-
Letra E
Na visão de Bellotto: "o documento diplomático é aquele que é testemunho escrito de natureza jurídica, redigido com observância a certas formas estabelecidas que se destinam a dar-lhe força probatória”. Desse modo, ele terá sua construção semântica obrigatória, na qual cabem dados fixos, que ocorrerão em todos os documentos que utilizaram como veículo a mesma espécie documental e os dados variáveis, próprios de cada documento indivíduo da mesma espécie documental, como no caso da escritura pública para compra e venda de imóveis. (Como fazer análise diplomática, vol 8, p.18).
No Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística menciona que documento diplomático "obedece a fórmulas convencionadas", podemos vincular estes documentos a sua FORMA, como bem demonstrado no enunciado da questão, por meio do fragmento da autora.
-
Conceito(s) do Termo:Documento Diplomático
É o testemunho escrito de um ato de natureza jurídica, redigido em observância a fórmulas estabelecidas que se destinam a dar-lhe fé e força de prova.
Autor:Núñez Contreras
É o registro legitimado do ato administrativo ou jurídico, conseqüência, por sua vez, do fato administrativo ou jurídico.
Autor:Heloísa Liberalli Bellotto
Espécie documental que obedece a fórmulas convencionadas.
Autor:Dic. Term. Arquivística
Documento escrito - evidência que se produz sobre suporte (papel, fita magnética, disco óptico, etc) por meio de um instrumento de escrever (lápis, caneta, máquina de escrever,impressora, etc) ou de um aparato que grava imagens, dados e/ou vozes. O adjetivo escrito em Diplomática refere-se ao propósito e ao resultado intelectual da ação de escrever, isto é, a expressão de idéias em uma forma que é ao mesmo tempo objetivada (documentada) e sintática (movida por regras de ordenação)
Autor:Luciana Duranti
É o escrito em que se materializa e forma um ato ou negócio pelo qual se cria uma situação jurídica nova, ou se modifica ou extingue uma já existente.
Autor:Alberto Tamayo
GABARITO : E
BONS ESTUDOS
-
Uma leitura um pouco difícil para quem não tem conhecimento da área ou autora em questão.
Com "dados fixos" a autora remete aos elementos comuns que toda espécie documental apresenta, ou seja, o seu padrão de composição e formatação (fonte, espaçamentos, cores, tamanhos, etc). E com "dados variáveis" a autora remete aos elementos únicos do documento, àquilo que lhe dá uma identidade e o diferencia dos demais, apesar os elementos comuns (número, data, assunto, remetente, destinatário, função que o gerou, etc).
O estudo desses elementos do documento é uma função da diplomática contemporânea, ou também conhecida como tipologia documental.
Portanto está correta a alternativa de letra "E".