SóProvas


ID
1161943
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Balanced Scorecard, de Kaplan e Norton, provavelmente é a mais difundida abordagem ou estrutura de mensuração de desempenho. Em relação ao Balanced Scorecard, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O BSC organiza-se em torno de quatro perspectivas: financeira, do cliente, interna e de inovação e aprendizagem. O nome Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazos; entre medidas financeiras e não-financeiras; entre indicadores de tendência e ocorrências; entre perspectiva interna e externa do desempenho.

  • Perspectivas no BSC

    O BSC decompõe a estratégia de uma maneira lógica, baseando-se em relações de causa e efeito, vetores de desempenho e relação com fatores financeiros.

    É decomposto em objetivos, indicadores, metas e iniciativas, nas quatro dimensões de negócio:


    1. Financeira;


    2. Clientes;


    3. Processos internos;


    4. Aprendizado e crescimento.

  • Letra B

    Fonte Livro de GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSOS DE ANDREA  RIBAS.EPUB quem quiser este só entrar em contato que eu envio por email.

    Balanced scorecard

      Sistema desenvolvido por Robert S. Kaplan e David P. Norton na década de 1990; avalia o desempenho sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. São definidos objetivos estratégicos para cada uma das perspectivas e tarefas para o atendimento da meta em cada objetivo estratégico

  • A letra "a" esta errada devido ao emprego da palavra "PREPONDERANTE" (Que tem mais importância) . O foco principal ou preponderante dele é o alinhamento do desempenho as estrategias da empresa.  O Processo interno é uma perspectiva, um dos alicerces e nao o foco principal.

    Espero ter ajudado.
  • O Gabarito da questão está incompleto (letra: b), pois as pespectivas do BCS são: Financeiros, Processos Internos, Cliente e Aprendizado e Crescimento.

  • O BSC leva em conta as 4 perspectivas, sendo cada uma delas portadora do OIMI (Objetivos, Iniciativas, Metas, Indicadores)

  • Abrange quatro perspectivas':

    Financeira : como a empresa esteja sendo vista pelos acionistas ? Com metas de longo prazo, retorno acima do investido, objetivos explícitos e permite ajustes entre unidades organizacionais em diferentes fases.

    Clientes: como a empresa e vista pelos clientes? Participação, retenção, captação, satisfação e lucratividade para com o sclientes.

    Pro. Internos: em qual procedimento são excelentes? Deve-se satisfazer todos da ORG? Identificar os processos críticos, em que devem buscar excelência a fim de atender aos objetivos dos acionistas e clientes.

    Aprendizagem e desenvolvimento': desenvolvimento de medidas para o desenvolver e crescer a organizacional.

  • Olá Rodrigo! Gostaria de receber! Meu email: adrimariaf@hotmail.com

  • Com relação a alternativa D, essa característica é relacionada ao Performance Prism, onde, primeiramente é projetado um conjunto de medidas de performance para só depois ser formulada a estratégia da empresa. E no BSC é o contrario, primeiro elabora as estratégias da organização e depois as medidas e indicadores de desempenho.

  • gab. b

    embora incompleto é mais logico

  • NAO ESTÁ INCOMPLETO. A questao fala "tais como" ! Não é um rol taxativo, serve apenas para pegar quem nao sabe interpretar. 

     

    Fora isso, alguém sabe o erro na A ? 

  • GABARITO: LETRA B

    O BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e baseia-se em quatro perspectivas básicas, a saber:

    a. Finanças. Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve os indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retorno sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote como relevantes para seu negócio.

    b. Clientes. Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes. Inclui indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de serviços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente contribuem etc.

    c. Processos internos. Para analisar o negócio do ponto de vista interno da organização. Inclui indicadores que garantam qualidade intrínseca a produtos e processos, empreendedorismo, criatividade, capacidade de produção, alinhamento com as demandas, logística e otimização dos fluxos, assim como qualidade de informações, de comunicação interna e interfaces.

    d. Aprendizagem/crescimento organizacional. Para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional com fins de investimentos em seu futuro. Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro.

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.