-
Letra B.
A letra A está errada, porque a superfície é coberta por material magnético, como óxido de ferro. A letra C está errada, porque a haste não fica sobre a superfície do disco, mas no centro, perpendicularmente. A letra D está errada, porque o acesso é não-sequencial.
-
A letra A está errada, pois os HDs são feitos, geralmente, dealumínio (ou de um tipo de cristal) recoberto
por um material magnético e por uma camada de material protetor.
Quanto mais trabalhado for o material magnético (ou seja, quanto
mais denso), maior é a capacidade de armazenamento do disco.
-
Fernando Nishimurade Aragão o erro da alternativa "C" não estaria somente na palavra "Sobre"?
O HD consiste de um disco rígido que gira em alta velocidade sobre ( o correto é sob)
cabeças magnéticas dispostas em uma haste fixa que fica sobre a
superfície do disco. A rotação do disco faz com que as cabeças
leitoras possam alcançar todos os dados armazenados.
-
Essa questão envolve todo o conhecimento necessário à um Administrador no exercício de sua função. Como é que eu iria saber se a cabeça leitora era fixa ou móvel ?
-
A cabeça de leitura e gravação de um disco rígido funciona como um eletroímã semelhante aos que estudamos nas aulas de ciências e física do colegial, sendo composta de uma bobina de fios que envolve um núcleo de ferro. A diferença é que, num disco rígido, este eletroímã é extremamente pequeno e preciso, a ponto de ser capaz de gravar trilhas (pistas em Portugal) medindo menos de um centésimo de milímetro de largura. Quando estão sendo gravados dados no disco, a cabeça utiliza seu campo magnético para organizar as moléculas de óxido de ferro da superfície de gravação, fazendo com que os pólos positivos das moléculas fiquem alinhados com o pólo negativo da cabeça e, conseqüentemente, com que os pólos negativos das moléculas fiquem alinhados com o pólo positivo da cabeça. Usamos, neste caso, a velha lei "os opostos se atraem". Como a cabeça de leitura e gravação do HD é um eletroímã, sua polaridade pode ser alternada constantemente. Com o disco girando continuamente, variando a polaridade da cabeça de gravação, variamos também a direção dos pólos positivos e negativos das moléculas da superfície magnética. De acordo com a direção dos pólos, temos um bit 1 ou 0 (sistema binário).
-
Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática
Letra B.
A letra A está errada, porque a superfície é coberta por material magnético, como óxido de ferro. A letra C está errada, porque a haste não fica sobre a superfície do disco, mas no centro, perpendicularmente. A letra D está errada, porque o acesso é não-sequencial.
-
Caralho mano! Isso é conhecimento exigido pra Técnico em Informática, não pra um Administrador!
-
Alguém informa à banca que está pergunta foi inserida na prova errada!
-
Se eu faço uma prova dessa iria ao Ministério publico tamanha a irrazoabilidade da banca
-
A) Os discos são de metal, coberto, em ambos os lados, por uma superfície magnetizável.
C) Internamente o HD é formado não por 1 disco, mas por vários discos concêntricos.
D) A memória principal (memória de acesso randômico) possui desempenho diferente em relação a memória secundária (HD).
-
Comentário do professor: "A letra C está errada, porque a haste não fica sobre a superfície do disco, mas no centro, perpendicularmente". Desculpem-me a ignorância, mas o centro não fica na superfície? :-/