SóProvas


ID
1168864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

No que se refere à política externa da China, da Índia e do Japão e às suas relações com o Brasil, julgue (C ou E) os itens seguintes.


Brasil e China organizam sua parceria estratégica no marco da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação, em cuja reunião mais recente se decidiu dedicar especial atenção aos segmentos de maior valor agregado, ao agronegócio e aos projetos-chave de energia e infraestrutura.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA 

    Desde o estabelecimento da Parceria Estratégica, em 1993, Brasil e China tem progressivamente intensificado o dialogo e intercambio de alto nível, ampliado o escopo da cooperação bilateral, aprofundado a confiança política mutua e mantido estreita coordenação em assuntos internacionais.

    Em 2004, os dois países criaram a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (doravante denominada Comissão de Alto Nível). Principal mecanismo institucional das relação entre Brasil e China, a Comissão de Alto Nível tem contribuído positivamente para promover uma cooperação abrangente e profunda de Longo prazo. Em abril de 2010, os líderes dos dois países assinaram o Plano de Ação Conjunta entre o Governo da Republica Federativa do Brasil e o Governo da Republica Popular da China 2010-2014 (doravante denominado Plano de Ação Conjunta), fortalecendo a orientação Estratégica para o desenvolvimento da Parceria Estratégica bilateral em áreas relevantes.

    Área Política
    Área Econômico-Comercial
    Área de Energia e Mineração
    Área Econômico-Financeira
    Área de Agricultura
    Área de Supervisão da Qualidade, Inspeção e Quarentena
    Área de Indústria e Tecnologia da Informação:
    Área de Cooperação Espacial:  continuar e aprofundar a cooperação espacial. As Partes destacam o CBERS (“China-Brazil Earth Resources Satellite”) como um dos programas de cooperação tecnológica e científica mais bem-sucedidos entre países em desenvolvimento e reafirmam o desejo de expandir e enriquecer a cooperação no âmbito desse programa.
    Área de Ciência, Tecnologia e Inovação: áreas prioritárias de cooperação devem ser as de bioenergia e biocombustíveis, nanotecnologia e ciências agrárias, a fim de fortalecer a cooperação bilateral, a transferência de tecnologia.
    Área Cultural: começar consultas sobre o estabelecimento de um Centro Cultural Chinês no Brasil e um Centro Cultural Brasileiro na China; fortalecer o intercâmbio no campo da indústria cultural e encorajar a cooperação entre empresas culturais dos dois países.
    Área de Educação: realizar intercâmbios baseados no benefício mútuo, por meio da concessão de bolsas governamentais.