SóProvas


ID
1164733
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A teoria geral da administração passou por crescente ampliação de seu enfoque desde a abordagem clássica, passando, ainda, pela abordagem humanística, depois neoclássica, estruturalista e behaviorista, até a abordagem sistêmica.

Os princípios intelectuais dominantes em quase todas as ciências no século passado foi o reducionismo, o pensamento analítico e o mecanicismo. Com o advento da teoria geral dos sistemas, os princípios do reducionismo, do pensamento analítico e do mecanicismo passa a ser substituídos por outros princípios.

Sobre esses novos princípios, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários

  • No capítulo seis ( Abordagem Sistêmica da Organização), do livro Administração geral e Pública do Chiavenato, 4ª tiragem, está escrito:

    " Com o advento da  teoria geral  dos sistemas, os princípios do reducionismo, do pensamento analítico e do mecanicismo  passa a ser substituídos pelos princípios opostos do expansionismo, do pensamento sintético e da teleologia."

    Portanto a resposta certa é a letra d

  • Gabarito: D

    Possivelmente um problema no gabarito do site, caso contrário erro grosseiro da banca.


  • Abordagem Sistêmica 

     Expansionismo
    Pensamento Sintético
    Teleologia

    Expansionismo

    É o principio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenômeno maior. O expansionismo não nega que cada fenômeno seja constituído de partes, mas sua ênfase reside na focalização do todo do qual o fenômeno faz parte. Ele se preocupa com o globalismo e com a totalidade, o tipo de visão voltada para o todo que denominamos como abordagem sistêmica.

    Pensamento Sintético

    Seria o oposto do pensamento analítico, porque ele trabalha direto com o todo, por exemplo uma montadora de automóveis, o pensamento sintético se preocuparia com os setores que são responsáveis pela montagem do veículo e não com os setores que descobrem os materiais para construção das peças para montagem do mesmo.

    Teleologia

    É o estudo do comportamento com finalidade de alcançar objetivos que passou a influenciar poderosamente as ciências. Na concepção teleológica, o comportamento é explicado por aquilo que ele produz ou por aquilo que é seu propósito ou objetivo de produzir. A partir desta concepção, os sistemas passaram a ser visualizados como entidades globais e funcionais em busca de objetivos e finalidades.


    Abordagem Clássica      
    Reducionismo  

    Pensamento Analítico  

    Mecanicismo      


    Reducionismo

    É o principio que se baseia na crença de que todas as coisas podem ser decompostas e reduzidas em seus elementos fundamentais que constituem as suas unidades invisíveis, como átomo na Física, a célula na Biologia, a substancias simples na Química, e outros.

    O reducionismo faz com que as pessoas raciocinem sobre um determinado assunto sem uma visão ampla das coisas. É como se o cérebro estivesse dividido em setores, e para cada assunto teria um único setor.

    Pensamento Analítico

    Serve para explicar as coisas ou compreendê-las melhor. A análise consiste em decompor o todo, em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas. São manifestações do pensamento analítico, o conceito de divisão do trabalho e de especialização do operário.

    Mecanicismo

    É o principio que se baseia na relação simples de causa e efeito entre dois fenômenos. Esta relação empregava o que hoje chamamos de sistema fechado. Por outro lado as leis de causa e efeito não prevêem as exceções, e os efeitos são totalmente determinados pelas causas.




  • A Teoria Geral da Administração passou por uma forte e crescente ampliação do seu enfoque desde a abordagem clássica, passando pela humanística, neoclássica, estruturalista e behaviorista, até a abordagem sistêmica. Na sua época, a abordagem clássica havia sido influenciada por três princípios intelectuais dominantes em quase todas as ciências do inicio do século passado: o reducionismo, o pensamento analítico e o mecanismo.


    Com o advento da Teoria Geral dos Sistemas, os princípios do reducionismo, do pensamento analítico e do mecanicismo passam a ser substituídos pelos princípios opostos do expansionismo, do pensamento sintético e da teleologia


    FONTE: www.fara.edu.br/sipe/index.php/anuario/article/download/146/130

  • muito bom os comentários

  • Gostei muito!!!

  • Expansionismo "É o principio que sustenta que todo fenômeno é parte de um fenômeno maior. O desempenho de um sistema depende de como ele se relaciona com o todo maior que o envolve e do qual faz parte. O expansionismo não nega que cada fenômeno seja constituído de partes, mas a sua ênfase reside na focalização do todo do qual aquele fenômeno faz parte. Essa transferência da visão voltada aos elementos fundamentais para a visão voltada ao todo denomina-se abordagem sistêmica." (CHIAVENATO IDALBERTO, 2000, p. 493).

  • Teoria dos Sistemas ou Sistêmica

     interrelação entre setores da organização; sistema aberto (organização relacionada com o ambiente externo); abolição da padronização; feedback: controle dos resultados e retorno das informações; sinergia: o todo é maior que a soma das partes; hollismo: interconexão, mudança numa parte afeta as demais; homeostase: busca pelo equilíbrio; entropia negativa: evita a desintegração; equifinalidade: objetivos podem ser alcançados de formas diferentes, não há padrão.


  • Teleologia

    É o estudo do comportamento com finalidade de alcançar objetivos que passou a influenciar poderosamente as ciências. Na concepção teleológica, o comportamento é explicado por aquilo que ele produz ou por aquilo que é seu propósito ou objetivo de produzir. A partir desta concepção, os sistemas passaram a ser visualizados como entidades globais e funcionais em busca de objetivos e finalidades.

  • Não sei se ajuda, mas a própria questão deu dicas sobre os princípios novos que vingaram na Teoria Geral de Sistemas. Ela cita que os princípios do reducionismo, do pensamento analítico e do mecanicismo passam a ser substituídos por outros princípios. 

    Então, se a gente ver o oposto de reducionismo, temos expansionismo; já em relação a pensamento analítico, termos pensamento sintético. A dúvida ficou apenas na palavra oposta a "mecanicismo", posto que eu tinha dúvidas no significado da palavra teleologia. Mas, por exclusão, já tínhamos a letra E como a correta, posto que é a unica questão que aponta "expansionismo" e "pensamento sintético".

    Pelos comentários dos colegas, temos que teleologia é o estudo das partes, então se encaixa perfeitamente como oposto a mecanismo.

  • Vejamos, abaixo, a evolução dos Princípios. 


    Visão Clássica:

    Reducionismo/Pensamento Analítico: São princípios que defendem a tese de que um "todo" possa ser divido em quantas "partes" forem necessárias, para sua melhor análise e entendimento.

    Obs.: correspondem aos princípios da "Divisão do Trabalho" e da "Diferenciação".

    Mecanicismo: É uma visão da organização como um sistema fechado, que só visualiza aquilo que ocorre internamente. Nesse caso, as causas são necessárias e suficientes para gerar o efeito, pois só são consideradas as variáveis internas, sobre as quais a organização tem controle e em virtude dos fatores externos não serem considerados como variáveis que influenciariam o resultado final da equação.

    Obs.: Corresponde a um "Modelo Burocrático" ou "Organização Mecanística".

    Evolução Sistêmica

    Expansionismo/Pensamento Sintético: São princípios que defendem a tese de que todo fenômeno faz parte de um fenômeno maior e é explicado em termos do papel que ele representa neste sistema, interagindo com os outros elementos que fazem parte desse todo.

    Obs.: Correspondem aos princípios da “Coordenação" e da “Diferenciação".

    Teleologia: É uma visão da organização como um sistema aberto, que passa a visualizar, também, o ambiente externo. Dessa forma, as causas são necessárias, mas não mais suficientes para que surja o efeito, já que são influenciadas por variáveis externas que a organização não tem controle.

    Obs.: Corresponde a um “Modelo Adhocrático" ou “Organização Orgânica".

    Os princípios apontados nas alternativas “a", “b" e “c', possuem um ou mais de um princípio que em nada tem ligação com o tema. São princípios que fazem parte de um campo científico outro, que não, necessariamente, possuem relação com a administração e foram escolhidos “aleatoriamente", apenas, para compor as opções. 

    A resposta é a letra "D".
  • Chiavenato, Introdução à TGA, p. 410:

     

    "Com o advento da Teoria Geral dos Sistemas, os princípios do reducionismo, do pensamento analítico e do mecanicismo passam a ser substituídos pelos princípios opostos do expansionismo, do pensamento sintético e da teleologia."

  • Gabarito letra D, para não assisnantes.

  • Gab D

     

    EVOLUÇÃO SISTÊMICA:

    Expansionismo/Pensamento Sintético: São princípios que defendem a tese de que todo fenômeno faz parte de um fenômeno maior e é explicado em termos do papel que ele representa neste sistema, interagindo com os outros elementos que fazem parte desse todo.

    Obs.: Correspondem aos princípios da “Coordenação" e da “Diferenciação".

     

    Teleologia: É uma visão da organização como um sistema aberto, que passa a visualizar, também, o ambiente externo. Dessa forma, as causas são necessárias, mas não mais suficientes para que surja o efeito, já que são influenciadas por variáveis externas que a organização não tem controle.

    Obs.: Corresponde a um “Modelo Adhocrático" ou “Organização Orgânica".

     

    Os princípios apontados nas alternativas “a", “b" e “c', possuem um ou mais de um princípio que em nada tem ligação com o tema. São princípios que fazem parte de um campo científico outro, que não, necessariamente, possuem relação com a administração e foram escolhidos “aleatoriamente", apenas, para compor as opções. 

     

    Fonte: Professor de Administração Fábio Arruda (QC)

     

  • etnocentrismo: visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.

    teleologia: qualquer doutrina que identifica a presença de metas, fins ou objetivos últimos guiando a natureza e a humanidade, considerando a finalidade como o princípio explicativo fundamental na organização e nas transformações de todos os seres da realidade; teleologismo, finalismo.