SóProvas


ID
1168108
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Leia atentamente as definições a seguir, acerca de lesões por agentes perfurocontundentes, e relacione-as por letras e números aos seus nomes.

A. Ferimento por projétil de arma de fogo que se deve ao arrancamento da epiderme devido ao movimento rotatório do projétil que entra na superfície corporal.

B. Sinal deixado pela passagem do projétil nos tecidos corporais, concêntrico, decorrente do atrito e contusão do projétil, que também deixa nos tecidos por onde passa suas impurezas de superfície.

C. Área de impregnação por grãos de pólvora incombustos que se fixam ao redor do ferimento de entrada de projétil, em tiros de curta distância.

D. Área de depósito de fuligem que circunscreve a ferida de entrada, removível com a lavagem do local, portanto, sem impregnação tecidual.

E. Área ao redor do orifício de entrada, caracterizada pela queimadura da pele ou pelos, decorrente da alta energia térmica dos projéteis de arma de fogo, característica de disparos a curta distância ou à queima-roupa.

1. Orla de esfumaçamento.

2. Halo de enxugo.

3. Zona de chamuscamento.

4. Orla de escoriação ou contusão.

5. Halo de tatuagem.

A associação correta entre a definição e o elemento de uma ferida de entrada de projétil de arma de fogo é vista, em ordem alfabética e corretamente, na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: alternativa c)

    Longa distância:

    -bordas invertidas;

    -orla de escoriação;

    -orla de enxugo (zona de alimpadura);

    -orla equimótica (zona de contusão).

    Curta distância:

    -zona de chamuscamento;

    -zona de tatuagem;

    -zona de esfumaçamento.

    Encostados:

    -câmara (boca) de mina de Hofmann;

    -sinal do funil de Bonnet;

    -sinal de Benassi;

    -sinal de Puppe-Wekgartner.

    Fonte: Apostila Vestcon, PCMG- Investigador


  • curta distancia.

    orla de esfumaçamento: zona de falsa tatuagem

    orla de tatuagem: impreguinação na pele-derme de residuos solídos e granulos de polvora decorrente da queiam.

    queima roupa:

    orla de chamuscamento: pode determinar queimaduras de 1ºe 2º graus.

     

  • Utilizarei a questão para formar o conceito:

    LESÕES POR PAF:

    Orla de escoriação ou contusão: Ferimento por projétil de arma de fogo que se deve ao arrancamento da epiderme devido ao movimento rotatório do projétil que entra na superfície corporal.

    Halo de enxugo: Sinal deixado pela passagem do projétil nos tecidos corporais, concêntrico, decorrente do atrito e contusão do projétil, que também deixa nos tecidos por onde passa suas impurezas de superfície.

    Halo de tatuagem: Área de impregnação por grãos de pólvora incombustos que se fixam ao redor do ferimento de entrada de projétil, em tiros de curta distância.

    Orla de esfumaçamento: Área de depósito de fuligem que circunscreve a ferida de entrada, removível com a lavagem do local, portanto, sem impregnação tecidual.

    Zona de chamuscamento: Área ao redor do orifício de entrada, caracterizada pela queimadura da pele ou pelos, decorrente da alta energia térmica dos projéteis de arma de fogo, característica de disparos a curta distância ou à queima-roupa.

  • Zona de Tatuagem e Esfumaçamento estão presentes em tiros de curta distância.

    GABARITO C

  • Classificação dos tiros quanto a distância

     

    Consoante a distância com que são disparados, classificam-se em tiros com arma apoiada ou encostados; tiros a curta distância ou à queima-roupa; tiros de longe ou de longa distância.

    A) Tiros com arma apoiada ou encostados

    São os tiros disparados com a boca do cano da arma contatando intimamente com a superfície do alvo. Determinam no organismo ferida de entrada em “câmara de mina”, pela ação da força viva do projétil aumentando a pressão hidrostática, pela violenta expansão dos gases de explosão anfractuando os tegumentos, pelo escurecimento do orifício de entrada e do início do trajeto por deposição de pólvora incombusta e pelo negro de fumo. Estão, desse modo, presentes, indistintamente, todos os elementos de vizinhança, inclusive queimaduras, sendo a determinação da trajetória do bullet impossibilitada pela intensidade cataclísmica das lesões da ferida de entrada.

    B) Tiros a curta distância ou à queima-roupa

    Determinam orifício de entrada irregular, igual ou, como ocorre frequentemente, por ainda atuar a violenta ação expansiva dos gases, maior do que o calibre do projétil. A zona de tatuagem supõe disparo à distância de 30 a 75 centímetros, ou mais; presente o negro de fumo circundando estelarmente o orifício de entrada, admite a distância de 10 a 30 centímetros. O negro de fumo ou zona de esfumaçamento, “em afastamento do alvo até 35cm é de pequeno diâmetro, mas muito concentrada e de contorno nítido, formando camada espessa e opaca, a qual oculta completamente os vestígios da orla de enxugo e os possíveis efeitos secundários das queimaduras. À medida que o diâmetro cresce, a zona de esfumaçamento vai tornando mais tênue a deposição dos resíduos, cuja concentração diminui do centro para a periferia, com crescente perda de nitidez dos bordos” (apud Milton M. C. Farignoli e Alice H. Takai, Da praticidade em criminalística dos testes para residuografias). Orla de contusão e zona de tatuagem circulares ao redor do orifício de entrada indicam plano de tiro perpendicular à pele; serão ovaladas ou elípticas nos tiros de direção oblíqua em que o orifício de entrada da bala ocupa o polo oposto da orla de contusão e da tatuagem. 

    C) Tiros de longe ou de longa distância

    O orifício de entrada é habitualmente menor do que o diâmetro do projétil, de aspecto circular, quando o agente perfurocontundente incidir perpendicularmente sobre a superfície da pele, e oblíquo, ovalado, ou fusiforme, quando atingir alvos inclinados ou abaulados. Excetuadas a orla de contusão, o halo de enxugo e a aréola equimótica (nem sempre presente), todos os demais elementos de vizinhança não podem absolutamente ser encontrados na ferida de entrada. (Grifamos)

     

    Fonte: Croce, Delton Manual de medicina legal / Delton Croce e Delton Croce Jr. — 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012.

     

  • Orla de escoriação ou contusã: Ferimento por projétil de arma de fogo que se deve ao arrancamento da epiderme devido ao movimento rotatório do projétil que entra na superfície corporal. 
    Halo de enxugo: Sinal deixado pela passagem do projétil nos tecidos corporais, concêntrico, decorrente do atrito e contusão do projétil, que também deixa nos tecidos por onde passa suas impurezas de superfície. 
    Zona de chamuscamento: Área de impregnação por grãos de pólvora incombustos que se fixam ao redor do ferimento de entrada de projétil, em tiros de curta distância. 
    Orla de esfumaçamento: Área de depósito de fuligem que circunscreve a ferida de entrada, removível com a lavagem do local, portanto, sem impregnação tecidual. 
    Halo de tatuagem: Área ao redor do orifício de entrada, caracterizada pela queimadura da pele ou pelos, decorrente da alta energia térmica dos projéteis de arma de fogo, característica de disparos a curta distância ou à queima-roupa. 

  • Questão linda!

    Serve para quem deseja fazer uma revisão!

  • - ORLA DE ENXUGO-Orla de detritos que ficam retidas na pele quando há a passagem do projétil. É como se o projétil se "enxugasse" ou se "limpasse" por onde passa, deixando detritos.

    - ORLA DE ESCORIAÇÃO- representa a lesão de escoriação causada pela passagem do projétil. Há o arrancamento da epiderme e o esticamento da derme

    -ORLA DE CONTUSÃO- pequena área milimétrica que circunda o orifício de entrada. Possui forma concêntrica ou circular quando o tiro é perpendicular. Já quando o tiro for de incidência oblíqua será ovalada ou fusiforme.

    Observação: a questão considerou a orla de contusão como sinônimo de orla de escoriação. Destaca-se que é incomum considerá-las lesões idênticas, uma vez que a doutrina mais respeitada no Brasil (Hygino Hércules, Delton Croce e Delton Croce Júnior, Genival Veloso) as consideram lesões distintas.


    DISPARO À CURTA DISTÂNCIA/ QUEIMA ROUPA, constatamos:

    - ZONA OU ORLA DE ESFUMAÇAMENTO OU TISNADO- Possui pequeno diâmetro, sendo muito concentrada e de contorno nítido, com uma camada espessa e opaca que esconde a orla de enxugo. Distância de 10 a 30 cm. Pode ser removida ao se lavar a pele.

    - ZONA OU ORLA DE TATUAGEM- origina-se a partir dos grânulos de pólvora combusta ou incombusta que impregnam na pele-derme . Supõe um disparo de 30 a 75 cm. Só será removida com cirurgia plástica.

    -ORLA OU ZONA DE QUEIMADURA/CHAMUSCAMENTO (determina queimaduras de 1º e 2º graus). Há uma ação superaquecida dos gases que atingem e queimam a área. Em regiões com pelos, há a queima desses pelos, que terão aspectos quebradiços e queimados.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C





  • O negócio é chutar com estratégia hahhaa boa questão!

  • ALT. "C"

     

    Halos, orlas, zonas: São as lesões que são produzidos pelo residuograma, fazem partes do efeitos secundários. Elas irão permitir inferir a distância do tiro.

     

    1. Halo de enxugo ou orla de Chavigny: Passagem do projétil pelos tecidos limpando suas impurezas, “o projeto está sem limpando, se enxugando nos tecidos” e quando isso acontece, forma, via de regra, na entrada a orla de enxugo, não há na saída, pois ele já se “limpou” na entrada.

    2. Zona de tatuagem: Impregnação de fragmentos (tatuagem na pele) de pólvora incombusta (grãos), eles irão funcionar com “micro projéteis” que irão “impregnar” na pele formando uma verdadeira tatuagem.

    3. Zona de esfumaçamento: Resultado da pólvora combusta (deixando portanto uma fuligem, um esfumaçamento), pode ser chamada de orla ou zona de tisnado. Poderá estar presente nas roupas. É de fácil remoção, difere da tatuagem.

    4. Aréola Equimótica: Sufusão hemorrágica por ruptura de pequenos vasos sanguíneos.

    5. Orla de escoriação ou contusão: Área de arrancamento da epiderme pela rotação do projétil.

     

    Bons estudos. 

  • Orla de escoriação ou contusão -  Ferimento por projétil de arma de fogo que se deve ao arrancamento da epiderme devido ao movimento rotatório do projétil que entra na superfície corporal. 

     

    Halo de enxugo - Sinal deixado pela passagem do projétil nos tecidos corporais, concêntrico, decorrente do atrito e contusão do projétil, que também deixa nos tecidos por onde passa suas impurezas de superfície. 

     

     Halo de tatuagem - Área de impregnação por grãos de pólvora incombustos que se fixam ao redor do ferimento de entrada de projétil, em tiros de curta distância

     

    Orla de esfumaçamento -  Área de depósito de fuligem que circunscreve a ferida de entrada, removível com a lavagem do local, portanto, sem impregnação tecidual.

     

    Zona de chamuscamento - Área ao redor do orifício de entrada, caracterizada pela queimadura da pele ou pelos, decorrente da alta energia térmica dos projéteis de arma de fogo, característica de disparos a curta distância ou à queima-roupa

     

    GAB: C 

  • 4. Orla de escoriação ou contusão. 

    A. Ferimento por projétil de arma de fogo que se deve ao arrancamento da epiderme devido ao movimento rotatório do projétil que entra na superfície corporal. 

    2. Halo de enxugo. 
    B. Sinal deixado pela passagem do projétil nos tecidos corporais, concêntrico, decorrente do atrito e contusão do projétil, que também deixa nos tecidos por onde passa suas impurezas de superfície. 
     

    5. Halo de tatuagem. 
    C. Área de impregnação por grãos de pólvora incombustos que se fixam ao redor do ferimento de entrada de projétil, em tiros de curta distância. 
     

    1. Orla de esfumaçamento. 
    D. Área de depósito de fuligem que circunscreve a ferida de entrada, removível com a lavagem do local, portanto, sem impregnação tecidual. 
     

    3. Zona de chamuscamento. 
    E. Área ao redor do orifício de entrada, caracterizada pela queimadura da pele ou pelos, decorrente da alta energia térmica dos projéteis de arma de fogo, característica de disparos a curta distância ou à queima-roupa. 









     

  • Questão bonita, questão formosa!

  • Orla de escoriação- contusão= arrancamento da epiderme devido ao movimento rotatório do projétil que entra na superfície corporal.

    zona de chamuscamento= Área ao redor do orifício de entrada, caracterizada pela queimadura da pele ou pelos, decorrente da alta energia térmica dos projéteis de arma de fogo, característica de disparos a curta distância ou à queima-roupa. (crestação dos pêlos).

  • Ótima questão para revisar!

  • Orla de escoriação/ contusão. FERIMENTO por projétil de arma de fogo + ARRANCAMENTO da epiderme

    Halo de enxugo. Se "enxuga", se "limpa" das IMPUREZAS

    Halo de tatuagem. impregnação por grãos de pólvora + tiros de curta distância.

    Orla de esFUmaçamento. fuligem removível

    Zona de chamuscamento. queimadura da pele ou pelos + disparos a curta distância ou à queima-roupa.