SóProvas


ID
1166815
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Na necropsia de vítima de morte violenta, a identificação de multiplicidade de lesões caracteriza como pouco provável a seguinte causa jurídica de morte:

Alternativas
Comentários
  • Oi? E as lesões de hesitação?!

  • Acho que o gabarito está correto. O comando da questão fala em mortes violentas!

  •  A identificação de multiplicidade de lesões caracteriza como pouco provável o suicídio

    Letra c)
  • O professor Roberto Blanco (Curso Glioche/RJ e CERS) conceitua lesões de hesitação como lesões localizadas em áreas que normalmente são utilizadas para a prática de suicídio, a característica dessas lesões é a multiplicidade e o caráter não mortal.

    Já Genival Veloso França aduz que no diagnóstico da causa jurídica da morte a multiplicidade de lesões, por exemplo, fala em favor de homicídio. Segundo o autor, a prática médico legal demonstra que o acumulo de lesões mortais numa necropsia dá a indução de homicídio ou acidente, podendo inclusive afastar-se a hipótese de suicídio.

  • Gente que questão mal elaborada!!!!

  • Já pensou alguém se suicidar com dois tiros na cabeça?

  • Então quer dizer que  "multiplicidade de lesões caracteriza como pouco provável suicidio" ? O médico que elaborou essa questão nunca deve ter atendido suicidio de alguém que pulou de um viaduto ou se atirou na linha do trem....

     

  • NO ENTANTO, A QUESTÃO NÃO PRECISOU QUAIS TIPOS DE LESÕES, SE DE HESITAÇÃO OU NÃO.

    PORTANTO, OBJETIVAMENTE, EM REGRA, AQUELE QUE SE SUICIDA NÃO HESITA, REALIZA A CONDUTA E PRONTO.

    É SÓ PENSAR NO SUICÍDIO POR ENFORCAMENTO.

    AGORA, SUICIDAR-SE MEDIANTE ESGORJAMENTO, AÍ, SIM, TEREMOS LESÕES DE HESITAÇÃO, PORQUE DIFICILMENTE O AGENTE IRÁ CONSEGUIR O RESULTADO PERSEGUIDO DE UMA SÓ VEZ, SE É QUE ESSE SERIA POSSÍVEL.

     

     

  • Questão muito ruim. Além das lesões de hesitação como falaram e se jogar de um viaduto, no latrocínio dificilmente tem vários ferimentos, geralmente o bandido atira uma vez e foge. Ao colega que perguntou sobre cometer suicidio com varios tiros... é raro, mas já ocorreu com tiros com arma de pequeno calibre. já teve caso da vítima atirar duas vezes na cabeça ou no coração e na cabeça...

     

  • Nicholas, Bom!
  • Aí o cara toma UM tiro e morre.

    Aí a pessoa se auto flagela com uma faca e depois se mata com UM tiro.

    A gente não concorda mas tem que marcar, né?

     

  • GAB 

    C

  • Semana passada foi a um local, onde tudo indica se tratar de suicídio, tendo a vítima multiplicidade de lesões. Se jogou de seu apartamento (14 andar). Esse foi o quarto local de suicíduo que fui, sendo o terceiro em que havia multiplicidade de lesões no corpo do morto, em decorrência do impacto com o solo.

     

    Poderiam trabalhar melhor essas questões... 

  • Segundo FRANÇA temos que: "a multiplicidade de lesões fala sempre em favor de homicídio. É claro que essa regra não é geral, haja vista duas ou mais lesões em suicídio e homicídios em que tão só um ferimento é encontrado. Leon Thoinot (in Précis de Médecine Légale, Tomo I, Paris, 1913, p. 471) refere-se a um caso em que um suicida-alienado provocou 285 ferimentos por faca. A prática demonstra que o acúmulo de lesões mortais em uma necropsia dá a indução de homicídio ou acidente, podendo, inclusive, afastar-se a hipótese de suicídio. Assim, se alguém apresentar um ferimento letal de cabeça e outro de coração, com uma mesma arma ou armas diversas, é mais difícil se pensar em suicídio". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 992.

    Importante lembrar o que são as lesões de hesitação- são as lesões provocadas por suicidas e que se concentram em áreas próprias de suicidas (pescoço, pulso, por exemplo). São caracterizadas pela grande quantidade, mas não pelo seu efeito de mortalidade.

    Verifique que a questão pediu causa jurídica da morte QUE SEJA POUCO PROVÁVEL!

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C

  • A multiplicidade de lesões fala sempre em favor de homicídio. É claro que essa regra não é geral, haja vista duas ou mais lesões em suicídio e homicídios em que tão só um ferimento é encontrado. [...] A prática demonstra que o acúmulo de lesões mortais em uma necropsia dá a indução de homicídio ou acidente, podendo, inclusive, afastar-se a hipótese de suicídio. Assim, se alguém apresentar um ferimento letal de cabeça e outro de coração, com uma mesma arma ou armas diversas, é mais difícil se pensar em suicídio. (França)

  • Sim há a hipótese de Suicídio com múltiplas lesões, alguém com distúrbios mentais, que se flagela e depois se mata. e tem as lesões de hesitação, em que o indivíduo se esgorja (cortar o próprio pescoço), onde ocorre as múltiplas "lesões de hesitação", a pessoa não consegue auto infringir uma lesão grave, e aos poucos vai abrindo a garganta.

    MAS, dentre as alternativas "pouco provável", é o suicídio.

    GAB: C

  • Quer dizer então que se eu me jogar de um prédio e morrer NÃO TEREI multiplas Lesões?? É muito fdp mesmo!