SóProvas


ID
115981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que se refere a tecnologias de Internet e intranet e à segurança da informação, julgue os itens subsequentes.

Port scanner é um programa que, se instalado em um computador, permite que um invasor volte a acessá-lo quando quiser para invadi-lo. Geralmente é instalado a partir de programas do tipo cavalo-de-troia ou até por e-mail.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Pois um port scanner (scanner de porta) é um aplicativo com o objetivo de testar as portas lógicas de determinado host remoto. Neste teste ele identifica o status das portas, se estão fechadas, escutando ou abertas. Pode-se explicitar o range de portas que o aplicativo irá scanear, por ex: 25 a 80. Geralmente os port scanners são usado por pessoas mal intencionadas para identificar portas abertas e planejar invasões. Pode também ser usado também por empresas de segurança para análise de vulnerabilidades (pen test). Um dos port scanners mais conhecidos é o nmap.
  • Errado, o objetivo do Port Scanner é testar as portas.
  • Port Scaner é um programa que permite a verificação de portas abertas em uma determinada máquina da rede ou da Internet. Portas abertas podem significar uma falha de segurança em servidores. Os Hackers estão sempre de olho em serviços com alguma falha que possa ser explorada por eles. O Port Scanner verifica o status das portas de computadores da rede ou da Internet, permitindo que você descubra portas que estão abertas sem necessidade. 

    ;)

  • O Port Scanner (Scanner de Portas) é um software que procura portas TCP abertas na máquina. Ele não tem como função abrir portas, apenas verifica se existem portas abertas. É comum nas questões de concursos afirmações de que o PS abre portas e essa afirmação é falsa.

    Fica a dica ;-)

  • ASSERTIVA ERRADA

    O conceito da questão refere-se ao Backdoor.
  • Port Scanners - são programas usados para varrer um computador para saber quais serviços estão habilitados naquele micro que se deseja invadir.
    Usando um port scanner em seu micro, um invasor pode ter certeza de quais serviços estão sendo servidos no micro alvo e, com isso, pode desenhar a melhor estratégia para invasão com base nas portas que estão abertas. Normalmente, os port scanner não participam da invasão em si, mas são peças-chave no processo de pré-invasão.


    Livro: Informática para concursos (João Antônio) p.629 4º ed.

    É isso. Deus abençoe!
  • permite que um invasor volte a acessá-lo quando quiser para invadi-lo. Geralmente é instalado a partir de programas do tipo cavalo-de-troia ou até por e-mail. Quem faz isto é o Backdoor e não o port-scanner.

    Port scanner: o o bejetivo é testar as portas de um determinado host remoto.

    abs
  • Errado

    Acertei a questão por associar a afirmativa à backdoor, alguém sabe dizer se está correto?
  • Assertiva ERRADA. 


    O port scanner procura portas abertas ou mal-configuradas em computadores conectados em rede. Se encontrar uma brecha ele irá explorá-la para tentar infectar a máquina remota. Esta infecção é que vai permitir o acesso remoto da máquina. 
  • Port Scanner são programas que vasculha brechas no microalvo, para realizar uma invasão ao micro. Ele envia pacotes a várias portas diferentes.

    Bons estudos!!!

  • Mano, é cada nome de programas maliciosos que existe, oloco!

  • Um port scanner (scanner de porta) são ferramentas com o objetivo de mapear as portas TCP e UDP. Geralmente, os port scanners são usados por pessoas mal intencionadas para identificar portas abertas e planejar invasões. Pode também ser usado por empresas de segurança para análise de vulnerabilidades (pen test).

  • Conceito de BACKDOOR

  • quando quiser? kkkkkk o cracker vai ligar o pc, remotamente, da vítima pra usar kkkk

  • Agregando.

    teste de intrusão (do inglês "Penetration Test" ou pentest")O teste de intrusão, também traduzido como "teste de penetração", é um método que avalia a segurança de um sistema de computador ou de uma rede, simulando um ataque de uma fonte maliciosa.

    Foguete não tem ré.