SóProvas


ID
1169869
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A experiência de Hawthorne, na qual foi verificado o poder dos grupos nas organizações, foi realizada por Elton Mayo na teoria.

Alternativas
Comentários
  • Elton Mayo, conduziu uma experiência para estudar a correlação entre as condições de trabalho e a produtividade dos trabalhadores.Essa experiência, conduzida em uma fábrica da Western Electric Company nobairro de Hawthorne, em Chicago, Estados Unidos, ficou conhecida como Experiência de Hawthorne, sendo suas conclusões muito importantes para abordagem humanística. (Teoria das relações humanas).

  • LETRA B

    Teoria das Relações Humanas ou Escola das Relações Humanas. 

    Mayo ----> Experimento de Hawthorne. 

  • Taylor - administração científica 

    Fayol - teoria clássica 

    Max Weber - Teoria Burocrática

    Ellton Mayo - Teoria das Relações Humanas

    Peter Drucker - Teoria Neoclássica

  • Experiencia de Hawthorne – Proporcionou o delineamento dos princípios básicos das relações humanas. Características:

    a) O nível de integração é resultante da integração social

    b) O comportamento social dos empregados

    c) O comportamento dos trabalhadores esta condicionado a normas e padrões sociais.

    d) Está voltado para as relações informais.

    e) Relações Humanas

    f) Importância do conteúdo do cargo

    g) Enfase nos aspectos emocionais

  • A teoria das relações humanas tem suas origens nos Estados Unidos, como resultado das experiências de Elton Mayo, denominadas Experiências de Hawthorne. Originaram-se quando Mayo percebeu a necessidade de tornar a administração mais humana e democrática e quando as ciências humanas influenciaram as organizações.

  • A questão quer saber qual alternativa traz a teoria relacionada ao seu criador, Elton Mayo e a experiência de Hawthorne.

    A) estruturalista.

    INCORRETA. Seus teóricos mais famosos foram: Etzioni, Thompson, Blau e Scott. É uma abordagem explicativa e descritiva e de sistema aberto que considera a organização formal (aquela do organograma) como também a informal, composta através das relações sociais dos indivíduos. Considera a organização como um sistema social intencionalmente construído e reconstruído. Trouxe o conceito de estratégia e aplicou a sociologia organizacional. O homem da abordagem estruturalista também é o Homem Organizacional.

    B) das relações humanas.

    CORRETA. Surgiu nos EUA com os estudos de Elton Mayo e em decorrência dos resultados da Experiência de Hawthorne que concluiu que a produtividade tem influência nas relações sociais que existe entre os operários. Como possuía ênfase nas pessoas (e não em tarefas ou estrutura) fez oposição à abordagem clássica e introduziu conceitos como dinâmica de grupo, organização informal e grupos sociais e liderança informal. O homem social é a concepção humana utilizada nessa organização.

    C) comportamental.

    INCORRETA. Nomes como Simon, McGregror, Likert e Barnand foram importantes na concepção dessa teoria que considerou a organização como um sistema social cooperativo e racional. Foi nessa época que surgiram alguns dos famosos estilos de liderança e teorias sobre a motivação e estudos da tomada de decisão. Além disso, nessa época foram estudados os conflitos organizacionais e a sua importância no ambiente. São características dessa teoria os estudos da liderança, motivação, conflitos e comunicação.

    D) da administração científica.

    INCORRETA. Teoria de Taylor que colocou ênfase nas tarefas realizados pelos operários em busca da máxima eficiência nos resultados. Com isso, a organização era vista das partes (operações) para o todo e de baixo para cima. A Administração científica possuiu 3 fases e dispôs de 4 princípios: planejamento, execução, preparo de mão de obra e controle. São palavras-chave dessa teoria: tarefas, organização racional do trabalho, estudo dos tempos e movimentos, atomismo, padronização, “melhor maneira”, conceito de homem econômico.

    Bibliografia: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA B