SóProvas


ID
1166800
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Uma das causas da Síndrome de Morte Súbita Infantil é a asfixia mecânica por sufocação direta com o travesseiro, acidentalmente, durante o sono do bebê, no berço. Para evitar esse acidente, uma das recomendações que ajudam a preveni-lo é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Decúbito é um termo médico que se refere à posição da pessoa que está deitada, não necessariamente dormindo. Pode ser referido como:

    Decúbito dorsal ou supina(pessoa que deita com a barriga voltada para cima) Decúbito ventral ou prona(pessoa que deita de bruços) Decúbito lateral (esquerdo ou direito) Posição de Trendelemburg (variável da supina, onde a parte superior do dorso e abaixada e os pés são elevados numa angulação de 10° a 15°) Posição de Fowler (variável da supina, porém a cabeceira é elevada a um angulo de 45° a 60° e os joelhos são ligeiramente elevados) Posição de Sims (similar a posição lateral, mas o peso do paciente é colocado no ilíaco anterior, úmero e clavícula) Posição de Lacerda(Similar a posição de trendelemburg, onde o paciente sobrepõe o seu peso sobre as pernas, ilíaco e cabeça como se fosse ficar de gatão em cima da cama, posição variante e retrátil).

  • RESPOSTA CORRETA : B

    Também chamada de síndrome da morte súbita do lactente, ela é definida como o óbito inesperado de um bebê no qual a autópsia não consegue apontar a causa.

    Não está claro se a morte ocorre durante o sono ou nos períodos de transição entre sono e vigília, que se sucedem durante a noite. O que se sabe é que o pico de incidência está entre dois e quatro meses de idade, que é mais comum em meninos, que colocar a criança para dormir de barriga para baixo (em pronação) aumenta sobremaneira o risco e que a ocorrência depois dos 6 meses de idade é rara.

    No Brasil, o costume de deitar os bebês de lado, posição que protege mais do que deixá-los de bruços, mas menos do que se estivessem de barriga para cima(decúbito dorsal), explica por que a incidência é mais baixa: 5 a 10 em cada 10 mil crianças nascidas.

    Além da posição ao dormir, podem servir de gatilho para disparar a síndrome: 1) a asfixia por compressão das vias aéreas ou inalação excessiva do gás carbônico exalado na posição com o rosto para baixo; 2) a hipertermia causada pela compressão da face contra o travesseiro ou o colchão; 3) o nascimento prematuro e a imaturidade dos mecanismos cardiorrespiratórios e de controle térmico.

    Estudo recente mostrou que 85% dos casos acontecem com crianças que dormem de barriga para baixo ou compartilham o leito com outras pessoas. Deitar em pronação em colchões e travesseiros macios aumenta 20 vezes o risco. Os processos infecciosos característicos dos primeiros meses de vida também parecem aumentar a probabilidade.

    Para a prevenção devem ser adotadas as seguintes medidas:

    1) Evitar que o bebê durma de barriga para baixo ou de lado, dar preferência à posição supina;

    2) Não agasalhar excessivamente e manter o quarto ao redor de 22º C;

    3) Não usar colchões e travesseiros muito macios;

    4) Dormir no mesmo quarto, mas sem compartilhar o leito com a criança;

    5) Não tomar bebidas alcoólicas nem fumar durante a gravidez;

    6) Jamais expor o bebê à fumaça de cigarro.

    É isso ai. Atenção redobrada mamães concurseiras !!!

    Fonte: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/sindrome-da-morte-subita-infantil/

  • Síndrome da morte súbita do lactante. massa!!!


  • Interessante! 

  • Decúbito dorsal -  barriga voltada para cima.

    letra B

  • se tivesse colocado  barriga voltada para cima. seria mais facil rsr entender 

    A posição lateral é uma posição em que o paciente fica deitado de lado em um plano paralelo ao chão, podendo ser tanto decúbito lateral direito ou esquerdo, dependendo do lado que o paciente estiver.Normalmente o pescoço fica numa posição neutra em relação ao tronco e geralmente os membros  ficam flexionados.

    Decúbito dorsal ou supina(pessoa que deita com a barriga voltada para cima)Decúbito ventral ou prona(pessoa que deita de bruços

  • E eu lá sabia como colocava o menino no berço ¬¬

    Agora sei que é de barriga pra cima (decúbito dorsal)

  • bebes nao devem usar travesseiro:)

  • se colocar o bebê em decúbito dorsal ele não sofrerá de sufocação direta, mas poderá sofrer de sufocação indireta caso vomite durante a noite haverá oclusão das vias respiratórias. 

  • Morte súbita do infantil também é conhecida como "a morte súbita do lactente demanda um estudo mais cuidadoso por tratar-se, em algumas circunstâncias, de uma morte de causa suspeita e por esse motivo exigir a competente necropsia. Este tipo de morte ocorre na faixa etária de 7 dias a 1 ano, embora este tempo de vida seja discutido entre os autores. Sua incidência maior se apresenta em torno dos 4 meses. (...) Por tratar-se de uma morte de interesse médico-legal no sentido de afastar, por exemplo, a hipótese de maus-tratos e abandono que descaracterizam a morte súbita, é importante o estudo do local dos fatos pelo setor competente a este exame. (...)

     Os fatores de risco da síndrome da morte súbita do lactente (SMSL) são de ordem social (baixo nível socioeconômico), materna (condições físicas e psíquicas da mãe, uso de álcool e drogas), própria da criança (baixo peso ao nascer, alterações e perturbações físicas) e pós-natal (alimentação e cuidados inadequados durante o sono). Destes, o que mais tem influído no resultado morte são os cuidados da posição da criança durante o sono. (...) 

    Em virtude das dúvidas que cercam este tipo de morte súbita, a necropsia deve ser cuidadosa e sempre acompanhada de um estudo radiológico completo e exames toxicológicos, anatomopatológicos e microbiológicos. A metodologia é a mesma das demais necropsias, mas deve se ter muita atenção no detalhamento das vísceras no que se refere ao peso e as medidas. O exame externo deve ser cuidadoso para se afastar a causa violenta e por isso valorizar as lesões traumáticas que possam ser encontradas principalmente no pescoço, na face e no tórax. O exame interno deve ser bem orientado no sentido de avaliar possíveis malformações e estados patológicos, pois como se sabe a morte súbita do lactente é diagnosticada por exclusão em face da ausência ou e da inexpressividade dos sinais encontrados. Entre os sinais encontrados os mais comuns são as petéquias subpleurais, subpericárdicas e ao nível do timo, vísceras aumentadas, líquido róseo-espumososo na laringe, traqueia e brônquios, congestão polivisceral e sangue líquido e escuro nas cavidades cardíacas. O pescoço deve ser o segmento mais examinado diante da alusão de uma morte súbita nesta faixa etária." FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.1078

    A posição que pode evitar é a posição do bebê em decúbito dorsal, ou seja, de barriga para cima.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B
  • Como diria o filósofo Tiririca: colocar o neném de Rabiguinha pra cima :)