisicamente centralizados (rede local), ou seja, os nós encontram-se dispersos sobre uma mesma área física (prédio, sala,
    datacenter).

     

    Grid: são fisicamente descentralizados, ou seja, os nós de um grid encontram-se dispersos sobre uma área geograficamente distribuída
    (MAN e WAN).


ID
805513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de conceitos relacionados à infraestrutura de tecnologia da informação (TI), julgue o  item  que se segue.

Considerando-se um intervalo de tempo reduzido, uma infraestrutura de TI que use computação em grade (grid) tem capacidade de suportar maior volume de processamento de dados que uma infraestrutura de TI convencional.

Alternativas
Comentários
  • Uma infraestrutura em GRID pode incorporar inúmeras infraestruturas de TI convencionais o que ratifica a afirmação da questão.

  • Certo.

    http://www.hospitalvita.com.br/gestao/revistavital/pdf/revista_13.pdf

    Grid Computing, ou computação em grade, é um dos mais novos conceitos presentes para os executivos de Tecnologia da Informação. A idéia, de fato, é extremamente sedutora: utilizar os recursos ociosos de computadores independentes, sem a preocupação de localização física e sem investimentos em novos hardwares. A criação de um supercomputador virtual, com a utilização dos recursos pré-existentes, permite o desenvolvimento de aplicações antes restritas a caríssimos supercomputadores. Abre-se uma nova perspectiva e certamente estamos diante de mudanças nos paradigmas computacionais.

    O módulo “Grid Computing” sugere o debate sobre os principais aspectos de uso desse modelo computacional, bem como suas potencialidades e restrições.

    Trata-se de um modelo capaz de lidar com uma alta taxa de processamento, dividida em diversas máquinas que formam uma única máquina virtual, podendo ser em rede local ou rede de longa distância. Tais processos são executados quando as máquinas não estão em uso, evitando dessa forma o desperdício de processamento.

    Essa nova infra-estrutura de computação distribuída foi proposta nos anos 90, com o objetivo de auxiliar atividades de pesquisa e desenvolvimento científico. Vários modelos dessa infra-estrutura foram especificados. A tecnologia em grade faz analogia às redes elétricas (“power grids”) e apresenta-se ao usuário como um computador virtual, mascarando toda a infra-estrutura distribuída, assim como a rede elétrica para uma pessoa que utiliza uma tomada, sem saber exatamente como a energia chega a ela. Seu objetivo inicial era casar tecnologias heterogêneas (e muitas vezes geograficamente dispersas), formando um sistema robusto, dinâmico e escalável, para compartilhar processamento, espaço de armazenamento, dados, aplicações e dispositivos...

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Ao contrário da computação paralela, os projetos de computação em grade não apresentam nenhuma dependência de tempo associada a eles. Eles utilizam computadores que fazem parte da rede apenas enquanto estiverem ociosos e os operadores podem realizar tarefas não relacionadas à grade a qualquer momento. A segurança deve ser levada em conta ao utilizar grades de computadores, visto que os controles sobre os nós de membros costumam ser dispersos. A redundância também deve ser incorporada, pois muitos computadores podem ser desconectados ou falhar durante o processamento.

    .

    Microsoft Azure


ID
928696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a modelos de computação
GRID e clusters.

A computação GRID, um modelo para a computação distribuída, pode envolver vários computadores interligados via rede. Esse modelo é apropriado se as computações distribuídas precisam de comunicação freqüente entre os computadores participantes. Nesse modelo, os recursos estão sob controle centralizado.

Alternativas
Comentários
  • "A computação GRID, um modelo para a computação distribuída, pode envolver vários computadores interligados via rede. Esse modelo é apropriado se as computações distribuídas precisam de comunicação freqüente entre os computadores participantes. Nesse modelo, os recursos estão sob controle centralizado."

    No modelo em grade (grid) não há a figura de um servidor central para a gerência dos recursos, pois estes são controlados distribuidamente pelo software da infraestrutura (middleware).
  • Acredito que o controle centralizado seja melhor identificado em Cluster de computadores.

    Bons estudos.
  • De forma resumida, um grade computacional, ou grid, é um serviço para o compartilhamento de poder de processamento e capacidade de armazenamento pela rede, a fim de se otimizar as tarefas realizadas. A idéia do grid é ir bem além de ser apenas um meio de comunicação entre computadores e busca transformar a rede global de computadores em um único e vasto recurso computacional.
    Paulo Trezentos afirma que um sistema distribuído (que não possuem controle centralizado) torna-se uma grid quando é estabelecida uma infra-estrutura de software e de hardware que possibilite a coordenação das tarefas de modo a garantir a qualidade do serviço oferecido.
    Fonte: 
    http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/grades/index.html
  • Acredito que exista um outro erro quando ele fala que exige comunicação constante. Sistemas GRID podem fazer o download de um pacote de tarefas, processá-los offline, e mais tarde enviar os resultados. Como exemplo temos o projeto World communit Grid.

  • Complemento. Principais diferenças entre Cloud e GRID.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.99),"As clouds e os grids compartilham visões similares,pois ambos reduzem os custos da computação,aumentando a flexibilidade e otimizando o uso dos recursos, mas apresentam inúmeras diferenças, passando pelo compartilhamento dos recursos(recursos não compartilhados na computação em nuvem vs recursos compartilhados no grid), o uso da virtualização(na computação de nuvem a virtualização é o elemento central, o que ainda não é uma realidade no grid),a forma de implementar a segurança(na computação de nuvem a segurança é obtida pela isolação e no grid pelas credenciais e consequente delegação) e o grau de centralização(grid apresenta o controle descentralizado, a nuvem centraliza o controle)."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DE INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS 2009


  • Gabarito Errado

    Grid é uma arquitetura de cooperação sem elemento mestre.
     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Cluster: centralizado, homogêneo, computadores no mesmo local conectados por cabos

    Grid: descentralizado, pode ser homogêneo ou heterogêneo, computadores em diferentes locais conectados pela internet

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    QUESTÃO PARECEDÍSSIMA:

    CESPE: Nos GRIDs, a alocação dos recursos é feita por um gerente de recursos centralizado, e os nós que compõem o GRID trabalham cooperativamente como um recurso unificado. Nos clusters, cada nó tem seu gerente de recursos. Os nós em clusters são autônomos e não o são nos GRIDs.

    ERRADO!

    DESCENTRALIZADO E FRACAMENTE ACOPLADO.

  • O CLUSTER de uma forma geral, é um aglomerado de máquinas conectadas em umas mesma rede local ou dedicada. O cluster possui uma estrutura mais rígida onde é eleito um único controlador central na estrutura, as demais máquina são escravas do controlador central.

    O GRID possui uma estrutura mais flexível e democrática, onde é aproveitado tempo ocioso de processamento de diversas máquinas, que podem estar geograficamente distantes, para executar determinadas tarefas. Não existe um controlador central, a participação é voluntária.

    Fonte: Resumos


ID
928699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a modelos de computação
GRID e clusters.

Nos GRIDs, a alocação dos recursos é feita por um gerente de recursos centralizado, e os nós que compõem o GRID trabalham cooperativamente como um recurso unificado. Nos clusters, cada nó tem seu gerente de recursos. Os nós em clusters são autônomos e não o são nos GRIDs.

Alternativas
Comentários
  • "Nos GRIDs, a alocação dos recursos é feita por um gerente de recursos centralizado, e os nós que compõem o GRID trabalham cooperativamente como um recurso unificado. Nos clusters, cada nó tem seu gerente de recursos. Os nós em clusters são autônomos e não o são nos GRIDs."


    O erro está em dizer que a alocação dos recuros é feita por um gerente centralizado. Na verdade o controle de recursos é feito distribuidamente por uma camada de software presente na infraestrutura: o middleware.

  • Mesma conversa mole da questão Q309563, ainda por cima na mesma prova.
    A resposta do colega está perfeita. Grid é uma arquitetura de cooperação sem elemento mestre.

    Bons estudos.
  • Complemento. Principais diferenças entre Cloud e GRID.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.99),"As clouds e os grids compartilham visões similares,pois ambos reduzem os custos da computação,aumentando a flexibilidade e otimizando o uso dos recursos, mas apresentam inúmeras diferenças, passando pelo compartilhamento dos recursos(recursos não compartilhados na computação em nuvem vs recursos compartilhados no grid), o uso da virtualização(na computação de nuvem a virtualização é o elemento central, o que ainda não é uma realidade no grid),a forma de implementar a segurança(na computação de nuvem a segurança é obtida pela isolação e no grid pelas credenciais e consequente delegação) e o grau de centralização(grid apresenta o controle descentralizado, a nuvem centraliza o controle)."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DE INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS 2009

  • Entendo que todos os conceitos estão invertidos.

    Corrigido: Nos CLUSTERs, a alocação dos recursos é feita por um gerente de recursos centralizado, e os nós que compõem o CLUSTER trabalham cooperativamente como um recurso unificado. Nos GRIDs, cada nó tem seu gerente de recursos. Os nós em GRIDs são autônomos e não o são nos CLUSTERs.

  • Inversão clássica do CESPE.

  • GRID É DESCENTRALIZADO E FRACAMENTE ACOPLADO; PADRÃO.


ID
931486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de programação e bancos de dados distribuídos.

O conceito de GRID diferencia-se da tecnologia de clusters na forma como os recursos são gerenciados: no GRID, cada nó tem seu próprio gerenciamento dos recursos compartilhados e não pertence a um único sistema global.

Alternativas
Comentários
  • Para sacramentarmos Grid x Cluster, utilizaremos a referência do Prof Buyya.

    “Se acontece o compartilhamento de recursos gerenciado por um único sistema global sincronizado e centralizado, então é um cluster. Em um cluster, todos os nós trabalham cooperativamente em um objetivo comum e o objetivo é a alocação de recursos executada por um gerente centralizado e global.

    Em Grid, cada nó, possuí seu próprio gerente recursos e política de alocação".

     

    https://www.clubedohardware.com.br/artigos/redes/computa%C3%A7%C3%A3o-em-grade-uma-vis%C3%A3o-introdut%C3%B3ria-r33687/?nbcpage=3


ID
933139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de tecnologias utilizadas em redes de comunicação,julgue os itens de 67 a 78.

Entre as principais estratégias para otimização de infraestruturas de tecnologia da informação (TI), incluem-se a implementação de projetos de consolidação de servidores e subsistemas de armazenamento e o desenvolvimento e aplicação de estudos de computação em grade (grid computing). Essas duas estratégias têm em comum a utilização de componentes de virtualização para a simplificação lógica de todo o ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Nos últimos anos, empresas de diferentes segmentos de negócio e com investimentos em infra-estrutura bastante distintos, vêm procurando alternativas para melhor aproveitar recursos já existentes e que se apresentam subutilizados. Soma-se a esta necessidade, a contínua busca por redução de custos, atualização e padronização tecnológica e flexibilização do ambiente de TI, além da preocupação contínua em soluções e processos que garantam a segurança de todo o ambiente.

    Todas estas questões, que estão na ordem do dia dos administradores de TI, remetem a projetos que visam simplificar as infra-estruturas das diferentes empresas, otimizando a utilização de componentes e tendo como principal conseqüência financeira corte de gastos baseados em cobrança de software, manutenção de hardware, energia elétrica, espaço físico, além de outros.

    Dentre as principais estratégias para otimização de infra-estruturas de TI, podemos citar a implementação de projetos de consolidação de servidores e subsistemas de armazenamento, além do desenvolvimento e aplicação de estudos de “Grid Computing” ou Computação em Grade.

    Estas duas estratégias possuem em comum a utilização de componentes de virtualização para tornar possível a simplificação lógica de todo ambiente, havendo uma diferenciação de conceitos e premissas entre estas , que nos remetem à necessária análise da infra-estrutura da empresa para a qual se pretende realizar um projeto, com o intuito de escolher a melhor alternativa de implementação. Estas diferenças serão abordadas a seguir, a partir da análise dos conceitos de cada uma das estratégias.

     

    Fonte: https://www.ibm.com/br/news/events/ibm_roadshow/bossa_bh_2/download/Otimizando_recursos_para_reduzir_custos.pdf

  • CERTO

    Consolidação de servidores: Consiste em utilizar equipamentos mais robustos, que disponham de mais recursos de processamento e espaço em disco, para hospedar as mais viradas aplicações corporativas através da utilização de estratégias de virtualização.

    [SIQUEIRA, Ethevaldo. para Compreender o Mundo digital].

    Grid Computing: A computação em grade (grid computing) é uma agregação de computação geograficamente dispersa, armazenamento e recursos de rede, coordenada para oferecer melhor desempenho, maior qualidade de serviço, melhor utilização e acesso mais fácil aos dados.

    A computação em grade (grid computing) permite a virtualização da computação distribuída e dos recursos de dados como processamento, largura da banda e capacidade de armazenamento para criar uma única imagem do sistema, garantindo aos usuários e aos aplicativos o cesso contínuo às vastas capacidades de TI.

    [BALTZAN, PHILLIPS. Sistemas de Informação]

  • EM REGRA UTILIZA-SE DA VIRTUALIZAÇÃO EM AMBIENTES DE CLOUD COMPUTING, MAS NADA IMPEDE DE CONSTRUI-LOS APENAS COM HARDWARES.


ID
933160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de tecnologias utilizadas em redes de comunicação,julgue os itens de 67 a 78.

Em um sistema de computação em grade, computadores na rede são capazes de acessar e usar os recursos de qualquer computador da rede.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Os sistemas de grade são projetados para compartilhamento colaborativo de recursos. Também podem ser considerados como computação em cluster distribuída e em larga escala. Uma Grade é basicamente aquele que usa as capacidades de processamento de unidades de computação diferentes para processar uma única tarefa. A tarefa é dividida em múltiplas sub-tarefas, cada máquina em uma grade é atribuída a uma tarefa. Como quando as sub-tarefas são concluídas eles são enviados de volta à máquina primária que cuida de todas as tarefas. Elas são combinadas ou agrupadas como um output.

  • O CLUSTER de uma forma geral, é um algomerado de máquinas conectadas em umas mesma rede local ou dedicada. O cluster possui uma estrutura mais rígida onde é eleito um único controlador central na estrutura, as demais máquina são escravas do controlador central.

    O GRID possui uma estrutura mais flexível e democrática, onde é aproveitado tempo ocioso de processamento de diversas máquinas, que podem estar geograficamente distantes, para executar determinadas tarefas. Não existe um controlador central, a participação é voluntária.


ID
947434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens seguintes, com relação a paradigma de computação em nuvem e grades computacionais.

Ambientes de computação em grades devem possuir a capacidade de realizar a coordenação entre os recursos existentes e utilizar padrões proprietários para os protocolos e frameworks.

Alternativas
Comentários
  • Computação em GRID (português europeu), computação em grade/grid (português brasileiro), ou ainda, grelha de cálculo (em inglês, grid computing), é um modelo computacional capaz de alcançar uma alta taxa de processamento dividindo as tarefas entre diversas máquinas, podendo ser em rede local ou rede de longa distância, que formam uma máquina virtual. Esses processos podem ser executados no momento em que as máquinas não estão sendo utilizadas pelo usuário, assim evitando o desperdício de processamento da máquina utilizada.

    fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_grelha

  • Errado.

    Uma das características da computação em grid é a utilização de padrões abertos.

  • Errado

    A computação em GRID (grade) refere-se a sistemas distribuídos que são mais fracamente acoplados que clusters, mas que ainda assim trabalham juntos para realizar tarefas maiores. A computação em GRID pode envolver software especializado para facilitar a distribuição de dados e os algoritmos para as maquinas que compõem um GRID.

    [Ciência da Computação - 11ed: Uma Visão Abragente]

    Uma vez que um grid é constituído de membros heterogêneos é fácil perceber que a interoperabilidade é um conceito chave no funcionamento de um Grid. Em geral os Grids resolvem este problema através da utilização de protocolos abertos (TCP, UDP, IP, Globus Toolkit, etc). Isto acaba levando alguns dos teóricos, como é o caso de Foster[2], considerarem este como um conceito chave no funcionamento e implementação de grids.

    [http://www.angusyoung.org/arquivos/artigos/grid_computing.pdf]


ID
947437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens seguintes, com relação a paradigma de computação em nuvem e grades computacionais.

Segundo o NIST (National Institute of Standards and Technology), IaaS, PaaS, SaaS e UDP são modelos de serviço oferecidos pela computação em nuvem.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Há muitas definições para computação em nuvem, mas uma das mais concisas e amplamente reconhecidas é a do National Institute of Standards and Technology (NIST). O NIST define cinco características essenciais, três modelos de serviço e quatro modelos de implantação.

    O NIST também define três modelos de serviço, ou o que algumas vezes recebe o nome de camadas de arquitetura:

    • Infraestrutura como um serviço (IaaS)
    • Software como um serviço (SaaS)
    • Plataforma como um serviço (PaaS)

    Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/magazine/hh127072.aspx
  • Tá de brincadeira UDP. kkkkk Tem hora que CESPE é infantil

  • UDP??? :O 

    UDP é um protocolo da camada de transporte do modelo OSI.

  • Gabarito Errado

    UDP NAOOOOO... hehe

     

    Atualmente, a computação em nuvem é dividida em sete tipos:

    IaaS - Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço (em português): quando se utiliza uma percentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade. (p. Ex.: Softlayer)

    PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço (em português): utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: IBM Bluemix, Windows Azure e Jelastic).

    DaaS - Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço (em português): as ferramentas de desenvolvimento tomam forma na computação em nuvem como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup.

    SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço (em português): uso de um software em regime de utilização web (p.ex.: Google Docs , Microsoft SharePoint Online).

    CaaS - Communication as a Service ou Comunicação como Serviço (em português): uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante (p.ex.: Microsoft Lync).

    EaaS - Everything as a Service ou Tudo como Serviço (em português): quando se utiliza tudo, infraestrurura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço.

    DBaas - Data Base as a Service ou Banco de dados como Serviço (em português): quando utiliza a parte de servidores de banco de dados como serviço.

    SECaaS - Security as a Service - ou Segurança como Serviço (em português): Se utiliza ferramentas de segurança como serviço.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • kkkkkkk. tive que ler umas 30 vezes.

    O examinador fez a questão toda bonitinha, aí viu que no gabarito da prova tinha muitas questões Certas e resolveu colocar um erro nessa questão... "jogou" o UDP lá no meio... kkkkkk

     

  • Da até medo de marcar !!! kkkkkkkk brincadeira

  • UDP é protocolo ..GAB E

  • AQUELE MOMENTO QUE TU OLHA PRO FISCAL, E O FISCAL OLHA PRA VOCÊ, E VOCÊS ENTENDERAM TUDO.

  • Já aproveitamos para revisar rapidamente rede de computadores -> protocolos.

    TCP e UDP são protocolos de entrega de pacotes, sendo:

    TCP: fragmenta a mensagem para enviar, é confiável e controla o fluxo.

    UDP: envia em pacote, ñ confiável (ñ garante a entrega completa) e ñ controla o fluxo.

    Outros mais cobrados:

    IP: protocolo de endereçamento.

    SMTP (sua mensagem está partindo): envio e recebimento de e-mail.

    ARP: tradução de endereços IP p/ MAC.

    Pertenceremos!

  • Segundo NIST (o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos), um modelo de computação deve apresentar algumas características essenciais para ser chamado de computação em Nuvem.

    Modalidades que o NIST reconhece:

    1. SAAS --> ''Softwares'' Ex. Google Docs;
    2. PAAS --> "Plataforma" Ex. Desenvolvimento, análise de dados --> tomada de decisão;
    3. IAAS --> ''Infraestrutura" Ex. Windows Azure, também referenciado como ''HAAS'' --> ''Hardware as a Service''.

    Já o ''UDP'' é um protocolo de internet.

    Por conseguinte, o Cespe misturou tudo tornando o item errado.

    Perseverança!

  • Leia a questão até o final.. seu (eu) arrombado

  • WHAAAT? KKKKK

    IAAS, PAAS e SAAS são MODELOS DE SERVIÇO na nuvem, já UDP é um PROTOCOLO da CAMADA DE TRANSPORTE

    .........................................................................................................................................................................................................

    MODELO DE SERVIÇO

    IaaS - INFRAESTRUTURA COMO SERVIÇO

    É fornecido ao cliente a estrutura de HARDWARE, cabendo ao USUÁRIO incluir toda a estrutura de SOFTWARE.

    Palavras-chaveARMAZENAMENTO / PROCESSAMENTO ESTRUTURA DE REDE

    Exemplo: Dropbox, Amazon EC2, etc.

    PaaS - PLATAFORMA COMO SERVIÇO

    Disponibilizado TANTO HARDWARE quanto o SOFTWARE

    Criado para dar SUPORTE ao ciclo de vida do APLICATIVO Web completo.

    Palavras-chaveDESENVOLVIMENTO TESTE IMPLANTAÇÃO GERENCIAMENTO ATUALIZAÇÃO

    Exemplo: Microsoft Azure e Google App Engine

    SaaS - SERVIÇO COMO SERVIÇO

    Permite aos usuários ACESSAR APLICATIVOS e SERVIÇOS de qualquer local usando um computador conectado à internet. O usuário não precisa realizar MANUTENÇÕES, apenas usar, os PROVEDORES realizam essa tarefa.

    Palavras-chaveACESSO A APLICATIVO

    Exemplo: E-mail, Netflix, Google Docs e Evernote

    ............................................................................................................................................................................................................

    UDP

    Protocolo da CAMADA de TRANSPORTE, o UDP NÃO é ORIENTADO A CONEXÃO e NÃO CONFIÁVELNÃO realiza o CONTROLE DE FLUXO / ERROS, tolerável a perda de pacotes e os organiza a medida que os pacotes são entregues. 

    CHECKSUM é OPCIONAL, apesar de verificar erros, ele não recupera esse erro.

  • UDP é um protocolo

    IAAS, PAAS e SAAS são modelos de serviço da nuvem. Cuidado pra não confundir com modelos de implantação (pública, privada, híbrida e comunitária)

  • Não li tudo me fu...

  • UDP CESPE??

    Pega nem desavisado.

    UDP é um protocolo pertencente à camada de transporte do OSI.

    Gab: MUITO errado

  • Galera da Polícia Federal, pode ficar tranquilo que não vai vir uma dessa pra gente

  • morri de rir kkkk

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    UDP? UDP é um protocolo da camada de transporte do Modelo OSI! Não se trata de um modelo de serviço de computação em nuvem.

    Gabarito: Errado

  • e-

    Segundo o NIST (National Institute of Standards and Technology), IaaS, PaaS e SaaS são modelos de serviço oferecidos pela computação em nuvem.

    exemplos:

    Saas:

    Microsoft SharePoint.

    Google Docs.

    Skype.

    Microsoft Office 365.

    Paas:

    google app engine

    Azure function app

    Azure app services

    Azure Kubernete Services

    Azure Container Instances

    Iaas:

    Amazon web service

    microsoft azure


ID
991036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação à computação em grid e em nuvem, julgue os seguintes itens.

Considerando-se que em uma rede de computadores existam dois equipamentos físicos, cada um com um hypervisor para virtualização de servidores (KVM e Vsphere), é possível gerenciá-los como um único recurso, utilizando-se uma ferramenta para gerenciar uma nuvem computacional.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar esta questão?!

  • Por intuição e um pouco de conhecimento dos conceitos apresentados.

    Ttemos que a computação nas nuvens envolve o tipo de serviço IaaS que você pode ter comprar uma infraestrutura  de acordo com os seus requisitos. A Amazon provê esse serviço, virtualizando vários computadores e seus recursos (utilizando qualquer tecnologia KVM e Vsphere ) para conseguir atender aos pedidos dos clientes. Para estes, será visto apenas um computador provendo aquela capacidade, podendo gerenciá-lo via uma ferramenta de computação nas nuvens.

  • O produto vCloud Suite tem a capacidade de gerenciar hypervisors de fabricantes diferentes dos VMware.


    Fonte: http://www.itforum365.com.br/noticias/detalhe/61881/vmware-passar-a-reconhecer-hypervisors-de-concorrentes

  • CERTA. A VMware tem um produto chamado vRealize. "Trata-se de uma plataforma de gerenciamento em nuvem desenvolvida especialmente para a nuvem híbrida. Ele fornece uma pilha abrangente de gerenciamento para serviços de TI no vSphere e outros hypervisors, infraestrutura física e nuvens externas, tudo com uma experiência de gerenciamento unificada"
    Fonte: http://www.vmware.com/br/products/vrealize-suite/

  • OpenStack e CloudStack podem fazer isso.


ID
991039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação à computação em grid e em nuvem, julgue os seguintes itens.

O grid computacional tem o objetivo de compartilhar e agregar recursos; dessa forma, o tempo que um computador leva para processar uma grande quantidade de dados será reduzido se esse computador estiver associado a outros disponíveis no grid computacional.

Alternativas
Comentários
  • Complemento. Principais diferenças entre Cloud e GRID.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.99),"As clouds e os grids compartilham visões similares,pois ambos reduzem os custos da computação,aumentando a flexibilidade e otimizando o uso dos recursos, mas apresentam inúmeras diferenças, passando pelo compartilhamento dos recursos(recursos não compartilhados na computação em nuvem vs recursos compartilhados no grid), o uso da virtualização(na computação de nuvem a virtualização é o elemento central, o que ainda não é uma realidade no grid),a forma de implementar a segurança(na computação de nuvem a segurança é obtida pela isolação e no grid pelas credenciais e consequente delegação) e o grau de centralização(grid apresenta o controle descentralizado, a nuvem centraliza o controle)."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DE INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS 2009


  • DISPENSA COMENTÁRIOS. HTTP JÁ FEZ ISSO MUITO BEM.


ID
1159615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A computação em GRID é uma associação coordenada dos recursos de armazenamento e rede, geograficamente espalhados, com o intuito de oferecer melhor desempenho e maior qualidade de serviço. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Grid - Computação em grade

    O grid computacional tem o objetivo de compartilhar e agregar recursos; dessa forma, o tempo que um computador leva para processar uma grande quantidade de dados será reduzido se esse computador estiver associado a outros disponíveis no grid computacional.

     

     

     

    As clouds e os grids compartilham visões similares,pois ambos reduzem os custos da computação,aumentando a flexibilidade e otimizando o uso dos recursos, mas apresentam inúmeras diferenças, passando pelo compartilhamento dos recursos(recursos não compartilhados na computação em nuvem vs recursos compartilhados no grid), o uso da virtualização(na computação de nuvem a virtualização é o elemento central, o que ainda não é uma realidade no grid),a forma de implementar a segurança(na computação de nuvem a segurança é obtida pela isolação e no grid pelas credenciais e consequente delegação) e o grau de centralização(grid apresenta o controle descentralizado, a nuvem centraliza o controle).

    Fonte: Manoel Veras

     

    Letra B

  • Gabarito: Letra B

    Organização Virtual

    O conceito de grid computing permite que diversas entidades disponibilizem seus recursos no âmbito de uma organização virtual, de forma a otimizar a sua utilização. Essa possibilidade permitiu a rentabilidade de projetos que, de outro modo, seriam inviáveis em termos financeiros ou de complexidade técnica. A computação em grid é uma forma de computação distribuída que permite a partilha e coordenação de recursos para a resolução de problemas complexos.

    Uma Organização Virtual (OV) é uma agregação de organizações autônomas e independentes ligadas entre si por intermédio de uma rede de comunicação (possivelmente a Internet). A existência da Organização Virtual é limitada a um período temporal, correspondente ao tempo necessário à satisfação do seu propósito.

    https://sites.google.com/site/proffdesiqsistemasdistribuidos/aulas/5---computacao-em-grade


ID
1226971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de computação em grid e em nuvem, julgue os próximos itens.

Diferentemente de um cluster, uma grade computacional (grid) permite o uso compartilhado de recursos computacionais de alta capacidade distribuídos geograficamente.

Alternativas
Comentários
  • Complemento. Principais diferenças entre clouds e GRID.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.99),"As clouds e os grids compartilham visões similares,pois ambos reduzem os custos da computação,aumentando a flexibilidade e otimizando o uso dos recursos, mas apresentam inúmeras diferenças, passando pelo compartilhamento dos recursos(recursos não compartilhados na computação em nuvem vs recursos compartilhados no grid), o uso da virtualização(na computação de nuvem a virtualização é o elemento central, o que ainda não é uma realidade no grid),a forma de implementar a segurança(na computação de nuvem a segurança é obtida pela isolação e no grid pelas credenciais e consequente delegação) e o grau de centralização(grid apresenta o controle descentralizado, a nuvem centraliza o controle)."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DE INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS 2009


  • Ao contrário do grid o cluster tem como base a rede local, esta é a diferença entre os dois. 

    Obs.: O conceito de cluster não tem relação com o conceito de cloud. 

  • Diferença entre Grid e Cluster:
    Ao contrário dos Grids, que geralmente interligam grandes distâncias, países, universidades, empresas e organizações, os clusters são mais locais.
    Os membros de um cluster são chamados de nós e geralmente ficam em um datacenter (ambiente apropriado), prédio ou sala.
    A administração dos recursos, tanto de hardware como de processamento, também é de ordem local (geralmente de uma empresa), diferente do Grid, onde cada um contribui e administra 'um pouco'.

    É fácil, e óbvio, notar que o poder de um Grid, em geral, é maior.
    Pois é maior, tanto fisicamente - já que engloba sistemas em distâncias físicas maiores e tem mais membros, que geralmente incluem vários clusters -, e por administrar membros heterogêneos.
    Ou seja, em um cluster, os membros geralmente são homogêneos, são parecidos.
    De preferência, são o mesmo...o mesmo computador, processador, mesmo tamanho e capacidade em tudo.

     

    https://goo.gl/472g3l

  • Os recursos computacionais distribuídos geograficamente não são, necessariamente, de alta capacidade.


ID
1226974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de computação em grid e em nuvem, julgue os próximos itens.

O modelo de computação em nuvem do tipo nuvem híbrida permite a integração dos ambientes de TI locais e externos, de modo a unir os recursos computacionais próprios e os de terceiros, além de usar os mesmos processos de gerenciamento o que provê escalabilidade sem que haja impacto em aplicações e operações existentes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    A nuvem híbrida é um dos modelos utilizados de computação em nuvem nas empresas de maior porte. Ela combina, em um único ambiente, a nuvem privada (uma cloud particular totalmente gerenciada pela própria empresa) e a nuvem pública (disponibilizada por grandes provedores para entregar, em uma mesma infraestrutura, características de TI mais eficientes a custos menores), permitindo a integração entre os recursos de TI. Dessa maneira, a empresa é capaz de movimentar, de maneira automática e com segurança, dados sigilosos da sua rede privada para a pública — e vice-versa.

     

    Fonte: https://www.centralserver.com.br/blog/nuvem-hibrida-x-multicloud-qual-o-melhor-modelo-para-sua-empresa/

  •  Questão está perfeita.

    Esse modelo utiliza uma combinação de nuvens que integra ambientes locais e remotos e pode realmente unir recursos computacionais próprios com o de terceiros, ou seja, uma nuvem privada com uma nuvem pública, por exemplo. Ela também pode utilizar os mesmos processos de gerenciamento e oferecer uma escalabilidade maior sem impactos em aplicações e operações existentes, isto é, tudo ocorre de maneira transparente para o usuário

    (Correto).

    Fonte: estratégia

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Acredito que esse trecho taxativo "além de usar os mesmos processos de gerenciamento o que provê escalabilidade sem que haja impacto em aplicações e operações existentes." é respondido pelo item 4 da lista.

    Segundo a Red Hat, todas as nuvens híbridas devem:

    • Conectar vários computadores por meio de uma rede.
    • Consolidar recursos de TI.
    • Escalar horizontalmente e provisionar novos recursos com rapidez.
    • Permitir a migração de cargas de trabalho entre ambientes.
    • Incorporar uma ferramenta unificada de gerenciamento.
    • Orquestrar processos com a ajuda da automação.

ID
1305967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos servidores de aplicação e da Web, julgue os itens subsecutivos.

A computação em GRID, que acopla recursos heterogêneos distribuídos, oferece suporte à execução de aplicações paralelas que podem ser acessadas independentemente de sua posição física.

Alternativas
Comentários
  • Grid Computing

    * Utiliza recursos geograficamente distribuídos para resolver problemas de grande desafio (ex: simulações complexas em geral).

    * São fisicamente descentralizados, ou seja, os nós de um grid encontram-se dispersos sobre uma área geograficamente distribuída
    (MAN e WAN).

    * Os recursos de um grid (processamento, memória, etc.) são administrados de forma descentralizada.

    * Disposição de recursos computacionais é normalmente heterogênea.

    * Utiliza o middleware. 

    * Milhares de hosts.

  • Gabarito Certo

    Computação em GRID (português europeu), computação em grade/grid (português brasileiro), ou ainda, grelha de cálculo (em inglês, grid computing), é um modelo computacional capaz de alcançar uma alta taxa de processamento dividindo as tarefas entre diversas máquinas, podendo ser em rede local ou rede de longa distância, que formam uma máquina virtual. Esses processos podem ser executados no momento em que as máquinas não estão sendo utilizadas pelo usuário, assim evitando o desperdício de processamento da máquina utilizada.

    Na base da atual computação em grelha estão os aglomerado de computadores ou computadores localizados em diferentes centros de cálculo, ligados entre si por uma rede de alto débito (Largura de Banda), em Rede Privada Virtual - (VPN) por questões de segurança.

     

    No meio científico já pode-se encontrar várias grades em funcionamento espalhados por vários países, muitos sendo projetos multi-institucionais. Como exemplos tem-se:

    EGI (European Grid Infrastructure)

    CERN openlab.

    Datagrid, do CERN, um projeto financiado pela Comunidade Europeia com o objetivo de atuar em áreas de pesquisa como astronomia, física e biologia;

    BIRN, projeto multi-institucional que conta com quinze universidades norte-americanas, voltado para a pesquisa neurológica

    Mammogrid, uma iniciativa da comunidade européia para formar uma base de mamografias que abrange toda a Europa com intuito de fornecer material de estudo e campo para o desenvolvimento de tecnologias em grade.

    Quem pode usar grade de informatica

        Governos e Organizações Internacionais

        Militares

        Professores e educadores

        Empresas

    Ciclos de processamento são os recursos compartilhados neste tipo. Existem três formas de explorar os recursos computacionais em um grade:

    ● executar uma aplicação em qualquer máquina disponível do grade, independentemente de onde esteja localizada;

    ● quebrar o aplicativo em partes menores para que estas possam ser executadas paralelamente através do grade;

    ● executar uma tarefa que precisa rodar várias vezes em diferentes máquinas do grade.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    CESPE: O conceito de GRID diferencia-se da tecnologia de clusters na forma como os recursos são gerenciados: no GRID, cada nó tem seu próprio gerenciamento dos recursos compartilhados e não pertence a um único sistema global.


ID
1308892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação à computação em GRID e em nuvem, julgue o item abaixo.

Tanto a computação em nuvem quanto a computação em GRID permite que os usuários usem softwares independentes de determinado domínio, executados em ambientes customizados e não padronizados.

Alternativas
Comentários
  • O erro esta no final da frase "não padronizados", pois os softwares que utilizam a computação em nuvem ou em GRID são executados em ambientes padronizados.

  • Gabarito: Errado

    As nuvens permitem que os usuários usem softwares independentes de um determinado domínio; ou seja, os softwares rodam em ambientes customizados, e não padronizados; os grids, ao contrário, só aceitam aplicações que sejam executáveis em seu sistema (aplicações que sejam “gridified”);
    http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2009_2/seabra/grid.html

  • O erro está em customizados. Os Grid's não são utilizados em ambientes customizados, uma vez que podem rodar inclusive com computadores pessoais pela rede, basta ter um software de contato para a plataforma alvo. São também heterogêneos.

    Já o Cloud Computing roda em ambiente geralmente customizados e homogêneos.


    Fonte: http://www.st.ewi.tudelft.nl/~varbanescu/ASCI_A24.2k12/ASCI_A24_Day4_Part2_Scheduling.pdf

  • Sabia que o CESPE tirou essa questão de um site que armazena trabalho de alunos, na Universidade Federal do Rio de Janeiro []? Sugiro uma lida em todo o excelente trabalho produzido pelo aluno, muito bem redigido e preciso nas informações — principalmente se você tem dificuldade de diferenciar GRID de Computação em Nuvem. Por agora vamos copiar apenas o parágrafo que nos interessa para responder a questão:

     

    Plataformas e dependências: as nuvens permitem que os usuários usem softwares independentes de um determinado domínio; ou seja, os softwares rodam em ambientes customizados, e não padronizados; os grids, ao contrário, só aceitam aplicações que sejam executáveis em seu sistema (aplicações que sejam “gridified”); []

    Fonte: Prof.Charles Henrique

  • PEGUEI DE UM GUERREIRO DO QC:

    Clusters - Utilizam SO's homogêneos;

    Grid - Utilizam SO's heterogêneos.

  • Aos que ficaram com dúvida:

    Computação em GRID é quando, vc une vários computadores, que funcionam como se fosse 1, de forma a potencializar o desempenho de determinada atividade.

    As vezes, comprar mais unidades de computadores, pode sair mais barato do que comprar apenas um ''muito bom'', dessa forma, a computação em GRID mostra-se interessante.


ID
1450306
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Uma alternativa para conseguir melhorar o desempenho de alguns sistemas computacionais é a adoção de computação em aglomerados (cluster) e de computação em grades (grids),em que, geralmente, os aglomerados utilizam hardwares,sistemas operacionais e softwares heterogêneos,e as grades, hardwares similares e o mesmo sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • Inverteu os valores.

  • Gabarito Errado

    A CESPE inverteu as definições.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Clusters - Utilizam SO's homogêneos;

    Grid - Utilizam SO's heterogêneos.


ID
1643275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito do gerenciamento de servidores Windows e Linux.

No Linux, o aplicativo Pacemaker possibilita criar nuvens com os recursos de manipulação de arquivos, de acordo com a arquitetura GRID.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão é só a última palavra, o correto é Cluster e não GRID

  • Fonte para estudos:

    https://access.redhat.com/documentation/pt-BR/Red_Hat_Enterprise_Linux/7/html/Migration_Planning_Guide/ch04s08s04.html

     

  • Pacemaker diz respeito a clusters - > "If you're new to Pacemaker or clustering in general, the best place to start is the Clusters from Scratch guide. This document walks you step-by-step through the installation and configuration of a High Availability cluster with Pacemaker. It even makes the common configuration mistakes so that it can demonstrate how to fix them."

     

    http://clusterlabs.org/doc/

  • Uma nuvem apresenta os serviços disponíveis de forma transparente para o usuário. Não é necessário conhecer o caminho na rede para acessar uma aplicação, por exemplo. Por isso marquei como errada. Uma nuvem está relacionada aos princípios de um CLUSTER e não de uma GRID. Nem sabia o papel do PACEMAKER até então.

  • ERRADA.

    Analisando o enunciado da questão, temos:

    1º Parte - "No Linux, o aplicativo Pacemaker possibilita criar nuvens com os recursos de manipulação de arquivos, (...)" 

    ERRADA

    O Pacemaker é uma solução para gerenciamento de recursos de alta disponibilidade. 

    2º Parte - "(...) de acordo com a arquitetura GRID."

    ERRADA

    O Pacemaker é um gerenciador de recursos para cluster.

    Fonte: estratégia


ID
2746321
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O aumento da facilidade de acesso à Internet tem permitido uma grande disponibilização da informação. Para dar suporte a essa facilidade de acesso é necessária uma enorme infraestrutura de hardware e software. Considerando as características de computadores paralelos, analise as proposições a seguir:


I. Um sistema de multiprocessamento simétrico pode ser composto por milhares de computadores com processadores e sistemas operacionais heterogêneos.

II. Um sistema de processamento paralelo em massa visa resolver problemas que exigem capacidade de utilização de memória compartilhada usando um único conjunto de núcleos de processamento localizados em um mesmo computador.

III. Um cluster de computadores é uma coleção de dois ou mais computadores usados para executar um dado problema podendo conter processadores multicore.

IV. Um grid computing provê uma plataforma na qual recursos computacionais são organizados dentro de um ou mais conjuntos lógicos, as tarefas são divididas entre diversos computadores locais ou remotos formando um “super computador virtual”.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I) INCORRETA. Definição de um GRID e não de um SMP


    II) INCORRETA. De fato, um dos objetivos do processamento paralelo é resolver problemas que exigem capacidade de utilização de memória compartilhada. Porém, seu uso pode ser tanto em um conjunto de nucluos em uma mesma máquina (SMP por exemplo), quanto em multiplas máquinas com multiplos processadores (Cluster, GRID, NUMA...)


    III) CORRETA.


    IV) CORRETA. O “super computador virtual” que a assertiva define é, na verdade, um software que abstrai todos os nós membro do GRID, de forma que este conjuto apareça para o usuário final como se fosse uma única máquina. Este software é o MiddleWare;

  • Somente as proposições III e IV estão corretas.


ID
2752648
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma alternativa para conseguir melhorar o desempenho de alguns sistemas computacionais é a adoção de computação em aglomerados (cluster) e de computação em grades (grids), em que, geralmente, os aglomerados utilizam hardwares, sistemas operacionais e softwares heterogêneos, e as grades, hardwares similares e o mesmo sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • A questão só inverteu o conceito de Cluster (que é homogêneo) e Grid (que é heterogêneo)


ID
2788225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de portal corporativo, cluster e nuvem. 


Cluster e GRID possuem características semelhantes, como o multiprocessamento distribuído, mas se distinguem pelas seguintes razões: cluster é uma coleção de máquinas paralelas conectadas entre si que, por trabalharem juntas, fornecem alta disponibilidade e(ou) balanceamento de carga; o GRID, por sua vez, envolve a integração, gestão de recursos computacionais fracamente acoplados e geograficamente distribuídos.  

Alternativas
Comentários
  • Clusters: definição, características e diferenças em relação ao grid

    Definição: 

    São vários computadores, trabalhando junto em um único objetivo, de uma maneira próxima (tanto fisicamente - como em uma sala -, como na maneira que estão conectados por software), e em uma rede de alta performance.

    Para entender mais sobre Cluster, leia sobre computação em Grade.
    Para entender mais sobre computação em Grade, leia esse artigo sobre Cluster.
    Não existe uma definição rígida que defina a diferença entre um cluster e uma grid, mas existe características que são tipicamente de ou de outro.

    Conceitos para definição de um Cluster/Grid, segundo o gridcafe.org:
    1. Compartilhamento de recursos
    2. Uso de recursos: uso e alocação eficiente de recursos
    3. Acesso seguro: rígida política de acesso, autorização e autenticação, com definições bem claras sobre quem usa o que, para garantir a confiança e segurança de dados.
    4. Morte da distância: a distância entre os membros da grid não importa
    5. Padrões abertos: comunicação entre os membros por meios de padrões

    Diferença entre Grid e Cluster:


    Ao contrário dos Grids, que geralmente interligam grandes distâncias, países, universidades, empresas e organizações, os clusters são mais locais.
    Os membros de um cluster são chamados de nós e geralmente ficam em um datacenter (ambiente apropriado), prédio ou sala.
    A administração dos recursos, tanto de hardware como de processamento, também é de ordem local (geralmente de uma empresa), diferente do Grid, onde cada um contribui e administra 'um pouco'.

    É fácil, e óbvio, notar que o poder de um Grid, em geral, é maior.
    Pois é maior, tanto fisicamente - já que engloba sistemas em distâncias físicas maiores e tem mais membros, que geralmente incluem vários clusters -, e por administrar membros heterogêneos.
    Ou seja, em um cluster, os membros geralmente são homogêneos, são parecidos.
    De preferência, são o mesmo...o mesmo computador, processador, mesmo tamanho e capacidade em tudo.
     

    Características:


    Outra característica marcante de um cluster é que seus membros ficam permanentemente ligados. Até porque seu poder não é muito grande, portanto é o ideal que se utilize dos membros o máximo possível e é necessário toda uma engenharia para alocação desses, com um controle de ambiente físico bastante rígido (temperatura, umidade, insetos, pessoas).
    Já os membros do grid não ficam sempre conectados.

    Clusters são geralmente utilizados para problemas mais específicos, e não são tão voltados nem tão capazes de processos em paralelo com os Grids, já que é necessário uma engenharia de software e hardware mais complexa para fazer um sistema trabalhar de forma distribuída.
    Essa complexidade costuma valer a pena um grid, e não é um cluster, que é menor e mais centralizado.

    Por prezar pela eficiência, a grande maioria funciona sob Linux.

    Questão Certa

  • Cluster é um agregado de computadores conectados entre si via hardware ou software que compartilham seus recursos passando a funcionar como uma única unidade lógica.


    Grid Também chamado de COMPUTAÇÃO EM GRADE. A ideia de compartilhamento de recursos não é diferente. O foco também é aumentar o desempenho de um sistema para o processamento de determinadas requisições. Entretanto, existem algumas características que distinguem o Grid.

    Primeiramente, não há limitação de espaço e localização como há no Cluster. Dessa forma, pode-se ter computadores espalhados por toda a Internet que compartilham recursos. Como assim professor?? Explico. Cada dispositivo que faz parte do Grid processa determinadas tarefas e retornam o resultado do processamento ao sistema principal.

  • Cluster e GRID possuem características semelhantes, como o multiprocessamento distribuído, mas se distinguem pelas seguintes razões: cluster é uma coleção de máquinas paralelas conectadas entre si que, por trabalharem juntas, fornecem alta disponibilidade e(ou) balanceamento de carga; o GRID, por sua vez, envolve a integração, gestão de recursos computacionais fracamente acoplados e geograficamente distribuídos.

  • DIFERENÇA ENTRE DATA MINING (MINERAÇÃO DE DADOS) E MACHINE LEARNING (APRENDIZADO DE MÁQUINA)

  • alocação de questão no lugar errado - deveria estar dentro dos S.O, nada haver com CLOUD COMPUTING

  • GRID, por sua vez, envolve a integração, gestão de recursos computacionais fracamente acoplados e geograficamente distribuídos.

    "A arquitetura de um cluster é classificada, segundo "A. S. Tanembaum, “Sistemas Operacionais Modernos”, como MIMD do tipo fracamente acoplado [5], ou seja, tem memória distribuída (multicomputadores), por isto os nós devem se comunicar a fim de coordenar e organizar todas as ações a serem tomadas. Deste modo, externamente o cluster é visto como sendo um único sistema."


ID
3393010
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Clusters e Grids são utilizados para o processamento massivo de dados. Em relação a esses conceitos, julgue o item a seguir.

Uma das desvantagens dos clusters em relação às grids é que eles não suportam arquiteturas de processadores com mais de um núcleo.

Alternativas
Comentários
  • Não existe a limitação apontada pelo enunciado. A desvantagem que poderia ser mencionada é que os clusters são formados por máquinas na mesma rede e com homogeneidade software e hardware. Essa desvantagem também poderia ser vista como vantagem quanto ao desempenho da comunicação entre as máquinas. GABARITO: ERRADO.

ID
3393013
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Clusters e Grids são utilizados para o processamento massivo de dados. Em relação a esses conceitos, julgue o item a seguir.


Uma das principais diferenças entre as duas arquiteturas é a distância entre os nós. Um cluster normalmente fica dentro de uma rede local, enquanto os nós de uma grid podem ser distribuídos em distâncias geográficas muito maiores.

Alternativas
Comentários
  • Clusters e grids (grades) são muito semelhantes. Basicamente, eles têm as seguintes características distintivas: = Clusters: as máquinas operam na mesma rede, há homogeneidade de software e hardware = Grids (Grades): as máquinas podem operar em redes diferentes, pode haver heterogeneidade de software e hardware GABARITO: CERTO

ID
3585874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A engenharia de software provê várias metodologias, técnicas e ferramentas de apoio para garantir que os recursos alocados ao desenvolvimento de software leve a resultados que tenham um nível de qualidade controlado e atendam a especificações de requisitos técnicos. Acerca do emprego da engenharia de software e suas metodologias e ferramentas no desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, julgue o item a seguir.


Uma estrutura de grade (grid) para a arquitetura de hipertexto de uma aplicação web é definida quando se deseja que essa aplicação seja executada em paralelo em um sistema computacional distribuído.

Alternativas

ID
3744268
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre computação distribuída nas formas de cluster e grid computing, considere as seguintes afirmativas:

1. BOINC, ou Berkeley Open Infrastructure for Network Computing, é um middleware que permite que computadores pessoais (PCs) sejam utilizados em um Grid de forma distribuída.
2. Na computação em Grid, o computador resultante é análogo a um supercomputador, uma vez que todas as CPUs do grid compartilham o mesmo barramento (bus) de alta velocidade.
3. Tanto na computação em Grid quanto nos Clusters, trabalha-se com um pool de memória compartilhada entre todas as CPUs do Grid ou do Cluster.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  •  BOINC, ou Berkeley Open Infrastructure for Network Computing, é um middleware que permite que computadores pessoais (PCs) sejam utilizados em um Grid de forma distribuída. 

    Excelente.


ID
4180969
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a diferença entre dois tipos de computação distribuída: computação de cluster e computação em grade.

Alternativas
Comentários
  • CLUSTER

    centralizado, homogêneo, computadores no mesmo local conectados por cabos

    - Conjunto de computadores (nós) interconectados que trabalham cooperativamente como um único recurso.

     

    GRID

    Descentralizado, pode ser homogêneo ou heterogêneo, computadores em diferentes locais conectados pela internet

    Em um sistema de computação em grade, computadores na rede são capazes de acessar e usar os recursos de qualquer computador da rede.