-
Por que a clássica e não a burocrática? :S
-
Porque nas teorias da Administração, temos:
- a Teoria Científica (Frederick Taylor / Taylorismo), com foco nas tarefas, na divisão do trabalho, portanto a visão é de baixo para cima;
- a Teoria Clássica (Henri Fayol), com foco nas estruturas organizacionais, na departamentalização, portanto a visão é de cima para baixo;
- a Teoria burocrática (Max Weber), pelo que entendo, abrange toda a organização, sem foco específico: Previsibilidade e Padronização, Eficiência e Produtividade, Solução Racional, Formalidade, Impessoalidade, Profissionalismo, Leis e Regras, Democracia, oposição ao favoritismo e clientelismo, predomínio de uma lógica científica, entre outros.
-
A clássica engloba todas as teorias focadas na hierarquização.
-
Poxa, errei. Marquei como sendo a Teoria dos Sistemas, entendo "de cima para baixo" como uma visão holística da organização, do todo.
://
-
-
Letra A
Não é a a burocrática, porque sua estrutura é baseada na hierarquia de autoridade. Todos os cargos possuem chefias e escalões de autoridade. Já a Teoria Clássica há uma só cadeia de comando, a estrutura organizacional é analisada de cima para baixo (da direção para a execução) e todo para as partes (da síntese para a análise) que é divisão do trabalho.
-
Fabiana, essa questão é meramente decoreba:
1) Teoria da Adm Científica de Taylor = visão de baixo para cima, isto é, do Operário para o Supervisor (foco no BAIXO NÍVEL)
2)Teoria Clássica de Fayol = visão de cima para baixo, isto é, da Direção para a Execução (foco no ALTO NÍVEL)
-
TEORIA CLÁSSICA - FAYOL
Partia do todo organizacional
Enfase na estrutura (para garantir a eficiência) - Visão de cima para baixo
Abordagem PRESCRITIVA/NORMATIVA
Homo economicus ($) -Incentivos materiais e salariais;
Aspectos Formais
Fonte: Meus resumos (aulas prof. Heron Lemos)
obs: Em caso de erros, mande msg no pv para correção.
-
Teoria Clássica é tida como anatômica e estrutural por ter uma visão do topo para baixo, enquanto a Administração Científica é tida como analítica e concreta por olhar de baixo para o topo.
-
Teoria Clássica - Fayol - Top Down