-
A putrefação, forma de transformação cadavérica destrutiva, se inicia, após a autólise, pela ação de micróbios aeróbios, anaeróbios e facultativos em geral sobre o ceco, porção inicial do grosso intestino onde mais se acumulam os gases e que, por guardar relação de contiguidade com a parede abdominal da fossa ilíaca direita, determina por primeiro, nessa região, o aparecimento da mancha verde abdominal, a qual, posteriormente, se difunde por todo o tronco, cabeça e membros, a tonalidade verde-enegrecida conferindo ao morto aspecto bastante escuro.
MANUAL DE MEDICINA LEGAL - DELTON CROCE JUNIOR - 2012
-
Mancha verde abdominal "GRAVAR" na fossa ilíaca direita
-
MANCHA VERDE que lembra PALMEIRAS que lembra PORCO que lembra "FOSSA".
OBS: sou palmeirense, mas serviu rsrs
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk putz!
-
FRANÇA explica que “a localização da mancha verde na fossa ilíaca direita é explicada devido ao fato de o ceco ser a parte mais dilatada e mais livre do intestino grosso e ainda por ser o segmento no qual se acumula maior quantidade de gases e, finalmente, porque é a parte que fica mais próxima à parede abdominal. O aparecimento dessa mancha, em nosso meio, surge entre 20 e 24 h depois da morte. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 1033.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D
-
5x e errei as 5x a questão!
-
A mancha verde abdominal se forma na face ilíaca DIREITA por causa da proximidade do ceco (primeira parte do intestino) com a pele (parede abdominal). Surge entre 18 e 24 horas após a morte.
-
Essas manchas ocorrem principalmente por bactérias liberarem gases, elas que fazem os corpos biarem após o 2-3 dia.
-
As fases da putrefação consistem em:
1º) COL- COLORAÇÃO- ocorre entre as primeiras 24 horas. Inicia-se com a mancha verde abdominal. Se você só soubesse isso, já acertaria a questão. Esse prazo de 24 horas é bastante cobrado. Essa fase, inicia-se com uma MANCHA VERDE ABDOMINAL, mais especificamente, na região do ceco, na fossa ilíaca DIREITA. Neste local, forma-se a MANCHA VERDE ABDOMINAL.
-
Dentre os fenomenos cadavéricos, temos os TRANSFORMATIVOS: AUTÓLISE, PUTREFAÇÃO E MACERAÇÃO. Com relação a putrefação, temos as seguintes fases: COLORAÇÃO/CROMÁTICA, GASOSA, COLIQUATIVA E ESQUELETIZAÇÃO. É na fase da coloração que acontece a famosa mancha verde abdominal - REGIÃO DO CECO, PORÇÃO INICIAL DO INTESTINO GROSSO - na fossa iliaca direita.