SóProvas


ID
1163740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Julgue o próximo  item , a respeito da receita e da despesa  públicas.


Caso um funcionário público receba adiantamento em espécie para o financiamento de gastos com viagem a serviço, tal adiantamento deverá ser classificado, sob o enfoque patrimonial, como suprimento de fundos, sendo esse um tipo de despesa com ciclo invertido, em que o pagamento antecede a liquidação.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me ajudar nesta questão?...

  • ERRADO

    Dois erros:

    1. O suprimento de fundos é classificado como despesa orçamentária, e não patrimonial (visto que no momento da concessão não ocorre redução do patrimônio líquido).

    2. A concessão de suprimento de fundos deverá respeitar os estágios da execução da despesa pública, na seguinte ordem: empenho, liquidação e pagamento. Enfim, o pagamento ao suprido só ocorre depois do empenho e da liquidação (não a antecede).


    Q368195  Prova: CESPE - 2014 - CADE - Agente Administrativo

    O suprimento de fundos é caracterizado como adiantamento concedido ao suprido; contudo, embora possua natureza de despesa orçamentária, não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, visto que, no momento de sua concessão, não ocorre redução no patrimônio líquido. (CERTO)


    Portanto, gabarito ERRADO.

  • Assertiva ERRADA. 


    No caso do suprimento de fundos a ordem dos estágios da despesa permanece a mesma. O que muda é que a despesa será considerada liquidada no momento da autorização formal do instrumento da concessão, ou seja, quando o servidor receber a grana a despesa já será considerada liquidada.
  • Gabarito ERRADA

     

    O Suprimento de Fundos não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, visto que, no momento de sua concessão, não ocorre redução no patrimônio líquido.

  • Suprimento de fundos não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, além de não haver qualquer inversão nas etapas de empenho, liquidação e pagamento.

  • Caros colegas, podemos considerar o suprimento de fundos como uma despesa não efetiva, uma vez que a mesma não afeta o PL inicialmente?

  • Ao meu ver os erros nesta questão são:

    1º "...adiantamento em espécie..." Não existe Suprimento de fundo por adiantamento em espécie, a concessão de Suprimento de Fundos é Efetivada com Cartão Corporativo (CGPF)e por meio de conta corrente bancária em caráter exepcional.

    2º Não há o que se falar em despesa patrimonial. Suprimento de Fundos é Despesa Orçamentária.

  • O ERRO BÁSICO:

     

    §  SUMPRIMENTO DE FUNDOS:

    o    A concessão de suprimento de fundos deverá respeitar os estágios da execução da despesa pública: empenho, liquidação e pagamento.

    §  O pagamento ao suprido só será realizado após os estágios do empenho e liquidação.

  • Complementando...

    É uma despesa de enfoque ORÇAMENTÁRIO, não patrimonial, pois no momento de sua concessão não há redução do PL. Só com a prestação de contas é que há o efetivo registro da variação patrimonial da variação diminutiva (enfoque PATRIMONIAL)

  • ERRADO

    DOIS ERROS, NA MINHA OPINIÃO

     

    Deve respeitar as estapas da execução de despesas, sem inverter nada

    Empenho

    Liquidação

    Pagamento

     

    E não representa despesa sob o ênfoque patrimonial, porque não ocorre redução do patrimônio liquido

  • Na questão Q294151, a ESAF considera somente o item C incorreto, dando razão à alternativa D, que afirma sobra  a possibilidade de alterar a sequência dos estágios: liquidação e pagamento.

     

    Ano: 2013

    Banca: ESAF

    Órgão: DNIT

    Prova: Analista Administrativo

     

    Sobre o suprimento de fundos, assinale a opção incorreta.
     

     a)Pode ser utilizado para despesas de viagem.

     b)Pode ser concedido para despesas de caráter sigiloso. 

     c)Consiste em adiantamento de numerário a servidor, sem prévio empenho, para o fim de realizar despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.

     d)Altera a sequência normal dos estágios das despesas, invertendo as fases de liquidação e pagamento.

     e)Pode ser utilizado para atender despesas com ornamentações, floriculturas, eventos, publicações, livros, ou outras afins. 

     

     

  • Suprimento de fundos no momento do recebimento é despesa pelo enfoque orçamentário e não é despesa sobre o enfoque patrimonial, pois não reduz o patrimônio líquido. Isso ocorrerá após a prestação de contas, aí sim teremos uma despesa pelo enfoque patrimonial;

     

    Bons estudos

  • Gab: ERRADO

    Além dos apontamentos, os ESTÁGIOS da despesa (E - L - P) NUNCA poderão ser invertidos.

  • Resposta:Errado

    -----------------------------

    #Suprimento de fundos

    Momento da concessão ----> Despesa orçamentária

    Após a prestação de contas ----> Despesa patrimonial

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2015 - FUB - Engenheiro Civil (Nível Superior)

    A ordem dos estágios de uma despesa pública - empenho, liquidação e pagamento - pode variar de acordo com a natureza da despesa.(ERRADO)

    -----------------------------

  • ERRADO

    SUPRIMENTO DE FUNDOS

    Deve respeitar os estágios da despesa= empenho>liquidação> pagamento.

    Pegadinha! A banca diz que não precisa cumprir todas as etapas do estágio, ou só algumas, ou altera a ordem....

    -Modalidade de adiantamento para a execução de despesas.

    -Adiantamento concedido ao suprido>>natureza de despesa orçamentária>>>não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial>>>no momento da concessão, não ocorre redução do patrimônio líquido.