SóProvas



Questões de Geografia Econômica


ID
29611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das transformações globais, nacionais e locais
relacionadas ao desafio do desenvolvimento ambiental
sustentável, julgue (C ou E) os itens a seguir.

A integração mundial do mercado dos produtos agropecuários favorece o comércio agroexportador do Brasil com outros países ou blocos de países, pois o mercado articula-se em torno de blocos que possuem interesses comerciais comuns.

Alternativas
Comentários
  • A Rodada de Doha está ai para contrariar a afirmativa.

  • A integração mundial dos mercados se faz prioritariamente por países, ou grupo de países, que possuem interesses comercias e econômicos complementares; portanto, a assertiva está incorreta afirmando que os interesses devem ser comuns.
  • O que favorece o comércio agroexportador brasileiro não são os blocos econômicos, os quais, na verdade limitam o comércio brasileiro agropecuário (pensar América do Norte e Europa).
  • Embora a integração decorrente da globalização favoreça o mercado brasileiro, alguns blocos tentam justamente evitar o acesso de produtos agropecuários estrangeiros, como faz a União Europeia com sua Política Agrícola Comum.
    Assim, Não se pode afirmar que os mercados se articulam em torno de blocos com interesses comerciais comuns, pois muitas vezes as relações econômicas ocorrem entre blocos com interesses até mesmo antagônicos.

  • A questão está errada porque diz que os benefícios não estão limitados a um grupo específicos de países  mas as vantagens só são válidas para os países que possum acordos entre si , exemplo , Mercosul .
  • Os Blocos Econômicos são extremamente protecionistas!

  • ERRADO.

     

    O mercado mundial de produtos agropecuários não favorece o comércio exportador do Brasil, que, ao contrário, na atual Rodada de Doha da OMC, é um dos principais atores a exigir um novo acordo em torno da agricultura.

     

    "Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho!"


ID
29620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das transformações globais, nacionais e locais
relacionadas ao desafio do desenvolvimento ambiental
sustentável, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Influenciada pelo agronegócio, a agricultura familiar ou de subsistência praticada atualmente na Amazônia tem sido apoiada por inovações tecnológicas e pela utilização dos créditos ambientais subsidiados por políticas públicas de preservação, que objetivam recompensar o abandono da prática de derrubada ou queimada da floresta ou da vegetação secundária.

Alternativas
Comentários
  • Concordo, mas questões muito polêmicas do cespe, convém não marcar e geralmente estão mais erradas do que certas.

  • Os programas de créditos ambientais não são direcionados para a agricultura de subsistência, sua aplicação só é efetiva em grande escala.
  • Influenciada pelo agronegócio, a agricultura familiar...
    Normalmente o agronegócio na Amazônia não é muito amigável (desmatamento para implantação de pasto e criação de gado...)
    Creio que esteja aí o erro da questão. Ao afirmar que o agronegócio é o que influencia as medidas mais sustentáveis citadas na questão.
  • Segundo especialistas, hoje há países interessados em investir na manutenção da floresta, mas faltam informações suficientes que atendam as exigências do mercado internacional.

    O crédito de carbono é uma espécie de moeda de troca. Países emissores de CO2 pagariam à países que conservam suas florestas, como o Brasil.


    No meu caso específico, que trabalho com povos tradicionais e agricultura familiar, a intenção é levar esse tipo de projeto para agregar renda e valor e melhorar a qualidade de vida dessas famílias, garantindo que elas conservem e não sejam obrigados a derrubar para suprir necessidades básicas da vida”, conta Daniel Jordy, engenheiro florestal brasileiro.

    "O agronegócio tem um potencial de venda de crédito de carbono de US$ 160 milhões por ano, que não é um número desprezível", afirmou Rodrigues. Ele apontou como potenciais para venda de créditos de carbono projetos nas áreas de biodiesel, etanol, agricultura florestal e plantio direto. 
  • E, ao meu ver, as inovações tecnológicas não costumam ser parceiras da agricultura familiar... corrijam-me se eu estiver enganado!
  • A agricultura de subsistência não é influenciada pelo agronegócio, nem é baseada em inovações tecnológicas. Ao contrário, caracteriza-se pela utilização de métodos tradicionais de cultivo, realizados por famílias camponesas ou por comunidades rurais. Desenvolvida em pequenas propriedades, a agricultura familiar possui produção bastante inferior à das áreas mecanizadas do agronegócio.
    A afirmativa está errada

  • Guthemberg Domingues, se elas são estatisticamente e comprovadamente mais erradas do que certas, convém marcar todas como erradas, pois o saldo final será mais positivo do que deixar de marcá-las (já que a pontuação negativa de questão errada equivale à pontuação positiva de uma questão certa).

  • Professor Qc
    A agricultura de subsistência não é influenciada pelo agronegócio, nem é baseada em inovações tecnológicas. Ao contrário, caracteriza-se pela utilização de métodos tradicionais de cultivo, realizados por famílias camponesas ou por comunidades rurais. Desenvolvida em pequenas propriedades, a agricultura familiar possui produção bastante inferior à das áreas mecanizadas do agronegócio.
    A afirmativa está errada
     

  • ERRADO.

     

    Não é correto associar “créditos ambientais subsidiados” pelo governo com agricultura familiar ou de subsistência, pois tal incentivo limita-se à agricultura em grande escala.

     

    "Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho!"

  • Quanto à tecnologia e aos créditos ambientais, atualmente (2020), existem, sim, programas específicos à agricultura familiar.

    Pronaf Agroecologia: financiamento a agricultores e produtores rurais familiares, pessoas físicas, para investimento em sistemas de produção agroecológicos ou orgânicos, incluindo-se os custos relativos à implantação e manutenção do empreendimento.

    Pronaf Bioeconomia: financiamento a agricultores e produtores rurais familiares, pessoas físicas, para investimento na utilização de tecnologias de energia renovável, tecnologias ambientais, armazenamento hídrico, pequenos aproveitamentos hidroenergéticos, silvicultura e adoção de práticas conservacionistas e de correção da acidez e fertilidade do solo, visando sua recuperação e melhoramento da capacidade produtiva.

    https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/pronaf

    No site do Banco da Amazônia tbm tem o Pronaf-Eco (não sei se é a mesma coisa que o Pronaf Agroecologia)

  • Obs: Pronaf foi criado em 1996, no gov FHC

ID
32143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de fatos relacionados à criação e ao desenvolvimento do Mercado
Comum do Sul (MERCOSUL), julgue (C ou E) os itens a seguir.

O crescimento do intercâmbio comercial entre os estadosmembros está direcionado para a região Sul do Brasil, tendo em vista a grande extensão territorial do país e os altos custos decorrentes do transporte de mercadorias.

Alternativas
Comentários
  • O Mercosul não esta direcionado especificamente para ás regiões, porém a sua formação é de carater político e econômico para integração dos países associados ao Mercosul.
  • está mais focado na região SUL - CERTO
    está direcionado para a região SUL - ERRADO
  • Errado. O próximo passo da indústria nacional é se direcionar às regiões até então secundárias, ou seja, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.


ID
32149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de fatos relacionados à criação e ao desenvolvimento do Mercado
Comum do Sul (MERCOSUL), julgue (C ou E) os itens a seguir.

O MERCOSUL constitui uma barreira aos investimentos de empresas transnacionais na indústria e em serviços, o que favorece o fortalecimento das economias no interior do bloco, a fim de se superar o tardio processo de industrialização vivido por seus estados-membros.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Na realidade os blocos econômicos não têm a finalidade de constituir uma "barreira aos investimentos de empresas transnacionais",  e sim o objetivo de reduzir tarifas alfandegárias e facilitar a circulação de capital entre os países membros, aumentando a circulação de produtos, intensificando o comércio entre esses, fortalecendo suas economias e suas indústrias, TORNANDO-SE CONSEQUENTEMENTE mais competitivas para as empresas de países fora do bloco.

     

    Ou seja, o bloco pode dificultar a entrada pela competitividade, mas não pode-se dizer que constitui uma "barreira".

  • Algumas palavras sobre os Blocos Regionais:

    Os blocos econômicos regionais surgem para enfrentar o avanço tecnológico que torna as mercadorias obsoletas em menor tempo. Uma vez que precisam comercilizar seus produtos cada vez mais rápido (pois do contrário surgirão objetos com maior tecnologia agregada), os países buscam mecanismos para facilitar as transações comerciais com seus vizinhos - parceiros em potencial em virtude da próximidade. Assim, os blocos econômicos se apresentam como forma eficiente de troca de mercadorias antes que esses produtos sejam substituídos por outros mais modernos, porquanto preconizam redução ou isenção de taxas alfandegárias, além de outras medidas concertadas visando estimular a produção e venda das mercadorias dos seus membros. Por fim, os acordos intrabloco permitem a transação externa de produtos como se estivessem sendo vendidos internamente; em outras palavras, eles aumentam o mercado consumidor com o barateamento da comercialização.

    Ideia retirada do Manual de Geografia da Funag.

ID
32152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de fatos relacionados à criação e ao desenvolvimento do Mercado
Comum do Sul (MERCOSUL), julgue (C ou E) os itens a seguir.

Como os demais blocos econômicos formados nas décadas finais do séculos XX, o MERCOSUL surge com o propósito de oferecer aos seus membros, entre outros objetivos, condições mais favoráveis de inserção na economia mundial crescentemente globalizada e competitiva.

Alternativas
Comentários
  • Tem umas questões no TPS que se respondem sozinhas...
  • regionalismo aberto


ID
49210
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

(18/11/2008) Pelo segundo ano consecutivo, o Distrito Federal ocupa a oitava posição na economia brasileira e continua com a maior renda per capita do país. Os dados referentes ao ano de 2006 foram divulgados nesta sexta-feira pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O PIB-DF passou de R$ 80.517 bilhões em 2005 para R$ 89.630 bilhões em 2006. O crescimento da economia local foi de 5,4%, 72,8% maior do que o brasileiro (3,97%) e quase duas vezes mais que o do Centro-Oeste (2,83%). Nesse ranking, o DF ocupa a 8ª posição no País. O DF é responsável por 3,78% do PIB brasileiro e 43,43% de toda a riqueza produzida pelo Centro-Oeste.

Internet: .

Acesso em 10/2/2009. Tomando o texto acima como referência e refletindo a respeito dos aspectos econômicos do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada pela banca!!!!

ID
60301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de economias regionais e blocos econômicos, julgue os
itens de 134 a 143.

Classicamente, o Brasil possui apenas três macrorregiões econômicas, cada uma delas com características distintas devido a vários fatores, como história, desenvolvimento, população e economia.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil é dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além disso, o país também é regionalizado em três macrorregiões econômicas: Centro-Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás), Nordeste (Bahia, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Maranhão) e Amazônia (Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amapá, Rondônia, Amazonas, Acre e Roraima).Cada macrorregião possui características distintas devido a vários fatores, como história, desenvolvimento, população, economia.Mais detalhes: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/as-economias-regionais-brasileiras.htm
  • Certo. Conforme a reginalização criada por Pedro Pinchas Geiger, o Brasil possui três regiões geoeconômicas, sendo:

    AMAZÔNIA - NORDESTE - CENTROSUL

  • Errei por pensar na divisão estabelecida por Milton Santos em 1979:

    Região Amazônia;

    Região Nordeste;

    Região Centro-Oeste;

    Região Concentrada.

  • A Divisão Geoeconômica

    þ Amazônia

    þ Centro-sul

    þ Nordeste

    gab: Certo

  • Certo.

    A questão fala em três macrorregiões econômicas. Devemos entender esse termo como sendo o de regiões geoeconômicas. Embora, não conste o termo “geo”, a banca está se referindo às regiões geoeconômicas.

    Essa classificação foi elaborada pelo geógrafo Pedro Geiger na década de 1960. Ela se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em consideração, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, a proposta busca refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes. Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.

    De acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

    Estratégia.

  • O Brasil é regionalizado em três macrorregiões econômicas:

    - Centro-Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás),

    - Nordeste (Bahia, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Maranhão)

    - Amazônia (Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amapá, Rondônia, Amazonas, Acre e Roraima).

  • Sim, segundo Pedro Geiser são elas: Amazônia, Nordeste e Centrosul.

  • ´´´´

  • Acho que a banca poderia, ao menos, citar qual divisão ou autor ela quer.


ID
60307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de economias regionais e blocos econômicos, julgue os
itens de 134 a 143.

A região Centro-Sul é a macrorregião brasileira mais desenvolvida economicamente, apesar de se encontrar atrás de outras macrorregiões em termos de indicadores sociais

Alternativas
Comentários
  • Conforme texto da questão Q20098, a região centro-sul compreende os estados das regiões Sul e Sudeste + Goiás, DF e Mato Grosso do Sul. Não só é a região mais desenvolvida economicamente (possui os 3 estados mais industralizados: SP, RJ e MG) como tem os melhores indicadores sociais do país (novamente: SP, RJ e MG).Questão ERRADA
  • A região Centro-Sul, de todas as macrorregiões, é a mais desenvolvida, não só economicamente, mas também em indicadores sociais (saúde, educação, renda, mortalidade infantil, analfabetismo entre outros).
  • Em todos os índices a região centro-sul se destaca em relação as demais, chega a ser irônico pois o início da colonização do Brasil foi na região Nordeste.



    PM_ALAGOAS_2018

  • A região Centro-Sul é a que apresenta os melhores indicadores sociais do país


ID
83731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A estrutura do Breve Século XX parece uma espécie de
tríptico ou sanduíche histórico. A uma era de catástrofe, que se
estendeu de 1914 até depois da Segunda Guerra Mundial,
seguiram-se cerca de 25 ou 30 anos de extraordinário crescimento
econômico e de transformação social, anos que provavelmente
mudaram de maneira mais profunda a sociedade humana que
qualquer out ro período de brevidade comparável.
Retrospectivamente, podemos ver esse período como uma espécie
de era de ouro, e assim ele foi visto quase imediatamente depois que
acabou, no início da década de 70. A última parte do século foi
uma nova era de decomposição, incerteza e crise - e, com efeito,
para grandes áreas do mundo, como a África, a ex-URSS e as partes
anteriormente socialistas da Europa, de catástrofe. À medida que a
década de 80 dava lugar à de 90, o estado de espírito dos que
refletiam sobre o passado e o futuro do século era de crescente
melancolia f in-de-siècle. Visto do privilegiado ponto de vista da
década de 90, o Breve Século XX passou por uma curta era de
ouro, entre uma crise e outra, e entrou em futuro desconhecido e
problemático, mas não necessariamente apocalíptico.

Eric Hobsbawm. Era dos extremos - O breve século XX (1914-1991).
São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 15-6 (com adaptações).

Em face das info rmações apresentadas no texto acima e
considerando aspectos históricos marcantes do sécu l o XX,
contingenciadores da política internacional praticada no período,
julgue os itens seguintes.

Em uma economia que se globaliza rapidamente, a formação de blocos regionais é justificada como caminho adequado à melhor inserção internacional de seus integrantes. Nessa perspectiva, a União Europeia, criada já como mercado comum pelo Tratado de Roma, de 1957, é o melhor exemplo de integração rápida , abrangente e completa que se conhece.

Alternativas
Comentários
  • De fato, a formação da União Europeia tem uma inspiração no Tratado de Roma. Mas ela é criada efetivamente com o tratado de Maastricht, em 93. Ainda, fica difícil afirmar que a sua criação seja de integração rápida, abrangente e completa, visto que, mesmo com essa história de décadas, a União Europeia não conseguiu englobar todos os países da Europa.

  • vários erros de digitação por isso nem li a questão toda, já dei como errado.

  • vários erros de digitação

  • vários erros de digitação

  • ERRADO:

    O Tratado de Roma (1957) criou a organização internacional “Comunidade Econômica Europeia” (CEE), que até o Tratado de Maastricht (1993), percorreu um longo e lento caminho no sentido de maior integração do bloco (36 anos). Iniciada como um mercado comum, o resultado desse processo de integração deu origem à União Europeia, um bloco regional abrangente, porém incompleto, pois nem todos os países europeus fazem parte do bloco e tampouco há integração de seus membros nos seus mais diversos âmbitos.


ID
83830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos determinantes políticos e econômi cos que
caracterizam o processo de consolidação do bloco econômico do
MERCOSUL, julgue os itens subseqüentes.

O núcleo geoeconômico do MERCOSUL compreende concentrações industriais, áreas agríco las modernas, portos e terminais de corredores de comércio exterior do Centro-Sul brasileiro, o que favorece a integração de cadeias produtivas dos países-membros.

Alternativas
Comentários
  • "O núcleo geoecômico do Mercosul é a região platina. No interior da Bacia do Prata encontram-se o Centro-Sul do Brasil, o Pampa argentino, o Uruguai e o leste do Paraguai. Nessa macroárea localiza-se o principal eixo econômico de todo o Hemisfério Sul, assentado sobre o triângulo industrial São Paulo - Rio de Janeiro - Belo Horizonte, de um lado, e o vetor Buenos Aires - Rosário - Córdoba, de outro. Entre essas concentrações industriais, estendem-se as áreas de agropecuária moderna do Centro-Sul brasileiro, do oriente paraguaio e do Pampa argentino e uruguaio.
    A extensa área platina apresenta redes urbanas complexas. Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires, que são metrópoles globais, destacam-se as metrópoles meridionais, Brasília, Montevidéu e Assunção. Os portos de Santos, Paranaguá e Rio Grande funcionam como terminais dos corredores de comércio exterior do Centro-Sul brasileiro, do Paraguai e do norte do Uruguai. Os portos de Buenos Aires e Montevidéu, no estuário platino, tendem a revitalizar-se com a modernização da hidrovia Paraguai - Paraná. A usina hidrelétrica binacional de Itaipu fornece parte significativa de energia consumida no Centro-Sul brasileiro e constitui importante fonte de renda para a economia paraguaia."

    PROJETO D ENSINO DE GEOGRAFIA - DEMÉTRIO MAGNIOLI
    PÁG. 367.
  • Discordo no que tange à "favorece a integração de cadeias produtivas dos países-membros", uma vez que é nítido o isolamento comercial e cultural do Brasil em relação aos países vizinhos por conta principalmente da carência de infraestrutura de transportes.

  • Corroborando com a crítica feita por outros colegas em outra questão, essa aqui está TOTALMENTE em oposição com outra questão DA MESMA PROVA.

    A questão se trata da seguinte:

    A intregração física da região do MERCOSUL carece ainda de infra-estrutura adequada de transportes, em razão do isolamento comercial e cultural do Brasil, em relação aos países vizinhos sul-americanos. Gabarito: CERTO.

    Na mesma prova uma questão fala que o Brasil é isolado dos países do Mercosul, na outra já fala que é altamente integrado...


ID
83833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos determinantes políticos e econômi cos que
caracterizam o processo de consolidação do bloco econômico do
MERCOSUL, julgue os itens subseqüentes.

A i n t egração física da região do MERCOSUL carece ainda de infra-estrutura adequada de transportes, em razão do isolamento comercial e cultural do Brasil, em rel ação aos países vizinhos sul-americanos.

Alternativas
Comentários
  •  

    Questão mal elaborada e que, a meu entender, merecia anulação. O fato de termos na Argentina nosso terceiro maior parceiro comercial elimina qualquer interpretação aceitável no sentido de que há um isolamento comercial brasileiro para com todos os seus vizinhos. Analisando-se o relacionamento comercial estreito do Brasil para com o Paraguai percebemos outra evidência gritante da inconsistência do tópico.

  • Concordo que esta questão está incorreta já que não existe um isolamento comercial entre o Brasil e os paises do mercosul.
  • Concordo com os comentários anteriores! Marquei errado nessa questão, porque penso que não se pode falar em isolamento comercial do Brasil em relação aos vizinhos de maneira "lato sensu".  A questão só poderia estar certa se tivessem especificado que o isolamento a que se referem é o do século XIX -  quando o Brasil estava voltado para a Inglaterra - e o isolamento do início do século XX , quando o Brasil estava voltado para os EUA.  Ao isolamento histórico - esse sim - é que se deve a carência de infraestrutura adequada de transportes na região do Mercosul. Mas faltou a questão dizer. Da maneira como está, parece que o Brasil ainda está isolado comercial e culturalmente de seus vizinhos sul-americanos. 

  • Certo. Nossas rodovias além de não serem boas para circulação interna não apresenta condições para estabelecer conexão internacional; temos parceiros econômicos maiores e mais vantajosos do que qualquer um do Mercosul, a China por exemplo e; somos o único país do Mercosul que não falamos o espanhol.

  • Isolamento comercial e cultural??? O mate e a figura do gaúcho, por exemplo, só existem no Brasil por acaso?
  • Quem elabora as questões de Geografia do CACD fuma crack antes de pensar nas questões

  • Fiquei em dúvida sobre este gabarito, em vários momentos o Brasil investiu na infraestrutura de transportes para fomentar as relações comerciais com outros países da América Latina, principalmente no governo Lula. É verdade que a integração física ainda é bastante deficitária, mas falar em isolamento é um pouco complicado. Talvez fosse verdade em 2004, hoje penso que a questão está um tanto desatualizada.

  • O núcleo geoeconômico do MERCOSUL compreende concentrações industriais, áreas agríc las modernas, portos e terminais de corredores de comércio exterior do Centro-Sul brasileiro, o que favorece a integração de cadeias produtivas dos países-membros.

    CERTO

    A integração física da região do MERCOSUL carece ainda de infraestrutura adequada de transportes, em razão do isolamento comercial e cultural do Brasil, em relação aos países vizinhos sul-americanos.

    CERTO.

    Difícil entender o que a cespe quer.

  • Feliz por ter "errado" essa questão.


ID
84511
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O complexo rural teve uma grande importância na formação econômica do Brasil. Sobre o assunto, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
86917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No bojo dos investimentos, não se pode esquecer que Mercedes-Benz e Volkswagen construíram no Brasil as fábricas mais
modernas do mundo. Justamente por causa dessa massa de investimentos, se Frankfurt não vai ao Brasil, o Brasil tem que ir a
Frankfurt. Para compensar a grande ociosidade das fábricas brasileiras, exportar é mais do que uma ordem - transformou-se em
"religião". A meca dos investimentos das montadoras, e não só das alemãs, agora é a China.

Renato Acciarto. Brasil perde para China preferência das montadoras. In: Gazeta Mercantil. 11/9/2003, p. A1 (com adaptações).

O texto acima expressa importantes processos em curso no mundo. Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.

Com a crescente internacionalização da economia capitalista, observa-se uma interdependência das economias nacionais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

     

    Quanto mais interligada a economia, maior a interdependência das partes que a compõem. Veja por exemplo, esta última crise de 2008, que com exceção de China, afetou quase todo o globo.


     

  • Afetou inclusive a China.

  • Um exemplo desse fato é a Crise de 2008 que se iniciou nos EUA e erradiou seus efeitos para vários países da Europa.

     

    GAB. CORRETO

  • Desde a época do café isso acontece, imagina nos dias atuais!!!


ID
86926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No bojo dos investimentos, não se pode esquecer que Mercedes-Benz e Volkswagen construíram no Brasil as fábricas mais
modernas do mundo. Justamente por causa dessa massa de investimentos, se Frankfurt não vai ao Brasil, o Brasil tem que ir a
Frankfurt. Para compensar a grande ociosidade das fábricas brasileiras, exportar é mais do que uma ordem - transformou-se em
"religião". A meca dos investimentos das montadoras, e não só das alemãs, agora é a China.

Renato Acciarto. Brasil perde para China preferência das montadoras. In: Gazeta Mercantil. 11/9/2003, p. A1 (com adaptações).

O texto acima expressa importantes processos em curso no mundo. Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.

No desenvolvimento econômico contemporâneo, identificam-se formas de protecionismo e a formação de blocos econômicos regionais, como o MERCOSUL, o qual é relevante para a ampliação de mercados e melhora da competitividade do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • A integração é fenômeno comum no mundo deste final de século. Quase todas as grandes economias mundiais encontram-se, de alguma forma, envolvidas em processos de integração econômica. Estados Unidos (NAFTA), Europa (União Européia), América latina (Pacto Andino e MERCOSUL), Ásia (Cer,) e África (Sadec) - a integração está por toda a parte.

    Nome: Mercado Comum do Sul (Mercado Comun del Sur – Mercosur)

    CriaçãoEm 26.3.1991, em Assunção (Paraguai), foi assinado o Tratado de Assunção.

    Integrantes: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

    Associados: Bolívia e Chile.

    Sede: Montevidéu (Uruguai).

    Objetivos: Criar um mercado comum com livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos; adotar uma política externa comum; coordenar posições conjuntas em foros internacionais; coordenar políticas macroeconômicas e setoriais; e harmonizar legislações nacionais, com vistas a uma maior integração. Ampliar as possibilidades para que os países aumentem sua produtividade, Na linguagem econômica, isso se chama de "economia de escala". 

    Ela permite que se conquiste maior competitividade no comércio internacional pelo aumento da produção de bens;

  • Gabarito: CERTO

     

    A “integração global” não ocorreu de forma generalizada, mas sim, se compartimentou em blocos como o Mercosul


     


ID
86929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em geral, países da América Latina continuam a se
dedicar pesadamente à exploração direta da riqueza de seus
recursos naturais visando à exportação.

R. Gwynne e C. Kay. Latin America transformed, globalization and
modernity. New York: Arnold Publishers, 1999 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e as questões
a ele relacionadas, julgue os itens seguintes.

Com a globalização econômica atual, em geral há uma tendência para o incremento das exportações da América Latina de produtos primários e de baixo conteúdo tecnológico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

     

    "Na nova divisão do trabalho, os países do norte produzem bens industrializados de ALTO valor agregado, e os países do sul, produzem matérias primas e bens industrializados de BAIXO valor agregado. Grosso modo, importamos iPhone mas exportamos soja."

     

     

    Fonte:  Alexandre Vastella - Estratégia Concursos


ID
86932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em geral, países da América Latina continuam a se
dedicar pesadamente à exploração direta da riqueza de seus
recursos naturais visando à exportação.

R. Gwynne e C. Kay. Latin America transformed, globalization and
modernity. New York: Arnold Publishers, 1999 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e as questões
a ele relacionadas, julgue os itens seguintes.

Embora com alguns impactos negativos, a economia baseada na exportação de produtos primários livrou a América Latina, ao longo do século passado, dos efeitos das recessões mundiais e da conseqüente flutuabilidade dos preços, visto que tais produtos possuíam mercado assegurado.

Alternativas
Comentários
  • Impressionante a pertinência do comentário acima. 

    Algumas palavras sobre a questão:
    Entendo que os países de exportação primpária sofreram, assim como os demais, com as recessões mundiais do século XX. Todavia, os exportadores de comodities enfrentaram as crises do século atual com menores prejuízos do que boa parte dos países ditos de primeiro mundo. Em outras palavras, a exportação de produtos primários atenuou os efeitos negativos das crises do séc XXI em alguns países da AL.
  • Erradissima.
    Posso citar um exemplo da época de Getulio Vargas por exemplo.
    Um dos motivos da Brasil ter passado de uma cultura de agricultura foi o problema na bolsa de valores em nova york. O Brasi precisou queimar sacas de café para não perder o produto, e neste momento o Brasil começou a se industrializar para não afundar sua economia, sendo que os países para os  quais o Brasil exportava estavam em crise e não podiam comprar nossos produtos

    Então a resposta é não, afetou sim a america latina, como exemplificado no Brasil.

ID
86935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em geral, países da América Latina continuam a se
dedicar pesadamente à exploração direta da riqueza de seus
recursos naturais visando à exportação.

R. Gwynne e C. Kay. Latin America transformed, globalization and
modernity. New York: Arnold Publishers, 1999 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e as questões
a ele relacionadas, julgue os itens seguintes.

O Brasil pode ser excluído do grupo de países considerados como periferia global de recursos, uma vez que sua pauta de exportações o coloca como país industrializado, apesar de esse fenômeno ter-se dado tardiamente

Alternativas
Comentários
  • O Brasil ainda continua sendo um país que exporta mais produtos primários do que produtos industrializados

    Errado a questão.

  • A questão é de 2003. Pergunto se ainda estaria errada caso formulada em 2012. O fato de exportarmos principalmente produtos primários nos coloca no rol de não industrializados? Creio que pertencemos ao grupo dos industrializados, embora nossa pauta de exportação conte com produtos, em grande parte, de baixo valor agregado.
  • "O Brasil apresenta economia dependente, apesar disso possui um alto índice de industrialização, com economia diversificada. Isso significa que a produção não se limita à produção agropecuária e à extração de minérios, existe também um complexo e completo parque industrial que produz aviões, automóveis, softwares e muito outros equipamentos modernos."

    Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/brasil-um-pais-emergente.htm

    "Os países que realizaram o processo de industrialização após a década de 1950 são conhecidos por diferentes classificações: Países Subdesenvolvidos Industrializados, Novos Países Industrializados (NIPs), Economias Emergentes. Outro aspecto em comum entre essas nações é a dependência de tecnologia dos países desenvolvidos.

    Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/paises-industrializados-subdesenvolvidos.htm
  • Colegas,
    observando a balança comercial do Brasil de Janeiro a Julho de 2012, percebe-se que 47,6% das exportações brasileiras corresponde mà exportação de produtos básicos e 50,0% à exportação de produtos industrializados (manufaturados = 36,8% e semimanufaturados = 13,2%).
    Exs de semimanufaturados: catodos de cobre, mates de níquel, açúcar bruto, manteiga de cacau, zinco em bruto, ferro fundido, alumínio em bruto, celulose, couros e peles.
     

    Com essa divisão realizada pelo governo, parece que o Brasil é um país que exporta predominantemente produtos industrializados (50,0% de produtos industrializados contra 47,6% de bens básicos). 
    Caso alguém se interesse no assunto segue a fonte (acesso em 29.08.2012, às 11:00 horas)
    bons estudos!

    http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1161

     

  • PAUTA DE EXPORTAÇÃO DO BRASIL PARA A CHINA* (2017)

    *maior parceiro comercial do Brasil

    EXPORTAÇÕES 2017

    (US$ MILHÕES)TON (MIL)

    Soja, mesmo triturada16.68744.254

    Minérios de ferro e seus concentrados6.899143.374

    Óleos brutos de petróleo5.46216.812

    Pastas químicas de madeira, exceto para dissolução1.3623.139

    Carne bovina, congelada552129

    Carne de aves507263

    Ferro-ligas36052

    Pasta química de madeira, para dissolução276433

    Couros e peles curtidos ou em crosta267108

    Óleo de soja247335

    Veículos aéreos2050,2

    Centrifugadores, aparelhos para filtrar ou depurar1734,8

    Outros1.7845.757

    fonte: http://www.cebc.org.br/pt-br/dados-e-estatisticas/comercio-bilateral/pauta-de-exportacoes

  • QUASE 20 ANOS SE PASSARAM E NADA MUDOU, RSRS...


ID
86938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em geral, países da América Latina continuam a se
dedicar pesadamente à exploração direta da riqueza de seus
recursos naturais visando à exportação.

R. Gwynne e C. Kay. Latin America transformed, globalization and
modernity. New York: Arnold Publishers, 1999 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e as questões
a ele relacionadas, julgue os itens seguintes.

No Brasil, o crescimento do setor primário, levado a efeito por meio de intensa modernização por todo o seu território, tem contribuído para diminuir as desigualdades geográficas e eliminar enclaves regionais.

Alternativas
Comentários
  • Não há uma intensa modernização do setor primário que ocorra por todo o território nacional. A modernização agrícola é seletiva, pois só é intensa nas áreas que contam com capital e apoio estatal para investir, como a grande lavoura voltada para a exportação. Ela é tão seletiva, que o governo criou o Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar, 1996), voltado para a promoção do desenvolvimento sustentável (gerar renda, reduzir desigualdade social, conservar o ambiente da agricultura familiar), com foco no pequeno agricultor e no assentado rural, por meio da disponibilização crédito rural e assistência técnica, os quais antes eram majoritariamente direcionados à grande lavoura de exportação.
  • Errado

    Generalização - 99,9%/E - Consenso/Unânime/Todas

    Dos casos em provas de Historia, Geografia e etc.

    Bons Estudos!

  • A desigualdade é cada vez mais forte em algumas regiões.

    ERRADO

  • Gabarito: ERRADO

    Em geral, países da América Latina continuam a se dedicar pesadamente à exploração direta da riqueza de seus recursos naturais visando à exportação.

    R. Gwynne e C. Kay. Latin America transformed, globalization and modernity. New York: Arnold Publishers, 1999 (com adaptações).

    Considerando o assunto abordado no texto acima e a questão a ele relacionada, julgue o item seguinte.

    No Brasil, o crescimento do setor primário, levado a efeito por meio de intensa modernização por todo o seu território, tem contribuído para diminuir as desigualdades geográficas e eliminar enclaves regionais.

    Na realidade, a modernização da agricultura no Brasil contribuiu para aumentar as desigualdades geográficas e produzir enclaves regionais. Apesar da modernização agrícola ter impulsionado o crescimento do setor primário no país, essa mudança agravou a concentração de terra, provocou desemprego rural, acelerou o processo de migração rural-urbano e elevou tensões sociais no campo com os conflitos de terra.

    TECCONCURSOS

  • Um bizu importante:

    Os setores da economia são segmentos em que se dividem as atividades econômicas e produtivas da sociedade. A divisão se dá entre os setores:

    • primário, que diz respeito à agricultura, à pecuária e ao extrativismo;
    • secundário, que corresponde à indústria;
    • terciário, que agrega os serviços, formais ou informais, prestados nas mais diversas áreas, e também as atividades comerciais.


ID
86944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A consciência ecológica desenvolvida nas últimas décadas trouxe
novos desafios para as políticas e medidas a serem estabelecidas
no Brasil. O desempenho ambiental do país tem fortes
implicações em suas relações internacionais. Acerca desse tema,
julgue os itens que se seguem.

Em face da necessidade de investimentos econômicos e de promoção da justiça social, o Brasil se vê diante do desafio de equacionar a contradição existente entre o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Outra incorreção do item é supor que há contradição entre desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental, contradição que na verdade nunca existiu. Segundo sugere Milton Santos em seu livro "Por uma outra globalização", acreditar nessa suposta contradição corresponde a alimentar a chamada "globalização como fábula", ou seja, num certo discurso que tenta desqualificar as combinações possíveis entre interesse particular e bem-estar coletivo sempre em favor dos "agentes hegemônicos", verdadeiros promotores da "confusão dos espíritos" e de outras perversidades. Enfim, vale a pena visitar os demais conceitos apresentados pelo autor.
  • De fato, não existe contradição entre desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental.
    Um texto interessante da WWF sobre isso:

    O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?
     
    Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
     
    Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.
     
    Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. 
     
    Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico. 
     
    O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
    http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/
  • CASCA DE BANANA: "a contradição existente".
  • Utilização dos termos de forma inapropriada.
    Existe sim contradição entre desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental.

    PRESERVAÇÃO x CONSERVAÇÃO
    Preservação: Manter os recurso naturais intocáveis.
    Conservação: Utilizar os recursos de maneira a degradá-los o mínimo póssível.

    O Erro da questão estaria pautado na relação justiça social/ desenvolvimento socoieconômico e preservação ambiental.
    A justiça social não se atinge necessariamente a partir do desenvolvimento socioeconômico/ preservação ambiental, mas sim a partir de uma melhor DISTRIBUIÇÃO DE RENDA.

    Como obteremos justiça social com nossa GIGANTESCA DESIGUALDADE SOCIAL???!!!!

    "Ainda assim, em um ranking mundial que inclui 126 nações, o Brasil ainda aparece com a 10ª pior distribuição de renda, atrás de países como Haiti - o país mais pobre da América Latina - e a Índia.'' Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL20272-9356,00.html (2007)

  • NA PRÁTICA, COMO TEM SIDO DESDE A COLONIZAÇÃO, EXISTE SIM contradição entre Desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental.

    Talvez, no ideal, não exista essa contradição. Mas, no real existe sim.

    Muito bom comentário da Ingrid!
  • Por muitos autores é considerado que existe essa contradição, porém por muitos outros não. Atualmente tem a tal da economia verde, que visa conciliar as coisas, mas a questão é de 2003. Desde 1970 existe o desenvolvimento sustentável, que pensa o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade, esta que pode ser pensada como preservacionista ou conservacionista (me corrijam se estiver errado), mas atualmente a economia verde coloca a questão social (e de justiça social) nessas demandas também "ambientais". Bem, acredito que se existe uma "síntese" como a "economia verde", é justamente porquê há certa contrariedade de sentido em relação as coisas, tal como poderia ser considerado, a dos preservacionistas x manejo sustentável em terras quilombolas, indigenas e de pops. tradicionais.

  • Resposta: E

    É errado porque o Brasil se orienta, em suas ações tanto na PEB quanto na política interna, em um entendimento que essas duas facetas andam JUNTAS. Diferentemente de outros países, como os EUA, o Brasil afirma que é possível ter desenvolvimento econômico e preservação ambiental ao mesmo tempo. Prova disso é nossa adesão a diversos protocolos, como o Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris. Os EUA, por exemplo, não ratificarma o Protocolo de Kyoto por achar que é impossível continuar desenvolvendo sua indústria e respeitar as quotas estabelecidas em Kyoto. 

    Na prática, pode ser que exista essa contradição. Mas no discurso e na ação brasileira, nós consideramos que não existe. 

  • Essa questão tá muito mal feita! Maldita banca do CACD. 
    Fazendo questões só para os alunos errarem. 

  • O erro está na afirmação "contradição"; Muito pelo contrário, o desenvolvimento sustentável é possível/viável com o desenvolvimento econômico!

  • típica questão FULERA...

    Fulerage do cespe

  • Faria dez vezes e erraria as dez.

  • Em face da necessidade de investimentos econômicos e de promoção da justiça social, o Brasil se vê diante do desafio de equacionar o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental, temas que não são contraditórios entre si, apesar de parecerem, à primeira vista, antagônicos.

    A fim de encontrar o devido alinhamento do equilíbrio entre interesses sociais, ambientais e econômicos, torna-se cada vez mais relevante analisar o impacto social gerado por grandes empreendimentos, um tema complexo e que envolve a análise de diversos fatores, como:

    O aumento de receitas;

    A remoção da população local;

    A geração de empregos;

    O impacto em comunidades nativas;

    O aumento do custo de vida; e

    Pressão nos equipamentos sociais.

    Resposta: Erado


ID
89224
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Avalie as seguintes considerações sobre o subemprego e emprego, oriundas da Resolução Relativa à Medição do Subemprego e das Situações de Emprego Inadequado, da Organização Internacional do Trabalho - OIT, e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • (a) conforme resolução: "3. De acordo com o quadro conceptual aplicável à medição da mão-de-obra, a medição do subemprego e dos indicadores de emprego inadequado devem basear-se, principalmente, nas actuais capacidades dos trabalhadores e na sua situação de trabalho de acordo com o que for descrito por esses trabalhadores."(c) conforme resolução: " 4. O subemprego reflecte a subutilização da capacidade produtiva da população com emprego, incluindo a que resulta de um sistema económico deficiente ao nível nacional ou regional". (d) conforme resolução:"7. O subemprego ligado à duração do trabalho existe, quando a duração do trabalho de uma pessoa com emprego é insuficiente em relação a uma situação de emprego possível, que essa pessoa está disposta a ocupar e disponível para o fazer".(e) conforme resolução: "b) emprego inadequado ligado ao rendimento, resultando de uma organização insuficiente do trabalho ou de uma fraca produtividade, de utensílios, equipamentos ou formação insuficientes, ou de uma infraestrutura deficiente". (b) errada: Considerando o que está no item 3 da Resolução -"Cai fora do âmbito desta resolução o conceito de subemprego baseado em modelos teóricos relativos a capacidades potenciais e aos desejos de trabalho da população em idade de trabalhar".
  • Você poderá fazer o download da íntegra da Resolução Relativa à Medição do Subemprego e das Situações de Emprego Inadequado aqui: http://www.ilo.org/public/portugue/bureau/stat/res/underemp.htmSó para complementar o comentário abaixo:A Alternativa B é a errada pois ela não está definida na Resolução da OIT. A definição está correta, mas, de acordo com a Resolução, "CAI FORA DO ÂMBITO DESTA RESOLUÇÃO o conceito de subemprego baseado em modelos teóricos relativos a capacidades potenciais e aos desejos de trabalho da população em idade de trabalhar"As demais alternativas são cópias literais de tópicos da resolução.
  • O que é considerado subemprego em um país, pode não ser considerado em outro. Cada país tem sua especificidade. 

     

    Por isso, deve-se levar em consideração a realidade de cada país em relação às condições de trabalho para definir o subemprego.

     

    Os modelos teóricos levam em consideração as qualificações do trabalhador, as horas trabalhadas e etc para essa definição de subemprego, mas não conseguem abarcar a realidade prática, a especificidade, de cada país. Então, o conceito de subemprego não é baseado em modelos teóricos, pois estes não consideram a realidade dos países. 

     

    Gabarito B


ID
89227
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação ao mercado de trabalho brasileiro, assinale, a seguir, a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • (D) Na verdade, houve um grande aumento nos postos de trabalho terceirizados. Basta ter em mente que, com a abertura econômica de 1990 e a imposição da flexibilização dos contratos de trabalho, houve demissões em massa para a contratação de terceirizados. A lógica por trás desse movimento é que os encargos tributários/trabalhistas/etc recaem sobre a folha de pagamento da firma terceirizada e não da firma que faz uso de mão-de-obra terceirizada, que poderá contratá-la por prazo determinado ou rescindir o contrato pagando apenas uma multa. Outro exemplo: no setor público, para "fugir" da imobilidade dos direitos trabalhistas dos funcionários públicos houve uma verdadeira farra de contratação de terceirizados. Por que? Porque eles não se aposentariam pelo RPSP, não teriam seus salários atrelados aos demais servidores etc etc etc.
  • A letra A está correta porque o sistema de produção fordista corresponde a um sistema rígido nos padrões de produção, em que o trabalhador se especializa numa determinada função dentro da empresa, sendo seu contratado.O que prevalece é o emprego formal gerado dentro da indústria.

    As letras B, C e E estão corretas.
    A abertura comercial e financeira da década de 90 expôs a indústria brasileira à competitividade internacional de forma mais aberta, através de uma ampla redução das tarifas de importação (desde o início da década) e com a valorização cambial a partir de 1994. Essas políticas deixavam os produtos importados muito baratos, pressionando a indústria doméstica a reduzir seus preços. Para que tivessem êxito, os empresários nacionais precisavam investir em tecnologia, produtividade e buscar redução de custos. Os trabalhadores possuem um grande peso no orçamento das empresas, de maneira que conseguir reduzir esse peso foi palavra de ordem durante o período, e a estratégia utilizada foi a flexibilização nos contratos de trabalho e a terceirização, que permitia desoneração das empresas, em virtude dos salários serem menores. 


     
    letra D está incorreta exatamente porque os postos de trabalho terceirizados cresceram muito, e não os que menos cresceram.

ID
92911
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O desemprego é um dos maiores problemas da atualidade brasileira. NÃO estão entre as causas desse problema:

Alternativas
Comentários
  • O aumento das exportações, não causa desemprego, muito pelo contrário.
  • pq n a letra D, ja que a informatizacao o avanco tecnologico faz ocom que na minha opniao diminua a mao de obra.

     

  • Questão de 2004...

  • a) o aumento considerável das exportações e importações, que gera emprego nos outros países.

    Resposta para os não assinantes.

    Bons estudos.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • que piada kkkkkkk


ID
92926
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atualmente verifica-se uma tendência ao surgimento de novas atividades no nordeste brasileiro, caracterizando uma certa descentralização da economia. Considerando os reflexos desse fenômeno, pode-se identificar como CORRETA a alternativa:

Alternativas
Comentários
  • a produção de soja nos cerrrados dos estados da Bahia, Maranhão e Piauí.

  • MATOPIBA


ID
96013
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Brasil e Bolívia, em dezembro deste ano, chegaram a um acordo para aumentar a receita boliviana com a exportação de gás natural. No início das negociações, os bolivianos exigiam um reajuste de US$ 4,20 para US$ 5 por milhão de BTU importado pelo Brasil. Porém, esse aumento era considerado, pelos negociadores brasileiros, pouco factível e sem base técnica e econômica. Contudo, a Bolívia queria de qualquer forma aumentar a receita com
a exportação de gás.
(Adaptado de http://ueba.com.br/forum/index.php?showtopic=85030)

A solução encontrada pelos dois países foi



Alternativas
Comentários
  • R>(a)


ID
103105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em algum momento, daqui a um ou dois anos, uma mulher vai dar à luz na favela de Ajengunle, em Lagos, na Nigéria; um rapaz
fugirá de sua aldeia, no oeste de Java, para as luzes brilhantes de Jacarta ou um fazendeiro partirá com a família empobrecida para
um dos inumeráveis pueblos jovenes de Lima. O fato exato não importa e passará totalmente despercebido. Ainda assim, representará
um divisor de águas na história humana, comparável ao Neolítico ou às revoluções industriais. Pela primeira vez, a população urbana
da Terra será mais numerosa do que a rural.

Mike Davis. Planeta Favela. São Paulo: Boitempo, 2006, p. 13.

A partir desse texto e no que concerne à dinâmica de urbanização observada, no mundo, nas últimas décadas, julgue C ou E.

Comparando-se os dados referentes à população e ao produto interno bruto (PIB) relativos ao final da década de 90 do século XX com os correspondentes ao início do século XXI, observa-se que, coincidentemente, as cinco maiores aglomerações urbanas do planeta apresentam também os maiores PIBs.

Alternativas
Comentários
  • As cinco maiores cidades do Mundo se encontram em países subdesenvolvidos:

    1. Xangai: China

    2. Bombaim: India

    3. karachi: Paquistão

    4. Deli: India

    5.  Istambul: Turquia.

  • Complementando, as 5 cidades com maior PIB são:

    Tóquio
    Nova Iorque
    Los Angeles
    Chicago
    Londres

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_cidades_por_PIB
  • Completando o que já disseram...

    A aglomeração urbana é um processo de expansão de núcleos urbanos distintos com produção e intensificação de fluxos que extrapolam os limites políticos/administrativos dos municípios. O estudo do processo de aglomeração urbana é importante porque contribui para o planejamento e a gestão pública.

    Também chamado de métropoles, que é o resultado da incapacidade de criação de empregos, seja na zona rural, seja em cidades pequenas e médias, o que o força o deslocamento de milhões de pessoas para as cidades que polarizam a economia de cada país. Também vem ao caso esses países apresentarem altas taxas de natalidades, portanto, o alto crescimento demográfico, e está formando o quadro que explica o rápido crescimento das metrópoles. Chega a ter um desequilibrio, pois o índice de probreza aumenta bastante, levando as pessoas a se regiarem no subemprego, que não compõe a cifra oficial, pois não tem nenhum tipo de registro e não recolhe nenhum tipo de imposto. 

    Como o rendimento é muito baixo, até mesmo os empregados da economia formal, não há condições de muitos sustentarem uma moradia, tendo a se aglomerar em favelas, cortiços, etc., as chamadas submoradias, tendo até uns que sem residem debaixo de pontes, viadutos...

    O PIB alto é caracteristica de uma nação rica, pois é a soma e serviços produzidos por uma nação no decorrer de um ano. 
  • Segundo Demétrio Magnoli e Regina Araújo (2010), a maior megacidade do mundo no tocante a população é Tóquio, que atualmente possui cerca de 27 milhoes de habitantes. Informação esta que difere com aquela apresentada por nosso colega no primeiro comentário.
    Pessoal o QC é um site sério, não vamos adicionar qualquer informação sem o devido conhecimento.

  • Wagner Xavier Resende,
    Tókio tem tal população quando somada toda a população da região metropolitana.
    Assim como o região metropolitana do Rio de Janeiro e a de São Paulo têm uma população maior do que a apresentada na lista das cidades mais populosas do mundo, pois nessas listas aparecem apenas a população dos municípios.
  • Tóquio continua a ser a maior aglomeração urbana do mundo com 38 milhões de habitantes, seguida de Deli com 25 milhões, Xangai com 23 milhões e a Cidade do México, Mumbai e São Paulo, cada uma com cerca de 21 milhões de habitantes. Fonte: http://www.oim.tmunicipal.org.br/abre_documento.cfm?arquivo=_repositorio/_oim/_documentos/6108C35A-0360-5637-C18BADC83762B43022022016125829.pdf&i=3020

    Em contrapartida:

     Tóquio, Japão, PIB de 1479 mil milhões de dólares
    Nova Iorque, Estados Unidos, PIB de 1406 mil milhões de dólares
    Los Angeles, Estados Unidos, PIB de 792 mil milhões de dólares
    Chicago, Estados Unidos, PIB de 574 mil milhões de dólares
    Londres, Inglaterra, PIB de 565 mil milhões de dólares

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_cidades_por_PIB

    Portanto, afirmativa errada.

  • ERRADO

  • ERRADO.

     

    A lógica da pergunta não exige o conhecimento das maiores aglomerações urbanas do planeta nem de seus PIBs. O importante é ter em mente que a relação entre PIB e população raramente é proporcional: enquanto o PIB diz respeito à produção de determinada região, as aglomerações urbanas dizem respeito ao tamanho das cidades, sobretudo à quantidade de pessoas que vivem em determinada extensão territorial. Embora em alguns casos os dados coincidam (como no Brasil, em que a maior aglomeração urbana é também a que tem o maior PIB do país, São Paulo) por via de regra, as maiores aglomerações urbanas estão nos países em desenvolvimento e os maiores PIBs são os de países desenvolvidos.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • As cinco maiores aglomerações urbanas do planeta

    FONTE: NAÇÕES UNIDAS. World Urbanization Prospects - 2014 

    Maiores PIBs

  • As cinco maiores aglomerações urbanas do planeta

    FONTE: NAÇÕES UNIDAS. World Urbanization Prospects - 2014 

    Tóquio

    Deli

    Xangai

    Cidade do México

    São Paulo

    Maiores PIBs

    Tóquio

    Nova Iorque

    Los Angeles

    Chicago

    Londres


ID
108562
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2002
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os projetos sustentáveis para a geração de emprego e renda, implantados através do PDSA, têm como princípio básico:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C


    Segundo Castro (1998 apud Abrantes 2003) e Porto (2006), o PDSA (Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá) possui duas diretrizes gerais: maior agregação de valor aos produtos naturais do Estado e o esforço para que a atividade econômica respeite a biodiversidade, evitando sua predação e acrescenta ainda mais seis itens, a saber:
    1-a valorização das vantagens comparativas do Amapá, considerando sua localização litorânea e proximidade aos grandes centros internacionais;
    2-a sustentabilidade econômica, buscando o equilíbrio econômico, social e ambiental;
    3-a busca pela equidade social, propiciando condições de trabalho, qualidade de vida e aprimoramento da cidadania;
    4-utilização de parcerias, nos projetos com a iniciativa privada sendo estes controlados pela definição de critérios governamentais, pretendendo-se apoiar cooperativas, associações comunitárias existentes;
    5-desconcentração das atividades, diversificando-as no espaço amapaense, a fim de equilibrar a distribuição demográfica do estado;
    6-municipalização das ações governamentais, estabelecendo parcerias com as prefeituras na educação, saúde e manutenção da obras públicas. 

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-programa-de-desenvolvimento-sustentavel-pdsa-o-desenvolvimento-sustentavel-a-agenda-21-e-a-educacao-ambiental/58206/#ixzz42oOUWLX1

ID
124957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que concerne à geografia econômica do RN, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O principal produto da região para a comercialização é o sal que é vendido a todo Brasil.

  • Por possuir grandes jazidas de sal, com destaque para as várzeas próximas à desembocadura dos rios Apodi-Mossoró e Piranhas-Açu, o Rio Grande do Norte sozinho responde por mais de 95% do sal produzido em todo país. A maior parte do sal não é usada para consumo humano, mas pela indústria – em especial a indústria química.

    Atualmente, grande parte das salinas é explorada por grupos nacionais e estrangeiros, que formaram empresas grandes e modernas. A modernização das salinas na época desempregou muitos trabalhadores. A produção está concentrada nos municípios de Areia Branca, Galinhos, Grossos, Guamaré, Macau, Mossoró e Porto do Mangue. Dentre eles, Macau e Mossoró contribuem junto com mais de 60% da produção salineira nacional.

     

    SOBRE O ITEM ''E'': O Rio Grande do Norte é o 4° maior produtor de petróleo do Brasil, atrás do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, e, o maior produtor de petróleo em terra do Brasil

     

     

    GABARITO ''C''

  • Ás vezes acertamos a questão sem sequer ter estudado para responde-la, mas baseado em conhecimentos aleatórios que já temos. Acertei essa questão por lembrar de ter lido ainda hoje na Wikipédia que um dos apelidos da cidade de Mossoró (RN) é "Terra do sol, do sal e do petróleo."


ID
124963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Estratégica base militar dos Aliados no litoral da América do Sul, na Segunda Guerra Mundial, o RN foi cenário de importante encontro, em 1943, dos presidentes do Brasil e dos Estados Unidos da América, respectivamente

Alternativas
Comentários
  • Lembrei do Filme "O invencível" que no fim da guerra é anunciado o falecimento do presidente Roosevelt.
    Mas, também é a Era Vargas

  • GABARITO: B 


    Os presidentes Getúlio Dorneles Vargas, do Brasil, e Franklin Delano Roosevelt, dos EUA, encontraram-se de forma sigilosa em Natal, durante a Segunda Guerra Mundial, no dia 28 de janeiro de 1943. O objetivo era definir os novos rumos que os dois países iriam seguir com o recuo das tropas alemãs na África e o possível desfecho do conflito, com a derrota do Eixo.


    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS 


    Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.

    1 Timóteo 2:10

  • E so lembrar que VARGAS ERA O PRESIDENTE DOS BR QUE CONSEGUIA FACIL . KK


ID
174040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ocorreu uma revolução na economia do Ceará com a criação do distrito industrial de Maracanaú, há pouco mais de 40 anos. Hoje, Maracanaú é o mais importante pólo industrial do estado e considerado o segundo colocado no ranque de arrecadação do ICMS. Reúne cerca de 100 empresas em áreas diversificadas de atuação, como têxtil, metalúrgica e mecânica, indústria de papel e papelão, empresa de fabricação de material elétrico, químico, de vestuário e calçados e serviços de construção.

Internet: www. maisceara. com. br (com adaptações).

A indústria no Ceará se desenvolveu nas últimas quatro décadas, contribuindo para o aumento do número de empregos e para o fortalecimento da economia do estado.

Alternativas
Comentários
  • Os principais setores da indústria cearense são vestuário, alimentícia, metalúrgica, farmacêutica, química e calçadista. A maioria das indústrias está instalada na Região Metropolitana de Fortaleza, tendo fortalecido bastante a econômia do estado.

     

    Gabarito: Correto


ID
174046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ocorreu uma revolução na economia do Ceará com a criação do distrito industrial de Maracanaú, há pouco mais de 40 anos. Hoje, Maracanaú é o mais importante pólo industrial do estado e considerado o segundo colocado no ranque de arrecadação do ICMS. Reúne cerca de 100 empresas em áreas diversificadas de atuação, como têxtil, metalúrgica e mecânica, indústria de papel e papelão, empresa de fabricação de material elétrico, químico, de vestuário e calçados e serviços de construção.

Internet: www. maisceara. com. br (com adaptações).

A irrigação com águas provenientes do rio São Francisco foi fator decisivo no aumento da produtividade verificada na agricultura do Ceará.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    --> A maior parte Ceará não tem relação direta com a Região Hidrográfica do São Francisco (o Rio nem passa em seu estado). 

    --> O Ceará é influenciado especialmente pela Região Hidrográfica Atlântic Nordeste Oriental.
  • A irrigação com águas provenientes do rio São Francisco é uma caracteristica do Pernambuco grande parte em Petrolina, porém  o estado do Ceará não tem favorecimento desse rio na sua produtividade da agricultura.

     

    Gabarito: Errado

  • No tempo que a prova foi aplicada, e ate os dias atuais o rio são francisco não passava pelo ceara, porem de acordo com o ministro de desenvolvimento regional, em 2020 as águas vão chegar enfim ao estado.

  • Hoje essa questão é passível de anulação, com a transposição do velho Chico entregue pelo governo.

  •  

    R= OBS : NO ANO QUE A QUESTÃO FOI APLICADA, REALMENTE O RIO SÃO FRANCISCO NÃO PASSAVA PELO CEARÁ, PORÉM, HOJE, EM 2021, AS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO JÁ PASSAM PELO CEARÁ CHEGANDO ENTÃO NO CINTURÃO DAS ÁGUAS.

  • Hoje essa questão é passiva de anulação, tendo em vista que, nessa época o Rio São Francisco não possuía ligação alguma com o Estado Ceará, logo, para esse contexto, o gabarito é ERRADA.


ID
174052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ocorreu uma revolução na economia do Ceará com a criação do distrito industrial de Maracanaú, há pouco mais de 40 anos. Hoje, Maracanaú é o mais importante pólo industrial do estado e considerado o segundo colocado no ranque de arrecadação do ICMS. Reúne cerca de 100 empresas em áreas diversificadas de atuação, como têxtil, metalúrgica e mecânica, indústria de papel e papelão, empresa de fabricação de material elétrico, químico, de vestuário e calçados e serviços de construção.

Internet: www. maisceara. com. br (com adaptações).

Além da indústria e da agricultura, o turismo é uma atividade econômica importante no Ceará, contribuindo de forma expressiva para a arrecadação estadual, atraindo turistas nacionais e estrangeiros.

Alternativas
Comentários
  • Correto o Ceará tem como uma de suas constantes características o Turismo.
  • O Ceará tem um grande potencial turístico com os atrativos, praias,serras,sertão. 

  • O Ceará tem grande locais turístico da historia brasileira e diversos locais. 

    As praias de maior destaque são: Jericoacoara (incluindo Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso), Praia do Futuro, Canoa Quebrada, Cumbuco, Praia de Flecheiras, Praia de Morro Branco, Praia de Ponta Grossa, Praia de Tatajuba, Lagoinha,Porto das Dunas, na qual está o Beach Park, um dos maiores parques temáticos da América Latina,[253] dentre outras.

     

    Fonte: wikipedia

     

    Gabarito: Certo

  • GAB C

    Beach Park , Canoa Quebrada , Jeri , Futuro , Cumbuco .


ID
196789
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o espaço econômico do Brasil, suas características e tendências atuais, assinale a alternativa correta:

I. O Brasil passa por um processo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e modernização na sua economia. A modernização do setor da agricultura brasileira ocorreu sobretudo, com a intensificação do emprego de máquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas no sistema de produção.

II. A soja é a principal responsável pela transformação do cerrado brasileiro em uma nova área do agronegócio, e tem se expandido para novas áreas produtoras nos estados de Mato Grosso, Goiás, oeste da Bahia e Tocantins, atingindo o sul do Pará, chegando assim, até à Amazônia brasileira.

III. Em 2007, foi descoberto uma grande reserva de petróleo e gás natural no Campo Tupi, bacia de Santos. O petróleo está localizado na camada do pré-sal, a cerca de 5 quilômetros abaixo do solo do oceano, o que consolida o Brasil no cenário econômico mundial como auto-suficiente nesta matriz energética .

Alternativas
Comentários
  • Questão equivocada: 

    "como auto-suficiente nesta matriz energética."

    O brasil não é auto-suficiente em termos de petróleo, importamos cerca de 30% do petróleo que consumimos.

  • Pois é. Também errei por conta dessa auto-suficiência aí...

  • o Brasil é autossuficiente sim... ele importa óleos refinados do petroleo, pois não possui muitas refinarias aqui. Mas se tratando para Matriz energética ele é autossuficiente

  • Não errei, mas devo admitir q o termo "auto-suficiente" é um pouco forte e pode gerar dúvidas.

ID
204103
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Região em processo acelerado de ocupação nos últimos anos baseado na tríade madeira - gado - soja.

Após 1970 a sua economia passou a desenvolver grandes projetos mineralógicos. Tudo isso tem ocasionado uma série de problemas e consequências ambientais desastrosas.

O texto acima se refere à seguinte região geo-econômica do Brasil:

Alternativas
Comentários
  • A exploração baseada na tríade madeira-gado-soja se dá principalmente nas duas frentes de expansão nas bordas amazônicas: a do norte do Mato Grosso e Rondônia e a do leste do Pará.

    Vários projetos de mineração são implantados na Amazônia a partir da década de 70. O mais importante deles é o Projeto Grande Carajás no Pará.

  • Amazônia Legal: os Estados do Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Mato Grosso e as regiões situadas ao norte do paralelo 13° S, dos Estados de Tocantins e Goiás, e ao oeste do meridiano de 44° W, do Estado do Maranhão;


ID
204112
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o espaço econômico do Brasil todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Incorreta: letra E

    O transporte rodoviário ainda é o predominante no país para o escoamento de cargas. Observe um trecho da Revista Infovias:

    "Em 2005, dados do Ministério dos Transportes confirmam o distúrbio no escoamento de cargas. As rodovias, campeãs na utilização de transporte de bens, chegam à marca dos 58% da carga transportada no País. Um diferencial significativo para os 25% de cargas transportadas por ferrovias, 13% por hidrovias, 3,6% por dutovias e 0,4% por meio do modal aéreo. Esses índices devem se modificar até 2025, quando se planeja uma inversão entre a porcentagem das cargas transportadas via rodovias e ferrovias, com a previsão de 30% e 35%, respectivamente. A meta é que também haja um aumento considerável na utilização das hidrovias, que deve alcançar o índice de 29%, das dutovias índice de 5%, e do transporte aéreo de 1%, de toda a carga movimentada no Brasil. E o Ministério dos Transportes tem canalizado recursos para a eficiência das ações de equilíbrio da matriz, o que permitirá uma ampla expansão da malha ferroviária incluindo a de transporte de passageiros, que nem mesmo tem índices de referência devido à sua inexistência."

     


ID
242641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à sociologia, julgue o item subsequente.

A formação teórica do socialismo marxista constituiu uma complexa operação intelectual de assimilação crítica do socialismo, da dialética e da economia política.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes,

    GABARITO: CERTO

  • AOS NÃO ASSINANTES: O SOCIALISMO NUNCA DEU CERTO EM LUGAR NENHUM DO MUNDO


ID
242671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Toda atividade humana incide no ecossistema, seja pela
extração de recursos (caso em que a natureza funciona como fonte),
seja pelo lançamento de dejetos sob a forma de matéria ou energia
degradada (caso em que atua como cesta de lixo). A respiração
extrai oxigênio e devolve gás carbônico à ecosfera; a alimentação
serve-se de solo, água, fotossíntese etc., e se converte em fezes,
urina e energia térmica degradada; o automóvel, queimando
combustível retirado de petróleo, polui e aquece o ar, virando
sucata no final de sua vida útil. A natureza, enfim, é nossa fonte
primordial e insubstituível de vida, e atua, ao mesmo tempo, como
derradeiro escoadouro de sujeira.
C. Cavalcanti. Uma tentativa de caracterização da economia ecológica. In:
Ambiente & Sociedade, v. VII, n.º 1, jan./jun. 2004, (com adaptações).

Tendo como referência no texto acima, julgue o item seguinte.

O cerne de uma das correntes de pensamento econômico que definiu o conceito de desenvolvimento sustentável estilizado é a economia ambiental neoclássica, que, cada vez mais, tem se dedicado ao estudo dos problemas ambientais típicos das economias industrializadas.

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO

  • Sub-ramo da economia, a economia ambiental neoclássica estuda o uso de propriedades comuns e tem em seu cerne o conceito de desenvolvimento sustentável estilizado. Essa corrente de pensamento econômico, cada vez mais, tem se dedicado ao estudo dos problemas ambientais típicos das economias industrializadas.

    Resposta: Certo


ID
242674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Toda atividade humana incide no ecossistema, seja pela
extração de recursos (caso em que a natureza funciona como fonte),
seja pelo lançamento de dejetos sob a forma de matéria ou energia
degradada (caso em que atua como cesta de lixo). A respiração
extrai oxigênio e devolve gás carbônico à ecosfera; a alimentação
serve-se de solo, água, fotossíntese etc., e se converte em fezes,
urina e energia térmica degradada; o automóvel, queimando
combustível retirado de petróleo, polui e aquece o ar, virando
sucata no final de sua vida útil. A natureza, enfim, é nossa fonte
primordial e insubstituível de vida, e atua, ao mesmo tempo, como
derradeiro escoadouro de sujeira.
C. Cavalcanti. Uma tentativa de caracterização da economia ecológica. In:
Ambiente & Sociedade, v. VII, n.º 1, jan./jun. 2004, (com adaptações).

Tendo como referência no texto acima, julgue o item seguinte.

O texto reforça o conceito de desenvolvimento sustentável como promoção da economia e do bem-estar dos humanos, com eventual compensação econômica para os estresses causados ao meio ambiente e por ele não absorvidos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Esta é uma visão ultramente distorcida do conceito.

    O conceito oficial pelo Relatório Brundtland de 1987 é o seguinte:
    O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.
  • Há correção na definição do termo 'desenvolvimento sustentável', porém ele não está ligado ao texto, que fala sobre a relação homem x meio.
  • GABARITO: ERRADO

     

    Esta questão deveria ser de Português - interpretação de textos. O ponto central do texto era o fato da natureza ser nossa fonte de recursos e ao mesmo tempo nosso lixão. Entretanto, o texto não chega a entrar nas questões de desenvolvimento sustentável e muito menos das compensações ao meio ambiente.


ID
242686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento econômico e ao setor de
transporte, julgue o próximo item.

O desenvolvimento econômico regional, impulsionado pela implantação de rede ferroviária de grande porte, deve estar associado ao aperfeiçoamento do sistema produtivo, do educacional e do administrativo.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?

  • "Deve estar..."?! Como assim? Doidera

  • Certo. O desenvolvimento econômico trazido pelo modal ferroviário NECESSITA de um grande aperfeiçoamento. No sistema produtivo (com a logística ao estudar o custo benefício com outros modais, geralmente o rodoviario ou maritimo); No educacional (com a capacitação constante dos operários, engenheiros de trafego, uteis a modernização do modal); No administrativo  (com a redução de burocracias e obstáculos que a modernização demandam). 

  • Para que haja um desenvolvimento econômico regional, o Brasil precisa primeiro aperfeiçoar os seus sistemas produtivo, administrativo e educacional, a fim de formar mão de obra qualificada e com capacidade de disputar mercados no comércio global.

    Esse desenvolvimento será especialmente impulsionado se houver a implantação de uma rede ferroviária de grande porte, algo que ainda não temos em nosso país.

    Resposta: Certo

  • Para que haja um desenvolvimento econômico regional, o Brasil precisa primeiro aperfeiçoar os seus sistemas produtivo, administrativo e educacional, a fim de formar mão de obra qualificada e com capacidade de disputar mercados no comércio global.

    Esse desenvolvimento será especialmente impulsionado se houver a implantação de uma rede ferroviária de grande porte, algo que ainda não temos em nosso país.

    Resposta: Certo


ID
242701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de economia ambiental, julgue o item a seguir.

Para os economistas ambientais, não há problema de escassez absoluta de recursos naturais, e sim de escassez relativa. Portanto, desse ponto de vista, admite-se que determinados tipos de recursos possam se esgotar temporariamente.

Alternativas
Comentários
  • Não entendo como pode não haver problema de escassez absoluta de recursos naturais.

  • Eu também não entendo!

  • A questão Cespe - desse ponto de vista ,admite-se que (atenção a afirmativa) "DETERMINADOS tipos de recursos possam se esgotar TEMPORARIAMENTE."

  • Também não entendi...

  • Esse é o tipo de questão que eu certamente recorreria.

  • Infelizmente questão mal elaborada. "Escassez em hipótese alguma pode ser sustentada" 

  • É preciso diferenciar economia ambiental de economia ecológica.

    A economia ambiental tem como base a economia neoclássica, reconhecendo que existe imperfeições no mercado que é necessário corrigir. Suas receitas estão baseadas na eficiência alocativa do mercado e as possibilidades de mudança tecnológica que substitua recursos não renováveis por recursos renováveis.

    Para a economia ecológica, a procura de soluções para o problema ambiental passa por mudanças no padrão de consumo que levem ao não consumo de recursos ambientais e naturais porque existe um problema de escassez absoluta. A economia ecológica nega a validade do mercado como ferramenta para a preservação dos bens ambientais. Assim ela transcende da sua esfera até outras ciências para entender melhor os limites da sustentabilidade

  •  Na década de 1970, em decorrência dos problemas de poluição sofridos pelos moradores de grandes cidades de países desenvolvidos, economistas passaram a se dedicar à questão ambiental, formulando, a princípio, propostas baseadas em políticas de controle e, posteriormente, no desenvolvimento tecnológico.

       Quando se trata da utilização de recursos naturais, esses economistas ambientais defendem a ideia de escassez relativa. Para eles, dado que existem recursos renováveis e recursos não-renováveis, mediante o desenvolvimento tecnológico, é possível substituir recursos não renováveis pelos renováveis.

       É necessário mencionar que esta confiança no desenvolvimento tecnológico deve-se ao fato de que, em muitos casos, pode-se comprovar que as novas tecnologias permitem uma utilização cada vez mais eficiente dos recursos, fazendo com que sua utilização seja menor.
     A afirmativa está correta.


  • E os recursos NÃO renováveis?????

  • O item está CERTO.

    Vamos diferenciar os dois conceitos:

    Escassez absoluta: se refere ao esgotamento propriamente dito do estoque de recursos, ou seja, a indisponibilidade destes recursos.

    Escassez relativa: refere-se aos padrões insustentáveis de produção e consumo, que atuam como fatores limitantes do esgotamento, ou seja, os nível de oferta do bem é inferior ao nível de consumo.

    Os economistas ambientais estão preocupados com a questão de escassez relativa dos recursos naturais, pois, segundo eles, os padrões de consumo podem ser insustentáveis, dado que a oferta de recursos é limitada e finita em determinado período de tempo.

    No longo prazo, a natureza pode se renovar ou o padrão de consumo se adaptar à oferta do recurso natural, minimizando o problema da escassez relativa.

  •  Na década de 1970, em decorrência dos problemas de poluição sofridos pelos moradores de grandes cidades de países desenvolvidos, economistas passaram a se dedicar à questão ambiental, formulando, a princípio, propostas baseadas em políticas de controle e, posteriormente, no desenvolvimento tecnológico.

      Quando se trata da utilização de recursos naturais, esses economistas ambientais defendem a ideia de escassez relativa. Para eles, dado que existem recursos renováveis e recursos não-renováveis, mediante o desenvolvimento tecnológico, é possível substituir recursos não renováveis pelos renováveis.

      É necessário mencionar que esta confiança no desenvolvimento tecnológico deve-se ao fato de que, em muitos casos, pode-se comprovar que as novas tecnologias permitem uma utilização cada vez mais eficiente dos recursos, fazendo com que sua utilização seja menor.

    G: CORRETO


ID
242704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de economia ambiental, julgue o item a seguir.

Os problemas ambientais são controlados porque os seus custos são internalizados pelo mercado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Diz a questão: "Os problemas ambientais são controlados porque os seus custos são internalizados pelo mercado."
    Na verdade ocorre o contrário: Os problemas ambientais saem de controle porque seus custos não são internalizados pelo mercado.

    Por ex.: o passivo ambiental de uma mineradora. Após a total exploração do minério de uma área, a mineradora poderia fazer a recuperação ambiental da área, recompondo as camadas de solo originais, a cobertura de solo original, topografia, vegetação e cursos d'água originais. Porém obviamente isso implica custos (equipamentos, combustíveis, pessoas e seus salários durante todo o tempo necessário para a recomposição da área).

    Então a mineradora faz uma recuperação "mais ou menos". Enche a antiga cava de mineração de água, criando um lago artificial e pronto, dá por encerrada as atividades na área. Dessa forma maximiza os lucros da mineração enquanto minimiza os custos de recuperação.
  • O EERRO ESTA EM ,.SÃO CONTROLADOS
  • Só para complementar, na atual reunião do rio mais 20, a president Dilma colocou em pauta o fato de ações de preservação serem contabilizadas no relatório contábil da empresa, com isso facilitaria a fiscalização do estado em relação a preservação.
  • Parei de ler nos "são controlados" e corri pro abraço hehe.


ID
242707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de economia ambiental, julgue o item a seguir.

De acordo com os fundamentos da economia ambiental, os recursos naturais não são finitos, portanto, a impossibilidade de se manter, no futuro, o ritmo das atividades produtivas não causa preocupação.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,
    Por que esta questão está correta?
    Grata
  • Também não entendi por que ela estaria correta.
  • Questão totalmente errada na minha opinião.Os recursos naturais SÃO finitos e seu atual nível de aproveitamento demanda preocupação global quanto ao futuro.
  • CERTA

    Em economia, quando estudamos os recursos naturais, prevalecem duas correntes metodológicas.
    1. Economia Ambiental
    2. Economia Ecológica
    Para a primeira, os recursos naturais são infinitos, ao contrário da segunda.
  • não são finitos = são infinitos...


  • Deve-se analisar a questão sob aspectos de economia ambiental e ecológica, dessa forma exige-se uma interpretação baseadas nas duas metodologias e não sobre o senso comum do que é finito ou infinito.  

  • Para os economistas ambientais, quando se trata de utilização de recursos naturais, eles acreditam na ideia de escassez relativa. Por meio do avanço tecnológico, é possível substituir recursos não-renováveis e por isso, não há necessidade de se preocupar com a sustentabilidade do ritmo de produção.
    A resposta está correta. 


  • Gab. CORRETO


    Essa é quase uma "continuação" da questão Q80898: "Para os economistas ambientais, não há problema de escassez absoluta de recursos naturais, e sim de escassez relativa. Portanto, desse ponto de vista, admite-se que determinados tipos de recursos possam se esgotar temporariamente. Gab. Certo"


    Isso porque os economistas ambientais acreditam que com o avanço tecnológico, é possível substituir recursos não-renováveis por renováveis e portanto não é preciso se preocupar em manter o ritmo das atividades produtivas já que as novas tecnologias permitem uma utilização cada vez mais eficiente dos recursos. 

  • Boa questão! Fiz uma lida rápida e marquei errado, mas os comentários dos colegas me ajudaram a compreender bem o enunciado.

    Questão boa pra eliminar candidato, como mostra as estatísticas dela.

  • Princípios da Economia Ambiental • Recursos naturais são infinitos; • Os recursos naturais são parte da função de custo de qualquer produto; • Busca da alocação ótima de recursos; • Mercado livre;

     

    Fundamentos da Economia Ecológica A Economia Ecológica apresenta duas diferenças fundamentais com a Economia Ambiental, apresentada anteriormente: - Considera os recursos naturais finitos; - Além da melhor alocação econômica, também se preocupa com a distribuição justa dos recursos naturais;

     

     

  • CESPE sendo CESPE

  • Questão interessante!

  • Economia Ambiental... Poderia ter uma nomenclatura melhor pra caracterizar isso né...

  • essa com certeza eu não deixaria em branco, e certamente erraria.

  • Como assim, Certo? Que absurdo! Seguindo nessa linha, a próxima questão afirmará que a terra é plana , de acordo com alguns fundamentos. Arrgggg..... ninguém merece....


ID
299500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os dados do Censo de 2000 não confirmaram a idéia do Centro-
Sul brasileiro rico, mas apontam para uma disparidade intra-
regional, bem como macrorregional, quando se compara essa
região ao Norte e Nordeste brasileiros. Acerca dessas
disparidades socioeconômicas, julgue os itens que se seguem.

A atual dinâmica econômica do país, apesar do crescimento do produto interno bruto (PIB) de outras regiões, revela uma concentração no Centro-Sul.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?

  • Em 1967 o geógrafo Pedro Pinchas Geiger dividiu o Brasil em três grandes complexos regionais: O Norte, o Nordeste e o Centro-Sul. O Centro-Sul  é na atualidade o núcleo econômico do país. Ele concentra a economia moderna, tanto no setor industrial como no setor agrícola, além da melhor estrutura de serviços. Nele há a capital política do país. Dentro do Centro-Sul encontra-se, também, todos os estados que compreendem a região Sudeste, que apesar de nos últimos anos ter perdido peso relativo na participação do PIB devido ao processo de desconcentração industrial, é reponsável por boa parte do PIB brasileiro, algo em torno de 55% segundo o IBGE.

  • Centro - Sul

    área de maior importância do ponto de vista;

    Urbano - Megacidade

    Econômico - mais ou menos 78 % do PIB nacional

    Industrial - SP, MG, RJ, RS etc.

    Demográfico

    Comercial

    Estudantil - USP, UFMG e etc


ID
301147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      No quarto final do século XX, a estrutura social do mundo contemporâneo sofreu alterações profundas. Em 1991, desmoronaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e o sistema socialista construído em torno delas. As nações que continuaram adotando o comunismo como objetivo promoveram grandes mudanças: a China, por exemplo, a partir de 1978, desmantelou o sistema de comunas, no qual se organizava a maior parte de sua imensa população. Do lado capitalista, a produção e a distribuição de bens se reorganizaram: os países centrais do sistema deslocaram, para além de seus territórios, especialmente para a Ásia, um gigantesco aparato produtivo e, graças ao avanço das  comunicações, uma grande quantidade de serviços.
       Enquanto isso, no Brasil, o desenvolvimento industrial foi mínimo nas últimas décadas, salvo uma ou outra indústria, nenhuma delas muito sofisticada tecnologicamente. O único setor que se destacou foi o do agronegócio. Mudanças que já se desenvolviam em períodos anteriores consolidaram a extensão do capitalismo ao campo, o assalariamento rural, a incorporação de uma forma subordinada da pequena propriedade familiar a cadeias produtivas comandadas por grandes empresas. Foi como se o país tivesse cumprido um outro ciclo de produção de matérias-primas, depois dos ciclos do ouro, do açúcar e do café, em mais uma etapa de sua inserção subordinada no sistema capitalista mundial, do qual é morador periférico desde os tempos coloniais.

Retrato do Brasil. São Paulo: Editora Manifesto, n.º 4, nov./dez./2005, p. 133 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.

Com a extinção do bloco soviético, observaram-se mudanças na configuração territorial de países europeus e a deflagração de conflitos motivados por questões nacionalistas e étnicas, acompanhados de evidente violação de direitos humanos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

  • Vulgo guerra de Kosovo!

  • Gabarito Certo. Pois foi devido os abusos de violação dos DH durante a primeira guerra Mundial e pós guerra se viu a necessidade de criar mecanismos que protegessem tais direitos. Então após a 1 guerra criou se a ONU. Pois começaram a lutas pelos direitos civis, entre outros movimentos que a população lutava por liberdade e igualdade de direitos.


ID
301150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      No quarto final do século XX, a estrutura social do mundo contemporâneo sofreu alterações profundas. Em 1991, desmoronaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e o sistema socialista construído em torno delas. As nações que continuaram adotando o comunismo como objetivo promoveram grandes mudanças: a China, por exemplo, a partir de 1978, desmantelou o sistema de comunas, no qual se organizava a maior parte de sua imensa população. Do lado capitalista, a produção e a distribuição de bens se reorganizaram: os países centrais do sistema deslocaram, para além de seus territórios, especialmente para a Ásia, um gigantesco aparato produtivo e, graças ao avanço das  comunicações, uma grande quantidade de serviços.
       Enquanto isso, no Brasil, o desenvolvimento industrial foi mínimo nas últimas décadas, salvo uma ou outra indústria, nenhuma delas muito sofisticada tecnologicamente. O único setor que se destacou foi o do agronegócio. Mudanças que já se desenvolviam em períodos anteriores consolidaram a extensão do capitalismo ao campo, o assalariamento rural, a incorporação de uma forma subordinada da pequena propriedade familiar a cadeias produtivas comandadas por grandes empresas. Foi como se o país tivesse cumprido um outro ciclo de produção de matérias-primas, depois dos ciclos do ouro, do açúcar e do café, em mais uma etapa de sua inserção subordinada no sistema capitalista mundial, do qual é morador periférico desde os tempos coloniais.

Retrato do Brasil. São Paulo: Editora Manifesto, n.º 4, nov./dez./2005, p. 133 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.

A globalização das atividades econômicas afetou os movimentos migratórios no mundo, o que tem tornado os países mais diversificados étnica e culturalmente.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    As transformações rápidas e profundas geradas pela globalização têm tido um grande impacto sobre os movimentos migratórios, mas de forma ainda segmentada e contraditória. Por um lado, parece existir um consenso na literatura de que a globalização constitui o motor principal da migração internacional neste momento histórico (MASSEY et al., 1998, p. 277). 

    Por definição, a globalização leva ao desarraigamento quando acelera o progresso econômico que transforma comunidades, estimula as pessoas a abandonar trabalhos tradicionais e a buscar novos lugares, enquanto as obriga a confrontarem-se com novos costumes e novas maneiras de pensar (MILANOVIC, 1999, p. 10-11). Mas as diferentes assimetrias observadas acima também impulsionam o deslocamento populacional. Assim, os subsídios à agricultura nos países desenvolvidos impactam na baixa renda dos agricultores nos subdesenvolvidos, provocando tanto a migração rural-urbana como a emigração.

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392005000300001

  • apenas olhem para a frança...

  • Certo.

    A globalização, a pesar de interconectar os países, acentua as desigualdades socioeconômicas. É a famosa frase: os ricos ficam mais ricos e os pobres, infelizmente, mais pobres.

    Pertenceremos !

  • GABARITO CERTO

    UM EXEMPLO DISSO É A FRANÇA


ID
301165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      No quarto final do século XX, a estrutura social do mundo contemporâneo sofreu alterações profundas. Em 1991, desmoronaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e o sistema socialista construído em torno delas. As nações que continuaram adotando o comunismo como objetivo promoveram grandes mudanças: a China, por exemplo, a partir de 1978, desmantelou o sistema de comunas, no qual se organizava a maior parte de sua imensa população. Do lado capitalista, a produção e a distribuição de bens se reorganizaram: os países centrais do sistema deslocaram, para além de seus territórios, especialmente para a Ásia, um gigantesco aparato produtivo e, graças ao avanço das  comunicações, uma grande quantidade de serviços.
       Enquanto isso, no Brasil, o desenvolvimento industrial foi mínimo nas últimas décadas, salvo uma ou outra indústria, nenhuma delas muito sofisticada tecnologicamente. O único setor que se destacou foi o do agronegócio. Mudanças que já se desenvolviam em períodos anteriores consolidaram a extensão do capitalismo ao campo, o assalariamento rural, a incorporação de uma forma subordinada da pequena propriedade familiar a cadeias produtivas comandadas por grandes empresas. Foi como se o país tivesse cumprido um outro ciclo de produção de matérias-primas, depois dos ciclos do ouro, do açúcar e do café, em mais uma etapa de sua inserção subordinada no sistema capitalista mundial, do qual é morador periférico desde os tempos coloniais.

Retrato do Brasil. São Paulo: Editora Manifesto, n.º 4, nov./dez./2005, p. 133 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.

O avanço da fronteira agrícola, como observado no Centro- Oeste e no Norte do país, privilegia a ocupação e a proteção das fronteiras nacionais com outros países, como parte de um projeto geoestratégico para a América Latina.

Alternativas
Comentários
  • Questão: ERRADA

    fronteira agrícola representa uma área mais ou menos definida de expansão das atividades agropecuárias sobre o meio natural. Geralmente, é nessa zona que se registram casos de desmatamento ilegal e de conflitos envolvendo a posse e o uso da terra sobre as chamadas terras devolutas, espaços naturais pertencentes à união e que não são delimitados por propriedades legais, servindo de moradia para índios e comunidades tradicionais e familiares.

    Sobretudo ao longo do século XX, as práticas agrícolas expandiram-se de forma mais intensa para o interior do território nacional, em função tanto da política de Marcha para o Oeste, implementada por Getúlio Vargas, quanto da política de substituição de importações promovida por Juscelino Kubitschek.

    Nesse ínterim, a região de expansão passou a ser a região Centro-Oeste, com frentes migratórias de produtores advindos do Sul e do Sudeste do Brasil. O resultado foi a transformação de estados como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em verdadeiros celeiros, produtores principalmente de grãos, com destaque para a soja voltada para a exportação. Além disso, houve também uma intensiva devastação do Cerrado, que conta atualmente com menos de 20% de suas reservas originais.

    Atualmente, a fronteira agrícola brasileira encontra-se em direção à região Norte do país, registrando uma grande quantidade de conflitos na área da Floresta Amazônica, com destaque para o caso Doroth Stang, uma ativista estadunidense naturalizada brasileira que foi assassinada por fazendeiros na cidade de Anapu (PA).

    Em linhas gerais, a fronteira agrícola costuma configurar-se por meio de uma frente de expansão, seguida por uma frente pioneira. Essa última é responsável por consolidar de forma mais acabada a atividade agropecuária em uma determinada região. Posteriormente, essas atividades passam por uma etapa de modernização produtiva.

    A frente de expansão agrícola é costumeiramente realizada pelos posseiros, que iniciam um processo de cultivo sobre as terras devolutas, envolvendo agricultura familiar e de subsistência, com uma produção, em muitos casos, organizada em cooperativas.

    No entanto, essa frente de expansão costuma ser rapidamente sucedida por uma frente pioneira, representada por grandes fazendeiros, que, através do processo de grilagem (falsificação de documentos e títulos de propriedades), afirmam serem eles os donos das terras utilizadas por posseiros e até mesmo grupos indígenas.

    fonte: http://brasilescola.uol.com.br/brasil/fronteira-agricola-brasil.htm

     

  • Resposta: errado. A ver como será 2020, se fosse hoje marcaria certo

  • O avanço da fronteira agrícola, como observado no Centro-Oeste e no Norte do país, privilegia o desenvolvimento do agronegócio, que foi citado no texto.

    Desta forma, os principais interesses atendidos são os dos setores agrários, daqueles que trabalham no campo, e não os interesses geopolíticos do país.

    Resposta: Errado

  • Eu marcaria certo... É vantajoso para um país ter sua população previamente estabelecida em áreas de "potencial" interesse econômico e político... Desde a colonização é assim...


ID
301183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A corrida para o país recuperar pelo menos uma parte das árvores nativas tem no trabalho de pesquisa de espécies um forte aliado. Afinal, a própria dimensão da biodiversidade brasileira levanta uma questão que pressiona os especialistas: quantas espécies compõem a flora do país? As estimativas divergem muito: apresentam números entre 35 mil e 50 mil e há estudos que apontam até 75 mil vegetais.

Pela própria natureza. In: Panorama Rural, São Paulo, n.º 86, mar./2006, p. 24.

Com relação à degradação do meio ambiente no Brasil e à necessidade de desenvolvimento sustentável, julgue os seguintes itens.

Como conseqüência do avanço da fronteira econômica sobre a região Centro-Oeste, o bioma Cerrado tem sofrido com o desenvolvimento das atividades agropastoris, que não atendem às premissas da sustentabilidade ambiental.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Como conseqüência do avanço da fronteira econômica sobre a região Centro-Oeste, o bioma Cerrado tem sofrido com o desenvolvimento das atividades agropastoris, que não atendem às premissas da sustentabilidade ambiental.

  • Item correto.

    O processo de desmatamento do Cerrado consolidou-se ao longo da segunda metade do século XX, graças aos avanços da agropecuária para o interior do país nesse período. Dados revelam que menos de 48% da vegetação original encontra-se total ou parcialmente conservada, e, para piorar, o desmatamento vem aumentando em grande medida nos últimos anos, sendo maior até mesmo que o da Amazônia.

    As principais causas da devastação do Cerrado são o avanço das QUEIMADAS e a retirada de suas matas para a utilização do solo na AGROPECUÁRIA. A área de sua ocupação original configura-se, hoje, como o principal local fornecedor de grãos do Brasil, com destaque para a soja, que é voltada, principalmente, para o mercado externo. Tal processo ocorreu graças aos avanços dos sistemas de cultivo, que permitiram a instalação de lavouras em locais antes considerados pouco propícios, pois os solos do Cerrado são muito ácidos e apenas a aplicação da CALAGEM (correção do pH do solo através da adição de calcário) pode corrigir essa dificuldade. Com isso, espécies típicas da região tendem a sucumbir, tais como o lobo-guará.

    Atualmente, o Cerrado é considerado um HOTSPOT, termo que se refere ao conjunto de áreas do planeta com alta biodiversidade e que se encontram ameaçadas, carecendo de maiores atenções a fim de manter a sua preservação. No Brasil, existe apenas mais um HOTSPOT além do Cerrado, que é a Mata Atlântica. Espera-se que, em um futuro próximo, a devastação desse importante domínio natural seja totalmente interrompida e ao menos algumas partes de sua vegetação sejam reflorestadas e recuperadas.

    https://brasilescola.uol.com.br/brasil/desmatamento-cerrado.htm



ID
305581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da organização e das características de espaços regionais
brasileiros, julgue os próximos itens.

A partir dos anos 70 do século XX, a região da Amazônia brasileira sofreu significativa mudança: à estruturação baseada nos rios e nas cidades nodais acrescentaram-se a implementação de rodovias e a melhoria de hidrovias e de redes de telecomunicações, o que favoreceu o aumento de fluxos migratórios e econômicos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

    A partir dos anos 70 do século XX, a região da Amazônia brasileira sofreu significativa mudança: à estruturação baseada nos rios e nas cidades nodais acrescentaram-se a implementação de rodovias e a melhoria de hidrovias e de redes de telecomunicações, o que favoreceu o aumento de fluxos migratórios e econômicos.

    Um bom exemplo disso foi a criação da rodovia Belém-Brasília, integrando o Norte do país com o Centro-oeste.

  • CERTO.

     

    A década de 1970 foi o ponto culminante de uma política de integração da região Norte (Amazônia) ao resto do país, a qual já se delineava desde os anos 1950. Diversas políticas públicas foram implementadas nesse sentido, incentivando grandes projetos agropecuários e minerais, bem como a construção de estradas, tudo impulsionado pelos resultados da criação da Zona Franca de Manaus em 1967.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • ..devido ao regime militar


  • Cidades Nodais: centros de convergência de pessoas.

  • BORRACHA = RODOVIAS PARA ESCOAR A PRODUÇÃO.

    GABARITO= CERTO

  • ciclo borracha

    GAB C

    PMAL

  • GABARITO: CERTO

    A década de 1970 foi o ponto culminante de uma política de integração da região Norte (Amazônia) ao resto do país, a qual já se delineava desde os anos 1950. Diversas políticas públicas foram implementadas nesse sentido, incentivando grandes projetos agropecuários e minerais, bem como a construção de estradas, tudo impulsionado pelos resultados da criação da Zona Franca de Manaus em 1967.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE


ID
305584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da organização e das características de espaços regionais
brasileiros, julgue os próximos itens.

A exploração das terras amazônicas tem favorecido estratégias geopolíticas, militares, demográficas e de desenvolvimento econômico congruentes com o paradigma do desenvolvimento sustentável, o que assegura a conservação da biodiversidade local, a melhoria das condições de vida de suas populações e a inserção dessa região na economia global.

Alternativas
Comentários
  • Todas as tentativas de exploração da área Amazônica, como  a criação da SUDENE somente contribuíram para o aumento das desigualdades sociais, geração de conflitos entre os grandes e pequenos proprietários, degradação do meio ambiente e piora na qualidade de vida da população. Portanto, a questão está errada.
  • A SUDENE significa Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, a q cuida da Amazônia é SIVAM.
  • SUDENE: região Nordeste
    SUDAM: região Amazônica
    SUDECO: região Centro-Oeste
    SUDESUL: região Sul.
  • Errado.  A  exploração  de  terras  amazônicas  não  vem  sendo  congruente  com  o  paradigma  do  desenvolvimento  sustentável,  visto  que grande  parte  dessa  exploração  é  feita  por  meio  do  desmatamento  e  das queimadas,  deixando  as  áreas  em  questão  em  um  estado  do  qual  não podem  ser  recuperadas.  Do  mesmo  modo,  falar  em  “conservação  da biodiversidade  local”  não  é  correto,  apesar  dos  esforços  federais  nesse sentido.  É  importante,  porém,  frisar  que  o  Programa  de  Prevenção  e  de Controle  do  Desmatamento,  implementado  em  1995,  vem  provocando a  queda  substantiva  no  desmatamento:  em  1995,  27000  km2  eram desmatados,  0,5%  da  Amazônia,  hoje  os  números  do  Instituto  Nacional de  Pesquisas  Espaciais  (  INPE)  apontam  para  um  desmatamento  de 6000 km2, 0,12% do território da Amazônia brasileira.

    7000 questões resolvidas CESPE

  • Essas questões sobre a Amazônia é pra fazer chorar. Região cada vez menos sem presença militar, sem exploração correta da biodiversidade, sem projetos de bom desenvolvimento sendo colocados em prática. 

  • Gaba: E

    Falou em exploração da região amazônica, pode ficar esperto que os efeitos serão mais negativos do que positivos.

  • EXPLORAÇÃO = NUNCA SERRÁ POSITIVO

  • 2020 eu marcaria certo pelo viés ideológico

  • O que é importante saber sobre o paradigma da relação sociedade-natureza que norteou o povoamento e a ocupação da Amazônia? (Questão discursiva já cobrada em 3 fase)

    • Kenneth Boulding denominou essa relação sociedade-natureza de economia de fronteira, perspectiva em que o crescimento econômico é visto como linear e infinito.
    • Contínua incorporação de terra e de recursos naturais, que são percebidos como infinitos.
    • Esse paradigma da economia de fronteira caracteriza toda a formação latino-americana.
    • O ápice desse modelo teve lugar durante os primeiros governos militares, sobretudo na década de 1960 e 1970, uma vez que o pensamento geopolítico militar percebia a Amazônia como espaço vazio e sujeito à ação de grupos subversivos e forças internacionais, os quais poderiam ameaçar a estabilidade do regime e a soberania nacional. 
    • Em resposta a essas supostas ameaças, os governos militares promoveram amplo programa de “colonização da Amazônia”, por meio de incentivos econômicos à ocupação de territórios e apoio à atividades produtivas, como a Zona Franca de Manaus. Grandes obras de infraestrutura, como a malsucedida rodovia Transamazônica e usinas hidrelétricas, como a de Tucuruí, reforçaram a lógica de ocupação hegemônica até então.
    • Durante a década de 1970, contudo, após a Conferência de Estocolmo, de 1972, o Brasil aprofundou progressivamente sua legislação ambiental, com base no paradigma do desenvolvimento sustentável. 
    • Segundo Milton Santos, espaço significa a acumulação desigual de tempos. Ou seja, o espaço é a soma de trabalho vivo e trabalho morto (fluxos e fixos) que uma sociedade projeta sobre uma área geográfica.
    • Para Bertha Becker, ocorre uma nova conformação geopolítica no mundo, em geral, e na Amazônia, em particular. Nesse espaço, há um cruzamento crescente entre lógicas espaciais locais, nacionais e internacionais, que acarretam dinâmicas de conflito e cooperação.
    • A “incógnita do ‘heartland” amazônico dá-se justamente pela evolução do paradigma sociedade-natureza no povoamento e ocupação da região (preocupação ambiental com o futuro da região para as gerações futuras).
    • Plano Amazônia Sustentável - o programa governamental destinado a disciplinar e a ordenar sua ocupação.

    Fonte: Trechos retirados do Guia de Estudos - as melhores (e as piores) respostas dos aprovados no CACD .


ID
305587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da organização e das características de espaços regionais
brasileiros, julgue os próximos itens.

Os processos sociais e econômicos que interferiram na organização espacial brasileira a partir da década de 50 do século XX influenciaram a formação de três grandes regiões: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste, divisão geoeconômica que expressa, entre outros aspectos, as transformações operadas no capitalismo mundial e brasileiro.

Alternativas
Comentários
  •  

    Fatores que influenciaram na delimitação das tres grandes regiões 

    ?

    •Ausência entre os limites dos estados

    •Agrupamento de acordo com as dependências econômicas

    •Organização a partir da semelhança natural e econômica

  • A assertiva descreve a divisão regional em três complexos geoconômicos, proposta feita pelo professor Pedro Pinchas Geiger em 1967.

    A divisão de Geiger não é uma divisão oficial do Estado brasileiro. Essa divisão é majoritariamente socioeconômica, mas ela também considera características naturais, aspectos culturais e históricos. Essa divisão tem como diferencial sua flexibilidade; pois, em relação à divisão precedente do IBGE (1942), ela não obedece rigorosamente os territórios dos estados federados. Note que, na época em que foi feita, as divisões de Geiger cortavam três estados: MT, GO e MA. Do ponto de vista geográfico, a visão de Geiger é mais realista.
  • CERTO

    Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs a divisão geoeconômica: 3 REGIÕES GEOECONÔMICAS - Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

    Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticaś do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas culturais.


ID
305608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a geopolítica.

O Brasil busca inserir-se na economia global a partir do reforço e da ampliação dos vínculos com a migração maciça de corporações transnacionais. Nesse sentido, como resultado do papel do Estado na regulação da atividade econômica e na formação da renda interna, o mercado nacional ganhou mais autonomia no contexto mundial.

Alternativas
Comentários
  • O mercado nacional ganhou mais autonomia no contexto mundial A PARTIR do momento da saída intervencionista do Estado, quando este agia diretamente no mercado, para uma atuação regulatória e fiscal cuja atuação é apenas regulatória e não intervencionista.

  • certo

  • CERTO.

     

    A ampliação dos vínculos econômicos tem sido uma estratégia do Estado brasileiro a fim de se inserir definitivamente e com peso na economia global. Quanto maior for o número de empresas com interesses econômicos no Brasil, maior será a voz do país no contexto mundial, pois a geopolítica hoje está muito mais ligada a interesses de corporações transnacionais do que a conquistas territoriais, como ocorria outrora.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • Fiquei em dúvida quanto esse "papel do Estado na regulação da atividade econômica", uma vez que com a globalização esse papel tem sido cada vez menor.

  • Errei o item pois olhei mais de uma perspectiva de que cada vez mais os Estados têm perdido autonomia no contexto da transnacionalização das empresas. É mister que a globalização tem minado o poder decisório dos Estados, atuando muito mais em concordância com seus próprios interesses do que com os interesses estatais propriamente ditos. Agora, concordo que ao ver a resposta postada pelo Daniel, acho que a interpretação também é possível.

  • Autonomia? Não seria a interdependência dos capitais?

    CESPE (2003) - Com a crescente internacionalização da economia capitalista, observa-se uma interdependência das economias nacionais.

    CERTO


ID
305611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a geopolítica.

Alguns dos reflexos da criação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) foram o aumento de trocas entre corporações e o crescente processo de transnacionalização de empresas nacionais, fatos que levaram ao crescimento da participação do Brasil no comércio latino-americano.

Alternativas
Comentários
  • A Alca, iniciativa do governo norte-americano não foi criada - inclusive pela forte oposição do Brasil, que considerava desiguais as vantagens entre países partícipes.
  • A ALCA não chegou a se tornar um bloco.

     

    GAB ERRADO

  • ERRADO.

     

    A Alca nunca foi criada, sendo apenas uma proposta dos Estados Unidos da América, a qual contou, inclusive, com oposição do Estado brasileiro, que considerava injustas as vantagens que o acordo traria para os diferentes países.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • O projeto da ALCA não foi implantado.

    Mas a posição do Brasil era de que tal ocorresse de forma gradual e pelo que eu entendi, não se teve uma expectativa, como principal, em promover de forma crescente a transnacionalização de empresas nacionais à época do contexto de idealização da ALCA.

    Informação complementar, a ideia de criação da ALCA partiu dos Estados Unidos, em 1994 - governo de George Bush.

    Bons estudos.


ID
305614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a geopolítica.

O Mercado Comum do Cone Sul (MERCOSUL), criado em 1994, favoreceu as trocas comerciais entre os países envolvidos e se consolidou como o primeiro passo para a mundialização da ação de empresas nacionais desses países.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão está errada. O Mercosul foi instituído em 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção, e não em 1994.
  • Concordo com o colega acima, haja visto, que o MERCOSUL foi criado no dia 26 de março de 1991, com a assinatura do tratado de ASSUNÇÃO no Paraguai, e não no ano de 1994 como aborda a questão.
  • Concordo com os dois colegas. O CESPE ainda poderia se defender dizendo que se referia à constituição da Personalidade Jurídica Internacional do Mercosul, estabelecida pelo Tratado de Ouro Preto, de 1994, mas a questão continuaria errada, visto que, de acordo com este tratado, o MERCOSUL passa a ter personalidade jurídica a partir do dia 1o de janeiro de 1995. Inacreditável que o CESPE não tenha corrigido esse gabarito...
  • Mercosul criado em 1994? hahahaha

  • Assim fica difícil, cespinha.

  • E outra, a denominação devida, oficial e usual é Mercado Comum do Sul e não do "cone sul".

  • Acho que o gabarito é equivocado, marquei como ERRADO.


    Além da ambiguidade criada através da data de criação do Mercosul citada, é difícil dizer que o tratado tenha "se consolidado como O PRIMEIRO PASSO para a mundialização da ação de empresas nacionais desses países" considerando que todos os países do bloco já possuíam empresas de atuação global. Dessa forma, acho que o mais improvável seria marcar o item com correto.





ID
345628
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Santa Maria Madalena - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Cerca de um mês após a liberação pelo governo (maio de 2010) da retomada do garimpo em Serra Pelada, a mineradora canadense Colossus Minerals anunciou a descoberta de novas reservas de ouro, platina e paládio no local, que já foi considerado na década de 1980, como o maior garimpo a céu aberto do mundo. Após dezoito anos de suspensão da exploração, as atividades retomaram com sucesso nessa famosa região do seguinte estado:

Alternativas
Comentários
  • Serra Pelada fica no município de Curionópolis no estado do Pará. 

    Letra D


ID
346738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a geografia política do mundo atual, notadamente no
que concerne aos aspectos econômicos característicos da ordem
mundial vigente, julgue os itens seguintes.

Na América Latina, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) tenta afirmar-se, mas a recente decisão argentina de se afastar desse bloco aponta para o seu enfraquecimento, prenúncio de seu efetivo colapso.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO EM 2016 OS PAISES FUNDADORES DO MERCOSUL DECIDIRAM QUE A VENEZUELA ESTARIA SUSPENSA POR CAUSA DOS DESCUMPRIMENTOS AS REGRAS DO BLOCO

  • essa sua explicação é atual, a prova foi de 2010, Elielson.


ID
346741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a geografia política do mundo atual, notadamente no
que concerne aos aspectos econômicos característicos da ordem
mundial vigente, julgue os itens seguintes.

O euro é a moeda adotada pelo conjunto dos países da União Europeia e, do seu lançamento aos dias atuais, viveu trajetória ascendente, livre de crises que pudessem abalar seu prestígio.

Alternativas
Comentários
  • Atualmente só o dólar não sofreu crise! Com tudo o resto vem passando suas crises.
  • nem todos os paises da união europeia adotam o euro como moeda !!!

  • CRISE DO EURO.

    GABARITO= ERRADO


ID
346744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a geografia política do mundo atual, notadamente no
que concerne aos aspectos econômicos característicos da ordem
mundial vigente, julgue os itens seguintes.

Embora tenha sido formada ao longo de décadas e tenha incorporado grande número de países, a União Europeia ainda não abarca as antigas economias socialistas do leste europeu.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado. Questão está certa

  • GABARITO NÃO CONDIZ COM A REALIDADE. 

    A RUSSIA QUE ESTÁ NO LESTE EUROPEU NÃO FAZ PARTE DA UE.

  • Marquei errada pq os países de lá são capitalistas, N socialista.

  • Países que fazem parte da UE: Alemanha, Grécia, Áustria, Hungria, Bélgica, Irlanda, Bulgária, Itália, Chéquia, Letónia, Chipre, Lituânia, Croácia, Luxemburgo, Dinamarca, Malta, Eslováquia, Países Baixos, Eslovênia, Polônia, Espanha, Portugal, Estônia, Romênia, Finlândia, Suécia, França

    Apesar de não haver ainda consenso com relação ao número de países que formam o Leste Europeu, a definição dada pela Organização das Nações Unidas inclui Bulgária, República Tcheca, Hungria, Polônia, Romênia, Federação Russa e Eslováquia, bem como as repúblicas da Bielorrússia, Moldávia e Ucrânia.

    FONTES:

    https://europa.eu/european-union/about-eu/countries_pt

    https://www.skyscanner.com.br/noticias/inspiracao/destinos-imperdiveis-no-leste-europeu#:~:text=Apesar%20de%20n%C3%A3o%20haver%20ainda,da%20Bielorr%C3%BAssia%2C%20Mold%C3%A1via%20e%20Ucr%C3%A2nia.

  • QUESTÃO CERTA ! O GABARITO ESTÁ TROCADO, POIS VIVEMOS UMA NOVA ORDEM MUNDIAL !! O CAPITALISMO IMPERA !! ADEUS SOCIALISMO !!

    #PMAL2021

  • ??? Galera vocês tão doidos?

    Gabarito Correto, resposta Errada.

    As antigas economais socialistas do leste europeu é a "cortina de ferro", países pertencentes a antiga URSS.

    Estônia,Letônia, Lituânia, Eslováquia etc.

    Ambas fazem parte da UE e estavam na URSS

  • https://cdn-istoe-ssl.akamaized.net/wp-content/uploads/sites/14/2019/08/67e46e983314d2f52673bd1f2e489ce196d3d376-418x235.jpg

  • Abaixo, a lista de países com seu ano de entrada no bloco: UNIAO EUROPEIA

    • Alemanha (1952)
    • Áustria (1995)
    • Bélgica (1952)
    • Bulgária (2007)
    • Chipre (2004)
    • Croácia (2013)
    • Dinamarca (1973)
    • Eslováquia (2004)
    • Eslovênia (2004)
    • Espanha (1986)
    • Estônia (2004)
    • Finlândia (1995)
    • França (1952)
    • Grécia (1981)
    • Hungria (2004)
    • Irlanda (1973)
    • Itália (1952)
    • Letônia (2004)
    • Lituânia (2004)
    • Luxemburgo (1952)
    • Malta (2004)
    • Países Baixos (1952)
    • Polônia (2004)
    • Portugal (1986)
    • República Checa (2004)
    • Romênia (2007)
    • Suécia (1995)

    Quais são os melhores países do Leste Europeu?

    • Albânia.
    • Bielorrússia.
    • Bósnia e Herzegovina.
    • Bulgária.
    • República Tcheca.
    • Croácia.
    • Geórgia.
    • Eslováquia.

    vamos pesquisar mais antes de sair comentando, pois isso pode prejudicar os demais colegas.

    para os que tinha duvida se os paises do leste europeu faziam parte da uniao europeia.

    pmal 2021


ID
346750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a geografia política do mundo atual, notadamente no
que concerne aos aspectos econômicos característicos da ordem
mundial vigente, julgue os itens seguintes.

Como o protecionismo é incompatível com a atual ordem econômica global, ele praticamente desapareceu do cenário do comércio mundial dos dias de hoje.

Alternativas
Comentários
  • O brasil, por exemplo, é um país protecinista.

  • Lembrei do Trump: America first

  • Protecionismo” pode ser definido como um conjunto de ações governamentais para proteger a economia de seu país. Tais ações são feitas, na maioria das vezes, por medidas que restringem ou proíbem importações de determinados bens, visando proteger o mercado interno da concorrência externa.

  • Por diversos meios percebe-se a utilização do protecionismo moderno, pode-se citar, como exemplo, os subsídios fornecidos pelo governo brasileiro aos agricultores nacionais, a fim de valorizar os produtos nacionais em detrimento dos importados.

  • Errado.

    Pois o protecionismo é um sistema de proteção da indústria ou do comércio de um país, concretizado em leis que proíbem ou inibem a importação de determinados produtos, por meio da taxação de produtos estrangeiros e está vigente até hoje.


ID
346753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a geografia política do mundo atual, notadamente no
que concerne aos aspectos econômicos característicos da ordem
mundial vigente, julgue os itens seguintes.

A formação de blocos econômicos é característica marcante da globalização e tem, na União Europeia, seu exemplo mais avançado.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO


    A intensidade do processo de globalização colaborou para alavancar esses novos mecanismos de relações comerciais caracterizados por associações de países que firmam acordos comerciais entre si, objetivando a ampliação e facilitação  das relações comerciais. A União Europeia simboliza o estágio mais avançado do processo de formação de blocos econômicos no contexto da globalização. Ocorre como Zona de livre comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União Econômica e Monetária (sendo o único exemplo).

  • https://static.todamateria.com.br/upload/bl/oc/blocoseconomicos-cke.jpg .


ID
346759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos aspectos definidores da globalização
contemporânea, incluindo a formação dos grandes mercados
mundiais, julgue os itens que se seguem.

Ao surgir no pós-Segunda Guerra Mundial, o conceito de Terceiro Mundo englobava os países pobres e em desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Questão Certa!

  • certo paises com economia subdesenvolvida ou em desenvolvimento, pobres com serios problemas sociais como a violencia e a minseria e a corrupcao

  • Surgiu na época da Guerra Fria (Pós 2º Guerra), aos países que não estavam no lado dos EUA, nem no lado da URSS

  • "A TERCEIRA GUERRA O TERCEIRO MUNDO..." ENEGENHEIROS DO HAWAI

  • País de primeiro mundo > capitalista desenvolvido.

    País de segundo mundo > socialista desenvolvido.

    País de terceiro mundo > os mais pobres ou em desenvolvimento.

    Atualmente, esse conceito não existe mais, na globalização, o mundo está divido em países do norte (DESENVOLVIDOS) e países do sul (SUBDESENVOLDIDOS).

    PMAL 2021.

  • Países de:

    1° Mundo - Países Capitalista Desenvolvidos

    2° Mundo - Países Socialistas Desenvolvidos

    3° Mundo - Países Capitalistas em Desenvolvimento e ou Países neutros

  • Gabarito : Certo.


ID
346765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos aspectos definidores da globalização
contemporânea, incluindo a formação dos grandes mercados
mundiais, julgue os itens que se seguem.

Os denominados capitais financeiros de risco são aqueles que entram e saem rapidamente dos países, promovendo ataques especulativos contra as moedas locais, a fim de enfraquecê-las, e, com isso, obter a ampliação de seus ganhos.

Alternativas
Comentários
  • Capital de risco ou venture capital é uma modalidade de investimento de risco, em que investidores aplicam recursos financeiros em empresas de pequeno e médio porte com grande potencial de crescimento — normalmente empresas novas no mercado de inovação tecnológica, ou seja, as startups. 

  • CERTO E PONTO FINAL.

  • As entidades de capital de risco são entidades financeiras cujo objetivo principal é participar temporariamente do capital de empresas cuja natureza não seja imobiliária ou financeira.

    O objetivo é que, com a ajuda do capital de risco, a empresa aumente seu valor e que, ao final do investimento, o capitalista possa se retirar obtendo um benefício (lucro).

    GABARITO: CERTO

    https://www.infoescola.com/economia/capital-de-risco/


ID
346768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos aspectos definidores da globalização
contemporânea, incluindo a formação dos grandes mercados
mundiais, julgue os itens que se seguem.

A ordem global contemporânea pressupõe plena liberdade de comércio, sem regras que o balizem e sem instituição que o monitore em escala mundial.

Alternativas
Comentários
  • #TáSertu

  • aí vira barbárie - gab - E

  • Instauração de um caos.

  • OMC ta aí pra provar não não é bem assim

  • Generalizou pouco!

  • O FMI e o Banco Mundial são instituições financeiras, ambas com sedes nos Estados Unidos. O FMI (Fundo Monetário Internacional) é um organismo com sede na cidade norte-americana de Washington; criado em 1945, seu objetivo é estabelecer a cooperação econômica em escala global.

    PMAL 2021


ID
346771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Quanto à energia que move o sistema produtivo do mundo
contemporâneo, julgue os itens subsequentes.

Em geral, eventuais turbulências verificadas em grandes produtores mundiais, a exemplo do Iraque e da Venezuela, bem como o crescimento da economia mundial, costumam elevar o preço do barril de petróleo.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO: CORRETA

    Também estão na lista dos grandes produtores a China, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, Kuwait, Brasil, Noruega, Nigéria, Iraque, Líbia, Equador, Cazaquistão e Argélia.

  • pmal2021

  • Uma questão de 2010, mas bemmm atual.


ID
346804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à população mundial nos dias atuais, das tendências
demográficas à ocupação dos postos de trabalho, julgue os itens a
seguir.

O quadro de crise econômica em fins do século XX aguçou o problema estrutural do desemprego, que levou à pressão para que fossem flexibilizadas as leis de proteção ao trabalho.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO: CORRETA

    O século XX foi o século do trabalho. Foi o século em que este deixou de ser um fato entre outros da existência humana e se tornou seu aspecto central. O trabalho deixou de estar submetido aos tempos da natureza e às variáveis climáticas e passou, ele próprio, a reger o tempo dos homens. Deixou de ser apenas meio de subsistência e tornou-se, para um número cada vez maior de pessoas, elemento constitutivo de identidade. O século XX cristalizou mudanças radicais que se iniciaram pelo menos duzentos anos antes de 1901: nele é que se consagrou o trabalho como um criador permanente de riquezas e nele “indivíduos foram transformados em trabalhadores”.


ID
352072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Dados recentes, publicados pela Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), sugerem visão comparada das economias da região. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

A Argentina e a Venezuela apresentam, nos dias atuais, o crescimento mais expressivo na América do Sul.

Alternativas
Comentários
  • Parece que as coisas mudaram. Exemplo do que um governo socialista é capaz de fazer com um país.

  • Não vi a data, pensei nos dias de hoje.

  • Atualmente essa questão seria dada como errada.

  • pensei como atualmente e errei a questão por bobeira.

  • O tempo.. o tempo...

  • essa questão tem que ser retirada, o povo venezuelano está na miseria, cerca de 95% da população.

  • "ATUALMENTE" o povo passa fome;

    PMAL 2021 Vem que tem...

  • Questões desatualizadas deveriam serem retiradas.

  • tempos de Ouro, hoje é tempos de fome e miséria , triste!


ID
352078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Dados recentes, publicados pela Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), sugerem visão comparada das economias da região. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

O crescimento econômico de 5% no Brasil, para o ano de 2007, é dado como inquestionável, segundo o ponto de vista dos agentes do governo e as percepções empresariais e acadêmicas acerca da economia brasileira.

Alternativas
Comentários
  • a economia brasileira cresceu 5,4% em 2007 (e não apenas 5%)

    GAB: E

    questão ultra especifica kkkk

  • Não é essa a resposta meu caro amigo Ivson Silva... Respeitosamente vou falar aqui um pouco mas não sou professor de geografia... Vou esperar o gabarito comentado do professor e não tô dizendo que essa é a visão de mundo correta, pois leva em conta visão política e ideológica, mas diz respeito as políticas públicas de inchaço do estado e gasto público, tendo em vista que o cálculo do PIB entra no governo.

    Bem como o enfraquecimento do dólar devido a guerra no Iraque, ajudou o Brasil e também o governo, fazendo-nos ter uma boa política monetária.

    Tanto é, que agora com Bom som naro o dólar está subindo bastante e nossa economia está indo pro ralo


ID
355690
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Uma Sigla Que Quer Mudar A Ordem Global”- Título de uma reportagem da revista Época de 22 de junho de 2009.
BRIC – nome criado em 2001 para designar um grupo de quatro países cujo potencial econômico, em 2050, seria superior ao dos países que compõem o G-7. Concentram 40% da população mundial, 28% do território e produzem hoje, quase 25% das riquezas de todo o globo.

Assinale a alternativa abaixo que contenha somente, os países que compõem o grupo:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA C:
    -
    Porém a questão está desautualizada. Este ano, 2011, por ocasião da III Cúpula da BRIC, a África do Sul passou a fazer parte do Grupo, agora denominado BRICS.  S= South Africa.

  • A idéia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O´Neil, em estudo de 2001. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS.
     O peso econômico dos BRICS é certamente considerável. Entre 2003 e 2007, o crescimento dos quatro países representou 65% da expansão do PIB mundial. Em paridade de poder de compra, o PIB dos BRICS já supera hoje o dos EUA ou o da União Européia.
    Até 2006, os BRICs não estavam reunidos em mecanismo que permitisse a articulação entre eles. O conceito expressava a existência de quatro países que individualmente tinham características que lhes permitiam ser considerados em conjunto, mas não como um mecanismo. Isso mudou a partir da Reunião de Chanceleres dos quatro países organizada à margem da 61ª. Assembléia Geral das Nações Unidas, em 23 de setembro de 2006. Este constituiu o primeiro passo para que Brasil, Rússia, Índia e China começassem a trabalhar coletivamente. Pode-se dizer que, então, em paralelo ao conceito “BRICs” passou a existir um grupo que passava a atuar no cenário internacional, o BRIC. Em 2011, após o ingresso da África do Sul, o mecanismo tornou-se o BRICS (com "s" maiúsculo ao final).
    Em síntese, o BRICS abre para seus cinco membros espaço para (a) diálogo, identificação de convergências e concertação em relação a diversos temas; e (b) ampliação de contatos e cooperação em setores específicos.

    Fonte: Site do Ministério das Relações Exteriores
  • Alternativa c), mas a questão, como já dito, está desatualizada.
    O BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) é formado pelos países que possuem a maior economia dos países emergentes do mundo, são países que vem apresentando grande crescimento econômico e grande níveis de produção e exportação. Mas há pouco tempo a sigla passou a ser BRICs, pois a África do Sul passou a se tornar um membro oficial do grupo. Para alguns peritos a entrada da África do Sul no grupo é um pouco duvidosa, apesar da África do Sul ser responsável por 1/3 do PIB de toda a região, e apresentar um crescimento significativo. Mas penso eu que tem certa lógica nessa questão toda. Em comparação com os demais membros do grupo a África do Sul deixa muito a desejar. Principalmente comparando-a com o Brasil e a China. Ano passado o Brasil fechou o ano como a 6ª maior economia do mundo, deixando para trás o Reino Unido, e a China, hoje, é 2ª maior economia do mundo. Mas também o grupo não se atenta apenas para questões econômicas, mas também para questões políticas, nisso há certa lógica com a entrada da África do Sul no grupo. 
  • Que venha o IBGE

    se vc está estuando isso em 2016, favor acrescentar um "s" no final da sigla BRIC, formando BRICS, esse "s" corresponde a South Africa (Africa do Sul)

  • BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.


ID
366538
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tendo grande extensão territorial, é natural que o Brasil seja um dos países com maior potencial mineral do mundo. A produção mineral tem se ampliado, devido a crescentes investimentos externos, principalmente a partir dos anos de 1990. O Estado de Rondônia é o grande responsável pela produção e exportação brasileira de:

Alternativas
Comentários
  • Geografia é para matar

    Abraços

  • economia do estado de Rondônia tem como principais atividades o extrativismo vegetal e mineral, a agricultura e a pecuária. A exploração de madeira e borracha são as principais atividades do extrativismo vegetal no estado. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o estado de Rondônia é o terceiro estado que mais desmata no país, causando vários problemas ambientais. O principal mineral explorado em Rondônia é a cassiterita. A jazida de cassiterita do município de Ariquemes é considerada uma das maiores do mundo.


ID
422884
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Cantagalo - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atualmente, a principal atividade econômica do Município de Cantagalo, no que diz respeito à geração de renda, é:

Alternativas
Comentários
  • A mineração foi a atividade que predominou em Cantagalo no início de sua ocupação, mas cedeu lugar à agricultura quando os meios auríferos se esgotaram. Em 1970, a atividade primária ainda ocupava posição relevante no município, principalmente a pecuária.

    Atualmente, a Indústria assume a liderança na geração de renda, com destaque para o setor cimenteiro, já que o município conta com um pólo industrial que comporta três grandes indústrias. Mas o setor primário conserva o predomínio em volume de empregos criados.
    O impacto econômico da recente instalação de fábricas de cimento refletiu no setor terciário local.

    Fonte: http://www.cantagalo.rj.gov.br/web/index.php/atividades-economicas


ID
443146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos aspectos mais importantes da nova ordem mundial é a
globalização. Esse termo, que surgiu na década de 1980, refere-se a
um avançado estágio da interdependência de todos os povos e
economias do mundo. A respeito da globalização e seus aspectos,
julgue os itens seguintes.

O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) foi assinado entre os EUA, o Canadá e o México, sendo mais um acordo do tipo que integrou economias de países desenvolvidos e países em desenvolvimento.

Alternativas

ID
443149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos aspectos mais importantes da nova ordem mundial é a
globalização. Esse termo, que surgiu na década de 1980, refere-se a
um avançado estágio da interdependência de todos os povos e
economias do mundo. A respeito da globalização e seus aspectos,
julgue os itens seguintes.

A Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC) não tem tido tanto êxito quanto é esperado devido ao seu potencial econômico, por causa de questões como as diferenças regionais, econômicas e políticas dos seus membros.

Alternativas
Comentários
  • A sigla “APEC” pode significar desde “Cooperação Econômica Ásia – Pacífico” (na sigla em inglês “Asia – Pacific Economic Cooperation”), até “Associação Portuguesa dos Economistas”. Mas a sigla mais conhecida é mesmo a da Cooperação Econômica da Ásia – Pacífico. Isso porque, a APEC funciona como um organismo intergovernamental para consulta e cooperação econômica entre as economias – membro, que totalizam vinte e um países e que responde por cerca de 40% do comércio mundial e metade do PIB.

    A iniciativa de englobar todas as economias que circundam o Pacífico, não tem logrado muito êxito, ou tanto quanto poderia devido ao seu potencial econômico, por causa de questões como as diferenças regionais, econômicas e políticas dos seus membros. Reunir as economias do Pacífico em um só bloco de cooperação econômica envolve desafios como deixar de lado desavenças históricas entre os países com representação no bloco como a China, Japão e EUA.

  • Em qualquer lugar isso iria acontecer.

    GAB.C

    PMAL 2021 Vem que tem...


ID
477190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De modo especial, o desenvolvimento científico e tecnológico
subsidia o processo de globalização das atividades econômicas.
Assim sendo, julgue os itens de 55 a 58, relacionados a outros
fatores e elementos que fazem parte desse processo.

O desenvolvimento tecnológico proporciona a atenuação da concorrência entre as empresas, já que contribui para a derrubada de barreiras alfandegárias e não-alfandegárias, facilitando o livre fluxo das mercadorias.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

  • Atenuar = diminuir a intensidade, quantidade, atividade, efeito ou valor de alguém ou alguma coisa.

    ERRADO.

  • Isso aqui é igual a dizer que OVO e Mandioca é a mesma coisa!

     

  • Globalização ---> Aumento da competitividade entre indústrias/empresas e pessoas.


ID
477238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Quanto à evolução do processo de urbanização no mundo, julgue
os próximos itens.

Os países que têm a maioria da população vivendo em cidades alcançaram o nível de desenvolvimento das nações mais ricas do mundo, já que apresentam um alto índice de crescimento econômico no setor industrial.

Alternativas
Comentários
  • Brasil é um exemplo de que essa questão é Errada.
  • Se fosse por isso o Brasil seria uma das maiores potências mundiais.

  • Industrialização não é sinônimo de desenvolvimento social como a questão sugere. Grande prova disso, por exemplo, são as recorrentes notícias sobre as condições desumanas que alguns trabalhadores de indústrias na China e no Vietnã vivem.

    O Brasil também é um exemplo de como esta questão está errada. Temos a maioria da população vivendo em cidades, mas não alcançamos o nível de desenvolvimento das nações mais ricas do mundo, infelizmente.

    Outro erro da questão é relacionar “a maioria da população vivendo em cidades” com “um alto índice de crescimento econômico no setor industrial”. Ora, desde a segunda metade do século XX a população brasileira é majoritariamente urbana, o que não impediu o processo de desindustrialização de nossa economia.

    Resposta: Errado

  • Urbanismo não quer dizer riqueza, afinal este pode acarretar problemas como segregação espacial (favelas), poluição do ar e sonora, dentre outros. O que poderia ser levado em conta seria o IDH = Índice de Desenvolvimento Humano.

  • Industrialização não é sinônimo de desenvolvimento social como a questão sugere. Grande prova disso, por exemplo, são as recorrentes notícias sobre as condições desumanas que alguns trabalhadores de indústrias na China e no Vietnã vivem.

    O Brasil também é um exemplo de como esta questão está errada. Temos a maioria da população vivendo em cidades, mas não alcançamos o nível de desenvolvimento das nações mais ricas do mundo, infelizmente.

    Outro erro da questão é relacionar “a maioria da população vivendo em cidades” com “um alto índice de crescimento econômico no setor industrial”. Ora, desde a segunda metade do século XX a população brasileira é majoritariamente urbana, o que não impediu o processo de desindustrialização de nossa economia.

    Resposta: Errado

    Danuzio Neto | Direção Concursos


ID
499297
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo o autor do livro “O choque das civilizações e a recomposição da ordem mundial” Samuel Huntingtom, o mundo está dividido em nove civilizações.
Os países se agrupam de diversas maneiras, se ordenam segundo critérios econômicos, sociais e étnicos-culturais.
Sobre a organização dos países no cenário mundial, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A resposta a ser marcada é a que consta na letra "e". O BRIC é um grupo de países que se destacam no cenário mundial pelo seu rápido crescimento econômico e altíssimo potencial de desenvolvimento, sendo formado por Brasil, Rússia, Índia e China.

  • A alternativa correta é a letra E. O grupo de paises que compoem a sigla BRIC é Brasil,Russia,India e China.... Estudem  moçadas.........
  • Se a questão fosse aplicada "hoje", a questão continuaria errada, mas com apenas mais um detalhe: agora a sigla é BRICs, pois a África do Sul é membro oficial do grupo. Então os membros são o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 
  • Só complementando os comentários dos colegas...
    O acrônimo BRIC foi criado Goldman Sachs em 2001. A institucionalização do agrupamento BRIC foi realizado na reunião ministerial de Ecaterimburgo, na Rússia, em 2008, e implicou na criação de uma dinâmica de atividades conjuntas entre os quatro membros iniciais. Foi na Cúpula de Sanya, na China, em 2011, que a África do Sul ingressou no agrupamento (a partir de então, BRICS).
  • Apontamento importante: a questão é de 2009, quando o atual BRICS (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) ainda era apenas BRIC, já que ainda não contava com o ingresso da África do Sul (South Africa, em inglês), que vai fazer parte do grupo apenas a partir de 2011.

    Assim, a única alternativa errada é a E, que afirma que a sigla BRIC corresponde às iniciais dos seguintes países: Brasil, Romênia, Indonésia e Coréia do Sul.

    Resposta: E


ID
499300
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Mercado Comum Europeu, atualmente União Européia (UE), é o bloco regional mais antigo, surgiu em 1957 e o que atingiu o mais elevado grau de integração econômica, social e política, por meio da livre circulação de mercadorias, capitais serviços e pessoas.
Atualmente, é o bloco que abrange o maior número de países.
No entanto, algumas nações européias NÃO FAZEM PARTE da União Européia, como:

Alternativas
Comentários
  • Correta a resposta encontrada na alternativa "d". Dentre os países da Europa que não fazem parte da União Européia podemos citar: Islândia, Noruega, Suíça, Rússia, Bielorússia, Ucrânia, Turquia, Moldávia, Sérvia, Albânia, Croácia, dentre outros.
  • Alternativa correta: letra D

    Não fazem parte a Noruega e Suíça. Vide texto:

    A UE (União Européia) é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica..Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária. Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia encontram-se em fase de negociação. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor.

  • A alternativa correta é a letra "D". A questão é de 2009, mas ainda está atualizada.

    A UE (União Europeia) nem sempre teve a dimensão atual. Em 1951, ano em que se iniciou a cooperação econômica na Europa, apenas a Bélgica, a Alemanha, a França, o Luxemburgo e os Países Baixos participavam neste projeto. Com o passar do tempo, o número de países interessados em fazer parte da UE foi aumentando. Atualmente, a UE é constituída por 27 países.

    São eles:

    Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia.

    OBS: O Reino Unido saiu da União Europeia em 31 de janeiro de 2020.

  • Vale ressaltar que, apesar de Suíça e Noruega não fazerem parte da UE, são membros do espaço Espaço Schengen.


ID
516367
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os domínios vegetais presentes no Brasil, em geral, sofreram, ao longo do tempo, forte ação antrópica e, hoje em dia, ocupam uma área bem reduzida em relação à original. Um desses domínios, restrito ao Brasil meridional, teve um acelerado desmatamento na primeira metade do século XX devido, também, à procura de sua madeira nos mercados interno e externo. Estima-se que atualmente tenha sobrado menos de 5% de sua cobertura total original.

Assinale a única alternativa que apresenta o domínio vegetal a que se refere o texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Quando a questão fala do Brasil Meridional ela tá falando do sul. A Mata de Araúcaria é um ecossistema da Mata Atlântica que fica na região sul do país.

    "A exploração madeireira da araucária e de outras espécies, como a imbuia, e a expansão de áreas agrícolas representam alguns dos fatores responsáveis pela expressiva redução da área ocupada por esse tipo de vegetação, que originalmente era cerca de 200.000 Km². Atualmente, estima-se que a porcentagem de mata preservada não chega a 2% da original."

    Fonte: http://www.infoescola.com/biomas/mata-de-araucarias/

  • Austral ,meridional= SUL

    Boreal, setentrional = NORTE

  • bizu do tio

    SAM = SUL, AUSTRAL, MERIDIONAL


ID
516565
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com o advento da globalização econômica e financeira, puderam-se perceber, a partir da década de 1990, algumas conseqüências de caráter político-econômico para a economia brasileira. Entre elas pode-se destacar:

Alternativas
Comentários
  • GAB : A

    a venda de empresas nacionais menos competitivas no mercado mundial, a grupos estrangeiros, acarretando o chamado processo de “desnacionalização da economia”.

  • Lembrem-se que na década de 1990 o Governo Collor tinha em seu plano econômico a PND (Programa Nacional de Desestatização) que tinha como objetivo a privatização de empresas estatais deficitárias.

  • A - Para diminuir a inflação, Collor privatizou muitas empresas no Plano Collor.

    o erro da Letra E (Muita gente marcou) , foi esse ''sem precedentes'', que significa : nunca aconteceu antes. O Brasil sempre foi um grande agroexportador, principalmente de soja, café, suco de laranja e carne.

  • globalização é igual ao governo FHC, neoliberal, descentralização, guerras fiscais, privatizações....

  • As privatizações impulsionaram a desnacionalização da economia, com parte das ações das empresas estatais sendo comprada por estrangeiros, e induziram a uma financeirização exacerbada, uma vez que bancos de investimentos e outras instituições financeiras, como fundos de pensão, foram protagonistas entre os adquirentes nos leilões. Em vários casos, poucos anos após comprar ações dessas empresas, as instituições financeiras as revenderam, confirmando seus objetivos puramente especulativos com a rápida saída do negócio, após aferição de retornos significativos.


ID
516568
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as diversas explicações para o desenvolvimento econômico brasileiro desde o final do século XIX, leia as afirmativas abaixo.

I – No último quartel do século XIX, o atraso no desenvolvimento brasileiro foi atribuído à presença de grande contingente de população negra e mestiça no País.

II – Na Era Vargas, o limitado desenvolvimento nacional foi explicado pela precariedade de sua indústria de base.

III - Na década de 1960, as teorias Neomalthusianas defendiam que o desenvolvimento econômico brasileiro dependia de um aumento significativo das taxas de natalidade.

IV – Segundo os neoliberais, a causa da estagnação do desenvolvimento econômico brasileiro, no final da década de 1980, era o “excesso” de Estado na economia do País.

Com relação às afirmativas acima, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A respeito do item II - No início da era varga (1930) o Estado estava focado em diversificar as atividades agrícolas uma vez que após a crise de 29 a economia à base de café foi comprometida. Apenas no Estado Novo, a partir de 1937, que o Estado passou a implementar mudanças referentes à política industrial. Sendo, portanto, correto o item II apesar de não especificar o período.

    Corrijam-me caso haja algum erro na minha análise.

  • I – No último quartel do século XIX, o atraso no desenvolvimento brasileiro foi atribuído à presença de grande contingente de população negra e mestiça no País.( A sociedade brasileira, no último quartel do século XIX, passou por incontáveis conflitos e tensões. A principal transformação neste período, que alterou profundamente relações sociais, políticas e jurídicas no Brasil, foi a Abolição da escravidão em 13 de maio de 1888. A partir da lei de 28 de setembro de 1871, a “lei do Ventre-livre”, a sociedade escravista entraria em declínio e esse processo se intensificaria na década de 1880.

    II – Na Era Vargas, o limitado desenvolvimento nacional foi explicado pela precariedade de sua indústria de base.(sim  estava focado em diversificar as atividades agrícolas e não as industrias de base.

    III - Na década de 1960, as teorias Neomalthusianas defendiam que o desenvolvimento econômico brasileiro dependia de um aumento significativo das taxas de natalidade.(não era aumento mas sim diminuição das taxas

    IV – Segundo os neoliberais, a causa da estagnação do desenvolvimento econômico brasileiro, no final da década de 1980, era o “excesso” de Estado na economia do País.(correto o neoliberalismo é contrário a existência de estado na economia) colocando o estado minimo

     


ID
517480
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que representa uma das situações adversas que afetaram o funcionamento do Mercosul.

Alternativas

ID
517489
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O desenvolvimento capitalista brasileiro criou condições para tornar a cidade de São Paulo uma metrópole com grande poder de centralização, devido a característica de:

Alternativas
Comentários
  • A - ter se conurbado com a cidade do Rio de Janeiro, passando à condição de megalópole. CUIDADE -> esse concento de megalópole RJ-SP não é unanimidade entre os estudiosos, por sinal, a maioria comenta sobre a inexistência dessa megalópole, mas sobre seu potencial de logo tornar-se.

    B - ser a única cidade brasileira integrada a uma rede mundial de cidades. FALSO -> São Paulo é a Grande Metrópole Nacional do Brasil e a única que desempenha função de cidade global, por ser sede de grandes empresas, universidades, centros de pesquisa, da bolsa de valores, ou seja, extremamente conectada a economia mundial. No entanto, não é a única integrada a uma rede de contato internacional. Diversas cidades (especialmente capitais) estão integradas, com destaque para o RJ, elas apenas não são tão destacas como SP.

    C - ser uma metrópole econômica e ter a contiguidade moderna. CORRETA.

    D - ter uma grande representação parlamentar e ser a Região Metropolitana com o maior número de municípios. Reparem como essa alternativa não deixa de ser verdade. Sim, SP tem um grande número de parlamentares no Congresso em função da grande população e tem o maior número de municípios em RM (36), no entanto isso não responde à questão.

    E - ter uma população acima de 10 milhões de habitantes, em crescimento acelerado, e abrigar mais da metade dos estabelecimentos agroindustriais do país. FALSO -> os últimos censos (inclusive aqueles datados de antes da prova) mostram uma redução no crescimento das grandes cidades, sobre a qual reflete o aumento das cidades médias.

    Força, guerreiros! Brasil!


ID
567583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à geografia moderna, estruturada no século XIX, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

A guerra franco-prussiana é considerada episódio central para o desenvolvimento da geografia na França, visto que a derrota francesa foi creditada, em parte, à superioridade da reflexão e do conhecimento geográfico alemães.

Alternativas
Comentários
  • A geografia tradicional começa na Alemanha, com F. Ratzel, que imprime o conceito de "espaço vital". Por meio desse termo, Ratzel afirmava que, assim como um organismo, um território precisa de espaço mínimo para sobreviver e, por conseguinte, desenvolver-se. A menção é oportuna considerando o contexto histórico, já que o período era de expansionismo das potências europeias.
    Foi assim, em meio a esses avanços da Prússia (Alemanha unificada em 1871) e da França por conquista de territórios, que ocorreu a guerra franco prussiana e, como resultado, o surgimento da escola francesa de geografia, fundada por Vidal de La Blache, após a França perder a guerra. La Blache foi influenciado por Ratzel e postulou sua teoria fazendo uma crítica à matriz ratzeliana.
    Dessa forma, realmente é possível pensar em superioridade alemã  em questões geográficas (no momento descrito) e na guerra franco-prussiana como ponto de partida para o desenvolvimento de uma escola geográfica francesa.

  • A partir da guerra franco prussiana a disciplina de geografia virou obrigatoria nas escolas francesas.

  • França perdeu território para os alemães e após isso a geografia foi obrigatória nas escolas.

    Brasil sofreu a ditadura militar e ainda hoje tem gente pedindo a volta dos militares.

    Singela diferença de quem aprende com os erros.

  • CERTO.

     

    A chamada Escola Francesa (Possibilismo) é posterior à Escola Alemã (Determinismo). Em meio ao processo de formação do Estado alemão, entre as diversas disciplinas estimuladas, estava a Geografia, que estudava não apenas o território alemão, como também aquele em seu entorno. Após a guerra, verificadas as vantagens que se podem obter por meio de um bom conhecimento geográfico, o Estado francês começou a incentivar estudiosos a desenvolverem no país um entendimento geográfico, principalmente sobre a França e suas colônias. O geógrafo francês Paul Vidal de La Blache, nesse sentido, desenvolve o conceito de gêneros de vida para contestar a teoria alemã de Friedrich Ratzel, segundo a qual à população nacional se deveria garantir um espaço-vital. O Possibilismo de La Blache, em que os homens podem transformar o meio em que vivem, opõem-se, assim, ao Determinismo de Ratzel, onde as relações homem e meio são determinadas pelas condições naturais.

     

    Fonte: 7000 Questões comentadas do CESPE.

  • Por informação,

    A vitória alemã foi indiscutível e tornou o Império Alemão o país mais poderoso da Europa continental. A paz foi assinada em 10.05.1871, na cidade alemã de Frankfurt.

    O Tratado de Frankfurt estipulava aos franceses:

    • Pagamento de indenização de 500 milhões de francos aos prussianos.
    • Cessão ao Império Alemão dos territórios da Alsácia e norte da Lorena
    • Ocupação por tropas alemãs em certas partes do território francês enquanto a indenização não fosse paga.
    • Reconhecimento de William I como imperador alemão.

    Fonte:https://www.todamateria.com.br/guerra-franco-prussiana/


ID
594016
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Perícia é a atividade técnica realizada por profissional com qualificação específica, para averiguar e esclarecer fatos, verificar o estado de um bem, apurar as causas que motivaram determinado evento, avaliar bens, seus custos, frutos ou direitos. A necessidade do trabalho pericial passa a existir quando ocorre:

Alternativas

ID
594022
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Avaliar é uma operação bastante técnica que requer conhecimentos e experiência. Entende-se por avaliação o conjunto de operações pelas quais o profissional formula e emite juízo sobre o valor. Identifique nas opções abaixo aquela que aponta de forma correta o método utilizado pelo avaliador onde o valor do imóvel ou de suas partes construtivas é obtido mediante comparação de dados de mercado relativos a outros de características similares, para tratamento técnico de seus atributos.

Alternativas

ID
595813
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O contexto de crise econômica e social no mundo moderno revelou uma dinâmica fundamental através dos problemas de degradação ambiental. Uma espécie de sensibilidade ecológica, na qual a ecologia é uma das principais expressões, passa a incorporar cada vez mais a ideia de que o problema está mais nas relações desiguais entre os homens do que propriamente nas relações entre sociedade e natureza.O estado do Acre emerge como território protagonista desta visão, através de territorialidades que proporcionaram a criação da primeira unidade de conservação denominada:

Alternativas
Comentários
  • É só lembrarmos de Chico Mendes, Seringueiro e voz ativa na preservação da Amazônia. Que implantou Reservas Extrativistas no Acre.
  • Reservas Extrativas - AC


ID
612325
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A crise econômica mundial, iniciada nos Estados Unidos, em 2008, se alastra no cenário da economia globalizada e atinge principalmente,as nações desenvolvidas: Estados Unidos, União Européia e Japão. Isto é uma característica marcante da globalização, a grande interdependência das economias dos diferentes países.

Sobre as conseqüências e problemas decorrentes do cenário econômico global nos países da união européia assinale a alternativa correta:

I Elevado déficit no orçamento, associado ao aumento da dívida pública leva a Grécia a uma crise de insolvência financeira no início de 2010.

II República da Irlanda, país que após a entrada para a União Européia, experimentou um forte crescimento econômico, ficando conhecido como o “Tigre Celta” é um dos poucos países da União Européia que não entrou na onda da crise econômica e financeira que abalou o continente.

III Baixo crescimento econômico, corte nos gastos sociais, a crise econômica provocou o fechamento de milhares de postos de trabalho na zona do euro. A taxa média de desemprego atingiu um dos maiores índices da história do bloco.

IV As nações européias mais vulneráveis à crise econômica foram apelidadas de PIIGS, sigla formada com iniciais de Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha.

Estão corretas as proposições:

Alternativas
Comentários
  • Os principais países da Europa possuem uma elevada dívida pública, um passivo previdenciário crescente e uma carga tributária que já absorve praticamente a metade do PIB. Uma rara exceção é a Irlanda, que fez inúmeras reformas liberais e apresenta um quadro bem mais confortável. Para os demais países, reformas que cortem as despesas estatais são uma necessidade, mas encontram forte resistência por parte dos grupos organizados, que não desejam abrir mão dos privilégios. Juntando os problemas provenientes da tensão cultural causada pela imigração descontrolada, a demografia desfavorável e o excesso de governo atravancando a economia, o cenário para o futuro europeu não é dos melhores. Se nada significativo se alterar neste curso, poderemos presenciar, nesse século ainda, o declínio da Europa. 
  • Desconsiderem o comentário anterior. 

    PIIGS é um termo acrônimo (pejorativo, que lembra porcos, em inglês), ligado às economias de Portugal, Itália, Inglaterra, Grécia e Espanha (Spanish, em inglês), pois tais economias possuem alto deficit fiscal, ensejando grande risco de não pagarem suas dívias (dar o calote mesmo). 

    Mais informações no link: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/02/10/piigs.jhtm



  • Retificando o comentário anterior

    No PIIGS é a Irlanda e não a Inglaterra.

    Porém ambos compõe o Reino Unido. Já a Grã-Bretanha é uma ilha que se localiza três nações - Inglaterra, Escócia e País de Gales.
  • Só para reforçar o último comentário...

    PIGS é um acrónimo pejorativo originalmente usado na imprensa de língua inglesa, sobretudo britânica, para designar o conjunto das economias de Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha (Spain em inglês). Em inglês o acrónimo significa "porcos", animais por vezes usado em caricaturas para ilustrar a má performance económica dos 4 países. A expressão "economias porcinas" é também usada.[1] Expressões similares, como the Olive Belt (o cinturão da azeitona)[2] ou "Club Med",[3] [4] também foram aplicados ao mesmo (ou quase o mesmo) agrupamento de países do sul da Europa, durante a crise econômica de 2008-2009, quando as economias de Portugal, Itália, Grécia e Espanha foram consideradas particularmente vulneráveis, em razão do alto ou crescente endividamento e do alto deficit público em relação ao PIB.

    Em Setembro de 2008 o uso do acrónimo pelo jornal Financial Times levou ao protesto de empresários espanhóis e do ministro português da economia, Manuel Pinho. [5] Mas já antes havia sido usado por publicações como a Newsweek,[6] The Economist[7] ou o jornal The Times.[8]

    No final de 2011, a Itália foi também incluída no lote,[8] e o acrônimo PIIGS, ganhou mais um "I".[9](menos frequentemente, o I também se referia à economia da Irlanda). [10] [9] (PIIGS) e, mais recentemente, também a Reino Unido foi associado ao acrônimo, que, por isso, ganhou mais um G, transformando-se em PIIGGS.[11] [12] [13][14] [15]

    O termo original data de meados da década de 1990 quando foi usado para se referir às economias do sul da Europa. Durante a crise financeira de 2008-2009[9][16] [17] era utilizado especialmente quando se tratava de dívida soberana e deficit público, considerando-se que essas economias se caracterizam pelo altos níveis de endividamento e de deficit público em relação ao PIB, ainda que, em geral, sejam comparáveis ao restante da Eurozona.[18]

    Como a lista de economias com problemas não parou de crescer, um novo acrônimo foi cunhado pela imprensa anglo-saxônica - STUPIDs - de modo a incluir Espanha, Turquia, Grã-Bretanha, Portugal, Irlanda e Dubai.[19]

  • Realmente pode-se desconsiderar o primeiro comentário!!
  • II  - errada pois a República da Irlanda entrou sim na onda da crise econômica do continente europeu.


ID
619168
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“QUAL A NOVA GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XXI?”

A primeira década do século XXI foi especialmente, marcada por uma série de acontecimentos no cenário econômico, financeiro e geopolítico do planeta globalizado.

Com relação a estes fatos podemos assinalar que:

I - Os Estados Unidos, potência geopolítica, que se caracterizou no século XX por ter sempre um inimigo para vencer, como o comunismo da Guerra Fria, os países do Eixo do Mal e no limiar do novo século, os terroristas do 11 de setembro.

II - Hoje, os Estados Unidos tem de enfrentar a si próprio como maior inimigo, o enorme déficit fiscal, o rebaixamento de sua nota na escala de avaliação de crédito internacional, assim como a recessão econômica e o desemprego.

III - A crise financeira e a recessão econômica que se instalou no cenário mundial teve repercussão somente, nos países emergentes ou em desenvolvimento pois, são os que mais sofrem com o desemprego estrutural.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
619174
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma rede de transportes ampla e organizada é essencial para o desenvolvimento de um país pois, reduz o preço final das mercadorias e aumenta a competitividade de um país no comércio global.

Sobre a rede de transportes do Brasil, assinale as proposições corretas:

I - O Brasil é um dos únicos países de grande extensão territorial, onde o transporte rodoviário é responsável por mais da metade das cargas transportadas e quase a totalidade dos passageiros. Isto onera o preço dos produtos e não promove a integração regional. É o “Custo Brasil”.

II - O traçado das ferrovias brasileiras indica uma preocupação governamental no sentido de promover a integração do território nacional, atingindo áreas longínquas do interior do país.

III - No Brasil, nos últimos anos, houve um investimento maciço em hidrovias, em função do Mercosul, embora, o custo do transporte fluvial supere o do transporte ferroviário.

IV - Após um longo período de estagnação e relativo abandono, o governo federal passa a adotar, com a crise do petróleo, uma política de valorização do transporte de cabotagem para vencer as grandes distâncias do país.

V - Os principais produtos transportados pelas ferrovias no Brasil são minérios, soja e café.

Estão corretas as proposições:

Alternativas
Comentários
  •       I.    O Brasil é um dos únicos países de grande extensão territorial, onde o transporte rodoviário é responsável por mais da metade das cargas transportadas e quase a totalidade dos passageiros. Isto onera o preço dos produtos e não promove a integração regional. É o “Custo Brasil”. ITEM CORRETO.

           II.    O traçado das ferrovias brasileiras NÃO indica uma preocupação governamental no sentido de promover a integração do território nacional, pois NÃO atinge áreas longínquas do interior do país. ITEM INCORRETO.

         III.    No Brasil, até hoje, NÃO houve um investimento maciço em hidrovias. ITEM INCORRETO.

         IV.    No Brasil, não há uma política consistente de valorização do transporte de cabotagem para vencer as grandes distâncias do país. ITEM INCORRETO.

           V.    Os principais produtos transportados pelas ferrovias no Brasil são minérios, soja e café. ITEM CORRETO.

    Resposta: A

  • I- CERTO- o transporte rodoviário é o mais usado no Brasil, tanto para carga pesada (61%) quanto para o transporte de pessoas (90%). É um dos meios de transportes mais caros, com isso onera os produtos.

    II-ERRADA- O governo não se preocupa com ferrovias, tanto que as famosas rodovias: transnordestina, ferroeste, ferronorte dentre outras foram abandonadas sob alegação de falta de verbas.

    III- ERRADA- O transporte ferroviário é o segundo mais barato, sendo o primeiro o hidroviário. E não houve um investimento maciço no transporte hidroviário, pelo contrario, a situação dos porto é precária e não tem acompanhado o ritmo de crescimento econômico internacional. No brasil ainda é subutilizado.

    IV- ERRADA- Na década de 1970 o Brasil sofreu duas crises do petróleo, sendo este a principal fonte de energia do sistema rodoviário e também matéria prima da fabricação de asfalto. Embora as rodovias estatais não recebam investimentos significativos há anos e mais de 80% estejam em péssimo estado de conservação, o Brasil não investiu no transporte de cabotagem, que é transporte de cargas por meio de portos.

    V-CERTA- por muitas décadas a vinculação do café as ferrovias era evidente, principalmente em São Paulo, onde surgiram varias ferrovias para servir a economia cafeeira. Como a economia brasileira mudou a malha ferroviária tornou-se obsoleta.

    FONTE: meus resumos do material do alfacon.

    espero ter ajudado

    siga firme!


ID
636751
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Industrialização representou o avanço da economia capitalista no Brasil e o seu processo de implantação se manifestou concentrador em aspectos abaixo especifcados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • a) Na chamada era Vargas, o processo de indrustrialização é impulsionado, com base nas políticas de caráter keynesiano.

     

    b) ERRADO. Não houve modificação de fluxos migratórios para o interior do país até porque 70% da produção industrial e polo tecnológico ficava em São Paulo.

     

    c) Mudanças espaciais também são verificadas na distribuição atual das indústrias do no país, pois desde o início da industrialização a tendência foi de concentração espacial no Centro-Sul, especialmente em São Paulo.

     

    d) As classes sociais do capitalismo ficaram mais claras, com isso influenciou na distorção na distribuição populacional e das rendas.

     

    Gab. B

  • Só lembrar do êxodo rural !


ID
636754
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas últimas décadas, ocorreram importantes transformações na estrutura econômica e social brasileira. Considerando a realidade deste processo, especifque:
(I) para causa
(II) para consequência

( ) as modifcações impostas pela modernização capitalista da economia brasileira.
( ) a dispersão da economia em regiões e atividades antes alienadas desse processo.
( ) a transferência de grandes contingentes populacionais de áreas rurais para cidades, concentrando-se particularmente em contextos urbanos metropolitanos.
( ) os fuxos migratórios refetiram um fenômeno mais amplo de concentração nas áreas de maior industrialização.
( ) o desenvolvimento de tecnologias sofsticadas dinamizou as atividades industriais, com diversifcação da produção e dos mercados.
Assinale a alternativa CORRETA, na ordem de cima para baixo.

Alternativas
Comentários

ID
648385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As biografias terminam com a morte do biografado, mas
as autobiografias não têm esse fim natural. A maior parte do
século passado não é parte da vida, e, sim, da preparação para
exames escolares. O frio dia de inverno em que Adolf Hitler
chegou ao poder em Berlim, de que me recordo vivamente, está
imensuravelmente distante para quem tenha vinte anos. A crise
dos mísseis de Cuba de 1962, durante a qual me casei, não pode
ter significação humana na vida de vocês nem na de muitos de
seus pais, pois nenhum ser humano de quarenta anos ou menos
havia nascido quando ela ocorreu.
Para alguém da minha idade, viver durante o século XX
constituiu uma lição absolutamente original sobre a potência das
forças históricas genuínas. Durante os trinta anos posteriores à
Segunda Guerra Mundial, o mundo e a sensação de viver nele
modificaram-se mais rápida e fundamentalmente do que em
qualquer outro período de duração semelhante na história da
humanidade.


Eric Hobsbawm. Tempos interessantes: uma vida no século XX. São
Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 447-51 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os seguintes itens.

Alguns países do leste e do sudeste asiático, cujas economias eram basicamente agrícolas, viveram, no século XX, um surto de desenvolvimento econômico e social, passando a ser reconhecidos, no século XXI, pela sua competitividade no mercado internacional.

Alternativas
Comentários
  • Tigres asiáticos


ID
648463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os Estados Unidos da América (EUA) são uma grande
e velha república onde ainda se aplica a pena de morte. Na prática
judiciária, esse recurso põe a descoberto todas as injustiças e
mazelas da sociedade: a desigualdade social, uma vez que são os
menos favorecidos e os mais marginalizados que povoam os
pavilhões da morte nas prisões americanas; a desigualdade
financeira, pois, no sistema judiciário americano, somente os ricos
ou mafiosos têm os meios de aceder a serviços de advogados
especializados, capazes de enfrentar um ministério público
poderoso e uma polícia eficiente; a desigualdade racial, já que,
nos casos hediondos — em que o horror do crime provoca, no
público e em alguns jurados, pulsão de ódio e de vingança —, o
racismo, que, no cotidiano, se disfarça, pode, ali, manifestar-se.
Não é irrelevante o fato de que, nos pavilhões da morte, o número
de negros ou de latinos é proporcionalmente bem superior à sua
representação na população americana.

Robert Badinter. Contre la peine de mort. Écrits 1970-2006.
Paris: Fayard, 2006, p. 19-21 (tradução com adaptações).

Tendo o texto acima como referência e considerando os múltiplos
aspectos que ele suscita, julgue os próximos itens.

As dificuldades que os EUA enfrentaram na resolução de problemas de produção de bens de consumo explicam, do ponto de vista econômico, a presença de população de origem africana e latina nesse país. Desde o final do século XVIII, já se observara a necessidade de ampliação da oferta de mão de obra para a indústria estadunidense.

Alternativas

ID
650608
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Brasil, Rússia, Índia e China, constituem um grupo de economias emergentes, que assumiram importância no mercado global. Esses países contribuíram nos últimos cinco anos com mais da metade do crescimento do produto global, ou seja, a soma do que foi produzido nos diferentes setores da economia, ampliando significativamente a participação destes no comércio mundial.
Sobre a participação desse grupo de países na economia mundial, pode -se afirmar que:

Alternativas

ID
650626
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na primeira década do século XXI, as relações econômicas de países da África com outros países do mundo estão sendo favorecidas pelas exportações e importações de mercad orias e celebração de acordos de cooperação.

Nesse contexto de ampliação das relações econômicas e políticas, o Continente Africano:

Alternativas

ID
655075
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A União Européia representa o mais complexo e avançado estágio de integração entre países.

Acerca da integração da Europa, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA A:

    •  a) O Tratado de Maastricht tinha por objetivo promover a união econômica e monetária e adotar uma política externa e de defesa comum.
    • CORRETA. São 3 pilares:
    • 1º - Comunitário
      2º - Política Externa e de Segurança Comum (PESC)
      3º - Cooperação policiais e judiciárias
       
    •  b) O Tratado de Maastricht visava impulsionar a união econômica e fomentar uma política de restrição à integração dos países do Leste.
    • ERRADO, dentro do período do Tratado (até o Tratado de Lisboa) ingressaram os 3 países bálticos (lituânia, estônia e letônia), República Tcheca, Eslováquia, Bulgária e se considerar como leste também a Grécia.
    •  c) O Tratado de Roma tinha por meta a constituição do Mercado Comum Europeu, por meio da criação de uma moeda única e da integração dos países do Leste.
    • Errado, os Tratados de Roma de 1957 criou a Comunidades Econômica Eurpéia (CEE) e a Comunidade Européia do Átomo (EURATOM)
    •  d) O Tratado de Roma objetivava a formação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço, através do estímulo à cooperação econômica e a alianças políticas.
    • Errado, foi o Tratado de Paris de 1951 que criou a CECA.
  • O comentario de Leonardo é riquissimo. Penso que ele deve ser  embaixador, diplomata ou historiador dos bons!!! Fico feliz por ter pessoas assim tao gabaritadas contribuindo pro sucesso desse site e, claro, dos nossos estudos. 

ID
655228
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, pode ser caracterizado pela predomínio das seguintes atividades econômicas:

Alternativas

ID
663268
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Para compreender a ocupação do Cerrado, a partir da década de 1970, é necessário analisar os meios físicos, as variáveis socioeconômicas e as mudanças culturais. No que diz respeito à cultura, o processo de ocupação ocasionou

Alternativas

ID
663274
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo análise realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea, 2009), verifica-se, no período de 2000 a 2008, crescimento na venda de motocicletas bem superior ao de automóveis. Esses dados ajudam a compreender uma das razões do caos urbano por causa do aumento da circulação interna nas cidades gerado pela distância entre os bairros, da necessidade de maior rapidez nos serviços e da precariedade do transporte público. Essa situação é causada pela

Alternativas

ID
667027
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A globalização é o atual momento da expansão capitalista. Pode-se afirmar que ela está para o capitalismo informacional assim como o colonialismo esteve para a sua etapa comercial ou o imperialismo para o final da fase industrial e início da financeira. Trata-se de uma expansão que visa aumentar os mercados e, portanto, o lucro, o que de fato move os capitais, tanto produtivos quanto especulativos, no mercado mundial [...]”

MOREIRA, João Carlos Moreira & SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2007. p. 175.

No Brasil, a expansão capitalista trouxe muitas mudanças, dentre elas:

Alternativas

ID
668299
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A mídia tem veiculado refexões, de muitos especialistas, acerca da recente crise econômica mundial, nas quais abordam origens e consequências dela, bem como estratégias que vêm sendo adotadas para enfrentar a situação instalada.

Considerando-se tais refexões, é INCORRETO afrmar que
,

Alternativas

ID
674011
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerada a “região-problema” do país, o Nordeste enfrenta graves conflitos sociais e econômicos: área de repulsão de população, analfabetismo, mortalidade infantil, concentração de renda e de terra, seca, falta de oportunidades de emprego. De acordo com o IBGE pode ser dividido em quatro sub-regiões, a saber:

Alternativas

ID
675634
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os países menos desenvolvidos – tanto os semiperiféricos quanto os periféricos ? ocupam, no cenário internacional, posição diferente da que mantiveram durante o período da Guerra Fria.

Considerando-se os aspectos que justifcam essa posição atual, é INCORRETO afrmar que

Alternativas