SóProvas


ID
1169023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

        A aparição das chamadas cidades mundiais e das cidades globais se explica pela necessidade de organização e controle da economia global. O termo cidade global, em sua versão mais topológica, é definido por Saskia Sassen como um território onde se exerce uma série de funções de organização e controle na economia global e nos fluxos de investimentos em escala planetária.

        O. Nel.Lo e F. Muñoz. El proceso de urbanización. In.: Geografía humana, J. Romero et al (Coord.). Barcelona: Ariel, 2008, p. 321 (com adaptações).


Considerando a perspectiva conceitual de Saskia Sassen, julgue (C ou E) os itens seguintes, relativos a cidades globais.


A dispersão territorial das atividades econômicas contribui, por meio, por exemplo, de tecnologias da informação, para o crescimento das funções e das operações centralizadas nas cidades globais.

Alternativas
Comentários
  • A dispersão territorial das atividades econômicas, das quais a globalização é uma das formas, contribui para o crescimento das funções e das operações centralizadas nas cidades globais. 

    SASSEN, Saskia. As Cidades na Economia Mundial.
  • O termo cidade global foi criado pela socióloga holandesa Saskia Sassen. Segundo a autora, a dispersão territorial das indústrias/fábricas, que vem ocorrendo cada vez com mais frequência inclusive no plano internacional, faz com que a demanda por serviços cresça. A cidade global é o local por excelência onde se prestam serviços, incluindo os de alta complexidade. Assim, é comum que fábricas/manufaturas ao redor do mundo se utilizem de serviços prestados facilmente em cidades globais, colaborando para o crescimento das funções e das operações centralizadas nessas cidades. O avanço expressivo de setores como o da tecnologia da informação é o que permite que isso aconteça. A questão, portanto, está certa. 
  • Cespe - O nível máximo de controle e de gerenciamento da indústria permanece concentrado em poucos centros financeiros diretores, como observado especialmente em cidades globais como Paris, São Paulo e Los Angeles, na década de 80 do século XX.

     

    ERRADO

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: CERTO

  • Parece que a lógica é a seguinte: quando as atividades industriais eram concentradas num determinado lugar (numa cidade, por exemplo), essa cidade detinha todo o controle da produção e distribuição. Aliás, as empresas já escolhiam o lugar pensando nessa vantagem competitiva, que poderia ser a proximidade da matéria prima, da energia ou da mão de obra. Mas a atual lógica do capital visa maximização do lucro, que decorre de uma conjunção complexa dos fatores de produção: o custo de transporte para obtenção de matéria prima ou para distribuição do produto final, da mão de obra, da energia, dentre outros. Assim, a dispersão territorial das atividades produtivas encontra nas cidades globais, como São Paulo, um centro de convergência a partir do qual essas atividades são comercializadas juntamente com outras que podem complementar a cadeia de produção, como serviços financeiros, jurídicos, logísticos, dentre outros

  • É CERTO E PRONTO, DESCULTIR COM A QUESTÃO É COISA DE INICIANTE CRIADO COM VÓ