-
De acordo
com Nonaka e Takeuchi (2008), a criação do conhecimento se inicia com a
socialização e passa através dos quatro modos de conversão do conhecimento,
formando uma espiral. Segundo eles, o conhecimento é amplificado através dos
modos de conversão como descrito abaixo.
- Socialização:
Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiências diretas.
- Externalização:
Articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão.
- Combinação:
Sistematizar a aplicar o conhecimento explícito e a informação.
- Internalização:
Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática.
-
Gab: e!
Quatro Modos de Conversão do Conhecimento
O pressuposto de que o conhecimento é criado por meio da interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito permitiu postular quatro modos diferentes de conversão do conhecimento. São eles:
1. De conhecimento tácito em conhecimento tácito, que chamamos de Socialização;
2. De conhecimento tácito em conhecimento explícito, que denominamos de Externalização;
3. De conhecimento explícito em conhecimento explícito, ou Combinação;
4. De conhecimento explícito para conhecimento tácito, ou Internalização.
-
Meu Resuminho de universidade da disciplina Tópicos Especiais em Adm.
Considerando então, o conhecimento sendo criado pormeio da interação do conhecimento tácito e do conhecimento explícito forampostulados quatro modos diferentes de conversão do conhecimento:Socialização; Externalização; Combinação e Internalização
Do Conhecimento Tácito emConhecimento Tácito.A socialização é um processo de compartilhamento deexperiências, e daí a criação do conhecimento tácito, como modelos mentais ouhabilidades técnicas compartilhadas. Adquire-se conhecimento tácito diretamentede outros.
No contexto dos negócios a aquisição do conhecimentotácito é a experiência compartilhada, que sem ela, é difícil projetar-se noprocesso de raciocínio de outro indivíduo.
Do Conhecimento Tácito emConhecimento Explícito.
A externalização é um processo de articulação do conhecimentotácito em conceitos explícitos. É um processo de criação do conhecimentoperfeito, o conhecimento tácito se torna explícito, expresso por metáforas,analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.
-Na metáfora a associação de duas coisas é motivadapela intuição e por imagens holísticas e não objetiva encontrar diferençasentre elas.
-Na analogia a associação é realizada pelo pensamentoracional e concentra-se nas semelhanças estruturais/funcionais entre as duascoisas, daí suas diferenças.
Do Conhecimento Explícito emConhecimento Explícito.
A combinação é um processo de sistematização deconceitos em um sistema de conhecimento. Nesse modo de conversão há acombinação de conjunto diferente de conhecimento explícito. Os indivíduostrocam e combinam conhecimento através de meios como documentos, reuniões,conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizada.
Do Conhecimento Explícito emConhecimento Tácito.
A internalização é o processo de incorporação doconhecimento explícito em conhecimento tácito.
É o "aprenderfazendo".Quando internalizadas nas bases do conhecimento tácito dosindivíduos sob a forma de modelos mentais ou know-how técnico compartilhado, asexperiências através da socialização, externalização e combinação tornam-seativos valiosos.Para que o conhecimentoexplícito se torne tácito, são necessárias a verbalização e diagramação sob aforma de documentos, manuais ou histórias orais. A documentação internalizaexperiências, aumentado o conhecimento tácito, além de facilitar a transformaçãodo conhecimento explícito para outras pessoas, ajudando-as a vivenciaras experiências dos outros.
-
Externalização: Tácito para explícito.
Internalização: Explícito para tácito.
Socialização: Tácito para tácito.
Combinação: Explícito para explícito.
-
Gabarito e) externalização
O conhecimento explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente, encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, projeto, procedimentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.
O conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa e é subjetivo e inerente às habilidades de um funcionário.
DE TÁCITO PARA TÁCITO: Socialização – processo de criar conhecimento tácito comum a partir da troca de experiência.
DE TÁCITO PARA EXPLÍCITO: Externalização – processo de articular conhecimento tácito em conceitos explícitos. Geralmente essa articulação é efetuada através de metáforas, analogias, conceitos, diálogo e reflexão coletiva, hipóteses ou modelos.
DE EXPLÍCITO PARA EXPLÍCITO: Combinação – processo de agregar conhecimentos explícitos, novos ou já existentes, num sistema de conhecimento como um conjunto de especificações para um novo produto ou serviço.
DE EXPLÍCITO PARA TÁCITO: Internalização – processo de incorporar conhecimento explícito em tácito. Está geralmente relacionado com aprender fazendo.
Fonte: Labuta do dia-a-dia!
Não desistam!