-
Segundo o Banco Mundial, em seu documento Governance and Development,de 1992, a definição geral de governança é “o exercício da autoridade, controle,administração, poder de governo”. Precisando melhor, “é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país visando o desenvolvimento”, implicando ainda “a capacidade dos governos de planejar, formular e implementar políticas e cumprir funções”.Fonte: http://www.conpedi.org/manaus/arquivos/Anais/Alcindo%20Goncalves.pdf
-
Complementando:Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder. Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. Diz respeito à capacidade política de decidir. A governabilidade expressa a possibilidade em abstrato de realizar políticas publicas.Governança é a competência do governo para praticar as decisões tomadas ou, em outras palavras, a capacidade de governo de Estado. Envolve a disposição institucional pela qual a autoridade é exercida de modo a propiciar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução dos arranjos que o governo adota. Então, Governabilidade está relacionado à capacidade do governo em governar, para decidir, promovendo as mudanças necessárias. Governança está relacionada à capacidade de colocar em prática as condições de governabilidade. Isto é, de transformar o ato do governamental em ação pública, articulando as ações do governo.
-
A GOVERNABILIDADE refere-se a dimensão estatal do exercício do poder.
Diz respeito as condições sistêmicas e institucionais sob as quais se da o
exercício do poder, tais como as características do sistema político, a forma
de governo, as relações entre os Poderes, o sistema de intermediação de
interesses. Refere-se a arquitetura institucional.
Já a GOVERNANÇA está ligada basicamente a performance dos atores e sua capacidade
no exercício da autoridade política.
(Fonte: Ponto dos concursos - com adaptações)
-
Letra D
Apenas para complementar os comentários dos colegas, basicamente governança e governabilidade são dois termos que não se confundem, pois são distintos entre si, senão vejamos a diferença: enquanto a Governabilidade é a capacidade de identificar necessidades e anseios sociais e transformá-los em políticas públicas que produzam resultados na sociedade, dando respostas efetivas aos problemas que pretende enfrentar, Governança seria certamente a capacidade de ação que o Estado possui para implementação das políticas públicas e no atingimento dos objetivos coletivos.
-
.GOVERNANÇA:
I. É o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder.(GOVERNABILIDADE)
II. É a capacidade do governo de implementar as decisões tomadas.(GOVERNANÇA)
III. Compreende a forma de governo, relações entre os poderes, sistema partidário e equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação.(GOVERNABILIDADE) - O clientelismo (duas pessoas em que se troca benefícios por apoio político) e o corporativismo (entidades representativas de interesses das categorias profissionais) são os meios utilizados pelos governos para obtenção de apoio, com vistas a aumentar sua legitimidade e fortalecer a governabilidade.
IV. Diz respeito à capacidade de decidir.(GOVERNABILIDADE)
V. Envolve arranjos institucionais pelos quais a autoridade é exercida de modo a viabilizar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução das decisões que o governo toma. (GOVERNANÇA)
Conceitos: GOVERNABILIDADE: Capacidade política de governar(PODER POLITICO) derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade. Ou seja, o governo tem governabilidade na medida que seus dirigentes contem com os necessários apoios políticos para governar e que a capacidade política de governar decorre do relacionamento do Estado e do seu governo com a sociedade. Fonte ou Origem: cidadãos, cidadania organizada, partidos políticos, associações, demais grupos representativos. Desafio: conciliar os muitos interesses desses atores e reuni-los num objetivo comum a ser perseguido por todos. GOVERNANÇA: É a capacidade de governar, de decidir e implementar políticas publicas que atendam as necessidades da população. Relacionando com sua competência técnica, financeira e gerencial. (CAPACIDADE DE IMPLEMENTAR AS DECIÇÕES TOMADAS). Envolve arranjos institucionais pelos quais a autoridade é exercida de modo a viabilizar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução das decisões que o governo toma. Governança Eletrônica: refere-se a capacidade dos governos utilizarem as tecnologias de informação e comunicação para a participação dos cidadãos, definindo e implementando políticas publicas com mais eficiência e efetividade. Focando maior participação dos cidadãos no meio publico.
-
GOVERNANÇA E GOVERNABILIDADE Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder. Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. Diz respeito à capacidade política de decidir. A Governabilidade expressa a possibilidade em abstrato de realizar políticas públicas. Governança é a competência do governo de praticar as decisões tomadas ou, em outras palavras, a capacidade de governo do Estado. Envolve a disposição institucional pela qual a autoridade é exercida, de modo a propiciar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução dos arranjos que o governo adota. Governabilidade, assim, diz respeito às condições estruturais e legais de um determinado governo para promover as transformações necessárias. Já a Governança está relacionada à capacidade de colocar em prática as condições da Governabilidade. Governança é transformar o ato governamental em ação pública, articulando as ações do governo. A Governabilidade deriva, ainda, da legitimidade dada pela sociedade ao Estado e a seu governo, enquanto a Governança é a capacidade abrangente financeira e administrativa de uma organização de praticar políticas. Sem condições de Governabilidade é impossível uma adequada Governança, embora esta possa ser deficiente ainda que haja boas condições de Governabilidade. Por outro lado, uma boa Governança pode aumentar a legitimidade que um povo confere a seu governo, aumentando, assim, a Governabilidade do país. Nota-se, portanto, que Governabilidade tem a ver com estrutura e Governança com processo. A primeira significa a existência de um arcabouço político, jurídico e social que permita a elaboração e o implemento de políticas públicas. A segunda, a capacidade do governo de bem administrar, articular os diversos interesses existentes e efetivamente implantar essas políticas.
http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/toq37_luciano_oliveira.pdf
-
I. É o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder.(GOVERNABILIDADE)
II. É a capacidade do governo de implementar as decisões tomadas.(GOVERNANÇA)
III. Compreende a forma de governo, relações entre os poderes, sistema partidário e equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação.(GOVERNABILIDADE) - O clientelismo (duas pessoas em que se troca benefícios por apoio político) e o corporativismo (entidades representativas de interesses das categorias profissionais) são os meios utilizados pelos governos para obtenção de apoio, com vistas a aumentar sua legitimidade e fortalecer a governabilidade.
IV. Diz respeito à capacidade de decidir.(GOVERNABILIDADE)
V. Envolve arranjos institucionais pelos quais a autoridade é exercida de modo a viabilizar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução das decisões que o governo toma. (GOVERNANÇA)
-
Perceba que a IV estaria correta de acordo com a definição de todos.
Por exemplo, conforme citado pela Emmanoela Ramalho:
"GOVERNANÇA: É a capacidade de governar, de DECIDIR e implementar políticas publicas que atendam as necessidades da população."
Outra justificativa: Governança está voltada à CAPACIDADE. Já a Governabilidade à LEGITIMIDADE.
Alguém por favor saberia definir sem utilizar apenas o CTRL+C CTRL+V?
Percebo que essa dúvida entranha várias questões sobre o assunto.
-
A III também estaria relacionada à governança, de acordo com a questão Q566648.
-
Rodrigo Mariano perceba a sutil diferença Capacidade de decidir - Governabilidade. ( Para poder decidir tem que ter governabilidade.Ex- Dilma ganhou as eleições com 54 milhoes e tem o poder, a capacidade de decidir as coisas....)ou tinha né?
II-Capacidade do governo de implementar as decisões tomadas- GOVERNANÇA. Observe que a frase diz que as decisões ja foram tomadas, pra isso é preciso GOVERNABILIDADE. Então ja tem a governabilidade. E a questão fala em implementar essas decisões. Para fazer acontecer, colocar em pratica o que decidiu é preciso GOVERNANÇA. Ex - Temer agora tá com a governabilidade, pois é presidente interino ele tá com a capacidade de decidir as coisas.Mas pode acontecer de não conseguir colocar em prática o que decidiu...seria um caso de governabiidade sem governança.
-
GOVERNABILIDADE - ESPERA AGIR
- É O DIREITO DE REPRESENTAR OS INTERESSES DO POVO.
PODER DE GOVERNAR.
- Denota um conjunto essencial de atributos de um governo a fim de executar sua gestão.
- É o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder.
- Compreende a forma de governo, relações entre os poderes, sistema partidário e equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação.
- Diz respeito à capacidade de decidir.
GOVERNANÇA - AGE (TIRA DO PAPEL E FAZ)
- É A CAPACIDADE DE IMPLEMENTAR EFICIENTEMENTE AS POLÍTICAS PÚBLICAS (as decisões tomadas).
- Reflete um novo paradigma de administração pública, pois busca a ampliação da participação de novos atores, como os agentes privados e o terceiro setor, na formulação e gestão das políticas públicas.
- É um fenômeno mais amplo que governo; abrange as instituições governamentais, mas implica também em mecanismos informais, de caráter não- governamental.
- Refere-se a padrões de articulação e cooperação entre atores sociais e políticos e arranjos institucionais que coordenam e regulam transações dentro e através das fronteiras do sistema econômico.
- Foca principalmenteas nas questões ligadas ao formato político-institucional dos processos decisórios, a definição do mix apropriado do público/privado nas políticas, a participação e a descentralização, assim como o escopo global dos programas.
- Envolve arranjos institucionais pelos quais a autoridade é exercida de modo a viabilizar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução das decisões que o governo toma.
- É O BRAÇO DA GOVERNABILIDADE.
-
GABARITO: LETRA D
ACRESCENTANDO:
GOVERNABILIDADE
- Capacidade política de governar;
- Legitimidade;
- Apoio (Cidadão/ Legislativo);
GOVERNANÇA
- Capacidade de implantar políticas públicas;
- Serviços públicos;
- Financeiro/ Administrativo;
FONTE: QC
-
II e IV são iguais . Vejo diferença não