SóProvas


ID
116080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A seguridade social, uma das principais conquistas sociais da Constituição Federal de 1988 (CF), designa um conjunto integrado de ações do Estado e da sociedade cujo objetivo é assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Assistência social é assegurada constitucionalmente, independentemente de contribuição à seguridade social, assim como outros direitos sociais e da política social do trabalho, tendo sido implantada de forma universal no país com o objetivo de reduzir as iniquidades sociais.

Alternativas
Comentários
  • A assistência social não é universal, embora não contributiva, porque restrita à população em situação de vulnerabilidade social, carente ou pobre, em certas condições de risco pessoal ou social. pág 104. SIMÕES:Curso de Direito do Serviço Social.2008.
  •  Cap. I Das definições e dos objetivos:  Art 1º - A assitencia social do direito do cidadão é dever do Estado, e politica de Seguridade Social não contributiva, que provê os minimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento as necessidades básicas.
    OBS: Aquestão esta escrita iniquidades ao invés de equidade esse é o erro!  A Assitencia Socia busca a universalização dos direitos  (paragráfo único do Cap 2º " ...e a universalização dos direitos sociais"
  • O comentário não está correto, pois equidades = igualdades, então não poderia ser ; reduzir as igualdades sociais.
    Mas não sei qual o erro real da questão.
  • Temos que lembrar que alguns direitos sociais dependem de prévia contribuição, como é o caso da previência.

     A Constituição proclama serem direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados (CF, art. 6º).

    O erro está em dizer qu "
    independentemente de contribuição à seguridade social, assim como outros direitos sociais"

  • iniquidades = injustiça, isto é, com mais igualdade e menos iniquidade social, então, no meu ponto de vista esta correta a questão, visa sim reduzir as injustiças e desigualdades sociais e é universal sim, pois todos podem requerer o benefício, entretanto nem todos terão acesso a este.

     

  • O erro da questão está em "assim como outros direitos sociais e da politica do trabalho". Um dos direitos da política do trabalho estão diretamente vinculados à previdência social, que é contributiva.
  • Erro:
    1-"e da política social do trabalho"
    Errata:
    1-"Ressalva a política social de trabalho"
    Obs: Majoritariamente é aceito que a seguridade social não tem caráter contributivo. Sendo a previdência sendo apenas uma exceção a regra. Por isso, o inicio da questão está correto.
    Abraço

  • Eu interpretei esse "universal" mais como forma de levar a assistência à todas as pessoas que necessitem.

    Acredito que o erro da questão não seja esse.

  • Eu me guiei pelo fato de somente a saúde ser universal. A Assistência é para quem necessitar e a Previdência para quem contribuir .

  • Assistência Social não é Universal, ela é para os comprovadamente necessitados, então não abrange a todos.

     

    Questão Errada

  • ERRADA.

    A Assistência Social é seletiva, pois ela é para quem necessita. Somente a Saúde que é universal, pois a Previdência é para quem contribui.

  •  Art. 4º A assistência social rege-se pelos seguintes princípios:

     

            I - supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;

            II - universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;

            III - respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade;

            IV - igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;

            V - divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

     

    ELA É UNIVERSAL, e seus  objetivo NÃO é o de reduzir as iniquidades sociais.Mas sim: 

     

    Art. 2o  A assistência social tem por OBJETIVOS: (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)

    I - a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente: (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)

    a) a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

    b) o amparo às crianças e aos adolescentes carentes; (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

    c) a promoção da integração ao mercado de trabalho; (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

    d) a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária; e (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

    e) a garantia de 1 (um) salário-mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família;(Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

    II - a vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos; (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)

    III - a defesa de direitos, que visa a garantir o pleno acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais. (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)

    Parágrafo único.  Para o enfrentamento da pobreza, a assistência social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, garantindo mínimos sociais e provimento de condições para atender contingências sociais e promovendo a universalização dos direitos sociais. (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011).

     

    GAB. ERRADO

  • A Assistência Social (Lei n. 8.742/1993) é reconhecida como política pública que não necessita de contribuição para acessá-la estando disponível para quem dela necessitar, compondo juntamente com as Políticas de Saúde e de Previdência Social a Seguridade Social brasileira. Desse modo, a Seguridade Social brasileira constitui-se como um sistema híbrido que associa direitos universais (Saúde), com direitos oriundos do trabalho (Previdência Social) e direitos seletivos (Assistência Social). Sendo assim, no que se refere a política do trabalho, que podemos entender como a Previdência Social, esta não é universal e depende de prévia contribuição para se ter acesso. Portanto, a assertiva acima está incorreta.


    RESPOSTA: ERRADO
  • Já percebi que algumas questões da Cespe que dizem que o papel da assistência é de tirar pessoas da linha da pobreza e acabar com a desigualdade social vem erradas. Cuidado o papel da Assistência é bem mais amplo, pois vivemos em um sistema capitalista onde sempre haverá desigualdade!!!
  • Características

    Assistência Social é seletiva, só para quem necessita.

    Saúde universal,

    Previdência para quem contribui

    Font: Alfacon

    E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.