-
A Cúpula América do Sul-África (ASA) surgiu em 2006 (e não em 2003 como a questão fala) com o desejo e do interesse das duas regiões em construírem novos paradigmas para a
cooperação Sul-Sul, baseados numa ordem mais multipolar e democrática. Foi formalizada em Abuja, na Nigéria, durante a I Cúpula América do Sul-África. O evento resultou na Declaração de Abuja, no Plano de Ação e na
resolução de criação do Fórum de Cooperação América do Sul-África
(Asacof). Houve também outro evento em 2009 na Venezuela.
-
A III Cúpula foi realizada em Malabo, na Guiné Equatorial. Inicialmente estava previsto que ela ocorresse em 2011 na Líbia, porém foi inviabilizada pela guerra civil no país.
-
Creio que o erro está no diálogo de criação da Cúpula América do Sul–África (ASA) que nasceu em 2004 entre os representantes do Brasil e da Nigéria, especificamente com um encontro entre os então presidentes nigeriano, Olusegun Obasanjo, e brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%BApula_Am%C3%A9rica_do_Sul_-_%C3%81frica
-
Outro erro: "se reuném anualmente..."
-
Segundo livro do diplomata Eugênio Vargas Garcia, o Cronologia das Relações Internacionais do Brasil, em 2006 foi "realizada em Abuja, Nigéria, a I Cúpula América do Sul - África (ASA), com a presença do presidente Lula e líderes de 66 países das duas regiões (30 nov-1 dez). É aprovado um plano de ação para incrementar a cooperação Sul-Sul e estabelecer novas parcerias comerciais."
-
A prova da Cespe é com consulta?
-
Sem consulta em nenhuma das fases, Astro Santos.
-
O Fórum de Diálogo IBAS é uma iniciativa trilateral entre Índia, Brasil e África do Sul, desenvolvida no intuito de promover a cooperação Sul-Sul. Os Ministros das Relações Exteriores dos respectivos países formalizaram o lançamento do Fórum de Diálogo IBAS em encontro realizado em Brasília, em 6 de junho de 2003, do qual resultou a “Declaração de Brasília”. Os objetivos principais do Fórum do Diálogo IBAS podem ser sumariados como a seguir:
- Promover o diálogo Sul-Sul, a cooperação e posições comuns em assuntos de importância internacional;
- Promover oportunidades de comércio e investimento entre as três regiões das quais os países fazem parte;
- Promover a redução internacional da pobreza e o desenvolvimento social;
- Promover a troca de informação trilateral, melhores práticas internacionais, tecnologias e habilidades, assim como cumprimentar os respectivos esforços de sinergia coletiva;
- Promover a cooperação em diversas áreas, como agricultura, mudança do clima, cultura, defesa, educação, energia, saúde, sociedade de informação, ciência e tecnologia, desenvolvimento social, comércio e investimento, turismo e transporte.
O Fórum de Diálogo IBAS promove consultas regulares nos níveis de Oficial Sênior (Pontos Focais), Ministeriais (Comissões Mistas Trilaterais) e Chefes de Estado e/ou Governo (Cúpula) e também facilita a interação entre acadêmicos, iniciativa privada e outros membros da sociedade civil. Para atingir seus objetivos, o Fórum criou 10 Grupos de Trabalho e 3 Fóruns, entre eles o Fórum de Mulheres, que se reúnem imediatamente antes das reuniões ministeriais ou das Cúpulas.
FONTE: https://www.gov.br/mre/pt-br