SóProvas


ID
1166857
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A hipoplasia ou aplasia da medula óssea pode ser uma complicação decorrente do uso de

Alternativas
Comentários
  • TRT-7 - Recurso Ordinário : RO 1388000720095070023 CE 0138800-0720095070023 Voto


    Portanto, conclui-se do laudo supra referido, provado o nexo causal entre a doença adquirida pelo autor (hipoplasia medular) e as atividades por ele desenvolvidas no mister de Agente de Endemias, merecendo realce a afirmação categórica do perito que o produto manuseado pelo trabalhador (organofosforado) teria agido, senão como agente causador, como desencadeador da moléstia a ele acometida.

  • Putz ...difícil essa em!


    Questão fora de cogitação p/ os candidatos a perito criminal ou investigador.

    Somente p médico legista mesmo.

  • Não achei nada sobre organofosforado no livro da Neusa Bittar.

    Segue definição do Wikipédia: Um composto organofosforado ou simplesmente organofosforado é um composto orgânico degradável contendoligações carbonofósforo (excluindo assim ésteres fosfato e fosfitos, que não possuem este tipo de ligação). São utilizados principalmente no controle de pragas como uma alternativa para hidrocarbonetos clorados, que persistem no meio ambiente. A química dos organofosforados química é a ciência correspondente das propriedades e reatividade de compostos organofosforados. O fósforo compartilha com o grupo 5 na tabela periódica com o nitrogênio, e compostos de fósforo e compostos nitrogenados são algo relacionado. Eles são amplamente utilizados em agropecuária como insecticidas, herbicidas e reguladores do crescimento das plantas, na guerra química e como agentes terapêuticos.[4]

  • A exposição crônica ao organofosforado pode levar à perda de peso, anorexia, debilidade muscular, incoordenação motora, ataxia, tremores, cefaleia, dor torácica, erupções cutâneas e anemia aplásica.

  • organofosforato é um tipo de inseticida. Comumente usados na agropecuária 

  • Os pesticidas organofosforados são agentes que inibem irreversivelmente a enzima que degrada Acetilcolina (acetilcolinesterase). Consequentequente, há um aumento de ACh na fendas sinápticas com intensa ação colinérgica.