-
O erro da questão está em dizer que o benchmarking é "contraindicado" na melhoria de processos é totalmente o contrário ele ajuda. O Benchmarking é uma das mais antigas ferramentas de gestão. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. Isto é feito de duas maneiras:
1 – Identificando resultados excelentes, geralmente mensurados através de métricas ou indicadores. Tais resultados servem de estímulo para os esforços de melhoria e dão uma garantia de que, através de esforços inteligentes, tais resultados poderão ser igualados.
2 – Identificando as chamadas melhores práticas que, geralmente com alguma adaptação à cultura e às peculiaridades da organização, podem servir de referência para uma mudança que leve a melhores resultados.
O objetivo principal de se fazer benchmarking é implementar mudanças que levem a melhorias significativas nos produtos e processos da organização e, consequentemente, nos seus resultados. Qualquer organização, pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, de qualquer setor ou porte pode utilizar o Benchmarking para entender e melhorar os seus processos.
O benchmarking é uma das formas mais eficazes de se estabelecer metas e tem um efeito motivacional muito grande junto às equipes.
Fonte: http://www.benchmarkingbrasil.com.br/modules/news/article.php?storyid=74
-
O glossário do GesPública define BENCHMARKING como “um processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas (processos), em relação aos concorrentes mais competitivos, ou às empresas reconhecidas como líderes”
Procura- se identificar o “melhor do melhor”, os fatores-chaves que influenciam a produtividade e a qualidade dessas empresas, com a finalidade de aprimorar os produtos e serviços da organização.
O Benchkmarking pode ser externo ou interno(usado para identificar/copiar/implementar melhores práticas de outros departamentos ou unidades da organização).
Ressaltando o erro já colocado pela colega Beatriz o benchmarking não é contraindicado, pelo contrário ele super indicado para a melhoria dos processos organizacionais.
GABARITO: ERRADO
FONTE: AUGUSTINHO PALUDO
-
PAREI -> que NAO ATINGEM a raiz dos problemas organizacionais.
GAB ERRADO
-
gab: E
O benchmarking não tem nada a ver com cortes na organização. Ele é, na verdade, uma alternativa indicada para melhoria dos processos, já que promove sua comparação com as melhores práticas.
É um processo de comparação conduzido por uma organização ou área em relação a outra que seja tida como referência.
-
Das duas uma: Ou examinador tava muito bonzinho ou bebeu nesse dia.
GAB:E
-
Gabarito - Errado.
O benchmarking não tem nada a ver com cortes na organização. Ele é uma alternativa indicada para melhoria dos processos, já que promove sua comparação com as melhores práticas.