SóProvas


ID
1166839
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Durante a necropsia, caso haja necessidade da coleta de fragmentos das vísceras para exame anatomopatológico, deve-se acondicionar o material em frasco

Alternativas
Comentários
  • ## Letra C ##  Segundo FRANÇA, nos casos de coleta para exame anatomopatológico: "...deve ser colocado em solução de formol a 10% numa quantidade tal que as peças fiquem totalmente submersas no líquido fixador. O ideal serial que esses órgãos fossem cortados com uma espessura não superior a 2cm."

    Bons estudos a todos!
  • Nem precisa mais outros comentários: o FELIPPE CASTRO ja explicou muito bem!!!

     

  • Nas "necropsias tardias ou pós-exumáticas sempre podem oferecer resultados positivos, qualquer que seja o tempo de morte. Nestes casos, além dos cuidados que se devem ter com a identificação da sepultura e do morto, recomendam-se colher amostras de tecidos do vestuário do cadáver e do forro do ataúde, da terra que cerca o corpo ou do que resta dele na sepultura para análise toxicológica, pois, em alguns casos,  somente nesses elementos pode-se encontrar o veneno que se dissipou juntamente com o líquido orgânico da decomposição cadavérica.

    A conduta a ser seguida varia de acordo com a condição de conservação do cadáver. Tanto pode ser sobre estruturas preservadas e identificadas, quando deve-se seguir a técnica habitual, como sobre o recolhimento de escassas quantidades de putrilagem, em que não mais se distingue a estrutura específica de cada víscera. Não esquecer de recolher, nos casos de avançado estado de putrefação, material que fica ao lado da coluna lombar, pois pode-se estar colhendo material referente aos rins. Não é demais repetir que no exame pós-exumático de um corpo suspeito de envenenamento, sempre é possível identificar um veneno, qualquer que seja o tempo da morte. Até mesmo quando totalmente esqueletizado.

    Nos casos de remessa de material para análise anatomopatológica deve ser colocado em solução de formol a 10% em uma quantidade tal que as peças fiquem totalmente submersas no líquido fixador. O ideal seria que esses órgãos fossem cortados com uma espessura não superior a 2 cm”. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, P. 325

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C



  • Letra C: Fragmentos de tecidos obtidos por biopsia e os órgãos, ou partes de órgãos, com as lesões, devem ser enviados, para o laboratório histopatológico, imersos em líquido fixador, usualmente solução aquosa tamponada de formol a 10%, em frasco com boca larga e com um volume de solução fixadora de, no mínimo, 20 vezes o volume do material a ser fixado.

    http://patologia.medicina.ufrj.br/index.php/metodos-de-estudo/340-patologia-cirurgica/128-patologia-cirurgica-consideracoes-gerais

    • Deve ser colocado em solução de formol a 10% numa quantidade tal que as peças fiquem totalmente submersas no líquido fixador. O ideal serial que esses órgãos fossem cortados com uma espessura não superior a 2cm."