SóProvas


ID
1160041
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
FAME
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os eritroblastos são derivados das células tronco presentes no processo de eritropoenia. A fase final desse processo é a exclusão dos núcleos originando a hemácia.

Durante esse processo, uma substância está presente somente nas células tronco.

Assinale a alternativa que a identifica.

Alternativas
Comentários
  • As hemácias ou eritrócitos são células anucleadas presentes no sangue e que lhe confere sua cor vermelha característica. Essas células vivem cerca de 120 dias no sangue e por isso precisam ser continuamente produzidas pelo organismo. Nesse processo, chamado de eritropoenia, células tronco se diferenciam e passam por mudanças, dentre elas a perda do núcleo. Assim, as hemácias se diferem das células tronco que as originou por não apresentar mais o DNA genômico, que se localiza no núcleo celular. Letra A correta.


  • Eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias): transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos, através da hemoglobina. São produzidas no interior dos ossos, a partir de células da medula óssea vermelha, como apresentado a seguir:


    Destruição das hemácias pelo baço:

    ***PORÇÃO GLOBINA (grupo protéico – formado por aminoácidos): digerido e reaproveitado;

    ***PORÇÃO HEME (grupo prostético – formado por átomos de ferro): a hemoglobina liberada das células que se fragmentam é fagocitada e digerida quase imediatamente, liberando ferro na corrente sangüínea, para ser conduzido para a medula óssea (para a produção de novas células vermelhas) e para o fígado (produção do pigmento biliar bilirrubina).


    A redução de glóbulos vermelhos no sangue (eritropenia) ou a queda na concentração de hemoglobina chama-se anemia, caracterizada por cansaço e deficiência respiratória. A anemia pode ter diversas causas:

  • Questão mal elaborada.

  • exclusão do núcleo ->> DNA