SóProvas


ID
117142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de hardware e de software utilizados em
microcomputadores do tipo PC, julgue os itens seguintes.

Em programas denominados driver, estão contidas todas as informações necessárias para que o sistema operacional reconheça os componentes periféricos instalados no computador. No driver principal, está definida a seqüência de boot desejada para o sistema.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de saber ao certo onde está o erro da questão? Se alguém souber por favor me diga...Acredito que a sequencia de boot esteja relacionada a BIOS, mas não tenho certeza.
  • Não existe um driver principal, existe um driver para cada dispositivo (Ex: driver de vídeo, de som, etc.)A sequência de boot está na BIOS = Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado.Não é um driver.
  • Bom, na realidade, eu acredito que o começo da frase ja entrega a questão, "Em programas denominados driver..", driver não são programas!

  •  

    Falsa

    O Boot da máquina ou do sistema como podemos dizer esta defino no SETUP da máquina que é uma tipo de memória ROM.
     

  • Drivers são pequenos programas que fazem a comunicação entre o Sistema Operacional de sua máquina e o Hardware. Temos como exemplos de Hardware (impressora, mouse, placas de vídeo e rede, monitor, pen-drives, etc...) e exemplos de Sistemas Operacionais (Windows, Linux, MS-DOS, Unix, FreeBSD, etc...). O Sistema Operacional de sua máquina recebe as instruções contidas no driver, as processa e, a partir daí, sabe como fazer para se comunicar com o Hardware. Tendo como exemplo a impressora, ao instalar o Driver (etapa em que vemos em outro artigo), seu Sistema Operacional passa a saber em que porta ela se localiza, se ela está ou não ligada, se possui papel, de que forma os dados a serem impressos chegarão até ela, se a impressão é em preto ou colorida, entre outras coisas. Então, podemos afirmar que sem o Driver, nenhum Hardware poderá funcionar, pois sem ele não haveria comunicação entre os equipamentos. 
  • O erro está no final do período: "No driver principal, está definida a seqüência de boot desejada para o sistema."

    A sequencia de boot desejada está definida na BIOS. O drive (sem "r") contém o boot em si, ou seja, apenas o operacional básico.

    BIOS - É o Sistema Básico de Entrada/Saída ("Basic Input/OutputSystem") é o sistema de ativação de entradas e saídas, ou seja, é o programa básico do computador, encarregado de ativar seus recursos como processador, placa de vídeo, unidades de disco (disco rígido, CD, disquete, pendrive) mouse, teclado, monitor, memória. Portanto, o BIOS inicializa todos os dispositivos básicos do sistema e, logo a seguir entrega o comando ao sistema operacional.

    Fonte:  http://www.ufpa.br/dicas/progra/protipos.htm
  • Drive

    Em resumo, um drive é um componente físico da sua máquina que serve como uma unidade de armazenamento. Internamente, temos os clássicos drives de CD, DVD e Blu-ray, assim como alguns que caíram ou estão caindo em desuso, como o compartimento de disquete. Isso sem se esquecer do mais importante de todos: o disco rígido (HD).
    Da mesma maneira, qualquer aparelho externo que armazena arquivos (pendrive, smartphone, câmera digital, tablet, cartão SD etc.), passa a ser considerado um drive quando conectado a alguma entrada USB do sistema. O mesmo também vale para HDs externos.

    Driver

    Em uma tradução ao pé da letra, “driver” significa motorista — e é essa mesmo a função de um driver em um computador. Ele atua como um verdadeiro controlador, transmitindo e interpretando dados entre o sistema operacional e uma peça de hardware.

    Por exemplo, uma placa de vídeo off-board incrementa a capacidade de processamento gráfico de um computador. Assim sendo, ela tem suas próprias diretrizes e recursos que precisam ser identificados pelo sistema operacional. E é aí que entram os driversEles atuam nessa etapa da comunicação, integrando máquina e periféricos.  Funcionam como softwares que traduzem os comandos dos hardwares para o sistema, possibilitando que os dispositivos trabalhem corretamente.


    Há muitos componentes que são reconhecidos nativamente pelos sistemas operacionais ou já possuem drivers embutidos (estes são chamados de plug and play) — é o caso de pendrives, adaptadores Bluetooth e alguns modelos de placa de som, só para citar alguns.

    ...

    Como já dito, um computador precisa de drives para acumular e acessar conteúdos, assim como é dependente de drivers para estabelecer a comunicação entre hardware e sistema operacional. Resumindo: onde há um drive, há um driver. Mas nem sempre onde há um driver, há um drive.



    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/driver/10909-qual-a-diferenca-entre-drive-e-driver-.htm#ixzz2DiSyG98L

  • Driver (com “r” no final) são programas(SOFTWARES) que são instalados para permitir o correto funcionamento de determinados dispositivos.
    O erro da questão está em afirmar que no DRIVER PRINCIPAL (SISTEMA OPERACIONAL), estão gravados os programas da SEQUÊNCIA DE BOOT (= INCIALIZAÇÃO DO SISTEMA = POST/BIOS/SETUP). O que na verdade esses programas estão gravados na memória ROM.

    Gabarito ERRADO!!
  • GABARITO: ERRADO

     

    O programa que realiza essa função é o BIOS que fica gravada na ROM.

     

    * Questão parecida

     

    Q301442 Ano: 2004 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Perito Criminal - Engenharia Civil

    O ícone â NviDiA:GePorte2 mx/5vix 4CO refere-se a um driver de adaptação de vídeo, que deve estar sendo utilizado pelo computador para a comunicação com o monitor de vídeo. Um driver, programa residente na bios (basic input/output system) do computador, é carregado para a memória sempre que o computador é ligado. ERRADO.


    Comentários: Drivers são itens de software que permitem que o computador se comunique com um acessório específico, como uma impressora ou um mouse. Cada acessório exige um driver específico, como, por exemplo, o driver da impressora, o driver do mouse, etc. Os arquivos de drivers ficam armazenados no disco rígido e têm extensão .drv.

    BIOS (Basic Input Output System) é o conjunto de rotinas essenciais que testa o hardware no processo de BOOT, inicializa o sistema operacional e dá suporte à transferência de dados entre dispositivos de hardware. O BIOS é armazenado geralmente na ROM e é automaticamente executado quando o computador é ligado. Apesar de ser vital para o desempenho, geralmente o BIOS é invisível para os usuários.

     

    Prof. Manuel Martins Filho

  • Toda a vênia, caro, Wagner. O colega Fernando, citado por vc, foi em suas palavras muito sucinto e astucioso. Dito isso, não acolherei seu pedido de impugnação. E espero que os colegas façam o mesmo, pois o mesmo "Fernando" não tem nenhum LIKES por seu pensamento.

  • driveR = HARDWARE

    Drive = SOFTWARE de gerenciamento dispositivo de E/S

  • Gustavo Monteiro você inverteu os conceitos. Seu comentário está equivocado.

    Drive = Hardware. Ex.: Pen drive.

    Driver = Software.

  • O erro está na segunda frase. Onde está "driver principal", deveria estar "BIOS", ou mais especificamente, "CMOS".

  • ❌Gabarito Errado

    Em programas denominados driver, estão contidas todas as informações necessárias para que o sistema operacional reconheça os componentes periféricos instalados no computador. No driver principal, está definida a seqüência de boot desejada para o sistema.↔Erro da questão: A sequência de boot está na BIOS e não no Driver !!!

    _________________________________________________________Driver_________________________________________________________________

    Ele é um software que permite que o computador se comunique com o Hardware ou com dispositivos.

    O driver pode ser considerado um pequeno programa que permite ao dispositivo de Hardware se comunicar com o computador. Sendo assim, cada dispositivo possui o seu driver próprio, que deve ser escrito de acordo com as especificações de cada Sistema Operacional, inclusive, para as suas variações como 32 e 64 bits.

    Caso não tenha um software de Driver adequado para seu sistema operacional, o Driver no lugar de trazer benefícios vai trazer malefícios ao seu Pc, pelo mal desempenho.

    Então, o fabricante de dispositivo deve fornecer um driver de dispositivo (device driver) específico para cada sistema operacional a que dá suporte.

    __________________________________________________________ Bios_________________________________________________________________

    O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado e não é um driver. A sequência de boot está na BIOS!!!

    ________________________________________________________Software_______________________________________________________________

    Software básico: responsável pelo gerenciamento dos recursos do computador e pela conversão da linguagem do homem para a da máquina e vice-versa. Ex: Sistema operacional

    Software aplicativo: são sistemas complexos que visam a atender a uma determinada área de atuação; são úteis para os usuários. Ex.: editores de texto (word), planilhas de cálculo (excel), gerenciadores de bancos de dados. 

    Software utilitário: são programas menos complexos que visam a atender a um objetivo específico; são úteis para a máquina. Ex: anti vírus, desfragmentador de disco, formatador de disco.

    Bons estudos!✌

  • A sequência está no setup da Bios

  • Gabarito: errado

    >>> Firmware é um tipo específico de software responsável por fornecer controle de baixo nível, isto é, por se comunicar de forma mais próxima e direta com um hardware.

    • BIOS é um firmware pré-instalado em um chip de memória da placa-mãe responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware durante o processo de inicialização do computador e também por fornecer serviços de carga de sistemas operacionais – também chamado de boot.

    Ela é o primeiro software a rodar quando se liga um computador, executando instruções para verificar se os componentes instalados na placa-mãe funcionam, detectando os dispositivos de entrada e saída e carregando/inicializando o sistema operacional.( FIRMWARE ARMAZENADO EM UM MEMÓRIA PERMANENTE DA PLACA-MÃE) - ROM

     

    • O SETUP é um programa utilizado para realizar configurações da máquina.
    • O POST é um conjunto de auto testes realizados pela máquina para verificar se ela está funcionando perfeitamente.

     

    >> substituindo a BIOS – UEFI/EFI .

  • BIOS

    • Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída).
    • usado para realizar a inicialização do hardware durante o processo de inicialização (por meio do botão de inicialização da máquina) e para fornecer serviços de tempo de execução para sistemas operacionais e programas;
    • vem pré-instalado na memória permanente da placa mãe;
    • é o primeiro software a ser executado quando se liga a máquina.
    • É onde está definida a sequência de boot desejada para o sistema.

    A correção do item

    Em programas denominados driver, estão contidas todas as informações necessárias para que o sistema operacional reconheça os componentes periféricos instalados no computador. No BIOS está definida a sequência de boot desejada para o sistema.

    Traduzindo

    Quando você vai instalar algum dispositivo periférico no seu computador, como um mouse, tudo o que é necessário para a correta instalação dele está num software (driver). O padrão necessário p/ seu sistema operacional fazê-lo, está definido em um firmware chamado BIOS, que fica gravado na placa mãe do seu computador.

  • Gabarito: Errada

    O Driver é o software que faz com que o Sistema Operacional reconheça o Hardware.

    Já a sequencia de boot(inicialização) do computador é executada pelo BIOS, que faz

    parte de Firmware do computador.

  • ASSERTIVA INCORRETA!

    Complementando;

    Não existe driver principal!

    A sequência de boot está definida no BIOS( sistema básico de entrada/saída) que é localizado em um chip de memória do tipo ROM ou FashROM nos computadores mais atuais.