Letra D.
Na Departamentalização Matricial, o gerente de projeto ou de produto, pode reportar-se apenas a um executivo de alto
nível na estrutura hierárquica da organização, mas também existem casos em que ele deve reportar-se aos gerentes
funcionais de maior interesse no projeto. Apesar disto, os membros específicos nas equipes de trabalho normalmente
continuam associados aos seus respectivos departamentos funcionais e mantém suas responsabilidades no trabalho
departamental rotineiro.
[...]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Departamentaliza%C3%A7%C3%A3o_matricial#A_hierarquia_nas_estruturas_matriciais
A banca aborda o tema desenho estrutural das organizações.
Essas estruturas podem ser divididas em dois grandes grupos: Estruturas tradicionais ou mecanicistas (linear, funcional, linha-staff, divisional e etc.) e as estruturas orgânicas (matricial, rede ou virtual).
A estrutura linear é simples e de fácil implantação e explicita claramente as responsabilidades dentro da organização. Uma de suas características é a unidade de comando, ou seja, há autoridade única. A estrutura linear (piramidal) é adequada para ambientes estáveis e pequenas empresas.
A estrutura funcional é baseada na especialização das funções executadas na organização. De acordo com Moreira (2019), não há unidade de comando nesse estrutura, pois é possível um colaborador esteja subordinado a vários chefe ao mesmo tempo.
A estrutura linha-staff resultou das agregação das estruturas linear e funcional, de acordo com Chiavenato (2014). De acordo com o autor, essa combinação proporciona "um tipo organizacional mais completo e complexo." Nela haverá autoridade de linha e de staff, apesar disso, de acordo com Moreira (2019), a preservação da unidade de comando.
A estrutura divisional também é considerada mecanicista, porém possui ênfase nos resultados e de acordo com isso, a organização é dividida em unidades autônomas estratégicas de negócios.
A estrutura matricial é um estrutura híbrida que agrega dois tipos de departamentalização. Nesse tipo de organização em grade não há unidade de comando e sim subordinação dupla, de acordo com Chiavenato (2014).
O mesmo autor considera duas dimensões para tal estrutura: gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de projeto
Sobre a estrutura matricial, que é a solicitada pela questão, podemos acrescentar:
De acordo com Maximiano (2013), recomenda-se a estrutura matricial quando o projeto precisa de uma equipe multidisciplinar temporária, cujos integrantes poderão dedicar-se simultaneamente a outros projetos. A estrutura será composta por funcionários das áreas funcionais, “emprestados” ao projeto até o limite da duração do projeto.
Maximiano reforça ainda que há a dupla subordinação nessa estrutura: "porque os integrantes da equipe trabalham ao mesmo tempo com seus chefes permanentes e com o gerente do projeto".
Portanto, na estrutura matricial, um funcionário pode está subordinado um gerente funcional e a um gerente de projeto.
Fontes:
MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ªed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA D