SóProvas


ID
1169062
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Rondinelli (2002) identifica cinco marcos significativos na história dos arquivos e da arquivologia. O terceiro deles é de 1841, que determinava que os documentos fossem reunidos por fundos, isto é, pelos órgãos de origem. Dessa forma, estava promulgado o princípio de

Alternativas
Comentários
  • Principios da arquivologia    providencia - unicidade - organicidade - indivisibilidade ou integridade - cumulatividade

  • Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

    #deussejalouvado


  • Princípio da Proveniência