SóProvas


ID
1163446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca dos incentivos fiscais, da renúncia de receitas, da imunidade, da não incidência e da isenção.


A não incidência tributária consiste na dispensa legal do pagamento de tributo em determinadas situações, autorizada pelo ente público competente para instituí-lo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADA

    "Quanto à não-incidência, tem-se que é o não enquadramento normativo a uma conduta[10], isto é, quando a conduta fática não encontra respaldo ou identificação com nenhuma hipótese normativa, não provocará o nascimento de relação jurídico-tributária. Assim, na “não-incidência, o fato não pode ser contemplado legalmente como gerador de determinado tributo, como é o caso de lavagem de roupas que não constitui fato gerador do IPI”.[11]

    Por fim, há necessidade de destacar que a imunidade compõe competência tributária e provoca incidência normativa, já que cria relação jurídico-tributária (deveres instrumentais) e na isenção há o exercício da competência, e cria, assim como a imunidade, relação jurídico-tributária, já a não-incidência não provoca efeitos jurídicos, obrigações e deveres, pois não há enquadramento da conduta à norma padrão de incidência tributária."

    FOnte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7078

  • Imunidade -> Previsto na CF

    Não Incidência -> Não há previsão legal

    Isenção -> Previsto na lei mas que a própria lei exclui o crédito tributário.

    Alíquota zero -> Mesmo efeito da isenção. O fato gerador ocorre mas por uma questão matemática o imposto devido é igual a zero.


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • 1)Não incidência divide-se :

    a)Imunidade- norma constitucional amputa a competência impedindo a incidência.

    b)Pura e simples= Ente tributante não possui competência para tributar certo fato e não a exerce

    2)Isenção= dispensa legal do pagamento do tributo.

    3)Alíquota zero= o fato gerador ocorre, mas o tributo não é pago porque a alíquota é zero.

  • A não incidência simplesmente acontece, não há no que se falar em autorização da administração, visto que é a pura falta de previsão legal. Exemplo: IPVA é para veículo automotor, ocorre a não incidência para propriedade de bicicletas(pois bicicleta não e automotor).

  • DISTINÇÃO ENTRE IMUNIDADE, ISENÇÃO E NÃO INCIDÊNCIA

    A não incidencia é a não subsunção de certa situacão a uma norma tributária, independente de lei que a preveja. É definida por exclusão: toda situação fática que não se enquadra na descrição do fato gerador é uma hipótese de não incidência. 

    Isenção: Toda previsão de intributabulidade abaixo da Constituição é isenção.

    IMUNIDADE: Mesmo conceito de isenção, no entanto, PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

     

    SINOPSES PARA CONCURSOS - ROBERVAL ROCHA, pag. 151.

     

  • a não incidência pode ser:

     

    (a) pura e simples: que são todos os fatos da vida que não caracteriza FG (v,g., jogar uma pedra na água, correr na praia). Isto é, seria muito disperdício de tempo para o legislador tipificar todas as situações da vida que não incidirá a carga tributária;

    (b) não incidência qualificada: o legislador fez questão de tipificar situações em que não incidirá carga tributária. A não incidência qualificada pode ser constitucional (imunidades) e legal (previstas em lei, lei Kandir prevê algumas situações que não incidrá ICMS);

    (c) Dispensa legal de pagamento:aqui a norma tributária incidirá, entretanto quando o auditor fiscal for realizar o lançamento ele percebe que há uma lei isentiva do pagamamento do tributo. Portanto, a dispensa legal afasta o caráter quantititivo da norma tributária.

    (d) hipótese dew incidência: é uma descrição em um texto normativo de caráter cogitativo de uma potencial conduta que uma vez materializada no mundo jurídico acarretará a incidência tributária (comprar um carro - IPVA). Ou seja, é tirar a abstração da norma.  

  • dispensa legal do pagamento de tributo equivale a isenção!