SóProvas


ID
1170040
Banca
CETRO
Órgão
CHS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Sra. R. C. é uma mulher de 65 anos de idade que foi diagnosticada recentemente com Leucemia Linfoblástica Aguda. Algum tempo após sua última sessão de quimioterapia, reportou à equipe de enfermagem fortes cãibras nas pernas, fraqueza muscular, “formigamento”, edema e uma leve aceleração cardíaca. Após alguns exames laboratoriais, foi identificado pH urinário ácido e desequilíbrio eletrolítico.
Sendo uma das funções do enfermeiro, a administração de quimioterápicos envolve muitos cuidados, entre eles, a identificação rápida de emergências oncológicas. Observe as emergências citadas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a que possui as características mencionadas no caso da Sra. R.C..

Alternativas
Comentários
  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Na medicina (oncologia e hematologia) a síndrome da lise tumoral (SLT) é um grupo de complicações metabólicas que podem ocorrer após o tratamento de um câncer,[1] geralmente linfomas e leucemias, e às vezes até mesmo sem um tratamento prévio. Estas complicações são causadas pelos produtos da destruição das células cancerígenas que morrem com o tratamento e incluem hipercaliemia, hiperfosfatemia e hiperuricemia, hipocalcemia e consequentemente nefropatia aguda por ácido úrico e insuficiência renal aguda

  • “A síndrome da veia cava superior é um conjunto de sintomas que se agravam conforme o aumento da pressão na veia cava superior e suas tributárias. O paciente sofre dispnéia progressiva, ortopnéia e tosse que se agravam em posição prona. Em pouco tempo, é capaz de respirar apenas em posição ereta e fica impossibilitado de deitar-se. Ocorre edema progressivo da face, pescoço e membros superiores e nota-se coloração cianótica característica da pele que torna-se mais evidente no decúbito. Conforme o aumento da pressão venosa intracraniana, observa-se o aparecimento de cefaléia, vertigem, confusão mental, estupor e até perda da consciência. A menos que uma medida descompressiva eficiente seja instaurada, sobrevém o óbito por anóxia cerebral e/ou insuficiência respiratória.”



  • A síndrome de lise tumoral (SLT) é uma complicação temível que pode ocorrer espontaneamente ou como conseqüência do início da quimioterapia para câncer. Esta síndrome é caracterizada por uma maciça destruição de células malignas e a liberação de seu conteúdo no espaço extracelular. Portanto, SLT pode levar ao desenvolvimento de uma lesão renal aguda, que por sua vez, pode causar alta morbidade e mortalidade.9 A associação entre SLT e lesão renal aguda pode aumentar os níveis de potássio e fósforo levando possivelmente à arritmia cardíaca e morte súbita.


    Diversos sintomas podem surgir em conseqüência da SLT, sendo a lesão renal aguda o mais comum. A lesão renal aguda pode levar a uma sobrecarga de liquido e a edema pulmonar; a hipercalemia ou hiperfosfatemia, intensificadas por insuficiência renal, podem induzir arritmia cardíaca e morte súbita. Finalmente, anomalias de cálcio e fosfatos não frequentemente podem levar a câimbras musculares ou a convulsões. Apesar de até um terço dos pacientes com SLT18 poderem apresentar lesão renal aguda, manifestações cardíacas ou neurológicas continuam raras.


    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbti/v20n3/v20n3a11.pdf