-
Gabarito C.
A instauração do inquérito civil não é pressuposto processual para que o Ministério Público compareça a juízo. Ela pode, destarte, ser dispensada caso já existam elementos necessários para propor a ação. Entretanto, é recomendado que seja logo instaurado ao se iniciar uma investigação, para evitar-se o hábito de se apurarem fatos de relevância sem método ou continuidade.
(fonte: http://www.arcos.org.br/artigos/processo-civil-coletivo-breves-consideracoes-sobre-o-inquerito-civil-a-acao-civil-publica-e-os-interesses-por-eles-protegidos/#_ftn31)
-
Mais sobre a atribuição do MP:
Lei 7.347 Art. 8º § 1º O Ministério Público poderá instaurar, sob sua presidência, inquérito civil, ou requisitar, de qualquer organismo público ou particular, certidões, informações, exames ou perícias, no prazo que assinalar, o qual não poderá ser inferior a 10 (dez) dias úteis.
-
Exatamente!
Caso o MP disponha ou consiga por outras formas os elementos suficientes para a propor a ação, fica dispensada a instauração do inquérito civil.
Art. 8º, § 1º. O Ministério Público PODERÁ instaurar, sob sua presidência, inquérito civil, ou requisitar, de qualquer organismo público ou particular, certidões, informações, exames ou perícias, no prazo que assinalar, o qual não poderá ser inferior a 10 (dez) dias úteis.
Resposta: C
-
Lei 7.347
Art. 8º, § 1º. O Ministério Público PODERÁ instaurar, sob sua presidência, inquérito civil [...]
Gabarito: CERTO.
-
Correto, poderá.
LoreDamasceno.
-
Ou a questão foi transcrita pelo QConcursos de forma errada, ou ela deveria ser anulada por conter um erro gravíssimo de concordância.
A instauração do inquérito civil preparatório da ação civil pública é atribuição exclusiva do Ministério Público, mas pode ser dispensadA. (ERRADO!! O inquérito civil pode ser dispensadO)
A forma no feminino torna a assertiva errada, porque aí está dispensando a ação civil pública e não O inquérito.