SóProvas


ID
1168912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

No que concerne às relações entre a África e o Brasil, julgue (C ou E) os seguintes itens.

Nos últimos anos, o comércio exterior entre o Brasil e a África cresceu exponencialmente, transformou o continente em um dos principais parceiros comerciais brasileiros, em razão do tamanho do mercado de cerca de 1,5 bilhão de habitantes, do ritmo de seu crescimento econômico e da natureza do intercâmbio, e gerou superávit para o Brasil, que exporta, sobretudo, produtos com alto valor agregado.

Alternativas
Comentários
  • Brasil é deficitario no comercio com a africa.

  • Em 2014, apenas a Nigéria se encontrava entre os 10 parceiros comerciais do Brasil, figurando na 9ª posição, sendo o Brasil mais importador (90% do volume de transações) do que exportador. 

  • Gabarito: Errado


    Os números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior apontam uma alta substancial na relação brasileira com os países africanos (sem contar o Oriente Médio) na última década: houve um aumento de 416% no intercâmbio comercial entre as partes de 2002 a 2012. Além do crescimento bruto, os africanos também aumentaram sua parcela na absorção das exportações brasileiras: em 2002, eram destino de 3,91% dos produtos nacionais; 10 anos mais tarde, o percentual cresceu para 5,03%.

    (...)

    O saldo da balança comercial brasileira com os países africanos é negativo. Em 2012, foi de menos US$ 2 bilhões. O principal produto de importação que justifica esse valor, revela o professor de Relações Internacionais da ESPM Rio Fernando Padovani, é o petróleo, que vem de países como Angola, Argélia e Nigéria. Outro parceiro no continente é a África do Sul, destino de automóveis brasileiros. De acordo com Padovani, outro item de destaque nas transações entre Brasil e países africanos é o açúcar e outros derivados da cana.


    Fonte: http://economia.terra.com.br/operacoes-cambiais/operacoes-empresariais/comercio-entre-brasil-e-africa-cresce-416-em-10-anos,40d58a549341f310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html


  • Nos últimos anos [2014], o comércio exterior entre o Brasil e a África cresceu exponencialmente, transformou o continente em um dos principais parceiros comerciais brasileiros, [errado pq o comércio áfrica-Brasil não é muito expressivo] em razão do tamanho do mercado de cerca de 1,5 bilhão de habitantes [certo], do ritmo de seu crescimento econômico e da natureza do intercâmbio, e gerou superávit para o Brasil, que exporta, sobretudo, produtos com alto valor agregado.
     

  • Pessoal, atenção porque até o final de 2015 o Brasil realmente registrava déficit com a África. De lá pra cá temos tido frequentes SUPERÁVITS.

    Fonte: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/comex-vis