SóProvas


ID
1163611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca dos fundamentos de economia e da microeconomia.

A análise normativa em economia se baseia na relação entre bem-estar social e eficiência econômica. A eficiência produtiva trata da aplicação do conceito de eficiência de Pareto em uma economia competitiva.

Alternativas
Comentários
  • A “Lei da Eficiência de Pareto” é uma proposição devida ao engenheiro e economista franco-italiano Vilfredo Frederico Damaso

    Pareto, publicada em 1897, em seu livro “Cours d`Économie Politique, e que passou a ser conhecido como o “ÓTIMO DE PARETO”. Mas a formulação matemática do equilíbrio Paretiano foi publicado em artigo da Giornale degli Economisti, em 1906 e expandido no Anexo do livro Manuale di Economia Política.

    O CONCEITO DE “ÓTIMO DE PARETO” O “ótimo de Pareto” ocorrerá, quando existe uma situação (A) onde ao se sair dela, para que “um ganhe”, pelo menos “um perde”, necessariamente. Desta forma, uma situação econômica é ótima no sentido de Pareto se não for possível melhorar a situação de um agente, sem degradar a situação de qualquer outro agente econômico. Existem três condições que necessitam ser preenchidas para que uma economia possa ser considerada Pareto Eficiente:

    Eficiência nas trocas - o que é produzido numa economia é distribuído de forma eficiente pelos agentes económicos, possibilitando que não sejam necessárias mais trocas entre indivíduos, isto é a taxa marginal de substituição é mesma para todos os indivíduos;

    Eficiência na produção - quando é possível produzir mais de um tipo de bens sem reduzir a produção de outros, isto é, quando a

    economia se encontra sobre a sua curva de possibilidade de produção;

    Eficiência no mix de produtos - os bens produzidos numa economia devem reflectir as preferências dos agentes econômicos

    dessa economia. A taxa marginal de substituição deve ser igual à taxa marginal de transformação. Um sistema de preços de

    concorrência perfeita permite satisfazer esta condição.

    Numa estrutura ou modelo econômico podem coexistir diversos ótimos de Pareto. Um ótimo de Pareto não tem necessariamente

    um aspecto socialmente benéfico ou aceitável. Por exemplo, aconcentração de rendimento ou recursos num único agente pode

    ser ótima no sentido de Pareto.


    http://www.econometrix.com.br/pdf/a-lei-da-eficiencia-de-pareto.pdf

  • O que é a análise normativa em economia?

  • Primeira parte está errada:
    Análise Positiva Argumentos Positivos, não envolvem juízo de valor, e referem-se a proposições objetivas, tipo se A, então B. Exemplo: A inflação diminuiu o poder de compras do salário mínimo.
     Análise Normativa Argumentos Normativos, são relativos a uma análise que contém, explicita ou implicitamente, um juízo de valor sobre alguma medida econômica. Exemplos: O governo deve aumentar o salário mínimo para melhorar o poder de compras dos trabalhadores.
    No ótimo de Pareto não se considera qualquer juízo de valor. Ele é estritamente econômico.

  • O erro da questão é que não se analisa eficiência produtiva num mercado competitivo, já que esses são por si só, eficientes no sentido de Pareto (P = Cmg). QAnalisa-se a eficiência em mercados não competitivos.

  • A situação pareto eficiente é uma situação em que temos o conceito de eficiência econômica e não de eficiência produtiva.

    Eficiência produtiva ocorre quando a economia está operando na sua fronteira de possibilidades de produção (FPP). Isso acontece quando a produção de um bem é obtida ao menor custo possível, dadas a produção do(s) outro(s) bem(ns).

    O fundamento se coaduna com a Q15362:

    A estrutura de concorrência perfeita, na visão neoclássica, é referência teórica para a eficiência econômica, pois, a um tempo, é capaz de compatibilizar os interesses público e privado, e os de consumidores e produtores. .

  • Em microeconomia chama-se de “Análise Normativa” a avaliação, sob o ponto de vista da eficiência econômica, de várias opções de ação que é seguida da sugestão de se escolher a alternativa mais eficiente de todas. Ou seja, uma vez comparadas diferentes possibilidades, a análise normativa sugere qual deveria ser escolhida segundo o critério da eficiência econômica. É claro que na tomada de decisões há um juízo de valor que deve levar em consideração este critério juntamente com tantos outros que se relacionam ao tema.

     

    Fonte: http://www.fmd.pucminas.br/Virtuajus/1_2006/Docentes/pdf/Luiz.pdf

     

    Eficiência produtiva ocorre quando a economia está operando na sua fronteira de possibilidades de produção (FPP). Isso acontece quando a produção de um bem é obtida ao menor custo possível, dadas a produção do(s) outro(s) bem(ns).

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Efici%C3%AAncia_produtiva

     

    Resposta: errada. 

  • RESPOSTA E

    Resultado eficiente de Pareto: bens alocados de maneira que não se possa aumentar seu bem-estar sem que seja reduzido o bem-estar de outro indivíduo. NOVA CONCURSO

    #SEFAZ-AL

  • achei que vc era o babu do ex BBB KKKKKKK

    desculpa