SóProvas


ID
1163317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com as noções gerais e os princípios fundamentais do direito constitucional positivo brasileiro, julgue os itens subsequentes. Nesse sentido, considere que as siglas CF e STF, sempre que utilizadas, se referem, respectivamente, à Constituição Federal de 1988 e ao Supremo Tribunal Federal.

Ocorre o fenômeno da não recepção de lei ordinária quando, a despeito da compatibilidade material, a nova ordem constitucional exige que a matéria por ela regulada seja disciplinada por lei complementar.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    O fenômeno da recepção analisa apenas a compatibilidade material da norma anterior com a nova Constituição, assim uma lei ordinária pré-constitucional pode ser recepcionada como lei complementar.

    Havendo apenas incompatibilidade formal entre o comando constitucional e a norma anterior, esta será recepcionada com uma nova roupagem. A inconstitucionalidade formal superveniente não impede a recepção.

    Podemos citar como exemplo o Código Tributário Nacional, que foi criado originariamente como lei ordinária sob a égide da Constituição de 1946, posteriormente recepcionado como lei complementar pela Constituição de 1967, e com o advento da Constituição de 1988 (artigo 146), o status de lei complementar atribuído ao CTN foi mantido em relação às normas compatíveis com o novo sistema tributário nacional.

    ADCT, Art. 34 . O sistema tributário nacional entrará em vigor a partir do primeiro dia do quinto mês seguinte ao da promulgação da Constituição, mantido, até então, o daConstituição de 1967, com a redação dada pela Emenda nº 1, de 1969, e pelas posteriores.

    5º - Vigente o novo sistema tributário nacional, fica assegurada a aplicação da legislação anterior, no que não seja incompatível com ele e com a legislação referida nos 3º e 4º.

    Fonte:

    NOVELINO, Marcelo. Direito Constitucional . São Paulo: Método, 2009, 3º ed., p. 144-146.


  • Isso acontece com o Código Tributário Nacional, que é uma lei ordinária, mas que foi recepcionada com status de Lei Complementar em virtude de disposição expressa da CF/88.

  • QUESTÃO ERRADA.


    Outras questões:

    Q318385  Prova: CESPE - 2013 - MPU - Técnico Administrativo

    Todas as normas presentes na CF, independentemente de seu conteúdo, possuem supremacia em relação à lei ordinária, por serem formalmente constitucionais.

    CORRETA.


    Q378567 Prova: CESPE - 2014 - PM-CE - Oficial da Polícia Militar
    Se houver incompatibilidade de caráter formal entre uma lei preexistente e uma nova norma constitucional, tal lei não poderá ser recepcionada, mesmo que seja materialmente compatível com o novo diploma constitucional.

    ERRADA.


    Q385516 Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: Analista Legislativo

    Considere que lei editada sob a égide de determinada Constituição apresentasse inconstitucionalidade formal, apesar de nunca de ter sido declarada inconstitucional. Nessa situação, com o advento de nova ordem constitucional, a referida lei não poderá ser recepcionada pela nova constituição, ainda que lhe seja materialmente compatível, dado o vício insanável de inconstitucionalidade.

    CORRETA.


    Q402661 Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-SE Prova: Técnico Judiciário - Área Judiciária

    Normas materialmente constitucionais encerram disposições a respeito de matéria tipicamente constitucional, isto é, de elementos inerentes à constituição, ao passo que as normas formalmente constitucionais, embora não tratem de matéria constitucional, são constitucionais, do ponto de vista eminentemente formal, somente porque integram a constituição.

    CORRETA.


    Q483169 Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Conhecimentos básicos

    Em sentido material, apenas as normas que possuam conteúdo materialmente constitucional são consideradas normas constitucionais.

    CORRETA.


  • Na comparação entre norma antiga e nova Constituição, somente se leva em conta a denominada compartibilidade material, o que significa que a norma será recepcionada se o seu conteúdo for compatível com a nova Constituição, ou será revogada, caso o seu conteúdo seja incompatível com a nova Constituição. 
    É irrelevante a chamada compatibilidade material, concernente à forma de elaboração da norma e seu status no ordenamento constitucional anterior. Não cabe a indagar se houve (ou não) mudança na determinação da especie normativa exigida para disciplinar a matéria. Por exemplo, o fato de a Constituição antiga exigir lei ordinária para o tratamento  de determinada matéria e a nova Constituição só permitir que o mesmo assunto seja regulado por meio de lei complementar não prejudicará a recepção da norma que, sob a Constituição pretérita, tenha sido validamente editada como lei ordinária.

  • MOLE, MOLE, GALERA!!!

     

     

    Falou em COMPATIBILIDADE MATERIAL de lei ordinária em relação à nova nova Constituição, falou em recepção da 1ª pela 2ª.

    Por quê? Simples! A compatibilidade material de uma lei é o critério mais importante para que ela seja recepcionada.

    FONTE: https://www.espacojuridico.com/blog/e-pra-acabar-com-qualquer-duvida-poder-constituinte

     

    Ademais, em se tratando de supervenência de Constituição, a nova Carta encontrará "no ordenamento diplomas coerentes e conformes, no aspecto material [...] Esses serão devidamente recepcionados, o que significa que adquirirão novo fundamento de validade e, agora, existirão e extrairão sua validade do novo texto constitucional"

    (MASSON, Nathalia. Manual de Direito Constitucional. 3. ed. Salvador: Juspodvum: 2015, p. 175).

     

    Portanto...

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • UMA OBSERVAÇÃO: PARA A TEORIA DA RECEPÇÃO O OBSERVADO É A MATÉRIA, NÃO A FORMA.

    AGORA, SE ESSA MATÉRIA COADUNA COM A NOVA CARTA, MAS ELA POSSUI INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL REFERENTE A CARTA PASSADA, NÃO SERÁ RECEPCIONADA. POIS UMA VEZ INCONSTITUCIONAL SEMPRE INCONSTITUCIONAL.

     

    ESSE ENTENDIMENTO JÁ FOI COBRADO EM PROVA, ANO: 2015 E 2016.

     

     

  • Gabarito errado, basta a compatibilidade material, não importa a formal.

  • Gabarito: ERRADO

    Para ocorrer a recepção da lei, não há necessidade de compatibilidade formal. Basta que ela seja materialmente compatível com a Constituição. Um exemplo é o Código Tributário Nacional, lei ordinária que foi recepcionada com o status de lei complementar.

  • despeito

    1. ressentimento produzido por desconsideração, desfeita, humilhação ou ofensa.

    1. desgosto motivado pela preferência dada a outrem ou por decepção.