SóProvas


ID
1166872
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Durante uma necropsia, obervou-se que o corpo apresentava manchas de hipóstase fixas. Com este dado, é correto afirmar que o tempo de morte é, no mínimo, de

Alternativas
Comentários
  • Erro no gabarito que apresentou como correta a letra C

    O correto seria letra E (8 horas)

    " Livores e hipóstase

      Podem surgir 30 minutos após a morte, como observamos em 1952, no interior do Estado de São Paulo, em indivíduo de 72 anos que sofrera choque anafilático por injeção endovenosa de medicamento à base de sulfa. Os livores e hipóstase surgem habitualmente entre 2 a 3 horas, fixando-se definitivamente no período de 8 a 12 horas após a morte"

    MANUAL DE MED LEGAL - DELTON CROCE JUNIOR-2012

  • Importante lembrar que existe doutrina para todos os lados:

    "Em geral, essas manchas surgem em média 2 a 3h depois da morte, fixando-se definitivamente em torno das 12h post mortem. Nesse espaço de tempo, com a mudança de decúbito, esses livores podem mudar de posição."

    Fonte: Genival Veloso França, Medicina Legal, 2013.

  • muita atenção, nessa o examinador está falando em hispotases fixas!!! O tempo mínimo delas é 12h

  • tempo de morte é, no mínimo:


    As hipóstases surgem de 2 a 3 horas post mortem, e se fixam em torno de 12 horas.
  • O correto é a letra E, 

    Mais de 8h e menos de 16h 

    Rigidez generalizada, manchas de hipóstase, não surgimento da mancha verde abdominal e desaparecimento das artérias do fundo do olho.

  • Valor médico-legal dos livores hipostáticos ou hipóstases:

    - Avaliação do tempo da morte por meio da fixação das manchas de hipóstases que acontecem de 8 a 12 horas depois da morte.

    - identificação da posição primitiva do corpo, dando indícios de adulteração da cena do crime, caso o local em que as hipóstases se fixaram não corresponda à zona de maior declive em relação à posição em que foi encontrado o cadáver.

    - Diagnóstico da causa da morte pela variação da coloração das hipóstases.


  • FOD@. Cada autor diz uma coisa. No meu livro diz entre 8 e 12 horas.... Fica dificil colocar uma questão destas...

  • Quem cita a obra de GENIVAL VELOSO DE FRANÇA não leu completamente o que ele escreveu. MEDICINA LEGAL 10ª EDIÇÃO - pag. 461

     

    Em geral:

    as manchas surgem em média 2 a 3 h depois da morte;

    Fxam em torno de 12 h post mortem;

     

    Na experiencia do próprio autor:

    as manchas surgem na 1ª hora;

    Fixam em torno das 8 h.

     

    O autor cita um regra geral e depois fala de sua experiencia como legista.

     

    Força e fé.

     

     

  • Passível de recurso:

    Como o examinador  deveria ter cobrado? Entre 8 e 12 horas. Por que? Porque alguns entendem que a partir de 8 horas os livores se fixam. Por exemplo, o renomado Genival França ensina:

    "Em nossa experiência, observamos que o aparecimento dos livores de hipóstase é mais precoce,
    surgindo não raro na primeira hora depois da morte, em forma de pequenas manchas na face posterior
    do pescoço, e sua fixação total em torno das 8 h"...

    A questao tem duas respostas...

  • 8 horas seria o correto

  • Prof. Roberto Blanco diz que, fixas, entre 8 e 12, e não poderia haver essas duas opções na questão. 

  • França esclarece que "na morte, o sangue, pela gravidade, vai-se depositar nas partes de declive, e daí surgem as manchas de hipóstase ou livores cadavéricos. O surgimento deste fenômeno varia, no entanto, com certas condições, como na desnutrição, nas anemias agudas, entre outras, não havendo, assim, uma cronologia exata. Em geral, essas manchas surgem em média 2 a 3 h depois da morte, fixando-se definitivamente em torno das 12 h post mortem. Nesse espaço de tempo, com a mudança de decúbito, esses livores podem mudar de posição. Em nossa experiência, observamos que o aparecimento dos livores de hipóstase é mais precoce, surgindo não raro na primeira hora depois da morte, em forma de pequenas manchas na face posterior do pescoço, e sua fixação total em torno das 8 h." FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015,p.1051

    Em que pese o gabarito da questão, entendemos que a mesma deveria ter sido anulada. Há divergência doutrinária no tocante a esse assunto, e além disso, inúmeros fatores interferem nesse processo como o calor, desnutrição, idade, dentre outros.

    A banca poderia cobrar um tema assim, no entanto, deveria ter colocado opções com horários diferentes e espaçados que englobassem, inclusive, as divergências doutrinárias.

    Outro grava problema: a questão pergunta o tempo MÍNIMO DE MORTE e, mesmo assim, opta pela resposta de 12 horas. Infelizmente, o examinador não teve sucesso na elaboração dessa questão.

    GABARITO DO PROFESSOR: QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO





  • Galera, tem que conhecer autores. França é a melhor referência em sinais e eponimos. No entanto, ele tem um hábito de sempre confrontar conceitos clássicos com a experiência pessoal. Pode ser confuso para os leitores mais afoitos. Cuidado.

  • Se eu estiver errado pode me corrigir. As Manchas de Hipóteses segundo França o autor mais usado pelas bancas. fixam-se após 12 horas. agora analisando, se elas fixam-se após 12 horas então na 24 hora ela ainda estaria fixa! no meu ver a banca quando pedir uma questão dessa não pode colocar horas acima de 12 se tiver gabarito marcando 12horas.

  • Cristianh Bruno, com o devido respeito, porém seu comentário ao meu ver não esta correto, leia atentamente o comando da questão. 

     

    "Durante uma necropsia, obervou-se que o corpo apresentava manchas de hipóstase fixas. Com este dado, é correto afirmar que o tempo de morte é, no mínimo, de: 

     

    O tempo perguntado é o minimo, o minimo realmente é 12horas, antes deste período é provável que elas não se fixaram ainda. Logo, decorrido 24hrs elas ainda estarão fixas sim, todavia, não podemos dizer que as hipóstases se fixaram decorridos o tempo minimo de 24hrs. 

  • Se as manchas aparecem em torno de 8h a 12h, o mais correto seria escolher a opção de 12h, pois não há como garantir que 8h estariam fixas, já que variam durante esse período.

    Entre escolher 8h e 12h seria mais viável escolher a opção que dá mais certeza de que as manchas estariam fixas.

    Obviamente o examinador poderia ter colocado melhor as opções, ou no mínimo tirado a opção e), mas nem sempre são colocadas da forma que queremos.

  • Manchas de hipóstase cutâneas(livor mortis) são fenômenos constantes, inexistindo apenas, e bem assim de modo irregular, em casos excepcionais de mortes por grandes hemorragias.Caracterizam-se pela tonalidade azul-púrpura,de certa intensidade e percebidas na superfície corporal.Em geral, têm tonalidade violácea,variando apenas se existirem substancias estranhas na hemoglobina,como nas asfixias por monóxido de carbono,quando se mostram vermelho-róseas ou carminadas.Ou de tonalidade marrom escura quando a morte se deu por envenenamento metaemoglobinizante. Via de regra costumam a aparecer em torno de 2 a 3 horas após a morte. - FRANÇA

    Os livores hipostáticos são sinal tardio da realidade da morte. Mas há referencias a seu aparecimento um pouco antes da morte nos casos de agonia, ou de coma prolongados.

    Há autores que atribuem o fenômeno à ocorrência de colapso circulatório periférico anterior à morte e outros, à dificuldade de retorno venoso associado à flacidez muscular dos membros paralisados.

    Pela cor dos livores, é possível ter uma idéia da causa da morte em alguns casos.

    A mudança de posição de um corpo pode ser denunciada pela fixação dos livores, pois eles não desaparecem onde estiverem fixados e se formam em outras áreas que tenham sido colocadas em posição mais próxima do solo. Assim, o achado de um individuo debruçado sobre uma mesa, com um revolver na mão, uma ferida de entrada na região temporal do mesmo lado e livores hipostáticos nas regiões dorsais indica seguramente que ele não morreu naquela posição.

    Quanto à CRONOLOGIA DA MORTE, seu valor é relativo. Como é um fenômeno progressivo, que depende da atuação de uma força constante, sua evolução é previsível. Contudo, depende da avaliação subjetiva visual, o que pode explicar as discrepâncias encontradas entre os autores.

    Do mesmo modo, a fixação depende de um critério subjetivo, como, por exemplo, o tempo esperado para que desapareça de uma face do corpo para se formar de novo na face oposta.  Além do mais, ora os livores mudam de posição completamente, ora parcialmente, ou até não se formam na nova posição de declive.

    O que se pode esclarecer quanto à hora da morte pelos livores é que:

    ·        Se iniciam de 30 minutos a 4 horas,

    ·        Atingem o máximo com cerca de 12 horas e

    ·        Persistem até a putrefação.

    HIGYNO

  • Em geral, essas manchas surgem em média 2 a 3 h depois da morte, fixando-se definitivamente em torno das 12 h post mortem.

    Penso que a banca está correta e trás exatamente o que a literatura majoritária afirma.