SóProvas


ID
1166353
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre a sucessão de ordens constitucionais no tempo e o direito constitucional intertemporal, levando-se em conta as relações entre os fenômenos normativos decorrentes, as relações entre espécies normativas e o princípio federativo, revela-se adequado dizer que:

Alternativas
Comentários
  • A) Falso: a verificação da compatibilidade da legislação anterior com na nova constituição deve ocorrer no plano material e não no formal; cumpre salientar que o STF entende serem de repetição obrigatória as normas que definem o modelo do processo legislativo aplicável à União aos Estados, inclusive quanto às reservas materiais à edição de lei complementar (vide ADI 2872);

    B) Falso: As constituições estaduais, por serem normas infraconstitucionais, passam pelo processo de filtragem constitucional denominado recepção, logo não são revogadas juntamente com o bloco de constitucionalidade anterior. Exatamente por isso, durante sua vigência, se aplicarão suas normas, sem prejuízo da aplicação das normas constitucionais centrais, de observância compulsória.

    C) Correto: vide resposta B;

    D) Falso: Não se reconhece, no Brasil, o fenômeno da desconstitucionalização das normas da Constituição anterior; entende-se que a nova Constituição revoga as normas constitucionais então vigentes em bloco.



  • Questão bem complexa. Ademais do que o colega explicou acima, há que se considerar o princípio de que o Estado-membro não pode ser submetido a um vácuo normativo, que o tornaria ingovernável, no interregno entre o fim da obra do Poder Constituinte Originário e o término da obra do Poder Constituinte Derivado Decorrente instituído pela Nova Constituição Federal. Disso decorre que é forçoso aplicar a Constituição Estadual elaborada sob a égide da Constituição Federal anterior, excluídos os dispositivos incompatíveis com a nova ordem (portanto revogados pela nova Constituição Federal), até que sobrevenha nova Constituição Estadual. Esse princípio resolve o dilema entre as assertivas "b" e "c" em favor desta última.

  • Rebusquismo e excesso de formalismo.. A questão pergunta algo simples mas em volta de exagerismo. O que ela quer saber é na persistência das normas pretéritas à atual constituição, se compatíveis materialmente, desde que não eivadas de vício formal perante constituição anterior.