SóProvas


ID
116071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A reestruturação produtiva, as mudanças na organização do trabalho e a hegemonia neoliberal, na década passada, promoveram reconfigurações nas políticas sociais. Acerca das políticas sociais no contexto do neoliberalismo, julgue os itens de 76 a 80.

Com a reforma constitucional de 1998, a previdência social ampliou o acesso aos benefícios de aposentadorias e passou a aumentar, regularmente, o valor das pensões recebidas pelo segurados do Instituto Nacional de Seguridade Social. Além disso, novas regras limitaram a expansão de planos privados de previdência a serem ofertados pelos bancos.

Alternativas
Comentários
  • alguém ,me explica esta questão. Obrigada

  • Isabela Sobreira, a questao esta errada tendo em vista que acertiva diz que com a reforma novas regras limitaram a expansão de planos privados de previdência a serem ofertados pelos bancos, o que nao é verdade, pelo contrario.

  • Percebi o erro com essa segunda afirmação, também. Mas eu gostaria de saber se essa primeira afirmação está certa ou errada: "Com a reforma constitucional de 1998, a previdência social ampliou o acesso aos benefícios de aposentadorias e passou a aumentar, regularmente, o valor das pensões recebidas pelo segurados do Instituto Nacional de Seguridade Social"

  • A Proposta de Emenda Constitucional nº. 20 representa o início da cruzada do capital para reduzir a Previdência Social Pública e maximizar a os planos de seguro social privados, ou seja, minimizar a proteção social pública e elevar ao máximo a acumulação capitalista. Esta também tem sido a lógica do Governo Lula, em sua gestão foi aprovada a Proposta de Emenda Constitucional nº. 40 que mudou o Regime Próprio da Previdência Social.

    http://www.cienciassociais.unimontes.br/arquivos/ed_08/Maria%20da%20Luz%20Alves%20Ferreira.pdf

  • Gabarito: errado

    --

    Pessoal, quando se falar em reformas da previdência, a tendência é que elas não sejam boas para a classe trabalhadora. Lembrem das propostas de FHC ( com o fator previdenciário e o aumento da exigência de idade e tempo de contribuição ), Michel Temer e, o atual presidente, Jair Bolsonaro.

    "O histórico das reformas da previdência indica uma tendência contínua de enfraquecimento dos direitos sociais nas perspectivas do cidadão com o fim de equilibrar as contas públicas. A regra é que as exigências do contribuinte aumentem, inclusive com a incidência de alíquotas a categorias que antes não precisavam contribuir." ( Fragmento do comentário de um professor de Direito Previdenciário do QConcursos )

    "Com a reforma constitucional de 1998, a previdência social ampliou o acesso aos benefícios de aposentadorias e passou a aumentar, regularmente, o valor das pensões recebidas pelo segurados do Instituto Nacional de Seguridade Social."

    Podemos deduzir, portanto, que não houve aumento no valor das pensões coisa nenhuma.