SóProvas


ID
1167490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em favor do tempo e do custo, o auditor pode utilizar métodos de amostragem estatística, bem como pode utilizar os métodos de não estatística para atingir o escopo de seus trabalhos. Contudo, no primeiro caso, às vezes, a variável explicativa não está disponível por falta de estatísticas. Nesses casos, o auditor poderá utilizar uma variável proxy, que substituirá aproximadamente aquela que ele está procurando. No entanto, é imprescindível que, a partir da seleção da amostra de auditoria, o profissional se esmere para obter evidência de auditoria suficiente e apropriada para sustentar a avaliação dos resultados da amostra.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito da amostragem e de suas técnicas.

As opiniões de peritos pré-selecionados em relação ao assunto objeto da pesquisa podem ser utilizadas como variável proxy, contudo, tais julgamentos não podem ser generalizados para a população como um todo.

Alternativas
Comentários
  • Uso de peritos não retira responsabilidade do auditor.  Variável proxy é a externa.  Se o auditor vai ou não generalizar a amostra periciada para a população é responsabilidade dele, conforme julgamento do caso específico.  

  • Cuidado pessoal, o gabarito é CERTO!

    Quem não for assinante, é só abrir as estatísticas pra conferir...

  • A amostragem probabilística deve ser utilizada quando a finalidade do procedimento de auditoria é obter evidências, informações, conclusões, avaliações ou recomendações sobre a população por meio da generalização dos resultados da amostra; já a amostra não probabilística pode ser utilizada quando a finalidade do procedimento de auditoria é obter informações, conclusões, avaliações ou recomendações que se aplicam somente aos itens selecionados na amostra.  

    Fonte: Grancursos - prof. Claudio Zorzo

  •  – Uma variável proxy é algo que está relacionado com a variável não-observada que gostaríamos de controlar (substitui a variavel que nao se pode mensurar, neste caso a variavel estatística).

    Como estamos utilizando, como a variável proxy, a opinião de peritos, e tal dado é nao estatístico, nao podemos generalizar um para a população um conclusão baseada em opinião de perito.

  • Segundo a NBC TP 01 – Perícia Contábil

    26. O zelo profissional do perito na realização dos trabalhos periciais compreende:

    (b) assumir a responsabilidade pessoal por todas as informações prestadas, quesitos respondidos, procedimentos adotados, diligências realizadas, valores apurados e conclusões apresentadas no laudo pericial contábil e no parecer técnico-contábil;

    .

    A opinião do perito em relação ao assunto objeto da pesquisa não exime o auditor da responsabilidade, é imprescindível que, o auditor busque perfeição para obter evidência de auditoria suficiente e apropriada para sustentar a avaliação dos resultados da amostra.