SóProvas


ID
1168981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

É possível afirmar que Barak Obama representa os EUA em sua dimensão multicultural, multirracial e globalizada. Na política externa, o governo Obama apresentou algumas novidades. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) os itens seguintes.


A Índia, que não é signatária do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), e os EUA assinaram um acordo em que foi reconhecido o status da Índia de Estado detentor de armas nucleares.

Alternativas
Comentários
  • O Acordo Nuclear Civil entre Estados Unidos e Índia anunciado, em 2005, por chefes de Estado e Governo, com o compromisso de atender completa cooperação na área de energia nuclear e comércio, foi implementado após aprovações legislativas em 2008. Estabeleceu-se inicialmente que o Congresso norte-americano ajustaria suas leis para efetivar o acordo e a Índia separaria seus programas militar e civil. Dentro de uma recente parceria estratégica indo-americana, o acordo se destaca pela condição da Índia ser um estado com capacidade nuclear e não signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear.

  • "A ascensão chinesa ao estatuto de potência mundial ampliou o interesse de Washington em estreitar os laços com Nova Délhi. As circunstâncias da “guerra ao terror” favoreceram  a aproximação, que se completou na decisão do governo de George W. Bush de reconhecer a Índia como potência nuclear, mesmo às custas da credibilidade do TNP. Como consequência, os Estados Unidos firmaram, em 2006, um acordo que prevê a cooperação tecnológica para usos pacíficos da energia nuclear, e anunciaram apoio à candidatura indiana à condição de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.” (Demétrio Magnoli, O mundo contemporâneo, p. 264)

  • Foi o Pacto Nuclear entre EUA e Índia. Assinado em 2005 e ratificado pela Índia em 2008. Nesse acordo, os EUA cedem combustível e tecnologia nuclear e, por outro lado, a Índia aceita que inspetores internacionais analisem suas fontes nucleares. Apesar disso, ainda hoje a Índia não assinou o TPN.