Gabarito D. Vamos entender?
Fonte: Rodrigo Rennó, Administração Geral para Concursos.
Todas as organizações necessitam de pessoas para existir. Aprender a lidar com elas sempre foi uma das atividades importantes para um gestor. Entretanto, na Era do Conhecimento esse processo ficou ainda mais estratégico para que uma empresa tenha sucesso e se destaque.
Isso ocorre, pois atualmente as pessoas demandam mais de seus empregos do que antigamente. Além disso, as atividades pedem cada vez menos trabalho “braçal” e mais intelecto e uma capacidade de inovação. Atualmente, é muito mais necessário e importante ter criatividade e conhecimento do que força física.
Dessa maneira, um novo tipo de profissional está sendo demandado pelo mercado, mais capacitado e com outras necessidades e desejos. Portanto, as pessoas acabam preferindo trabalhar em empresas que mostram mais cuidado com seus empregados e que lhes fornecem mais oportunidades e controle sobre suas vidas.1
Assim, as pessoas hoje em dia são muito mais exigentes do que antigamente com relação ao contexto do trabalho! Somente suprir suas necessidades materiais não é mais suficiente.
A organização moderna deve procurar suprir também suas demandas psicológicas, sua necessidade por um trabalho desafiador e gratificante, por um clima organizacional acolhedor.2 E isso não é possível com um antigo departamento de Recursos Humanos preocupado apenas com tarefas burocráticas.
Estamos vendo a transformação da área de Recursos Humanos sair de uma posição reativa e preocupada com aspectos de controle e papelada (o departamento de pessoal), passando por um setor de RH mais preocupado com a motivação, com o clima organizacional e os aspectos de liderança (gestão de pessoas) até chegar a um setor de recursos humanos preocupado com o atingimento dos objetivos estratégicos da organização (gestão estratégica de pessoas).3