SóProvas


ID
1163857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da contabilidade geral, pública e comercial, julgue o  item  que se segue.


Equivalente de caixa é o conjunto de aplicações financeiras de curto prazo, conversíveis em um montante conhecido de caixa e não sujeitas a qualquer mudança de valor.

Alternativas
Comentários
  • CPC 03 R2 - DFC

    Item 7 [...] Para que um investimento seja qualificado como equivalente de caixa, ele precisa ter conversibilidade imediata em montante conhecido de caixa e estar sujeito a um insignificante risco de mudança de valor.Portanto, um investimento normalmente qualifica-se como equivalente de caixa somente quando tem vencimento de curto prazo, por exemplo, três meses ou menos, a contar da data da aquisição

    [...]

    Gabarito: Errado

  • Gabarito: ERRADO

    Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de alta liquidez. São prontamente conversíveis em montantes de caixa e sujeitos a um risco mínimo de mudança de valor, seja para mais ou para menos.

  • São aplicações financeiras de baixo risco (podem sofrer pequenas alterações de valor) e são de alta liquidez, uma vez que podem ser transformadas em "dinheiro"rapidamente.

  • Uma questão parecida mas que foi considerada correta. Alguém poderia me dizer a diferença?

    Aplicação de liquidez imediata que possa ser sacado por valor previamente conhecido e que não esteja sujeito a risco de perda de valor é um equivalente de caixa.

    Gabarito CERTO

  • Para ser equivalentes de caixa:

    Curto prazo;

    Alta liquidez; 

    Prontamente conversíveis;

    Risco insignificante.

  • ERRADO

    Curto prazo ➜ Alta liquidez ➜ Prontamente Conversíveis ➜ Insignificante Risco de Mudança de Valor ➜ Exposto em Notas Explicativas.

    obs: (existe um risco muito baixo) A questão erra ao afirmar que não está sujeito a qualquer mudança de valor.

  • Gab. E

    Q.1153857

    São denominados equivalentes-caixa os investimentos imediatamente conversíveis em moeda e que apresentam baixo risco de alteração de valor. Quanto a isso, a entidade deve expor em notas explicativas os critérios adotados para identificar as aplicações em equivalentes-caixa. Certo.