SóProvas


ID
116275
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Émerson, maior de idade e necessitado, pediu alimentos a seu pai, Cléberson, que nunca lhe pagou nada a esse título. Na contestação, Cléberson alegou renúncia aos alimentos, pois nunca lhe foram cobrados, e, em assim não sendo, prescrição dos valores. Nesse caso, é importante lembrar que

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO DESATUALIZADA.Os alimentos são de fato irrenunciáveis, porém o prazo de prescrição é de 2 anos, conforme o CC/2002:"Art. 206. Prescreve:(...)§ 2º Em 2 (dois) anos, a pretensão para haver prestações alimentares, a partir da data em que se vencerem."A questão foi com base no CC/16, que prescrevia:"Art. 178. Prescreve:§ 10. Em 5 (cinco) anos:I - As prestações de pensões alimentícias;":)
  • A questão não possui resposta, posto que o artigo 205, § 2º do CC estabelece que prescreve em dois anos a pretenção de prestações alimentícias.

  • Nós concurseiros e conhecedores do direito, quando depararmos com questões como essa em um certame, não podemos deixar de recorrer.

    Só assim, pérolas como a presente serão expurgadas em definitivo de nossos estudos diários.

    Abraço e Feliz Natal.

  • Ufah ! Fiquei assutada quando me deparei com esta questão num outro site de questões para concurso... Errei a questão e quando fui ver o GABARITO era justamente a alternativa que eu havia eliminado... hahahaha Fui olha os comentários do referido site e eram afirmativos no sentido de ser aquela a correta... Pensei:  "to ficando doida" ...

    Aí vim pra cá e achei a questão e ótimas explicações condizentes com meu raciocínio !