SóProvas


ID
1166740
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Dentro das diversas áreas da Medicina Legal, pode-se dizer que a pesquisa da reação de natureza vital nas vítimas é abordada de modo mais específico na

Alternativas
Comentários
  • Tanatologia é o ramo da medicina legal que estuda a morte. É uma palavra de origem grega: tanathos = o deus da morte + logia = ciência.  

  • a) Correta. Tanatologia: é a parte da Medicina Legal que estuda a morte e o morto, e as suas repercussões na esfera jurídico-social

    b) Incorreta. Vitimologia: A vitimologia é a ciência que estuda as vítimas. Ele explora as razões pelas quais alguém pode se tornar vítima de um crime, um acidente de trânsito, um desastre natural ou de abuso de poder. Ela aborda sua personalidade e suas características biológicas, psicológicas, morais, sociais e culturais, bem como condutas em seu estilo de vida que possam favorecer esse papel (vitimogênese).

    c) Incorreta. Infortunística: é a parte da Medicina Legal que estuda os acidentes do trabalho, as doenças profissionais e as doenças do trabalho.

    d) Incorreta. Traumatologia: também chamada de Lesonologia Médico-legal estuda as lesões e os estados patológicos, imediatos ou tardios produzidos por violência sobre o corpo humano, nos seus aspectos do diagnóstico, do prognóstico e das suas implicações legais e socio-econômicas.

    e) Incorreta. Criminalística: é o conjunto de procedimentos científicos de que se vale a justiça moderna para averiguar o fato delituoso e suas circunstâncias, isto é, o estudo de todos os vestígios do crime, por meio de métodos adequados a cada um deles.

  • Questao sem reposta, a tanatologia estuda a morte e não a natureza vital. 


    essa vunesp, sempre surpreendendo.
  • Olá amigos,

    A medicina Legal pode ser classificado conforme diversos aspectos:

    Histórica: Pericial, legislativa, doutrinária e filosófica

    Profissional: IMLs. IC , II

    Doutrinária: penal, civil, canônica,trabalhista, administrtaiva.

    Didática: Geral ou Especial

    A didática especial engloba a traumatologia, tanatologia, vitimologia, infortunística, criminalística.

    A tanatologia é a parte da ML, que estuda o morto, a morte e suas repercussões na esfera jurídico- social.

    Opção a)


  • Nao concordei com a resposta..Tanatologia estuda a morte

  • A questão diz reação de natureza vital, ou seja, os fenômenos cadavéricos (Tanatologia):

    Fenômenos abióticos imediatos: perda da consciência, abolição da motilidade, cessação da respiração e circulação...

    Fenômenos abióticos consecutivos: desidratação, resfriamento, manchas de hipóstases, rigidez, espasmo...

    Fenômenos transformativos e conservadores: putrefação, saponificação, mumificação...

    Força e Foco!

  • reação de natureza vital=morte? ALGUÉM PODE ME EXPLICAR A RELAÇÃO ENTRE ESTES DOIS FENÔMENOS? não consigo entender o que vital tem a ver com tanatologia

  • Pessoal o segredo está no inicial da questão, desde quando a Vitimologia é ramo da Medicina Legal?! Em concurso, muitas vezes, teremos que marcar a "menos errada".

    #Força#Foco#Fé

  • a morte ea cessação dos fenômenos vitais pela parada das funções cerebral . respiratória e circulatória

  • Tanatologia é o estudo científico da morte. Ele investiga os mecanismos e aspectos forenses da morte, tais como mudanças corporais que a acompanham e o período após a morte, bem como os aspectos sociais mais amplos relacionados a ela

  • Morte é detectada pela perda de funcao cerebral

  • calma meu povo... na TANATOLOGIA, estuda sim reaçoes vitais porduzidas antes da morte no cadaver, diferenciando-as das lesões após a morte. Um exmplo CHANBERT.

  • Para ajudar a compreensão:

    "...reação de natureza vital..."

    ou seja, que implica em consequências à vida, logo, morte.

    portanto, letra A.

  • A--Tanatologia Forense: Estuda os aspectos médico-legais da morte, fenômenos cadavéricos, autópsias, embalsamamento, direitos sobre o cadáver, etc.

    B--vitimologia  ramo da criminologia que estuda a personalidade das vítimas de crimes ou delitos e seu estatuto psicossocial, além dos efeitos psicológicos nelas provocados pelo crime de que foram alvo.

    C-A infortunística é a parte da Medicina Legal que estuda os acidentes de trabalho e as doenças profissionais.

    D-Traumatologia Forense : Estuda as lesões corporais, (queimaduras, sevícias, infanticídio e asfixias) sob o ponto de vista jurídico e das energias causadoras do dano

    E--A Ciência Forense é compreendida como o conjunto de todos os conhecimentos científicos e técnicas que são utilizados para desvendar não só crimes, como também variados assuntos legais

  • Esta questão deveria ter sido anulada. Não consegui associar a TANATOLOGIA à NATUREZA VITAL.

  • Vejamos as alternativas:

    A) CORRETA- TANATOLOGIA- estuda a morte e o morto e suas repercussões na esfera jurídico-social;

    B) INCORRETA- VITIMOLOGIA- estuda a vítima, principalmente o comportamento da vítima por ocasião do delito;

    C) INCORRETA- INFORTUNÍSTICA- estuda os acidentes e as doenças de trabalho, bem como doenças profissionais, no que se refere à perícia, higiene e insalubridade laborativas;

    D) INCORRETA- TRAUMATOLOGIA- estuda as lesões corporais sob o ponto de vista jurídico e as energias causadoras do dano, englobando no estudo o diagnóstico, prognóstico e suas consequências legais;

    E) INCORRETA- CRIMINALÍSTICA- estuda a dinâmica do crime, investigando de forma técnica, os indícios materiais do crime, seu valor e sua interpretação nos elementos constitutivos do corpo de delito.

    OBSERVAÇÃO: NA MEDICINA LEGAL ESPECIAL, estuda-se os ramos mais específicos da disciplinas, sendo eles: A) ANTROPOLOGIA FORENSE, B) TRAUMATOLOGIA FORENSE, C) SEXOLOGIA FORENSE, D) TANATOLOGIA FORENSE, E) TOXICOLOGIA FORENSE, F) ASFIXIOLOGIA FORENSE, G) PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA FORENSE, H),MEDICINA LEGAL DESPORTIVA, I) CRIMINALÍSTICA, J) CRIMINOLOGIA, L) INFORTUNÍSTICA, M) GENÉTICA MÉDICO-LEGAL, N) VITIMOLOGIA e O) POLICIOLOGIA CIENTÍFICA.

    RESPOSTA: LETRA A
  • @LEONARDO BRAZ 

    NO DICIONARIO 

    Significado de Vital

    adjetivoQue faz referência à vida, à existência.Que é indispensável para a preservação da vida: função vital.Que tem capacidade para viver; que se define pela vida.Vivificante; que ocasiona vida e energia.[Figurado] Imprescindível; que é extremamente necessário, de muita importância: questão vital.

    Tanatologia Forense: Estuda os aspectos médico-legais da morte(PARA TER MORTE, É NECESSARIO TER VIDA), fenômenos cadavéricos, autópsias, embalsamamento, direitos sobre o cadáver, etc.

    sem mimi vamos pra cima

  • Por mais questões assim !! Amém?

  • AMÉM!!!!!

  • vital

    Significado de Vital

    Que faz referência à vida, à existência.

    Que é indispensável para a preservação da vida: função vital.

    Que tem capacidade para viver;

    que se define pela vida.

    Vivificante; que ocasiona vida e energia.

  • Vital = Vida 

    Vida = Morte

    Morte = Tanatologia

     

    Avante!

  • Pra médico legista, nível easy.

    Pra delegado nível, nível hard.

  • MAS NÃO VAMOS ESQUECER QUE EM TRAUMATOLOGIA TAMBEM PROCURAMOS POR REAÇÕES VITAIS PARA CARACTERIZAR LESOES INTRA VITAM E POS MORTEM... CUIDADO....

  • A pesquisa de reações de natureza vital só pode ocorrer na morte, isso pelo motivo de que se o cara está vivo, todas as reações, por lógica decorrem durante a vida.

    Já quando a pessoa morre, existem lesões em que foram produzidas em vida (antes da morte), e podem ocorrer lesões "post mortem". A pesquisa das reações de natureza vital nos mortos ocorrem justamente pra saber se aquela lesão ocorreu durante a vida ou após a morte.

    Exemplo: Se vários lesões contusas ou perfuro contusa, etc ocorreu em vida, pode caracterizar tortura com resultado morte, ou homicídio qualificado pela tortura. Mas se as lesão foram após a morte, pode acontecer de descaracterizar esses crimes, a depender do caso concreto, e até mesmo pode caracterizar homicídio e vilipêndio de cadáver, tortura c/c vilipêndio etc.

    A pesquisa de natureza vital possui diversos outros objetivos. Mas em resumo busca saber se, no cadáver, a lesão ocorreu antes da morte ou depois da morte. Por ser pesquisa no cadáver então está mais afeta a Tanatologia Forense. Diversos são os fenômenos tanatológicos que indicam que a lesão foi produzida ainda em vida ou post mortem, mas dai é outro assunto.

    Boa sorte a todos!

  • A alternativa A é o gabarito da questão.

    Tanatologia é a parte da medicina legal que estuda a morte e o morto.

    Já a Vitimologia é um ramo da criminologia que estuda as vítimas.

    A Infortunística é a parte da medicina legal que estuda os acidentes de trabalho e as doenças no trabalho.

    A Traumatologia é a parte da Medicina Legal que cuida do estudo das lesões.

    A Criminalística tem foco na cena do crime.