SóProvas


ID
1163860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da contabilidade geral, pública e comercial, julgue o  item  que se segue.


Os bens tangíveis sofrem depreciação a partir do momento em que são postos em condições de uso, processo esse que cessa quando esses bens são retirados definitivamente de uso ou quando sua obsolescência é constatada.

Alternativas
Comentários
  • INÍCIO E TÉRMINO DA DEPRECIAÇÃO

    A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração.

    A depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal, a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado.

    A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o ativo é classificado como mantido para venda ou incluído em um grupo de ativos classificado como mantido para venda ou, ainda, na data em que o ativo é baixado, o que ocorrer primeiro.

    A reparação e a manutenção de um ativo não evitam a necessidade de depreciá-lo.

    Gabarito: Errado

  • ERRADO

    De acordo com CPC 27, A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o ativo é classificado como mantido para venda (ou incluído em um grupo de ativos classificado como mantido para venda de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo-Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada) ou, ainda, na data em que o ativo é baixado, o que ocorrer primeiro. Portanto, a depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal, a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado.
     

  • Gab: ERRADO

     

    A depreciação do ativo se INICIA quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração e deve CESSAR na data em que o ativo é classificado como mantido para venda ou, ainda, na data em que o ativo é baixado, o que ocorrer primeiro.

  • Só cessa quando ele fica

    1 - Mantido para Venda

    2 Ocorrer a baixa por Venda ou ser declarado inservível

    Ociosidade não é motivo de se parar a depreciação

  • A primeira parte da questão está correta, pois afirma que “os bens tangíveis

    sofrem depreciação a partir do momento em que são postos em condições de

    uso”.

    Porém, a segunda parte está incorreta, pois “a depreciação não cessa quando

    o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal, a não ser que o ativo esteja

    totalmente depreciado”.

    Gabarito : Errado.

  • DEPRECIAÇÃO do IMOBILIZADO

    INICIA-SE quando estiver DISPONÍVEL PARA USO

    CESSA quando for MANTIDO PARA VENDA ou quando der BAIXA

  • Uai, se ele está mantido para venda.. ele foi retirado de uso

  • CPC- 27 DEPRECIAÇÃO

    guarda isso no coração que vai cair em provas futuros pequeno padauã

    (cespe) O valor depreciável de um ativo deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada.

    (cespe) O conceito de depreciação implica o reconhecimento de perda de valor nos ativos fixos tangíveis, em decorrência do uso, da desatualização, ou da obsolescência, e se constitui em despesa para recuperar, de forma gradual, o dispêndio inicial, ainda que não exija desembolso nem pagamento.

    (cespe)Uma diferença importante entre as despesas de depreciação e de devedores duvidosos é que o reflexo, no primeiro caso, ocorre no ativo não-circulante e, no segundo, no ativo circulante

    (cespe) A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o ativo é classificado como mantido para venda (ou incluído em um grupo de ativos classificado como mantido para venda

  • Questão ERRADA

    Apenas para complementar:

    Art. 14 - Os procedimentos para Depreciação ou Amortização de Bens visam a atender a Resolução nº 1.136/2008, do Conselho Federal de Contabilidade, que aprova a NBCT 16.9 - Depreciação, Amortização e Exaustão e as normas emitidas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

    § 3º - Não se interrompe a depreciação dos bens ainda que estes se tornem obsoletos ou que sejam retirados temporariamente de operação.

  • Pensa assim: você tira uma máquina de uso e deixa ela lá no canto da fábrica, a máquina irá parar de depreciar? Não! Pois irá sofrer depreciação do tempo, por exemplo. Entretanto, se fosse retirada para venda ou quando ocorresse baixa, aí sim cessaria a depreciação.

  • ERRADO.

    A depreciação cessa quando o bem é classificado como "mantido para venda", ou quando ele é baixado. O simples fato do ativo estar obsoleto não cessa a necessidade de depreciação.

    • A depreciação de um ativo inicia quando ele começa a apresentar condições de uso
    • A depreciação cessa quando ele vai ser mantido para venda ou quando sofre baixa
    • A obsolescência não cessa a necessidade de depreciar um ativo

    E

  • Depreciação cessa quando o item é colocado à venda.

    Gab: E