-
Resposta: Alternativa "B"
Pode-se conceituar criminologia como a ciência empírica (baseada na observação e na experiência) e interdisciplinar que tem por objetivo de análise o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo, da vítima e o controle social das condutas criminosas. (Nestor Sampaio Penteado Filho, Manual Esquematizado de Criminologia, 3ª edição, 2013, p. 21)
-
Gabario: Alternativa B
É uma CIÊNCIA social EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa, do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo.
-
A Criminologia é uma ciência empírica, de análise da realidade, prática, sendo assim, não é ciência normativa, abstrata, jurídica. O criminólogo vai in loco buscando entender o porquê determinado delito vem ocorrendo ou crescendo significativamente, estabelece critérios para os fenômenos dessa criminalidade, analisa o delito, o delinquente, a vítima e formas de controle social.
-
Assertiva b
ciência empírica e interdisciplinar, a qual estuda os fatores que contribuem para a ocorrência do crime, dentre outros temas correlatos.