SóProvas


ID
1163623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere à macroeconomia, julgue os itens subsequentes.

Senhoriagem é a receita decorrente da emissão de moeda para recomposição, pelo público, da perda do valor real de seus encaixes provocado pela inflação.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado.


    O termo senhoriagem passou a não mais figurar nos compêndios sobre orçamento e receitas de governo ou na literatura econômica, voltando a ser considerado na década de 50, quando os trabalhos de Bailey (1956) e Cagan (1956) colocaram na ordem do dia a discussão sobre os custos da inflação e da emissão monetária. No entanto, não há na literatura uma definição clara do conceito moderno de senhoriagem. A senhoriagem ora é definida como o lucro do governo derivado da emissão de moeda, ora como a receita do governo resultante do poder de monopólio de emissão de moeda. 


    É também freqüente a associação entre senhoriagem e imposto inflacionário, ou seja, a senhoriagem seria o rendimento real que o Estado obtém através da inflação (Lipietz [1991]). Dito de outra forma, a inflação é uma forma de tributação, é um imposto sobre a manutenção de encaixe monetário (Mankiw [1987]). 


    Fonte: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/Premio_TN/XIPremio/divida/MHafdpXIPTN/MH_premio_afdp.pdf

  • Qual o erro da questão?

  • Júnior, 
    senhoriagem é a receita obtida pelo governo a partir da emissão de moeda. É uma forma de financiamento do setor público - bastante utilizada no Brasil, aliás. A questão afirma que "é a receita decorrente da emissão de moeda para recomposição, pelo público, da perda do valor real de seus encaixes provocado pela inflação." Nada a ver. 
    Aqui mais uma fonte específica sobre o assunto: http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_arquivos/8/TDE-2007-02-05T141221Z-643/Publico/claudio_jaloretto.pdf

    Bons estudos!
  • A primeira parte da questão está correta "Senhoriagem é a receita decorrente da emissão de moeda" CERTO, porém a segunda parte   "para recomposição, pelo público, da perda do valor real de seus encaixes provocado pela inflação".ERRADO. A segunda parte da questão refere-se ao imposto inflacionário, que nada mais é que o ganho do governo com a aceleração de preços​