SóProvas


ID
1167460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação à escrituração de operações contábeis diversas, julgue os itens subsequentes.

Considere que uma empresa brasileira tenha adquirido o direito de produzir determinado equipamento cuja patente pertença a uma empresa japonesa, à qual serão pagos anualmente royalties de 100.000 dólares norte-americanos, durante dez anos. Considere ainda que a moeda nacional, nesse período, tenha sofrido desvalorização frente ao dólar norte-americano. Nesse caso, a variação monetária eventualmente verificada a cada ano será contabilizada como despesa do período e o valor principal, convertido à moeda nacional, será registrado, anualmente, em ativo intangível

Alternativas
Comentários
  • As despesas que integram o custo do intangível só podem integrar o seu valor antes dele estar pronto para uso. Após o intagível entrar em operação, todas as despesas relacionadas ao bem serão contabilizadas no resultado.

  • Gaba: Errado.

     

    Considere que uma empresa brasileira tenha adquirido o direito de produzir determinado equipamento cuja patente pertença a uma empresa japonesa, à qual serão pagos anualmente royalties de 100.000 dólares norte-americanos, durante dez anos. Considere ainda que a moeda nacional, nesse período, tenha sofrido desvalorização frente ao dólar norte-americano. Nesse caso, a variação monetária eventualmente verificada a cada ano será contabilizada como despesa do período e o valor principal, convertido à moeda nacional, será registrado, anualmente, em ativo intangível.

     

    O valor do principal será registrado no ato da aquisição da patente no ativo intangível.

     

    1.1) reconhecimento inicial: é feito pela taxa de câmbio na data da transação.


    2) reconhecimentos subsequentes


    2.1) itens monetários: são convertidos pela taxa de fechamento (taxa da data do balano). A variação cambial vai para o resultado.

    2.2) Itens não monetários reconhecidos pelo custo: são convertidos pela taxa da data da transação, portanto não geram variação cambial.

    2.3) Itens não monetários reconhecidos pelo valor justo: são convertidos pela taxa da data de reconhecimento ao valor justo. Portanto, a variação cambial também vai para o resultado, por competência.
     

  • Eu indiquei pra comentário mas dei um "up" na resposta do "Gustavo Azevedo". Fui o primeiro a dar a curtida nela, mas me parece a certa.

  • Não seria um exercicio de Ajuste de Acumulação de Reversão?

    Ajustes Acumulados de Conversão

    Diferença cambial resultante da aplicação do percentual da participação do Patrimônio Líquido final da investida

    ·        Ganho puramente cambial que fica registrado em conta específica do patrimônio líquido

    Ativo e Passivo à Taxa corrente

    Capital social, Reservas (Patrimônio líquido) à Taxa história

    Resultado do Exercício à Taxa da transação/Média

    Corrente à data do balanço

    História à compra

  • Se o real desvalorizou e o camarada vai receber em Dólar , ta o cash mermão !! Ao contrário de uma despesa, ocorreu uma receita, ou seja lucro.

    Com esses royalties comprava até gabarito de prova !!

    Gabarito : ERRADO.

  • Reconhecimento de Variações Cambiais:

    Quando um ganho ou uma perda sobre itens não-monetários for reconhecido diretamente no patrimônio líquido, qualquer variação cambial atribuída àquele componente de ganho ou perda deve, também, ser reconhecida diretamente no patrimônio líquido.

    Por outro lado, quando um ganho ou uma perda sobre um item não monetário for reconhecido no resultado do período, qualquer variação cambial atribuída àquele ganho ou perda deve, também, ser reconhecido no resultado.