SóProvas


ID
1169581
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O trânsito brasileiro, há muito tempo, tem sido responsável por verdadeira carnificina. São cerca de 40 mil mortes a cada ano; quase metade delas, segundo especialistas, está associada ao consumo de bebidas alcoólicas.

Não é preciso mais do que esses dados para justificar a necessidade de combater a embriaguez ao volante. Promulgada em 2008, a chamada lei seca buscava alcançar precisamente esse objetivo. Sua aplicação, porém, vinha sendo limitada pelos tribunais brasileiros.

O problema estava na própria legislação, segundo a qual era preciso comprovar “concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis decigramas” a fim de punir o motorista bêbado.

Tal índice, contudo, só pode ser aferido com testes como bafômetro ou exame de sangue. Como ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo, o condutor que recusasse os procedimentos dificilmente seria condenado.

Desde dezembro de 2012, isso mudou. Com nova redação, a lei seca passou a aceitar diversos outros meios de prova - como testes clínicos, vídeos e depoimentos. Além disso, a multa para motoristas embriagados passou de R$ 957,70 para R$ 1.915,40.

Para responder às questões de números 72 a 74, considere o trecho:

Tal índice, contudo, só pode ser aferido com testes como bafômetro ou exame de sangue. Como ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo, o condutor que recusasse os procedimentos dificilmente seria condenado.

Assinale a alternativa correta quanto à concordância

Alternativas
Comentários
  • As pessoas não são obrigadas

    Aquelas que recusassem... dificilmente seriam condenadas


  • a produzirem não seria ??

  • Letra D.

    próprio, mesmo, obrigado, quite,  variam conforme o sujeito ou substantivo em gênero e número, assim como anexo, incluso tb... apenas LESO não varia de número:

    Ex: nós estamos quites... eu estou quite.... ela (s) própria (s), ele (s) próprio (s)....

    EX: 

    crime (s) de leso - poder (es) ou crime (s) de lesa - majestade (s)

  • RAQUEL, O erro da assertiva E

    e) Como as pessoas não são obrigada a produzir provas contra si mesma, aquelas que recusassem os procedimentos dificilmente seriam condenada.

    são obrigadas, perceba que o verbo está no plural.

    Si mesmas, elas mesmas, as pessoas.

    seriam condenadas.


  • a) [e] Como as pessoas não são "OBRIGADAS" a produzir provas contra si "MESMAS", aquelas que "RECUSASSEM" os procedimentos dificilmente "SERIAM CONDENADAS" 
    b) [e] Como as pessoas não são obrigadas a produzir provas contra si "MESMAS", aquelas que "RECUSASSEM" os procedimentos dificilmente seriam condenadas. 
    c) [e] Como as pessoas não "SÃO OBRIGADAS" a produzir provas contra si mesmas, aquelas que "RECUSASSEM" os procedimentos dificilmente "SERIAM CONDENADAS" 
    d) [c] Como as pessoas não são obrigadas a produzir provas contra si mesmas, aquelas que recusassem os procedimentos dificilmente seriam condenadas 
    e) [e] Como as pessoas não são "OBRIGADAS" a produzir provas contra si "MESMAS", aquelas que recusassem os procedimentos dificilmente seriam "CONDENADAS"

  • LETRA D 

  • "produzir" É complemento do nome "obrigadas", e não do verbo.

  • a)  Como as pessoas não são obrigado a produzir provas contra si mesmo, aquelas que recusasse os procedimentos dificilmente seria condenada.

    b)  Como as pessoas não são obrigadas a produzir provas contra si mesmo, aquelas que recusasse os procedimentos dificilmente seriam condenadas.

    c)  Como as pessoas não é obrigada a produzir provas contra si mesmas, aquelas que recusasse os procedimentos dificilmente seria condenada.

    d)  Como as pessoas não são obrigadas a produzir provas contra si mesmas, aquelas que recusassem os procedimentos dificilmente seriam condenadas. [GABARITO]

    e)  Como as pessoas não são obrigada a produzir provas contra si mesma, aquelas que recusassem os procedimentos dificilmente seriam condenada.

  • foco, força e fé!

  • Assertiva D

    Como as pessoas não são obrigadas a produzir provas contra si mesmas, aquelas que recusassem os procedimentos dificilmente seriam condenadas

  • Chega dá gosto vê uma questão mamão com açúcar destas.

  • BASTANTE - Quando modificarem um SUBSTANTIVO, concordarão em gênero, número e grau.

    BASTANTE - Quando modificarem um VERBO/ADJ./ADV. - ficarão invariáveis por serem um advérbio.